Mal Pânico colheu os louros de seu absoluto sucesso e Hollywood moveu suas camadas mais obscuras em busca de novas crias seguindo o novo subgênero que surgiu, o teen slasher afim de repetir a fórmula do clássico atemporal de Wes Craven.
Eis que em pouco tempo surge a única obra relevante do diretor Jim Gillespie trazendo nomes até então relevantes entre os adolescentes como Freddie Prinze Jr. e Sarah Michelle Gellar, aliás dupla esta que acabou se tornando um casal em 2002 além de repetirem a dose atuando juntos nos dois primeiros filmes live action do Scooby Doo.
Voltando ao filme em resenha, ele precisava de uma trama atraente e um antagonista marcante, este último acertou em cheio, mas a trama teve a infelicidade de ser mal escrita e mal conduzida. A história gira em torno de quatro amigos comemorando o festival de 4 de julho depois de um festejo local em sua cidade natal que vive da pesca.
Na ocasião, os protagonistas atropelam acidentalmente um jovem pescador e ao dar o ocorrido como um homicídio, geral opta por pressão em se livrar do corpo e nunca mais tocarem no assunto. O problema é que um ano depois, estranhos bilhetes aparecem para cada um ameaçando-os pelo fato que o autor conhece o segredo podre do grupo.
Começa então uma série de assassinatos e uma busca frenética pela verdade e pela sobrevivência.
Tudo começa no festival da rainha do verão em uma comunidade pesqueira, comemorado no dia quatro de julho, o dia da independência dos Estados Unidos, onde a jovem Hellen Shivers disputa com outras jovens a vaga de rainha daquele ano, com a torcida de seu namorado Barry William e seus amigos Ray Bronson e a namorada dele Julie James, o que garante a ela a vitória e a posse da coroa.
Horas depois, Hellen e os amigos acampam na beira da praia e discutem sobre a lenda urbana local de um pescador assassino que usa um gancho no lugar de uma das mãos para matar suas vítimas (creditado como Hookman).
Na volta para casa, Barry acaba exagerando na marvada e faz Ray perder o controle do carro e atropelar alguém que geral acredita ser algum animal perdido na estrada à noite.
Ray é pressionado a checar o pulso daquele que eles descobrem ser um homem de meia idade e o prognóstico do jovem é que o tiozinho tomou Red Bull, o que faz geral divergir entre o correto que é chamar a polícia e falar a verdade mesmo significando que os quatro serão acusados de homicídio culposo e como punição, a cadeira elétrica ou simplesmente se livrar do corpo e jurar nunca mais falar sobre o assunto.
A segunda opção é imposta praticamente na marra por Barry que não quer levar a pior e geral concorda. Por muito pouco, o ocorrido não é flagrado por Max Neurick, amigo do quarteto na escola, porém o jovem está chapado pelo cigarrinho do capeta o que significa que não oferece perigo mesmo se ele tivesse os pego no ato.
Depois que Max se vai da mesma forma que chegou, geral joga o corpo no cais, o qual acaba estranhamente se mexendo e Barry quase se afoga. Logo depois,o grupo se junta e faz um juramento de levar o infortúnio para o túmulo e nunca mais tocar no assunto.
Um ano se passa e Julie é a única com a consciência visivelmente pesada e ao chegar em sua casa, ela recebe um bilhete anônimo escrito "Eu sei o que vocês fizeram no verão passado" remetendo ao acidente no cais, o que deixa a jovem tensa.
Sem perda de tempo, Julie vai até a loja de departamento onde trabalha Elsa, irmã de Hellen para procurar a amiga que esteve viajando fora da cidade desde o ocorrido na praia, porém a rainha do verão é encontrada no setor de perfumaria onde trabalha para a irmã metendo um migué sobre sua viagem, seu retorno e a falta de notícias á amiga e acaba sabendo sobre o bilhete misterioso.
As duas vão até Barry e falam sobre o ocorrido dias depois do descarte do corpo o qual foi descoberto e identificado pela polícia como David Egan. Barry deduz que o autor do bilhete anônimo é Max e vai até as docas onde ele trabalha com pescado e o ameaça de morte com um gancho sendo ameaçado de volta na saída.
Depois de garantir ás garotas que Max não vai mais brincar com eles, Barry juntamente da namorada e da amiga reencontram-se com Ray que estava sumido e descobrem que ele está trabalhando como pescador também. Ray pede para ter uma particular com Julie para explicar seu sumiço.
Em paralelo, Max que trabalha em um galpão é atacado e morto por uma pessoa misteriosa trajando capa de chuva preta e um gancho de pescador: o Hookman!
Mais tarde no banheiro da academia, ao sair do banho, Barry recebe uma foto de seu carro em seu armário escrito "Eu sei". Acreditando ser Max, Barry segue seu carro que acaba de deixar o estabelecimento de ré com um ladrão a bordo e este para no meio do breu e acelera para frente atropelando o jovem. O motorista que era nada menos que o Hookman sai do carro e golpeia Barry que apaga.
Na manhã seguinte, Barry que sobreviveu e foi hospitalizado dá detalhes á Julie e Hellen sobre o ocorrido e geral opta por aceitar que alguém está tentando se vingar deles e que eles devem procurar pistas que levem ao Hookman.
Julie procura por dados de David Egan na internet e descobre que ele tinha uma noiva chamada Susan que morreu. Juntamente de Hellen, Julie vai até a casa dos Egan mas ninguém atende a porta forçando as duas a procurar por algum sinal de vida pelos fundos até darem de cara com Melissa que é irmã do finado David e é a única que mora na casa desde que o mesmo morreu.
Melissa menciona um colega de escola de David chamado Billy Blue que foi o único a dar os pêsames á ela e com quem ela teve um breve affair. Abalada, Julie vai embora e resolve juntamente com a amiga procurar pelo paradeiro do tal Billy.
Na manhã seguinte, Hellen acorda com parte de seu cabelo picotado e uma mensagem no espelho escrita "Logo" com batom o que a faz ter um surto.
Julie por sua vez, recebe um telefonema anônimo orientando-a a ir até o carro de Barry para checar o porta-malas e dentro do compartimento encontra o corpo de Max congelado e cheio de caranguejos. Ao trazer Barry e Hellen para ver o que descobriu, toma por louca pois o corpo e os caranguejos sumiram e o porta-malas está completamente seco, limpo e organizado.
Ray brota mais uma vez do nada e Barry em surto o acusa de ser o Hookman. As garotas mencionam a existência do tal Billy e suas suspeitas nele, mas Barry levanta a hipótese de que Melissa passou um nome falso do amante ou ele para ela.
Com o novo festival da rainha do verão chegando, o grupo acredita que o Hookman está planejando se vingar no aniversário do acidente fatal.
Bem no momento do desfile, Hellen vê o assassino entre os populares e dá um sinal para Barry que o persegue e ao alcançar o misterioso de capa, descobre que era apenas um idoso inocente e assustado (também, o marmanjo simplesmente o derrubou tal qual um quarterback da NFL faria).
Paralelo a isso, Julie volta a casa dos Egan onde Melissa a assusta com uma faca. Depois de acalmar os ânimos, Julie pede á irmã de David que a ajude com o paradeiro de Billy e também diz que a morte de David não foi um suicídio como ela menciona que foi por conta do que se passou com Susan, e mostra o bilhete anônimo que ela recebeu e o liga á David dando início a uma briga feia.
De volta a cerimônia do festival da rainha, Hellen vê Barry sendo atacado no camarote pelo Hookman e ao subir com o xerife para averiguar não encontra nada e além disso a jovem toma de histérica sendo escoltada para sua acasa, porém na metade do caminho, o oficial acaba tendo que descer da viatura para fazer uma blitz, mas para sua infelicidade o suspeito é Hookman que o mata apesar dele ter sido alertado por Hellen.
Sem perda de tempo, Hellen estoura o vidro da viatura e dá início a uma fuga.
Enquanto isso, Julie faz uma nova busca por David Egan e descobre que quem o grupo atropelou na verdade era Ben Willis, pai de Susan que na ocasião teria matado o jovem em retaliação pela morte da filha e que a jovem e seus amigos tiveram a infelicidade de se meter ainda que sem intenção no meio desse caso de família.
Enquanto isso, Hellen chega á loja da irmã e pede a ela que tranque todas as portas enquanto ela chama a polícia, mas Elsa acaba sendo assassinada pelo Hookman ao verificar a porta dos fundos.
Ao perceber o silêncio, Hellen procura por Elsa e encontra seu corpo no banheiro e em seguida vê o Hookman rondando o interior da loja. Desesperada, Hellen se joga de uma janela e após se recompor foge pelo estacionamento adjunto a parada do festival da rainha do 4 de julho. O Hookman a encurrala frente a uma pilha de pneus e a mata aos poucos.
No porto, Julie encontra Ray e conta sobre sua descoberta e diz que o tal Billy pode ser na verdade Ben Willis e que ele pode ter jogado o corpo de David no meio da estrada no fatídico momento para incriminar o primeiro trouxa que passasse por lá, o que significa que os jovens são inocentes e carregaram um fardo a toa. Não bastasse isso, Julie descobre que Ray é amigo de Melissa, o que pode fazer dele um suspeito em potencial de ser o Hookman.
Ao fugir de Ray, Julie é amparada por um homem gentil que está a bordo de um barco e este a ajuda a se recompor. Por desgraça, Julie acaba descobrindo que o homem é nada menos que Ben Willis, o verdadeiro Hookman.
Ray segue o rastro dos dois e invade o barco tendo uma luta corporal com Ben e acaba sendo jogado para fora. Por sorte, Ray se segura em uma corda e volta á bordo perseguindo o crápula. Ben persegue Julie que se esconde no depósito de peixes e logo mais a frente, no reservatório de gelo, ela encontra os corpos dos amigos.
De volta ao páreo, Ray tenta acertar Ben com um gancho de rede de pesca, mas o ardiloso pescador consegue se desfazer da ferramenta e parte para cima de Julie. Para a infelicidade do assassino, ele acaba ficando com a mão presa na corda do mastro que o puxa para cima em alta velocidade e o lança para fora do barco ao decepar o membro.
A salvos, Ray revela que se infiltrou entre os pescadores para investigar Ben Willis em segredo pois o remorso também o pegou e ainda declara seu amor a jovem.
A guarda costeira aparece e um dos policiais revela que o corpo de Ben se perdeu no mar mas que será encontrado.
Um ano depois, vivendo tranquilamente, Julie recebe um bilhete que a faz ficar tensa pelo trauma acreditando ser uma nova ameaça, mas ao abri-lo descobre que não é nada mais que um inofensivo convite para uma festa na piscina.
Ao sair do banho, Julie vê escrito "Eu ainda sei" no bafo quente do box e ao se aproximar para observar melhor, ela é surpreendida por uma mão que quebra o vidro tentando agarrá-la fechando o filme com um gancho...
Com um orçamento de 17 milhões de dólares, o filme conseguiu arrecadar pouco mais de 125 milhões o que obviamente garantiu uma sequencia já no ano seguinte trazendo de volta Jennifer Love Rewitt e Freddie Prinze Jr. respectivamente como Julie e Ray além de Muse Watson mais uma vez como Ben Willis.
Claro que a continuação não agradou e se tornou esquecível, mas mesmo assim em 2006 a franquia voltou das cinzas com uma espécie de reebot capenga que nem precisa dizer que também não deu certo e como se a teimosia fosse pouca ainda em 2021 foi produzida uma série recontando os eventos do primeiro filme, que também não caiu no gosto do público por motivos óbvios.
Ainda se especula que um novo filme sequencial ao primeiro estaria sendo estudado e que traria o elenco sobrevivente do original estaria sendo sondado para o retorno, mas nada de concreto até o presente momento.
Apesar do enredo tentar se mostrar competente, a verdade é que ele é mal elaborado, o plot twist não convence, a identidade do Hookman decepcionou além da motivação do mesmo ter sido uma verdadeira confusão no final das contas. E para piorar o final do antagonista é broxante tudo para dar motivo para uma sequencia, aliás a sequencia de conflito entre os mocinhos e o vilão foi muito curta e sem graça, a única coisa legal que se salvou no último arco foi o clichezento porém bem montado momento da descoberta da pilha de cadáveres no reservatório de gelo.
Aliás, a violência gráfica do filme está ok apesar de que poderia ter sido mais pesada e poderia ter tido mais vítimas até para justificar as quase duas horas do filme, mas a produção optou por um enfoque mais investigativo o que acabou embarrigando a trama e a deixando enfadonha e cansativa.
No mais, o filme ainda é aproveitável e faz jus ao hall da tríade dos teen slasher que deram o ponta pé a nova mania entre os adolescentes junto do arrasa quarteirões Pânico e seu irmão caçula Lenda Urbana que também é uma ótima pedida e futuramente eu devo trazer uma resenha fresquinha. Aguardem!
Trailer:
Nenhum comentário:
Postar um comentário