Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Navio Fantasma / Ghost Ship (2002)

 


O início dos anos 2000 apesar de fraco com relação ao mercado de filmes de terror acabou trazendo algumas obras memoráveis como foi o caso de Navio fantasma, que trouxe suspense e aventura na dosagem certa.

O filme nos leva em uma missão de um grupo de resgate de um navio luxuoso que se perdeu nos anos 1960 com toda sua tripulação. Conforme a equipe explora as entranhas da embarcação, segredos do passado vão aparecendo e esclarecendo aos poucos o que de fato aconteceu a bordo: uma chacina comandada por uma entidade misteriosa.

E para dar aquela ajuda nas investigações, a protagonista conta com a fantasma de uma garotinha que estava a bordo e viu testemunhou tudo.

A premissa do filme teve como base a história real de uma embarcação chamada Mary Celeste que zarpou de Nova Iorque com destino à Genova em novembro de 1871 e que se perdeu até dezembro do mesmo ano quando foi encontrado no largo dos Açores, em direção ao Estreito de Gibraltar, sem nenhuma tripulação à bordo, porém com toda a carga intacta e apto para a navegação.

Claro que a história real por trás do filme não tem fantasmas e nem sobrenatural. Mas enfim, vamos á trama que é o que realmente importa...

Tudo começa no início da década de 1960, no meio do oceano somos levados ao luxuoso transatlântico Antonia Graza, embarcação de primeira classe onde a tripulação está em festa no meio da noite sendo brindados pela canção angelical da bela artista italiana Francesca.

Com todos dançando aos pares, a única que fica sozinha, até por ser a única criança à bordo é Katie Harwood, entediada e ao mesmo tempo triste por não ter alguém com quem dançar, até que o velho capitão muito gentilmente a tira devolvendo o sorriso ao seu rosto pálido.

Perto dali, uma figura misteriosa aciona uma alavanca que desenrola a toda velocidade um rolo de cabo de aço que se descontrola pegando velocidade e o impulso faz com que o cabo corte todos exceto Katie (pela sua pouca estatura) ao meio dando início a uma sucessão de esquartejamentos numa cena antológica.

Como única sobrevivente, Katie grita horrorizada ao ver tantas vísceras a céu aberto.

Nos dias atuais, um grupo de resgate de embarcações  conhecida como Arctic Warrios ou Guerreiros do Ártico na dublagem retorna de uma missão bem sucedida o que lhes garante um jantar num restaurante grã fino para comemorar.

A equipe é formada pelo capitão Sean Murphy e sua tripulação: Maureen Epps, Dodge, Greer, Santos e Munder e estes bem no meio da comemoração conhecem um jovem que atende por Jack Ferriman da patrulha aérea ártica dizendo ter encontrado um navio antigo abandonado no meio do oceano em águas internacionais e requisita o trabalho de resgate do capitão garantindo que eles poderão ganhar muito e poderão dividir tudo o que há na embarcação e a única condição, é que Ferriman vá junto á expedição.

Depois de uma rápida troca de ideia, a equipe concorda praticamente por unanimidade em zarpar o quanto antes para mais esta empreitada e é o que acontece entre um corte de cena e outro, no meio de um toró e em questão de horas o radar do Guerreiros do Ártico capta o sinal de uma embarcação estática e zero respostas ao rádio comunicador do capitão Murphy.

Ao tentar uma aproximação, a embarcação do capitão colide com o grande transatlântico que incontestavelmente é o Antonia Graza que segue sem dar respostas ao rádio do de Murphy que confirma que aquele é o navio italiano perdido desde os anos 1960 e que segundo a lei marítima, pelo fato da embarcação estar perdida em águas internacionais, ou seja, fora da jurisdição da guarda marinha, o Antonia Graza e tudo o que ainda resta lá dentro pertence á equipe e á Ferriman.

Com exceção de Santos e Greer, o resto da equipe sobe a bordo do enorme navio e começam rapidamente a fazer uma exploração por dentro onde no meio do trajeto, Munder pisa em um assoalho podre que quase o faz cair no piso inferior, se Maureen não agarrasse seu braço a tempo, porém neste mesmo instante, a jovem se distrai ai ver a figura de uma linda menina a observando no andar de baixo (que é a fantasma de Katie).

Na sequencia, a equipe explora o leme e Murphy requisita que o diário de bordo seja encontrado.

Perto dali, Dodge muito estranhamente encontra um relógio de pulso digital que obviamente não era para estar lá por se quer havia sido inventado na década de 1960 o que indica que alguém esteve no Antonia Graza anteriormente.

De volta ao Guerreiros do Ártico, a equipe avalia o estrago feito com seu reboque ao colidir com o transatlântico e o prognóstico é que o motor foi avariado, o que os faz pensar em como proceder com os reparos. Enquanto isso, Maureen fica pensativa sobre a misteriosa menina que ela viu a pouco e conta à Ferriman sobre.

Depois que a equipe resolve proceder sem a intervenção da guarda marinha, geral se divide pelo Antonio Graza para fazer a identificação de toda a embarcação. Maureen por sua vez, inspeciona a piscina por dentro e encontra uma capsula de bala deflagrada e ao subir as escadas de volta, a jovem dá de cara com a fantasma de Katie que a faz cair com o susto.

Paralelamente, Murphy analisa a cabine do capitão, Greer um cômodo inundado e Dodge e Munder encontram a sala das máquinas também inundada.

Ferriman encontra Maureen voltando a si do desmaio ao mesmo tempo que Murphy encontra um copo de uísque aparentemente fresco e ao prová-lo vê o velho capitão do transatlântico refletido no espelho projetado sobre seu próprio reflexo, o que faz o jovem capitão derrubar a bebida com o susto.

Maureen afirma á Ferriman ter visto a menina novamente e sem se darem conta, a piscina transborda de sangue revelando corpos em seu interior.

Enquanto Greer chega ao salão de festas, ele perde a comunicação com o resto da equipe e em paralelo, Maureen tenta abrir a válvula de acesso a uma porta que está emperrada e ao conseguir girar o mecanismo libera uma tromba d'água e vários corpos decompostos causando um alagamento.

Depois de conseguir se salvar e constatar os corpos ali presente, Maureen resolve que é hora de abandonar o navio, porém a porta do compartimento se tranca por fora.

Greer por sua vez, encontra cigarros acesos em uma das mesas e nisso, vemos por trás dele a silhueta da fantasma da cantora Francesca. 

Maureen e Ferriman encontram o compartimento de carga de veículos da tripulação e adjacente a ele o cofre repleto de barras de ouro e ratos. Não muito depois, a dupla dá meia volta e chega até a cozinha onde lavam o maior susto com Dodge e Munder.

Depois de relatar aos amigos sobre o achado, Maureen junta a equipe e os leva ao compartimento de carga onde geral comemora a possibilidade clara de ficarem ricos com o saque que é o suficiente para dar o trabalho de resgate por concluído.

Enquanto isso, Santos finaliza os reparos no motor do Guerreiros do Ártico, porém acaba sentindo um cheiro de vazamento de gás e grita para Greer não acionar o botão de ignição do reboque, coisa que a fantasma de Katie também tenta fazer, porem uma força sobrenatural a abduz. Greer acaba acionando o botão o que faz o reboque explodir impulsionando Santos em chamas até o oceano. Uma segunda explosão termina por destroçar a embarcação da equipe jogando a todos para a água.

Maureen se recompõe e encontra Greer boiando, mas Santos obviamente não resistiu.

A bordo do Antonia Graza, Dodge teta agredir Ferriman o responsabilizando pelo ocorrido com Santos, mas Greer o contém. Geral diverge sobre a mais recente desgraça que os abateu e a pressão faz Greer acertar um soco em Munder depois de geral ter concordado em deixar os reparos do transatlântico para o dia seguinte pela manhã pois mesmo com lanternas a visibilidade da equipe está ficando limitada.

Murphy passa a noite em claro com remorso pela baixa na equipe e em paralelo, Maureen checa a lista da tripulação onde encontra o registro de Katie.

Enquanto isso, Dodge e Munder resolvem encher a pança com uma lata de feijão de quase meio século encontrada na cozinha e que aparentemente está apta para o consumo, então a dupla não faz a menor cerimônia comendo como se não houvesse o amanhã.

Maureen chama por Katie enquanto explora as cabines da tripulação e ouve-se então o bater das portas.

De volta a Dodge e Munder, a dupla percebe que o feijão se tornou magicamente uma pilha de larvas vivas o que os faz entrar em pânico.

Ao encontrar a cabine que pertencia à Kate, Maureen também encontra os pertences intactos da menina além de desenhos feitos à mão.

De volta ao salão de festas, Greer vê o lugar arruinado se transformar magicamente no salão novo em folha e se vê cercado pelos fantasmas dos tripulantes incluindo Francesca que recebe aplausos pela sua performance.

Murphy volta a cabine do capitão onde o fantasma do mesmo lhe oferece um copo de uísque.

Greer é seduzido pelo fantasma de Francesca e a beija.

Maureen encontra o esqueleto enforcado de Katie com um cordão envolto a um pingente de coração no pescoço e no mesmo instante fica cara a cara com o fantasma da própria menina que diz que ela ia encontrar os pais nos Estados Unidos quando o transatlântico desembarcasse. A jovem então devolve o cordão a menina, porém a joia transpassa a mão da mesma tornando incontestável que ela é um fantasma.

Ouvimos então o capitão mencionar a história de um navio antigo chamado Lorelay que tem uma ligação com o Antonia Graza e assim como ele a embarcação desapareceu e se especula que a tripulação tenha sido assassinada e o ouro de se cofre fora saqueado.

Katie diz á Maureen que alguém está coletando as almas de quem pisa no transatlântico, porém antes que ela pudesse dizer o que acontecerá quando ele atingir a cota, ou por que a tal pessoa precisa fazer isso, a menina é tragada e desaparece.

Murphy encontra o fantasma de Santos que o tortura psicologicamente e o leva para um passeio.

Paralelamente, Francesa se despe e atrai Greer até uma porta fazendo-o cair num abismo e de relance vemos o rosto cadavérico da cantora esboçando um sorriso maligno.

Maureen encontra Murphy que enxerga nela o fantasma de Santos que o instiga a ataca-lo enquanto a jovem tenta faze-lo acordar, porém Ferriman o nocauteia e com a ajuda de Dodge o capitão é aprisionado em um compartimento subterrâneo.

Com a equipe reunida, Dodge e Munder levantam a hipótese de que o ouro esteja envenenado e que por isso geral está sofrendo delírios.

Sem perda de tempo, a equipe aproveita os primeiros raios de sol para iniciar o reparo do navio e para isso eles acoplam tubos de drenagem, o que levará um tempo até o Antonio Graza esvaziar.

Maureen aproveita o tempo para procurar Greer e encontra Katie que a leva até o corpo do amigo. Kate toca a alma de Maureen e a faz ter uma visão do navio no passado: na visão, presenciamos a equipe do restaurante do navio envenenando a comida da tripulação e posteriormente um recap da chacina no baile a céu aberto.

Katie e um grupo de sobreviventes foram pegos pela equipe de criminosos infiltrados no navio e levados até o convés onde executaram boa parte da tripulação com exceção da menina que foi levada até sua cabine e enforcada lá mesmo como foi visto antes.

Francesca estava mancomunada com o chefe da quadrilha que visava roubar o ouro do cofre, porém a ardilosa cantora executa o chefe que era seu amante com um tiro na cabeça e posteriormente aparece da penumbra Ferriman que agora sabemos que também é um fantasma e que também estava atrás do ouro. Ferriman mata Francesca arremessando uma corrente que faz com que seu gancho prenda no pescoço da cantora a suspendendo.

Ainda vendo fragmentos de memória de Katie, Maureen se dá conta de que foi Ferriman que causou os acidentes que os impediram de evadir do Antonia Graza, incluindo a explosão do motor que causou a morte de Santos. Em pânico, a jovem corre até o compartimento onde está Murphy, porém neste meio tempo o local alagou e o capitão  acabou morrendo afogado. Sem perda de tempo, ela encontra Dodge e alerta que eles precisam se juntar e fugir imediatamente.

Munder por sua vez, mergulha na sala das máquinas onde acaba ficando preso aos cabos que o puxam em direção a um par de engrenagens ativas que o estouram em pedaços.

Enquanto Maureen procura Munder, Ferriman encontra Dodge e o confronta sobre sua passividade frente á amiga por quem ele tem uma queda. Dodge fica puto e coloca o contratante sobre a mira de sua arma e dispara certeiramente, porém vemos ao longe o fantasma criminoso mexer os olhos.

Maureen começa a armar explosivos pelo navio e ao encontrar Dodge que diz ter matado Ferriman diz á ele que eles devem deixar a embarcação sem o ouro o que o faz surtar e jogar na cara da parceira que ela sempre o faz de capacho. Com os ânimos frios, Dodge diz para Maureen explodir logo tudo e nisso descobrimos que aquele é na verdade Ferriman que tomou a aparência do rapaz que foi quem acabou morrendo fora de tela.

Ferriman barganha a vida de Maureen em troca da carga do navio, mas como a jovem se nega, o fantasma acerta um golpe de cano nas costas dela fazendo-a cair na água e a agarra dizendo que ela só precisa consertar o navio iniciando um corpo a corpo.

Maureen consegue sobrepujar o algos e usa sua arma que dispara gancho para acertar o detonador iniciando uma sessão de explosões. Enquanto boia pela água rumo a superfície, Maureen vê o fantasma de Katie subir aos céus e ela se despede da amiga se juntando a todas as almas antes aprisionadas por Ferriman que sobem ao céu garantindo enfim seu descanso eterno e em paz enquanto o Antonia Graza afunda.

Boiando no vasto oceano, Maureen acorda agarrada a um baú, o mesmo que leva o ouro do navio próximo a uma enorme embarcação que a resgata e aciona prontamente uma ambulância.

Entre os funcionários que recolhem a carga que foi salva, aparece Ferriman que observa Maureen de longe pronto para levar consigo aquilo que ele acredita pertence-lo. Maureen grita em desespero, porém é abafada quando as portas da ambulância se fecham...

É uma verdadeira tristeza um filme tão bem montado, com uma cinematografia tão ser lembada apenas pela sua introdução visceral. O longa é bem escrito, deixa um gancho e tanto e nos brinda com efeitos especiais e práticos condizentes com seu orçamento de 20 milhões, tendo arrecadado nada mais do que quase 90 milhões e uma legião de fãs que fizeram da trama um cult com o passar do tempo.

Sem dúvida é um dos maiores trunfos da Dark Castle que é a mesma produtora de A casa da colina e A casa de cera ainda que a crítica especializada tenha dado notas baixas e feito duras críticas sobre a produção, que apesar de mediana, eu devo reconhecer é ao mesmo tempo competente.

No elenco temos poucos rostos hoje conhecidos como: Karl Urban, astro do seriado The Boys, também conhecido por Thor Ragnarok, Star Trek além da escuridão, Dredd, O senhor dos anéis: As duas torres e O retorno do rei e as séries Xena: A princesa guerreira e Hercules. Em Navio fantasma ele deu a vida ao personagem Munder.

Gabriel Byrne, interprete do capitão Murphy é um veterano conhecido por filmes como Stigmata, Fim dos dias e Hereditário.

A protagonista vivida por Julianna Margulies é conhecida pelas séries E.R - Plantão médico, Law & order, The good wife e A família Soprano.

A australiana Emily Browning que deu a vida á Katie é conhecida por ter atuado ao lado de Jim Carrey no longa Desventuras em série onde interpretou Violet Baudelaire, uma das protagonistas do clássico baseado em uma obra literária. 

E por fim, Desmond Harrignton que deu vida ao antagonista Ferriman, é um ator de longa data tendo atuado nas séries Law & order: Criminal intent, Dexter e Gossip girl, além do filme Pânico na floresta.

No mais, o filme tem um enredo bacana, linear e atmosférico com um excelente plot twist e ótimas cenas que deviam ser mais relembradas mas que infelizmente andam caídas no esquecimento, tendo sido em sua época áurea um filme muito alugado (aliás, foi como eu conheci a obra) e também deveras reprisado na tevê aberta, mas propriamente pelo SBT.


Trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário