O fantasma da ópera dispensa apresentações. É um clássico atemporal, uma obra literária adaptada para o cinema com o maior capricho possível para trazer todo o drama, as intrigas e suspense de sua versão original.
A clássica história do astro de uma casa de óperas que após sofrer um acidente que lhe deformou a face, passa as e esconder no subterrâneo do local onde tenta se vingar dos causadores de seu revés até descobrir uma jovem prima dona e se apaixonar perdidamente por ela, passando a raptá-la para casar com ela a força.
Sem mais detalhes, vamos ao enredo que é simplesmente um épico...
Na Paris do século XIX, o antigo proprietário do Opera house, finaliza a venda de seu teatro com dois novos gerentes revelando a eles a existência de um fantasma que vez ou outra durante os concertos aparece no camarote principal.
Depois de um concerto de balé, um grupo numeroso de bailarinas aterrorizadas afirmam ter visto o misterioso fantasma pairando pelo salão. Joseph Buquet, funcionário do local afirma saber onde está o ser que assustou as garotas e dá detalhes sobre ele.
No outro dia, a mãe de Christine Daae, a principal prima dona do teatro leva até o gerente uma carta na qual alguém anda ameaçando sua filha se ela não desistir de suas apresentações e afirma que ela vai continuar cantando lá.
No dia da apresentação de Christine, o lustre cai sobre o palco fazendo os espectadores correrem para todos os lados horrorizados com o atentado. Aproveitando a confusão, uma pessoa misteriosa rapta Christine, levando-a para uma construção subterrânea cheia de masmorras, junto a uma galeria de esgoto.
A sós, a figura que era nada menos que o famigerado fantasma da ópera se apresenta como Erik e revela estar apaixonado por Christine, propondo casamento e obrigando-a a ficar cativa e ainda ordena a ela que desista de se casar com seu prometido Raoul.
Christine apavorada suplica pela sua liberdade e depois de tirar a máscara que cobre o rosto de Erik, descobre seu rosto desfigurado horrivelmente.
Envergonhado e tomado por compaixão, Erik permite que sua amada saia por alguns dias como prova do seu amor, com a condição que não volte a ver Raoul nunca mais. Porém, Christine faz exatamente o contrário, pedindo ajuda ao noivo e revelando estar sobre o poder do fantasma. Erik, de longe descobre a traição de sua amada e se revolta, planejando vingança contra Raoul.
Erik consegue se apoderar de Christine mais uma vez e a leva para seu esconderijo tornando a tentar formalizar seu noivado, enquanto Raoul, com a ajuda de Ledoux da polícia secreta, que investigava os passos do fantasma da ópera, invadem o esgoto da cidade em busca do raptor e de Christine.
Na cidade, Joseph Buquet revela aos populares que encontrou o esconderijo do fantasma e todos se armam com tochas e tridentes furiosos marchando rumo as galerias imundas a fim de linchar de uma vez por todas o criminoso que tirou a paz de Paris.
Durante as buscas, Raoul e Ledoux caem nas armadilhas de Erik ficando presos em uma câmara de tortura escaldante. Logo depois, Erik obriga Christine a escolher entre dois mecanismos ligados ao esgoto e a Opera house, sendo que um deles tem explosivos espalhados por todo teatro e o outro abre uma comporta que faz com que a câmara de tortura se encha completamente de água, ou seja, ou Raoul morre afogado ou toda Opera house e seus espectadores vai a baixo.
Christine apela para o amor que Erik sente por ela e consegue que ele salve seu amado e Ledoux da morte certa depois de acionar o mecanismo que o condenaria, ao abrir um alçapão que dá diretamente no esconderijo. Erik descobre que o povo encontrou seu esconderijo e aproveita a deixa para fugir até a ponte, porém não consegue escapar da fúria dos homens que o punem maximamente.
O fantasma da ópera é um clássico da literatura do início de 1900 adaptado para inúmeras versões cinematográficas sendo esta a primeira e mais memorável, além de musicais teatrais nas principais casas de espetáculos ao redor do mundo.
Vale muito pelo valor histórico, pela riqueza da trilha sonora toda banhada em ótimas operetas e clássicos orquestrais, sem falar nas ambientação esplêndida, figurino e claro, a maquiagem do fantasma da ópera que para a época ficou fantástica.
Na Paris do século XIX, o antigo proprietário do Opera house, finaliza a venda de seu teatro com dois novos gerentes revelando a eles a existência de um fantasma que vez ou outra durante os concertos aparece no camarote principal.
Depois de um concerto de balé, um grupo numeroso de bailarinas aterrorizadas afirmam ter visto o misterioso fantasma pairando pelo salão. Joseph Buquet, funcionário do local afirma saber onde está o ser que assustou as garotas e dá detalhes sobre ele.
No outro dia, a mãe de Christine Daae, a principal prima dona do teatro leva até o gerente uma carta na qual alguém anda ameaçando sua filha se ela não desistir de suas apresentações e afirma que ela vai continuar cantando lá.
No dia da apresentação de Christine, o lustre cai sobre o palco fazendo os espectadores correrem para todos os lados horrorizados com o atentado. Aproveitando a confusão, uma pessoa misteriosa rapta Christine, levando-a para uma construção subterrânea cheia de masmorras, junto a uma galeria de esgoto.
A sós, a figura que era nada menos que o famigerado fantasma da ópera se apresenta como Erik e revela estar apaixonado por Christine, propondo casamento e obrigando-a a ficar cativa e ainda ordena a ela que desista de se casar com seu prometido Raoul.
Christine apavorada suplica pela sua liberdade e depois de tirar a máscara que cobre o rosto de Erik, descobre seu rosto desfigurado horrivelmente.
Envergonhado e tomado por compaixão, Erik permite que sua amada saia por alguns dias como prova do seu amor, com a condição que não volte a ver Raoul nunca mais. Porém, Christine faz exatamente o contrário, pedindo ajuda ao noivo e revelando estar sobre o poder do fantasma. Erik, de longe descobre a traição de sua amada e se revolta, planejando vingança contra Raoul.
Erik consegue se apoderar de Christine mais uma vez e a leva para seu esconderijo tornando a tentar formalizar seu noivado, enquanto Raoul, com a ajuda de Ledoux da polícia secreta, que investigava os passos do fantasma da ópera, invadem o esgoto da cidade em busca do raptor e de Christine.
Na cidade, Joseph Buquet revela aos populares que encontrou o esconderijo do fantasma e todos se armam com tochas e tridentes furiosos marchando rumo as galerias imundas a fim de linchar de uma vez por todas o criminoso que tirou a paz de Paris.
Durante as buscas, Raoul e Ledoux caem nas armadilhas de Erik ficando presos em uma câmara de tortura escaldante. Logo depois, Erik obriga Christine a escolher entre dois mecanismos ligados ao esgoto e a Opera house, sendo que um deles tem explosivos espalhados por todo teatro e o outro abre uma comporta que faz com que a câmara de tortura se encha completamente de água, ou seja, ou Raoul morre afogado ou toda Opera house e seus espectadores vai a baixo.
Christine apela para o amor que Erik sente por ela e consegue que ele salve seu amado e Ledoux da morte certa depois de acionar o mecanismo que o condenaria, ao abrir um alçapão que dá diretamente no esconderijo. Erik descobre que o povo encontrou seu esconderijo e aproveita a deixa para fugir até a ponte, porém não consegue escapar da fúria dos homens que o punem maximamente.
O fantasma da ópera é um clássico da literatura do início de 1900 adaptado para inúmeras versões cinematográficas sendo esta a primeira e mais memorável, além de musicais teatrais nas principais casas de espetáculos ao redor do mundo.
Vale muito pelo valor histórico, pela riqueza da trilha sonora toda banhada em ótimas operetas e clássicos orquestrais, sem falar nas ambientação esplêndida, figurino e claro, a maquiagem do fantasma da ópera que para a época ficou fantástica.
Porém não foi ainda nesta versão que nós nos deliciamos com a clássica melodia tema do fantasma, tocada do órgão do mesmo, talvez por que ela ainda não havia sido composta na época (meu achismo).
Trailer:
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