Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

A Maldição / Stephen King's Thinner (1996)


A maldição é mais uma adaptação de uma obra de sucesso de Stephen King que trás a tona um protagonista um tanto quanto diferenciado, pelo menos para a época: um advogado obeso. Ok, no mesmo ano nós tivemos o Professor aloprado com Eddie Murphy que tratou do assunto da obesidade de forma irreverente e bem humorada, mas este tipo de personagem não era comum na época.

Aqui não tivemos uma comédia pastelão típica dos anos 1990, mas uma espécie de crítica social aos abusos das brechas da lei cometidas por entidades judiciarias para benefício próprio e de como uma punição vinda de fora poderia fazer (ou não) um "caga regra" rever seus conceitos a medida que sua vida entra em risco por conta de seus atos.

Esse é o plano de fundo que faz girar o enredo que nos apresenta a um advogado de 148 quilos que usa e abusa de seus poderes para absolver criminosos mediante a uma boa molhada em sua conta bancária, se é que vocês me entendem e que certo dia usa destes poderes para se safar de uma condenação pelo homicídio não proposital da filha de um cigano.

Com o respaldo da lei, o protagonista sai ileso, porém a lei dos ciganos é implacável e o patriarca do clã e pai da vítima conjura uma maldição que faz com que o protagonista perca peso gradualmente o que de início ele vê como um milagre de uma dieta, mas que conforme o tempo passa o faz chegar a alcançar um peso muito baixo e que além disso, seus amigos envolvidos na falcatrua do julgamento também são acometidos pelas suas próprias maldições e estes vão morrendo com o passar do tempo.

Tudo começa em mais um dia rotineiro na vida do rico e obeso advogado Billy Halleck no café da manhã com sua mulher Heidi e sua filha Linda depois de encarar a balança do banheiro.

Depois do café, Billy comparece ao tribunal onde representa a defesa do mafioso linha dura Richie Ginelli acusado de tentativa de homicídio que termina em sucesso graças as brechas da lei, e quando eu digo lei eu quero dizer dinheiro e influências.

Depois do julgamento exitoso, Billy comemora com Richie e um farto banquete como parte da recompensa por mais um servicinho sujo bem sucedido.

Um festival cigano se instala na cidade no dia seguinte enquanto Billy recebe as congratulações dos amigos pela resolução do caso Ginelli conseguindo abocanhar uma festinha cheia de quitutes para mais tarde.

Logo depois, uma confusão se instala no festival que é encerrado graças a uma ação policial.

A noite, Billy e Heidi aproveitam a festa marcada mais cedo numa mansão chique e depois de algumas horas, o casal pega estrada de volta para casa e no caminho Heidi se empolga e começa a fazer uma horal na jeba obesa do marido ao volante.

Enquanto isso, Tadzu Lempke, o chefe ancião dos ciganos e sua filha Suzanne estão na farmácia mais próxima comprando um remédio para o nariz do patriarca que tem uma espécie de tumor e neste instante, a filha do cigano resolve voltar para o carro quando miseravelmente o veículo de Billy aparece e ele se descontrola atropelando fatalmente a cigana.

Em poucos dias, o julgamento de Billy pela morte da filha de Tadzu acontece e mais uma vez ele dá o famoso jeitinho de advogado para sair ileso do processo contando com a omissão do juiz Cary Rossington que encerra o caso qualificando-o como um acidente.

Na saída do tribunal, Billy encontra Tadzu que toca rapidamente seu rosto proferindo a palavra thinner (que na versão dublada saiu como "magrinho") desaparecendo com um sorriso suspeito.

Tempos após este encontro, Billy começa a perder peso enquanto segue sua vida luxuosa.

Por coincidência, o juiz Cary revela á Billy ter tido contato com o patriarca dos ciganos depois do julgamento e que este também tocou seu rosto e proferiu alguma palavra que ele não se lembra e desde então, uma espécie de escama começou a crescer pelo seu corpo.

A perda contínua de peso de Billy preocupa Heidi que exige que o marido pare de fazer dieta e que procure um bom médico para fazer um check up. Feito os exames, nada fora do normal é encontrado no corpo de Billy que deixa de se preocupar com seu estado e começa a reformular totalmente seu guarda roupa passando pelo alfaiate.

Acreditando que sua dieta recente está fazendo milagre, Billy ataca a comida feito a Thais Carla na ceia de natal, certo de que continuará emagrecendo mesmo comendo muito.

Na mesma tarde, Billy descobre que o juiz Cary foi as pressas para Minnesota para tratar de um câncer e então ele resolve visitar sua mulher, Leda que diz ao advogado que o câncer foi só uma fachada e que o que o marido tem de verdade é uma maldição aplicada por Tadzu. Ela ainda diz ter ouvido escondida ele dizer a palavra "lagarto" ao tocar o rosto de Cary e que por isso ele começou a criar escamas indo buscar tratamento.

Leda culpa Billy pelo ocorrido por conta do assassinato da filha do cigano mór e que ele também está sendo vítima da maldição e não uma dieta milagrosa e ele só acreditará em suas palavras quando sua perda de peso sair do controle podendo se tornar fatal.

Depois, Billy liga para Richie Ginelli para perguntar sobre sua crença em maldições e na sequencia ele revela a possibilidade a Heidi que é cética e o aconselha a procurar uma clínica especializada em dieta para que o seu quadro seja estudado.

Em outro momento, Billy procura o chefe de polícia Duncan Hopley que depôs ao seu favor no julgamento do caso Lempke e descobre que ele também teve contato com Tadzu que também o tocou e após isso, seu rosto e seu corpo começou a inchar como se tivesse recebido várias picadas de abelha.

Duncan oferece sua arma ao advogado pedindo para ele matar Tadzu em seu nome já que ele não tem mais tempo de vida. Billy sai da casa do amigo policial escorraçado e este logo em seguida atira contra si mesmo em off screen.

De volta a casa, Billy discute com Heidi por ela insistir no ceticismo quanto a maldição.

Depois do sepultamento de Duncan, Billy procura pelo detetive Deevers que o está assessorando na busca pelo paradeiro de Tadzu já que ele e seu clã saíram da cidade. 

Outra vez em casa, Billy encontra Heidi em um momento comprometedor com o doutor Mike Houston da clínica de emagrecimento e na sequencia deixa a cidade se tornando foragido tendo sua cabeça valendo 5000 dólares.

Logo depois, Billy encontra uma feira cigana no Maine onde encontra Tadzu e sua neta Gina. O velho sem ser perguntado diz o advogado que ele irá emagrecer até a morte validando a maldição.

Na sequencia, Billy é perseguido por Gina, mas por sorte, o juiz Cary aparece de carro agora totalmente transformado num lagarto oferecendo fuga ao amigo advogado.

Tadzu persegue os dois em seu carro e fecha a dupla entre outro veículo provocando uma colisão, mas tudo acaba se revelando um pesadelo.

Confuso, Billy telefona para Leda que revela que o marido bateu o carro na noite passada, morreu e será cremado em breve.

Billy vai a um bar do Maine coletar informações sobre Tadzu até encontrar um bêbado local chamado Flash Enders que diz ter tido uma pendência com o patriarca dos ciganos que custou a vida de sua esposa (adivinha por culpa de quem?).

A noite, Billy vai até o acampamento cigano onde Gina o confronta e o advogado mostra suas costelas aparentes tamanho o nível que seu emagrecimento alcançou e implora pela quebra da maldição, que Tadzu nega dizendo que o que ele fez morrerá com ele.

Com a negativa, Billy amaldiçoa todo o clã e é humilhado tendo a palma de sua mão transpassada por uma pedrada executada por Gina.

Escondido em um hotel, Billy recebe tratamento médico para seu ferimento.

Na manhã seguinte, Billy recebe a visita de Richie Ginelli que diz ao amigo que esteve investigando sua família e descobriu que Heidi e o amante pretendem alegar a insanidade mental do advogado para poder interná-lo num hospício e depois interditá-lo financeiramente.

Richie resolve ajudar seu bem feitor pelos serviços prestados a ele contratando os serviços de Frank Spurton para investigar o clã de Tadzu, mas na primeira investida, o rufião é pego por Gina e eu marido Gabe que o matam e vandalizam seu carro como represália.

Fulo, Richie prepara um arsenal de grande porte e invade o acampamento cigano a noite abduzindo Gabe e abrindo fogo contra vários veículos que explodem iniciando uma troca de tiros. Richie joga Gabe amordaçado no meio do fogo cruzado e este é confundido pela família que o alveja até a morte deixando a resposta à represália dada.

Na manhã seguinte, Richie se faz passar por delegado e leva Gina para uma armadilha a nocauteando num depósito momentaneamente até que Billy chega e pede ao cliente para não matar a cigana.

Dado o recado, a dupla foge para o litoral onde Richie deixa o amigo exausto pelo emagrecimento que já alcançou níveis preocupantes e o aconselha a matar Tadzu, indo embora logo depois.

Billy é acordado do desmaio em que se encontra por Tadzu que faz um discurso sobre justiça deixando claro que o advogado usou de suas malícias para burlar a justiça e sair impune e que para evitar mais derramamento de sangue cigano ele conjura uma anti-maldição despejando o sangue do rombo da mão do ex obeso em uma torta de morango e diz que para a maldição ser quebrada alguém terá que comer a torta e esse alguém morrerá, pois este é o custo da quebra: uma vida!

Outra saída que o ancião dá é que o próprio Billy coma a torta para abreviar sua morte iminente, mas este se nega já tendo em mente sua vítima. O velho suplica ao advogado para que ele tenha uma morte limpa e se vai para sempre.

Billy liga para casa dizendo á Heidi que irá voltar naquele mesmo dia e horas depois já em casa, ele é recebido pela esposa que jura de pé junto não ter tido nada com o doutor Houston e o marido que não é trouxa oferece a ela uma torta de morango fresquinha.

Na manhã seguinte, Billy acorda com Heide morta asfixiada de recheio de morango que vazou por um de seus olhos e que além disso provocou-lhe uma decapitação, o que não deixa Billy nada afetado.

Depois, ao chegar na cozinha, Billy percebe que tem dois pratos sujos de torta e Linda revela ter comido junto com a mãe indo para a escola em seguida.

Desconsolado, Billy tenta o suicídio, mas antes que pudesse abocanhar um pedaço de torta, o doutor Houston aparece e o advogado resolve levar o fura-olho junto para o inferno oferecendo a ele uma fatia de torta e este aceita se deliciar com um café da manhã caseiro...

Cá entre nós, eu achei este final meio bosta apesar de propício. Parece mais a cena final de um episódio de uma série sitcom, o que quebrou um pouco a imersão.

O que me incomodou mais na verdade no filme é a desnecessidade de soltar tanto personagem aleatório aqui e ali que mal tem uma cena apenas para reforçar a reputação do patriarca dos ciganos e depois dane-se. Parece que o roteirista simplesmente estava sem ideia do que fazer para preencher uma hora e meia de longa metragem e nós estamos falando de Tom Holand, o cabeça por trás do primeiro filme da franquia Brinquedo assassino. Aliás, Holand também dirigiu A maldição.

Fora isso, a obra segue a essência de toda criação de Stephen King tendo ótimas cenas de ação e de perseguição, além de um ótimo trabalho da maquiagem que caracterizou primorosamente o ator Robert John Burke com uma prótese de gordo, além de trabalhar igualmente bem em seu aspecto esquelético quando o protagonista alcança uma magreza extrema.

Os efeitos práticos seguem no mesmo patamar de capricho para compensar o desleixo das outras áreas.

O rosto mais conhecido, pelo menos para mim até agora foi o de Joe Mantegna que aqui vive o mafioso vida louca Richie Ginelli e é conhecido por atuar nas áreas da atuação, produção, direção e roteirismo de grandes obras como: O poderoso chefão 3, Criminal minds e Os Simpsons.

Aliás, como é comum em adaptações de suas obras, Stephen King também faz uma rápida aparição no filme como o farmacêutico que atende Tadzu na noite do acidente e ele também aparece no julgamento como testemunha tendo poucas falas. 

A obra em si é um bom divertimento, não é extrema então dá para curtir com um público mais jovem sem medo de ser feliz e não é por isso que o filme peca, muito pelo contrário, o terror é sim presente e bem construído, porém de forma mais sutil dando uma preferência especial para a narrativa.


Trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário