E vamos com mais um lançamento, o filme mais recente do vasto currículo de M. Night Shyamalan que aqui dirige, roteiriza e co-produz além de fazer uma breve aparição lá pela primeira metade do longa.
Desta vez não tem sobrenatural, mas sim uma trama mais puxada para o thriller psicológico que deixa desde cedo escancarado quem é o psicopata que está atrás de uma jovem cantora que está fazendo um show ao vivo na arena de um shopping envolta a um esquema rigoroso de segurança.
A primeira metade da trama nós temos todo o preparativo do antagonista que é metódico e muito persuasivo para conseguir sequestrar a estrela principal e na segunda metade a gente tem o desenvolvimento do imbróglio que envolve um transtorno obsessivo compulsivo por parte do sequestrador que dá sinais de não bater bem da bola.
Antes de sair soltando farpas e explicar o por que do meu descontentamento com esta produção, vamos contextualizar o enredo e destrinchar a trama que começa quando Cooper Abbott, um jovem pai de família e bombeiro está a caminho de um show ao vivo no shopping de uma jovem cantora chamada Lady Raven com sua filha adolescente e ídola confessa Riley terrivelmente empolgada.
Depois de estacionar no shopping, a dupla consegue ver o ônibus particular de turnê chegar com a Lady Raven bem a tempo para o pré show, mas antes pai e filha param na praça de alimentação para abastecer por que o dia vai ser longo.
Finalmente de pança cheia, Cooper e Riley vão até a arena do shopping até os lugares que eles conseguiram para aguardar a abertura do show que começa sem menores problemas. No meio da cantoria, Cooper que parece avoado o tempo todo deixa Riley sozinha para ir ao banheiro e quando está sozinho chega pelo seu celular as imagens ao vivo de um jovem asiático preso em um porão.
Na saída, Cooper tem um breve papo com a mãe da melhor amiga de Riley que ao contrário do bombeiro parece empolgada com o show dando uma de tiazona adolescente enquanto o rapaz é evasivo com a esquisita tentando se desfazer dela a todo custo, enquanto que ao mesmo tempo, o FBI cerca o shopping por fora num esquema forte de segurança.
Cooper volta finalmente para a arena pegando um discurso motivacional da cantora que relata sua infância difícil e o período de terapia pelo qual ela passou até se recuperar seguindo com uma música também motivacional.
O show entra no primeiro intervalo e Riley vai á loja de camisas da Lady Raven com o pai que consegue a empatia do vendedor Jamie que garante uma camisa para o próximo intervalo uma vez que a adolescente teve que ceder a última que tinha para outra garota. Cooper pergunta á Jamie se ele sabe o por que de todo o esquema de segurança do FBI e o lojista menciona que um maníaco chamado o Açougueiro está a solta planejando um atentado contra a cantora.
Pai e filha voltam para o segundo ato do show a tempo de pegar um feat. de Lady Raven com um cantor chamado Parker que surgiu de um buraco com um pequeno elevador do qual Cooper fica curioso para bisbilhotar, mas Riley é contra.
Um tempo depois, Cooper volta até a loja de camisas e Jamie o leva até o estoque e faz mais perguntas sobre o Açougueiro, descobrindo que o lojista tem um cartão e um código que dá a ela acesso a algumas áreas restritas próximo ao FBI e o otário acaba falando o código além de ter seu cartão furtado (aliás já é mais do que evidente que Cooper é o Açougueiro, pelo amor de Deus).
Depois de conseguir a camisa para Riley, Cooper faz um desvio até uma das áreas restritas sem chamar a atenção e ouve o planejamento para a segurança de Lady Raven além de furtar um fone de segurança e um rádio comunicador.
Na saída, Cooper cruza novamente com a mãe da amiga de Riley que percebe as evasivas do bombeiro que a dribla marcando um programa entre eles e as meninas.
Enquanto vê o show longe de Riley, Cooper observa a movimentação do FBI e ouve eles dizendo que um suspeito de ser o Açougueiro fora detido instantes atrás, porém foi inocentado. Se aproximando mais da arena, Cooper ouve a chefe de segurança do FBI, a doutora Josephine Grant orientando seus homens sobre o próximo passo que o Açougueiro pretende dar.
Perto dali, na cozinha de uma lanchonete, alguém (que a gente sabe quem) coloca duas garrafas na gordura quente de uma fritadeira de batatinha e esta explode ferindo uma
funcionária dando brecha para Cooper ter acesso ao terraço onde ele dá de cara com dois policiais da segurança que o obrigam a se identificar e ele mostra o cartão de acesso e ainda repassa o código que Jamie deixou passar.
Não muito depois, Cooper volta para a arena onde encontra Riley pelos corredores o procurando e esta o leva de volta para o show.
Durante uma performance, Cooper conhece o tio e assistente de produção de Lady Raven e joga para cima dele uma história fiada para conseguir que sua filha seja escolhida como a Dreamer Girl, uma escolhida especial pra subir no palco e dançar com a cantora.
Depois de conseguir alegrar o dia da filha, Cooper usa seus dotes de bombeiro para ajudar a socorrer uma fã que passou mal e teve um desmaio, levando-a até a enfermaria da arena e volta ao show logo depois com Riley a tempo de pegar outro feat. desta vez com um cantor que além de ridículo e brega ainda tem um péssimo caráter.
Assim que o show entra em mais um intervalo, Cooper leva Riley para ver Parker e o mal caráter deixando seus camarins para irem embora.
Cooper ouve a doutora Grant falando aos seus homens sobre um possível contato que o Açougueiro fará e em seguida, o bombeiro é orientado a sair com Riley pela ala VIP por onde eles passarão por uma rápida bateria de perguntas de rotina até serem liberados.
Antes de ir embora, Cooper topa com Lady Raven e pede a ela para falarem rapidamente a sós e quando o faz se revela como o Açougueiro e ameaça matar seu prisioneiro, o rapaz asiático chamado Spencer intoxicado por dióxido de carbono se ela não o escoltar em sua limusine e seguir suas instruções.
Acatando ao pedido do bombeiro, Lady Raven não só escolta pai e filha como oferece carona até a casa deles onde são recebidos por Rachel, mulher de Cooper e seu filho caçula Logan que não desconfiam de nada. Rachel convida a cantora para conhecer a casa e tomar um lanche.
Lady Raven canta e toca piano para Riley aproveitando a brecha para pedir para tirar uma selfie tomando o celular de Cooper e se trancando em um dos quartos. Lá, a cantora acessa a câmera do porão e fala com Spencer que dá uma localização aproximada de onde ele está e logo depois, a jovem faz uma rápida live denunciando o ocorrido e alerta seu motorista para que chame a polícia.
Ao final, Lady Raven grita para Riley e família que o pai é o Açougueiro e nisso um silêncio se instala até que Cooper destranca a porta sozinho. Cooper leva a cantora até o carro de Rachel e ela tenta usar de psicologia para convencer o maníaco a se entregar e a se tratar mas é em vão e ele a obriga a se amarrar.
Do lado de fora da garagem aparecem Riley e família dando chance para Lady Raven saltar do veículo ao mesmo tempo que a doutora Grant e o FBI cercam a casa. Cooper se tranca mas foge através de um túnel enquanto a residência é arrombada. Do outro lado da esquina, Cooper reparece usando a farda do FBI e rende Lady Raven mais uma vez a algemando.
A limusine no entanto passa em frente a uma multidão de fãs da cantora e esta consegue se soltar das algemas pulando fora do veículo enquanto o FBI que estava por perto cerca Cooper que conseguiu fugir por trás.
No local indicado por Spencer, a polícia consegue resgatá-lo e Lady Raven o encontra e o abraça emocionado.
Na manhã seguinte, a doutora Grant oferece proteção á Rachel e seus filhos e segue monitorando as ruas em busca de Cooper.
Sozinha enquanto faz chá, Rachel é pega de surpresa por Cooper e os dois discutem por que a mulher já desconfiava que ele era o Açougueiro, pois encontrou um recibo no nome do marido e o entregou a polícia. Além disso, descobrimos que o casal é separado e que Cooper vê pouco os filhos o que o fez nutrir um ódio por Rachel.
Rachel tenta convencer Cooper a comer com ela um pedaço da torta de Riley antes de dar seguimento ao plano do maníaco de matá-la e depois se matar. Sem desconfiar que Rachel drogou a torta, Cooper come e alucina com sua mãe que diz ter orgulho dele, porém isso é apenas um joguete da doutora Grant que o guia para uma armadilha montada pelo FBI que o eletrocuta até tirá-lo de ação.
Detido, Cooper para para ajeitar a bicicleta de Riley e se despede dela com um forte e emocionante abraço. Na viatura, Cooper tira as algemas com a ajuda de um raio que ele tirou da bicicleta gargalhando aliviado.
Na cena pós créditos, vemos Jamie descobrindo pelo telejornal que Cooper é o Açougueiro.
O filme foi orçamentado em 30 milhões de dólares e já acumulou até agora quase 48 milhões, o que não quer dizer grande coisa.
Para mim, a mais nova obra de Shyamalan peca muito, ela é arrastada, chata, previsível, não tem inovação alguma e ainda quer bancar um filmeco de viés terapêutico.
Julgar o filme como uma produção a nível Blumhouse é pouco visto a mediocridade do enredo e a falta de interesse do roteiro em ter ação de verdade.
Shyamalan no filme interpreta o tio de Lady Raven que na vida real é a filha do próprio Shyamalan, Saleka. Para mim mais pareceu que Shyamalan encorporou o Paul W. S. Anderson, diretor dos primeiros filmes da franquia Resident Evil e marido da estrela Mila Jovovitch, ou seja, o pai coruja parece só estar querendo mostrar ao público que ele tem uma filha linda, gostosa e talentosa e foda-se o filme.
Nem no terror psicológico o filme acerta já que não consegue imergir o público e nem causar tensão; a mim pelo menos não causou e só me fez perder tempo.
No mais, o filme é só isso mesmo, uma mancha na carreira brilhante de um grande mestre do terror que anda decaindo ano após ano. Espero de verdade que no futuro ele volte as origens com um filme bombástico. Quanto a Armadilha, só merece ser esquecido mesmo.
Trailer:
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