E para finalizar o mês dos remakes, eu trago uma nova versão de um clássico que me pegou de jeito há poucos anos por que eu de fato desconhecia essa adaptação Hollywoondiana do holandês O elevador assassino (ou Elevador sem destino) de 1983.
Trazendo um vilão incomum, que viria a se tornar temática para filmes futuros, nós temos o computador de um jogo de elevadores de um edifício comercial de luxo que passa a ter autonomia e a trazer o terror para os frequentadores do local.
Dirigido por Dick Maas, o filme não destoa tanto do original trazendo uma trama parecida em vários aspectos para não perder a essência e até eleva ainda mais o medo e a tensão além de flertar muito com o investigativo e uma dose generosa de ficção científica.
O personagens centrais da história assim como no original são um mecânico de elevadores e uma repórter interessada nos incidentes misteriosos acerca do elevador do grande edifício em questão que se unem para investigar um grande segredo escondido relacionado a montagem do computador principal do elevador.
Tudo começa em Nova York no luxuoso edifício comercial de 102 andares Millennium durante o turno de uma dupla de seguranças que mata o tempo espionando os moradores de um edifício vizinho e numa dessas eles encontram um morador com duas stripers.
A diversão é interrompida por uma chamada vinda do monitor da rede de segurança. A rede elétrica entra num estado de oscilação assim que um dos seguranças toma um dos três elevadores que do nada inicia o fechamento da porta da cabine quase esmagando o profissional se este não usasse sua lanterna como bloqueio bem a tempo.
Um tempo depois, tudo volta a tranquilidade no Millennium até que um grupo de gestantes (entre elas, a mulher do segurança creditado como Gary) toma o elevador expresso que subitamente entra numa turbulência impulsionando a cabine para baixo.
Enquanto a equipe de seguranças prepara o procedimento de resgate após um pedido de socorro, o ar condicionado da cabine onde as gestantes estão presas se eleva fazendo as mulheres enfraquecerem pelo calor anormal.
Gary, que sabe que a mulher está entre as aprisionadas se desespera e tenta arrombar a cabine que volta a subir apesar da ordem para que a energia elétrica fosse cortada ter sido dada. Ao finalmente conseguir controlar a cabine e traze-la de volta ao térreo, a equipe de resgate se choca ao verem o resultado do estrago e que nós não vemos por que a câmera corta para uma lanchonete no centro da cidade.
Lá, conhecemos Mark Newman, engenheiro mecânico de elevadores que puxa briga com um marmanjo e seu amigo e parceiro de trabalho Jeffrey McClellan até receberem um chamado para irem ao edifício Millennium o quanto antes.
Paralelamente, somos apresentados a jornalista Jennifer Evans que recebe de seu chefe a missão de cobrir um furo sobre uma séries de incidentes misteriosos com os elevadores do edifício Millennium.
Poucas horas depois, Mark e Jeff chegam ao Millennium e são prontamente assessorados pelo chefe da manutenção que explica os pormenores do último incidente mencionando ainda que duas das grávidas pariram na cabine pelo pânico.
Após um bom ente fino, nem Mark e nem mesmo Jeff encontram nada fora do normal com a parte mecânica do funcionamento do elevador.
Em outro andar, onde funciona uma barbearia, somos apresentados a um tiozinho deficiente visual chamado Tate que é muito do safado com as novinhas fazendo uma geral nas madeixas e como castigo, a cabeleireira que o atende pinta seu cabelo de verde.
Depois de acertar o pagamento, Tate e seu cão guia tomam um dos elevadores e acabam indo parar em um andar abandonado e em obras e ao perceber estar no lugar errado, o tiozinho chama o elevador que se abre, porém a cabine não vem consigo fazendo com que cachorro e dono caiam no fosso direto para a morte.
Mais tarde, Mark vai até a casa da ex-mulher para tentar reatar, mas acaba se dando conta de que a fila dela já andou o que o faz horas depois tomar um trago com Jeff e sua mulher grávida Mildred.
No edifício Millennium, os seguranças adentram em um salão privativo para tomar um drink as escondidas até receberem um chamado sobre um possível invasor e seguindo as coordenadas dadas pelo chefe do monitoramento, eles chegam a uma outra extremidade do edifício, onde um deles tem a cabeça presa na porta do elevador depois de encontrar os corpos de Tate e seu cachorro no fosso.
Antes que pudesse proferir uma única palavra, o segurança bloqueado tem sua cabeça arrancada pela porta da cabine que se fecha.
O ocorrido cai rapidamente nas mãos de Jennifer que espalha a notícia enquanto Matthew Milligan, dono do edifício solicita os serviços do tenente da polícia McBain para que faça uma investigação sem chamar a atenção de ninguém de dentro e muito menos de fora para não criar alarde.
Mark, que estava a cargo de uma nova manutenção, conhece Jennifer no banheiro e se nega a dar qualquer informação sobre o incidente mais recente.
Milligan deixa Mark e Jeff de sobreaviso sobre as investigações sobre o elevador dizendo que está tudo em ordem e que evitem falatório sobre o assunto, porém a dupla diverge entre si logo após a reunião.
Mais tarde, Jeff tenta esfriar sua cabeça tocando guitarra e ouvindo música em sua jukebox voltando horas mais tarde para a agência onde trabalha e acaba ficando famoso entre os colegas por estar trabalhando com um elevador que tomou conta dos principais tabloides. Essa situação acaba fazendo Jeff levar uma bronca do chefe, o senhor Mitchell que teme que seu mecânico seja responsabilizado pela morte de Tate e os outros incidentes o que poria o nome de sua agência na lama.
Na sala de descanso da agência, Mark vê Jeff de longe discutindo com um cientista de sotaque alemão sobre os rumores que envolvem o ex parceiro do mecânico que anteriormente estava a cargo dos elevadores do Millennium e que desapareceu logo depois.
Paralelamente, no estacionamento do Millennium, um par de skatistas apostam corrida e logo após, o perdedor acaba sendo sugado para dentro do elevador de serviço que o leva até o andar de número 86 onde ele é cuspido para fora da cabine caindo da varanda para a morte.
A notícia rapidamente vai parar na imprensa e Mark ciente vai até o edifício onde é impedido de entrar e ainda por cima não consegue nenhuma informação.
Mark encontra Jennifer na saída e a culpa por te-lo tornado suspeito da morte mais recente por conta de uma matéria tendenciosa que ela publicou.
Um tempo depois, somos levados a creche do edifício Millennium onde uma menininha chamada Mary Jane foge de sua cuidadora e caga pelos corredores até chegar ao jogo de elevadores que brincam de bobinha com a pequena ao abrir e fechar suas portas fazendo-a tentar chegar a porta aberta sem êxito.
Uma das cabines no entanto, abre lentamente suas portas fazendo a curiosa Mary Jane colocar a cabeça para dentro para observar o fosso e então a cena corta para a cuidadora da menina que ouve seu grito e ao chegar até a pequena a encontra sã e salva, porém sua bonequinha não teve a mesma sorte tendo seu rostinho parcialmente destruído além de um dos bracinhos ter sido arrancado.
Bem na hora que um grupo de executivos passa pelas cabines com Milligan, o dono do edifício se mantém calmo e disfarça para evitar alarde.
Longe de lá, Mark estuda a planta do edifício Millennium secretamente até ser agraciado com a visita repentina de Jennifer que trás consigo um VHS contendo uma cópia das imagens das câmeras do estacionamento do edifício que flagram o exato momento em que o skatista é abduzido e catapultado do elevador para a morte.
Mark é cético com a suposição do elevador ter feito tudo de forma autônoma, mas Jennifer argumenta que o tempo entre a abdução e o momento em que a vítima é jogada para fora do elevador é muito curta para ter sido efetuada por mãos humanas, o que poderia provar sua inocência.
A dupla procura Jeff para mostrar a fita, mas ele dá um perdido na hora sobrando para Mildred se explicar pelo marido.
Jennifer investiga em paralelo um cientista de Praga, na República Tcheca chamado Gunter Steinberg que está envolvido no desenvolvimento do computador que move o elevador do edifício Millennium.
Através de um amigo nerd chamado Chip, Jennifer descobre que o computador do elevador em questão possui uma espécie de bio chip que pode se auto reproduzir e processar informações e comandos de forma autônoma, ou seja, o elevador pode agir por conta própria.
Na manhã seguinte, Milligan toma um dos elevadores e encontra o corpo de Jeff pendurado nos cabos do teto da cabine sem vida há sabe-se lá quanto tempo.
O caso repercute e desta vez, Milligan meche os pauzinhos para jogar a responsabilidade das mortes e incidentes com o elevador nas costas de Jeff para manter as aparências enquanto McBain segue as investigações atrás do verdadeiro culpado mantendo a imprensa fora do caso.
Tudo é conferenciado numa coletiva onde Jennifer tenta obrigar Steinberg que está presente a falar o que sabe sobre o tal bio chip, porém o cientista a humilha forçando-a a recuar.
Mark fala á Jennifer sobre o ex parceiro de Jeff que se chamava Jerry Kowalsk que agora sabemos que morreu misteriosamente enquanto cuidava do elevador do Millennium.
Logo depois, Mark vai até a casa de Jeff e Mildred conta que o marido recebeu uma ligação misteriosa dias antes de morrer e acaba citando Kowalsk.
Mark e Jennifer vão até a casa de Kowalsk á procura de alguém para passar informações e acabam invadindo por não obter respostas de uma única alma viva, alma esta que aparece na forma da viúva do ex parceiro de Jeff que alega que o marido foi assassinado e num surto a mulher diz que mexeram com o diabo e que agora as coisas vão ficar piores.
No edifício, um grupo grande de pessoas toma o elevador que os prende e sobe a toda a velocidade. Na sequencia, o piso da cabine se desfaz aos poucos fazendo com que várias pessoas caiam no fosso ao mesmo tempo que a cabine em subida contínua atinge o teto.
O caso vai parar na Casa Branca onde o presidente dos Estados Unidos presta uma coletiva de imprensa garantindo que o FBI tomará medidas extremas para localizar o assassino do edifício Millennium.
Mitchell, o chefe de Jeff e Steinberg que se revelam estar em conluio com a criação do bio chip, deixam a entender que o projeto na época da concepção foi um fracasso fazendo com que um jogue a batata quenta nas mãos do outro.
Neste momento, um grupo de agentes do FBI trajados a lá Swat cercam o Millennium debaixo da chuva enquanto Steinberg se dirige ao edifício sob as ameaças de Mitchell que grita que o cientista precisa acabar com o monstro que ele mesmo criou.
Mark e Jennifer chegam ao edifício que é fortemente vigiado o que os impede de entrarem escondidos.
Recebendo uma ligação de Chip, Jennifer descobre que o projeto dos bio chips ainda está na ativa apesar do fracasso e que depois de muitos testes com células de golfinhos, Steinberg quer ir mais além.
Mark consegue dar um olé na segurança se infiltrando no edifício e nesta cena nós temos uma citação em forma de deboche sobre um ataque terrorista sofrido dez anos antes no World Trade Center, mesmo local onde meses depois, mais precisamente no dia 11 de setembro ocorreria a queda das torres gêmeas lembrando que o filme foi lançado no dia 11 de maio o que além de pegar mal na época ainda soou como uma premonição.
Voltando ao filme, Jennifer é barrada em contrapartida ao sucesso de Mark de entrar no Millennium por não ter uma permissão.
Finalmente na sala das máquinas, Mark examina o funcionamento da parte mecânica das cabines dos elevadores ativando um deles manualmente para não chamar a atenção dos agentes do FBI. Depois, ele entra na cabine enquanto Jennifer é detida suspeita de acobertar a invasão do mecânico que a essa altura já foi descoberta apesar dos cuidados.
Jennifer é trancada num depósito enquanto Mark examina as paredes do fosso escalando a cabine do elevador por fora. O chefe da manutenção desativa a energia do elevador forçando Mark a escalar um cabo até chegar em outra porta cuja cabine expele uma gosma.
Esta é a porta do computador central dos elevadores que se tornou uma espécie de casulo ao qual Mark tenta rasgar e quase é atingido por uma cabine em chamas ao mesmo tempo que um dos agentes do FBI em busca do mecânico adentra em uma das cabines sendo partido ao meio.
Mark chega até outra cabine que desce rapidamente fazendo-o se jogar em uma coluna onde fica pendurado.
Paralelamente, Steinberg chega ao edifício ao mesmo tempo que Jennifer consegue sair de sua prisão.
Mark por sua vez, consegue voltar para dentro de outro elevador alcançando o solo onde ele pega a bazuca do agente morto mas antes de disparar contra a cabine, Steinberg aparece e inicia-se um embate entre os dois.
Antes que pudesse conseguir jogar Mark no fosso, Steinberg é rendido por Jennifer que se apossou do revólver do cientista.
Os agentes do FBI aparecem na hora e dão vos de prisão á Steinberg que desarma Jennifer e a faz sua refém, mas ela acabada o mordendo e nisso, um cabo do elevador agarra o cientista arrastando-o junto de Mark para dentro da cabine, mas o mecânico aproveita a chance para disparar contra o cérebro do computador que o joga para fora.
Steinberg é catapultado e morre enforcado aos cabos.
Horas depois de toda a confusão, Mark recebe alta do hospital e diz a Jennifer que ele planeja procurar outro emprego e depois a beija dentro do elevador disposto a começar uma nova vida ao lado da jornalista...
Não tem muito o que falar do filme, ele é mediano mas não é um desperdício. A trilha sonora é agradável, os efeitos práticos e a maquiagem estão ok, o enredo é redondinho e apesar das quase duas horas o filme não é massante.
Uma das poucas coisas que realmente não pegaram bem no filme foi a péssima escolha de ambientação exageradamente iluminadas no interior do edifício que diferente do original que é mais sóbrio e passa uma imersão maior pela limitação de iluminação além da decoração com cores mais agradáveis, ao contrário do remake que é um padrão neutro, o que me passa uma sensação de vazio.
Nem mesmo as atuações de estrelas consagradas como Naomi Watts de O Chamado, King Kong de Peter Jackson, o remake de Violência gratuita no papel de Jennifer, Ron Perlman de Hellboy, Filhos da Anarquia, Alien - A ressurreição, Cronos entre outros no papel de Mitchell e Edward Herrmann de Os garotos perdidos, Riquinho e O lobo de Wall Street no papel de Milligan, conseguiram fazer peso para esta obra se tornar memorável.
O nome original da obra The Shaft foi adotado em seu lançamento em DVD, sendo que Down é o nome com o qual a obra foi lançada no cinema. O por que eu realmente não sei, não tive a miníma vontade de pesquisar por que eu já ando muito atarefado.
Como eu disse, o filme não é um total desperdício, ele trás uma violência corporal bacana e momentos pontuais de tensão além de reapresentar de forma legal algumas cenas do clássico de 1983 como por exemplo a menininha brincando com o elevador, o senhorzinho cego que cai no fosso, e o emblemático clímax com o enforcado na cabine que aqui é o vilão da trama, que no original não existe enquanto que em O elevador assassino o enforcado é o inspetor Mieke que aliás é quem dispara um tiro de revólver no elevador posteriormente dizendo de forma carismática que odeia elevadores.
Aliás, o tenente McBain, contraparte de Mieke além de não fazer a sua parte no final, ainda foi limado tendo uma participação muito limitada e sem graça, fora que o personagem em si é muito sem sal e se quer a sua participação tem uma conclusão, fazendo o personagem ter sido uma completa inutilidade.
Trailer:
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