Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Shakma - Fúria assassina / Shakma (1990)



O que poderia dar errado depois de uma intervenção neurocirurgia em um primata inocente? Este é o pontapé para toda a confusão que se desenrola nas dependências de uma clínica e se torna uma luta pela sobrevivência.

A introdução vai chatear de início por ser lenta, mas o ritmo vai ficando frenético e simplesmente não vai parar até que alguém se dê por vencido. 

Shakma chegou numa época em que os filmes de terror de ataque animal ainda estavam se consolidando com algumas poucas obras conhecidas. Do meu conhecimento, Shakma foi o segundo filme com ataque primata antecedendo Instinto Fatal de 1988 que também foi muito bom e um dia eu abordarei esse filme com certeza.

Mas por enquanto, vamos focar em Shakma, então vamos lá... 

Tudo começa quando um grupo de cientistas liderados pelo professor Soreson realizam com certa dificuldade um procedimento cirúrgico experimental em uma babuína de cara vermelha batizada com o nome de Shakma.

A cirurgia termina bem e Shakma permanece sedada enquanto um dos estagiários do grupo termina de programar um jogo de RPG (jogo que consiste em reunir um grupo que encarna um tipo de personagem com o intuito de passar por desafios, resolver enigmas, coletar objetos espalhados pelo mapa afim de aprimorar seus conhecimentos para no final enfrentar um desafio decisivo) que se passará no próprio edifício cirúrgico liderado também pelo professor Soreson.

O prédio todo é mapeado com rastreadores e cada membro terá que coletar pergaminhos espalhados pelo local. Para dificultar ainda mais o desafio, o professor desativa a rede elétrica em quase todo lugar e tranca todas as portas.

O grupo composto pelo programador Bradley, Sam, sua namorada Tracy, seus amigos Gary, Richard e seu interesse amoroso Kim começam as buscas depois de um susto ocorrido quando Shakma acorda da anestesia antes da hora e super violenta.

Shakma é dominada, mas durante o jogo acorda novamente e começa a perambular pelos corredores escuros do prédio sendo encontrada por Bradley, que é atacado ferozmente pela primata morrendo na hora.

Sam e Tracy estão trabalhando em conjunto em um dos andares do prédio, enquanto Gary, Kim e Richard estão divididos cada um em um setor.

Para azar de Richard, ele acaba dando de cara com Shakma que está descontrolada. Astuto, ele corre e se tranca no armário de produtos químicos e resolve tentar deter a primata com um tubo de ácido, porém acaba atacado e abatido rapidamente.

De seu escritório, o professor começa a perder contato com seus alunos a partir do momento que alguns dos walk talks ficam mudos e resolve investigar pessoalmente, saindo da segurança de sua sala.

Enquanto isso, Kim está pouco se lixando para o jogo, preferindo esperar Richard para uma noite romântica, porém ele está demorando demais.

O professor acaba encontrando um dos corpos desfigurados e é surpreendido por Shakma que faz dele sua nova vítima fatal na entrada da cabine do elevador.

Sam e Tracy do outro lado encontram o corpo de Richard e passam maus bocados tentando fugir da fúria de Shakma que consegue saltar de um lugar para o outro com muita velocidade e agilidade. Sam não consegue encontrar explicação para o ataque de fúria da primata e resolve sair do prédio depois que reunir a turma e dar por encerrado o jogo.

Sem conseguir acionar o elevador, Sam desconfia que há algo errado e resolve tomar outro rumo, encontrando Kim.

Gary por sua vez está concentrado no jogo e não se dá conta da chacina que está havendo no prédio.

Sam, que a essa altura havia se separado de Tracy, se arma junto com Kim com facas, concluindo que não há como acalmar Shakma, portanto, terão que matá-la.

Tracy, sozinha não consegue concluir o plano de fuga traçado com Sam e vira mais uma vítima de Shakma e em seguida Gary.

Da janela, Sam e Kim conseguem ver Laura, uma amiga que não quis participar do jogo, parada no estacionamento esperando pelos amigos no carro.

Kim tenta sem sucesso chamar a atenção de Laura e resolve se separar de Sam para encontrar as chaves do edifício. Sam do outro lado encontra um por um dos corpos e os leva para uma mesma sala, encontrando por último o de Tracy.

Furioso e se sentindo culpado, Sam resolve se lançar de isca para atrair Shakma, que a essa altura havia assassinado Kim.

Sam, corre para todos os lados sendo atacado brutalmente por Shakma que lhe dá um banho de sangue até que o estagiário consegue se soltar a tempo de preparar uma emboscada, fazendo com que a primata caia dentro do incinerador onde encontra seu fim e o fim de sua fúria assassina.

Sam, exausto se arrasta até o mais próximo da saída e desmaia todo ferido e se auto proclamando vencedor do jogo.

Shakma é um filme com um nível de violência aceitável, o gore é simplesmente frenético. O filme começa devagar e meio enrolado por conta da introdução do jogo de RPG e todas suas regras, mas depois que a babuína que dá nome ao filme desperta e começa a fazer suas vítimas, não dá mais para parar de assistir.

É um filme subestimado e injustamente massacrado pela crítica e pelo público, mas que vale sim uma bela olhada já que ele trás um enredo criativo, frenético e com rostos conhecidos como o do eterno astro de Lagoa Azul Christopher Atkins no papel do survivor boy, Sam e o saudoso Roddy Mc Dowall, astro da clássica cine série o Planeta dos macacos e do clássico do terror A hora do espanto no papel do professor Soreson o que valoriza o material.

Shakma chegou por aqui oficialmente nos anos 1990 pela Band no eterno e saudoso Cine Trash e só pegou quem viveu a época, infelizmente não fez o mesmo burburinho de outros longas que passaram na mesma atração, o que é um desperdício.

Trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário