Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

quinta-feira, 16 de maio de 2024

Brinquedo Assassino / Child's Play (2019)

 


E chegou a vez de um remake que eu jamais pensei que eu fosse resenhar aqui por motivos óbvios de repulsa a adaptação de um clássico irretocável dos anos 1980, o Brinquedo assassino.

Com roteiro de Tyler Burton Smith, a nova roupagem da produção clássica de Don Mancini e dirigido por Tom Holand mantem muito vagamente a espinha dorsal do argumento original, mas tão vagamente que chega a parecer um plágio sem vergonha.

Enquanto que no origina nós tivemos um boneco possuído pelo espírito de um criminoso ocultista que volta dos mortos para se vingar e conquistar um novo corpo, nesta versão Chucky é um boneco 100% sintético sem qualquer ligação com o sobrenatural, que é mal programado pelo montador e surta num dado momento do filme.

O caso é que este novo Chucky é um boneco tecnológico que responde a comandos de vos, pode se movimentar e interagir com dispositivos ligados a internet, praticamente uma Megan da vida já que o Andy desta versão é escravo da tecnologia e dependente da companhia de Chucky.

Dados os pormenores, vamos ao início da trama que nos leva a um comercial de divulgação do boneco interativo Buddi (que no original se chamava Good Guy) desenvolvido pela Kaslan Corp introduzido pelo próprio presidente da empresa Henry Kaslan que dá uma prévia sobre as funções e interações que podem ser feitas com o brinquedo tecnológico.

Enquanto isso numa subsidiária da Kaslan Corpo no Vietnã, um operário que trabalha em condições insalubres na área de programação dos bonecos Buddi farto das más condições impostas a ele, remove todas as travas de segurança da programação de um dos bonecos que será enviado para a América muito em breve a tempo de seu relançamento.

A partir daí, um carregamento de Buddi's é enviado para a Zed Mart, uma famosa rede de lojas de brinquedos dos Estados Unidos e em uma delas, situada na periferia onde trabalha Karen Barclay, mãe solteira do pré adolescente Andy que tem uma leve deficiência auditiva, é escravo da tecnologia e por conta disso não tem amigos e juntos eles vivem num conjunto habitacional levando uma vida modesta.

Os Buddi já haviam sido lançado a algum tempo, porém a distribuidora precisou fazer um recall devido a insatisfação de alguns clientes e um desses bonecos acaba caindo na mão de Karen que por motivos óbvios não pode comprar o modelo novo pelo preço integral, o que faz com que ela leve o modelo recolhido para presentar Andy pelo seu aniversário e assim ele poderá ter pelo menos um amigo.

À noite, Andy evita assistir de camarote aos amassos de sua mãe com seu atual namorado Shane indo até o corredor do condomínio para ficar no celular e acaba conhecendo seu vizinho, o detetive Mike Norris da polícia e sua mãe Doreen.

Depois que Shane vai embora, Karen busca Andy e finalmente dá a ela seu próprio Buddi antes do dia do aniversário do filho por não suportar vê-lo tão solitário.

Andy leva o boneco para casa e o programa sozinho dando a ele o nome personalizado de Han Solo, (uma piada interna com o astro Mark Hamill, astro do clássico Star Wars que neste filme dá a vos ao boneco), porém a programação defeituosa do brinquedo o faz com que ele se auto nomeie como Chucky.

No meio do sono, Chucky acorda Andy para brincar agindo de forma autônoma desobedecendo seus comandos de vos como fez assim que foi ativado.

Pela manhã, Chucky cuida de Andy até o garoto ir a escola e na volta os dois passam o resto do tempo juntos até a noite, quando Andy desabafa sobre sua opinião negativa a respeito de Shane e logo depois começa a brincar com o gato do padrasto que o arranha do nada.

Tomado pelo ódio, Chucky tenta matar o bichano esganado, mas Andy o impede assim que termina de lavar a ferida. Depois, Andy passa instruções para Chucky dar um susto em Shane e na sequencia acaba conhecendo seus vizinhos Pugg e Falyn que ouvem a conversa do garoto e gostam da ideia de pregar peças com o boneco e eles acabam sugestionando parear o sensor ótico de Chucky com a câmera do celular de Andy para verem a brincadeira de camarote.

Convencido pelos novos amigos, Andy leva Chucky para a rua e consegue fazer fama entre as outras crianças graças ao boneco.

Em um certo momento, Andy convida Pugg e Falyn para assistir a um filme de terror enquanto Chucky observa e computa tudo o que ele vê pela televisão. O boneco se aproveita da distração das crianças e pega uma faca com a qual ele ataca Andy que felizmente só tem um ferimento leve, o que não impede Chucky de levar um esporro.

Outra hora, Andy dá por falta de Chucky e acaba encontrando-o ao lado do corpo sem vida do gato de Shane do qual o garoto em pânico esconde sem que ninguém perceba.

No dia seguinte, após voltar da escola Andy encontra Karen acompanhada de Shane e acaba dando o famoso migué para não ficar perto do padrasto.

Não muito mais tarde, Shane encontra Chucky repetindo várias vezes a frase ''Shane é um idiota'' e suspeitando ser coisa de Andy ele vai tirar satisfações diretamente com o garoto.

A noite, Chucky segue Shane até sua casa onde o fita tirar os enfeites de natal do telhado. Aproveitando o ensejo, o boneco faz o padrasto de Andy cair e torcer os tornozelos. Shane chama pelas filhas que não o ouvem de dentro de casa e não podendo contar com elas, ele rasteja até ser interceptado por Chucky que o mata com o cortador de grama segundo o boneco, tudo pelo Tupac).

Na manhã seguinte, Mike Norris comanda as investigações e ordena a remoção do corpo de Shane que estranhamente está sem cabeça e esta aparece na cômoda de Andy que acorda assustado e Chucky não se faz de rogado e assume a autoria do crime.

Andy rapidamente contacta Pugg e Falyn para que o ajudem a se livrar da cabeça de Shane por que ninguém acreditaria na história do brinquedo assassino.

Karen acaba pegando Andy com a cabeça embrulhada mas o garoto a enrola dizendo que aquilo é um presente para Doreen para pagar um favor.

Na sequencia, Andy arma uma emboscada para Chucky com a ajuda dos amigos e o desativa jogando o amigo no lixo logo depois. Lá, o zelador Gabe encontra o boneco e tenta consertá-lo com a clara intenção de vende-lo.

Mais tarde, Andy se infiltra na casa dos Norris com a desculpa de ajudar Doreen a programar o GPS do seu carro para poder recuperar a cabeça de Shane antes que a casa caia para o seu lado.

No porão de Gabe, depois de ser consertado, Chucky zoa a Alexa do cara deixando o lugar sem luz. Nisso, o boneco se esconde na penumbra e esfaqueia Gabe fazendo cair sobre uma serra circular que corta a sua perna até a virilha.

Em outro momento, Andy descobre através dos amigos, que Omar, o irmão caçula de Mike ganhou um Buddi novo.

O Zed Mart recebe finalmente um carregamento com a nova atualização dos Buddi e Chucky pareia sua pasta de vídeos interna com os monitores de tevê da loja transmitindo o vídeo onde Andy diz querer que Shane vá embora de sua vida para sempre.

Andy alerta Omar que o seu Buddy é na verdade o Chucky que ele jogou no lixo e os dois saem no soco até Pugg intervir e dispersar os curiosos.

Como única saída no momento, Andy tenta conectar a CPU de Chucky com o seu celular e acessa seu sensor ótico para ver o que o boneco vê e descobre que Chucky está próximo de Doreen.

Em seu carro, Doreen se confunde toda com o GPC e aciona o piloto automático por comando de vos mas o controle do carro está na programação de Chucky que faz o veículo colidir com outro.

Chucky invade o veículo de Doreen e a esfaqueia.

Andy resolve revelar á Karen que Chucky perdeu o controle e que ele irá matar Doreen, mas o menino é tomado como louco e é trancado sozinho em casa.

Neste meio tempo, Mike encontra o corpo da mãe.

Andy tenta ver tevê para se acalmar, porém Chucky acaba pareando um vídeo de seu banco de dados onde Pugg e Falyn desdém da sanidade do garoto  e do futuro de sua amizade. Chucky ainda se revela próximo ao garoto, porém escondido o tortura psicologicamente.

Karen volta no mesmo instante e pega o filho surtado estourando a tevê com uma tacada.

No dia seguinte, a polícia aparece na casa dos Norris e Pugg e Falyn testemunham tudo dando crédito á Andy e sem perda de tempo, a dupla vai até Omar para confirmar pelo celular do garoto a localização de Chucky.

Enquanto isso, o Zed Mart inicia a contagem regressiva para o lançamento dos novos Buddi e paralelo, Mike prende Andy como suspeito de matar sua mãe e Shane, pois a cabeça do padrasto a essa altura já foi descoberta.

Wes, o mascote de divulgação dos Buddi é atacado por dentro da fantasia começando um alarde público no Zed Mart, o que torna Andy inocente de todas acusações.

Nisso, as luzes se apagam, as portas se trancam e os monitores executam a propaganda de lançamento de Henry Kaslan. Chucky aciona um drone em direção a Mike, mas Karen vê a tempo de ajudar o policial a se esquivar de um ataque aéreo, no entanto Wes é acertado.

Geral começa a correr e Mike é atingido ao salvar Pugg do ataque de outro drone.

Um Buddi personalizado com a forma de um urso é controlado remotamente e ataca os clientes, mas Falyn consegue interceptá-lo arrancando a cabeça do boneco.

Andy que finalmente chega ao Mart segue Falyn com as outras crianças até uma saída mas antes de escapar, o garoto percebe que sua mãe está sendo feita como refém optando por ficar sozinho na loja trancando a saída por dentro.

Armado com um cutelo, Andy vai até o depósito de brinquedos onde encontra Karen amarrada. Chucky aparece de surpresa na metade do caminho e nocauteia Andy. Chucky aciona uma empilhadeira para suspender uma corda presa ao pescoço de Karen ao mesmo tempo que tortura Andy.

Andy consegue chutar o boneco e escala uma prateleira para tentar romper a corda com um estilete, mas Chucky o segue, o desarma e o derruba, mas o garoto se segura na corda e ele usa a faca do próprio boneco livrando a mãe.

No chão, Andy reavê seu estilete e o finca na CPU de Chucky, mas antes que pudesse socorrer Karen, o garoto é pego de surpresa pelo boneco que tenta agarra-lo, mas acaba levando um tiro certeiro de Mike que agora acredita na história do brinquedo assassino.

Karen aproveita e decapita Chucky desativando-o de uma vez e logo depois abraça Andy arrependida.

Os feridos são removidos pela ambulância e do outro lado, Andy e seus amigos arrebentam o que sobrou do Chucky e o jogam no fogo.

Em um comunicado, Henry Kaslan nega qualquer responsabilidade com o ocorrido no Zed Mart e anuncia o recall imediato de todas as unidades do Buddi e nisso temos um vislumbre dos bonecos sendo recolhidos e colocados num caminhão e cada uma das unidades ativa uma luz vermelha em seus olhos dando a entender que todos eles foram reprogramados...

A intenção desta cena final obviamente foi lançar o hype para uma sequência que nunca aconteceu graças as críticas negativas e com razão, já que o filme foi completamente descaracterizado, o astro principal tem um design muito mal feito e perdeu o atrativo principal que era o espírito assassino no comando do boneco.

A violência gráfica é mediana e muitas vezes limitado a efeitos fracos somada a falta de carisma dos personagens que apesar de boa parte ter sido mantida do original, ainda sim perderam totalmente sua essência, como Andy que de um menino frágil de seis anos virou um pré adolescente amargo e carente e sua mãe que de uma viúva provedora do lar virou uma mãe ausente com um amante escroto.

Felizmente esta nova linha temporal foi totalmente esquecida e a franquia original retomou com a série Chucky que conseguiu dar a volta por cima depois de suas últimas sequencias mal sucedidas mostrando que o velho Chucky ainda tem muita lenha para queimar.

No mais, o filme vale apenas pela curiosidade para quem ainda não assistiu embora eu não recomende nem para o meu pior inimigo ainda que eu tivesse um. Vai por conta e risco de cada um.


Trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário