E eis que chega um lançamento muito esperado para os fãs de terror: se trata de uma nova adaptação do longa metragem Os estranhos de 2008, desta vez pelas mãos do diretor Renny Harlin de Duro de matar 2, Despertar de um pesadelo e Risco total, só para citar alguns trabalhos, orçamentado em oito milhões e meio de dólares dando início a uma trilogia.
A direção de Harlin ao meu ver foi um grande acerto já que trouxe para esta primeira parte uma mescla de slasher com uma pitada de tortura. Mas por hora obviamente eu não vou me aprofundar nos aspectos técnicos do filme para não entregar o bolo com a cereja no topo antes do tempo.
Vamos nos limitar por hora a premissa que nos leva até um casal de namorados comemorando três anos juntos, em viagem para uma entrevista que acaba sendo interrompida por um desvio que os faz ficarem em uma cidade pequena em uma cabana alugada.
O que parecia ser só uma noite de hospedagem tranquila se torna uma tortura com a aparição de um trio de estranhos mascarados que stalkeia o casal, além de acontecimentos estranhos que permeiam o local trazendo um clima de desconfiança e vigilância incessante.
O filme abre com um jovem creditado como Jeff Morell sendo perseguido no bosque por um trio de pessoas misteriosas portando armas brancas. Estes por sua vez conseguem cercá-lo numa emboscada até finalmente executá-lo.
Depois da breve introdução, somos levados a uma estrada florestal onde conhecemos o casal de namorados Ryan e Maya a caminho de Portland para uma entrevista de emprego que irá mudar a vida dos pombinhos que estão juntos há exatos três anos.
O GPS do carro acaba levando o casal até a cidade interiorana de Vênus no Oregon onde eles acabam parando em uma lanchonete onde conhecem o casal Neil e Eden que assim como Ryan e Maya estão comemorando aniversário de relação.
Pouco antes de irem embora, o casal percebe um cartaz de desaparecido na parede com a foto de ninguém menos que Jeff Morell com direito a recompensa e tudo.
Ao dar partida, Ryan percebe que o motor do carro morreu e convenientemente um mecânico chamado Rudy oferece a garagem de sua oficina além de seus serviços de reparo e revisão além de informações sobre um Airbnb onde o casal poderá passar a noite.
Enquanto Ryan está desconfiando da generosidade do mecânico mal humorado somado a faceta sem expressão dos moradores locais que os veem de forma fria apesar da hospitalidade, Maya acha que o namorado só está sendo neurótico, convencendo-o a deixar o carro nas mãos de Rudy.
Com a ajuda de uma carona, o casal chega ao Rbnb que é uma grande e bem equipada cabana no meio do nada, a não ser pela geladeira que está com problema de funcionamento o que os obriga a pedir a central da hospedaria por uma assistência técnica.
Ao anoitecer, o casal relaxa na varanda e acabam iniciando uma preliminar na cozinha que é interrompida pelas batidas incessantes na porta e ao atenderem, percebem uma silhueta oculta pela escuridão de uma mulher que pergunta por uma tal Tamara.
Maya responde que não há ninguém por lá com esse nome e que talvez a estranha tenha se enganado de casa. A estranha então se distancia lentamente sem dizer nada e ao longe observa brevemente o casal.
Com o clima quebrado, o casa fala sobre o futuro depois da entrevista em Portland e Ryan tem a ideia de usar uma moto que está na garagem para ir até a cidade conseguir algo para comer e então Maya fica sozinho por um bom tempo.
Tempo esse que Maya usa para conversar via conferência de vídeo com sua amiga até ouvir uma movimentação suspeita vinda do lado de fora que a faz pensar que é Ryan que voltou da lanchonete e o que se segue são batidas na porta.
Maya olha pelo olho mágico e inicialmente não vê ninguém, mas ouve a vós da moça perguntando mais uma vez pela Tamara até que finalmente vemos a silhueta escurecida da pessoa misteriosa que de pronto sai do nosso campo de visão.
Por trás de Maya, vemos a silhueta de uma pessoa passar rapidamente. Assustada, a jovem degusta um gole de cerveja e logo depois pega seu celular.
Sua atenção se volta para a janela onde ela pensa ter visto algo ou alguém e acaba levando um breve susto com o triturador de lixo da pia que se ativou sozinho (ou será que não?).
Na sequencia, Maya liga para Ryan informando da volta da garota misteriosa enquanto dá uma leve espiada pelo bosque para se sentir mais segura voltando para dentro da cabana posteriormente.
Enquanto isso, Ryan faz uma parada na garagem de Rudy para pegar um pertence no carro e acaba sendo flagrado pelo próprio mecânico de mal humor como de costume.
Maya segue tocando piano até mais uma vez pensar ter ouvido algo estranho, mas logo volta suas atenções às teclas.
Ryan neste momento, chega a lanchonete onde Eden, Neil e outro casal o convidam para um drink, porém o jovem se volta até a garçonete fazendo seu pedido.
Na cabana, Maya toma banho sendo espreitada por uma figura usando máscara de pano que se esconde antes que pudesse ser vista.
Depois de se vestir, Maya sente uma presença pairando a cabana o que a faz rondar o local com o uso da lanterna do celular visto que a luz da casa se foi até dar de cara com uma segunda pessoa mascarada que a faz correr e se esconder encolhida dentro do armário.
Maya sente a aproximação de um dos malucos com o ranger do assoalho mas para a sua felicidade é Ryan que enfim voltou da cidade. Assustada, Maya alega ter visto um estranho usando máscara de palhaço, mas Ryan acredita que a namorada se deixou levar por um quadro com a ilustração de um palhaço mascarado que fica de frente para o banheiro.
Ao tentar acalmar Maya, Ryan ouve batidas na porta e ao verificar encontra a mulher misteriosa de sempre os observando de longe e farto o rapaz a toca de lá.
Não muito depois, o casal lancha até perceber manchas de catchup pingando em excesso por toda a caixa do hambúrguer mas ao perceber que as manchas estão caindo de cima para baixo sobre um guardanapo, percebemos um bicho morto pendurado pingando sangue.
Em seguida, um dos mascarados arromba a porta da frente com um machado fazendo o casal se esconder em um dos quartos que também é arrombado com a chegada do palhaço mascarado e uma mulher mascarada que se agrupam.
O silêncio se instala fazendo o casal pensar que os invasores se foram e ao sair para averiguar percebem que o celular foi destruído e ao tentarem uma fuga de moto são surpreendidos com a explosão do veículo.
Ao se darem conta que o máscara de pano ainda está do lado de fora da cabana, o casal volta para dentro para se esconder até perceberem o toca discos ligado e brevemente nós vemos um casal de mascarados dançando.
Ryan e Maya resolvem então uma fuga pelo subterrâneo da cabana passando por ratos e um prego que empala a mão da garota. Depois de quase serem denunciados pelo grito abafado de Maya, Ryan retira o prego de uma só vez voltando a fuga até encontrar a portinhola de acesso a área externa.
Depois de iniciar uma fuga, Ryan cai mas se recompõe e o casal entra no quarto de ferramentas sem se darem conta de que a mascarada os espreita muito de perto.
Ryan encontra um machado e deixa com Maya para procurar por alguma outra arma no piso superior e subitamente, a mascarada aparece de surpresa enquanto o máscara de pano agarra Maya por trás ao arrombar a janela o que faz a jovem gritar por socorro.
Os mascarados são postos para correr quando Ryan chega armado com um rifle disparando a esmo e na sequencia consola Maya que está em pânico.
Sem tempo a perder, o casal resolve retomar a cabana cercando-a. Do nada, Ryan flagra uma movimentação vindo de fora e atira sem pensar atingindo mortalmente Rudy que havia trazido o carro consertado.
Depois de se lamentarem pelo homicídio inconsciente, o casal pega as chaves do carro e dão a partida mas são atacados pelos mascarados que em outro veículo colidem destruindo o carro recém consertado de Ryan.
Ryan consegue colocar Maya para fora pela janela e ordena que ela fuja. Antes que Ryan pudesse dar um único tiro, o trio de mascarados dispersa e ele aproveita para estourar o vidro da frente finalmente saindo do veículo.
Maya é perseguida pelo palhaço mascarado no meio do bosque. Ao perceber que está sendo seguida, a jovem se esconde no meio de umas folhas secas e gravetos.
Assim que o mascarado se vai, Maya tenta ligar para a polícia, mas o sinal cai e quando ela tenta captar novamente percebe que existe um cadáver esquelético ao seu lado entendendo que aquilo é um tipo de cova rasa.
Depois de se recompor, Maya volta a correr sem rumo até ser nocauteada de surpresa pelo palhaço mascarado.
Paralelamente, o máscara de pano e a mascarada procuram por Ryan que está perdido e com pouca munição. Ryan acaba encontrando uma garrafa com um pouco de água e o ruído do plástico retorcido chama a atenção do máscara de pano.
Seguindo a fuga, os gritos de Ryan chamando por Maya chama a atenção da mascarada que acaba sendo pega por trás ficando na mira da espingarda. Ryan ordena a maluca que jogue a faca que ela carrega e ela o faz. Ao ordenar que ela se vire e responda o por que de toda essa tortura, repentinamente ela começa a gritar, a gargalhar e ainda se oferece para levar um tiro na cabeça.
O que Ryan não percebe é que tudo aquilo foi uma distração para que o máscara de pano conseguisse localizar a parceira e assim nocautear sua vítima com um soco.
Ryan e Maya voltam a si amarrados dentro da cabana e a garota se culpa por tudo. Inusitadamente, Ryan a pede em casamento e aos prantos ela aceita, porém o romance é cortado com uma facada na barriga do rapaz dada por um dos mascarados.
Os três mascarados finalmente ficam face a face com suas vítimas e o máscara de pano chuta a cadeira de Ryan que cai cuspindo sangue.
Maya exige saber o por que ela e Ryan estão passando por aquele inferno e a mascarada responde que é por que eles estão na cabana. Nisso, o máscara de pano pede a faca á mascarada e Maya o manda ir se foder sendo esfaqueada logo em seguida.
O mascarado a chuta fazendo-a cair ao lado de Ryan inconsciente e neste instante ouvem-se sirenes de viatura ao longe o que faz o trio de assassinos darem o pinote.
O casal é encontrado desacordado pela polícia logo em seguida e Maya acorda no hospital confusa dando início aos créditos finais anunciando que o filme vai continuar...
Tenho que admitir que o gancho foi bem propício e me deixou com gostinho de quero mais e depois de uma pesquisa bem breve eu descobri que o capítulo 2 está marcado para ser lançado ainda este ano visto que as gravações seguem de vento em polpa, só que sem data até o momento.
E enquanto a continuação não vem o mistério fica, ainda que para mim o principal que é a identidade dos mascarados já está muito na cara e eu acho que para todo mundo também. O mais provável é que sejam o casal Eden e Neil e a motorista do carro que trouxe Ryan e Maya à cabana já que foram os personagens secundários mais ativos e que melhor se encaixam. Agora a motivação é que eu não consegui pescar.
A prova que imputa a motorista como sendo uma das mascaradas é que lá pelo final a gente percebe que o veículo usado para demolir o carro do casal foi a mesma caminhonete rubro usada para traze-los até a cabana, o que me faz teorizar que aquela não é a Airbnb que Ryan e Maya deviam estar mas sim que é uma armadilha para forasteiros tal como deve ter sido com Jeff Morell e que muito provavelmente o cadáver oculto na cova rasa é do próprio Jeff.
Ou seja, Eden e Neil escolheram uma vítima a dedo e mancomunados com a motorista combinaram de atrair a mesma para a cabana para depois torturá-la e por fim mata-la sempre seguindo o mesmo modus operandi. Só nos resta a motivação e a ligação entre os suspeitos.
No mais, o filme consegue criar um clima de tensão muito competente a cada instante segurando a curiosidade do telespectador e conseguindo gerar medo. Aliás, os poucos efeitos práticos que o filme tem ajudaram na imersão.
Eu ainda não assisti a nenhum outro filme da franquia incluindo o primeiro, mas eu já estou preparando a pipoca e o refrigerante para muito em breve assistir e trazer a resenha hypando que o original deve ser tão bom quanto a nova versão, visto que do longa de 2008 eu só conheço a premissa e algumas imagens e trailers.
Os protagonistas foram bem escolhidos passando ao público o convencimento necessário e pelo final do primeiro capítulo é de se esperar que Madelaine Petsch volte na sequencia como Maya, mas eu creio que ela não será a protagonista já que teremos que esperar por mais história antes do grande final, o que significa que pode haver encheção de linguiça no maior estilo Halloween Kills.
E eu não vejo isso como algo mau, muito pelo contrário, será a oportunidade de conhecer novos personagens / vítimas além de ir complementando novas pistas para no final desvendar o mistério iniciado aqui. Então que venham as próximas partes e que sejam tão boas quanto.
Trailer:
Nenhum comentário:
Postar um comentário