Os anos 1980 foram sem dúvida nenhuma o ponto alto do cinema de terror pela sua simplicidade, pelo realismo dos efeitos práticos, os roteiros originais, a atmosfera muito bem montada e diversos outros aspectos.
Um dos grandes blockbuster que se tornou obrigatório nos videos cassete ou nos drive in entre os adolescentes é sem dúvida The Funhouse, um slasher fora da caixinha com direção de Tobe Hooper, o pai de O massacre da serra elétrica que nos transporta pelo ambiente aparentemente tranquilo e normal entre jovens e crianças, mas que esconde em suas entranhas muitos segredos cabulosos.
É o palco para dois casais de adolescentes se aventurarem assim que a atração fecha, o que acaba se tornando um verdadeiro pesadelo conforme os protagonistas vão explorando os personagens de um circo em seu habitat culminando em uma série de mortes numa noite que parece não ter fim.
Tudo começa na residência da família Harper onde Amy, a filha mais velha se prepara para tomar um banho sem se dar conta de que uma figura misteriosa usando máscara a espreita.
O misterioso mascarado surpreende Amy no box com uma faca, porém ela é de borracha e o mascarado é simplesmente Joey, o irmão caçula da jovem que adora pregar peças. Este foge de Amy e se esconde aparentemente debaixo dos lençóis, porém assim que a jovem descobre percebe que não é o mini capeta, mas sim um monstro de brinquedo, mais uma pegadinha do garoto, que leva um esporro e como castigo, Amy proíbe Joey de ir ao parque de diversões que acabara de chegar à sua cidade, Fairfield.
Mais tarde, pronta para sair, Amy diz aos pais que irá ao cinema com sua melhor amiga Liz Duncan, mas na verdade as duas irão com seus respectivos namorados Buzz Klemmet e Richie Atterbury até o parque de diversões para namorar.
Não muito depois de encontra Buzz, Amy encontra Liz e Richie e todos partem de carro fumando uma maconha básica a caminho do parque enquanto Joey foge de casa pela janela por não estar disposto a perder a diversão no parque.
Ao chegar ao local destinado, Amy e Buzz ficam na entrada tendo um D.R pois a garota não se sente bem por ter que mentir aos pais sobre onde e com quem ela foi enquanto o outro casal vão na frente brincar nos joguinhos de barraca.
Um tempo depois de se divertir nos brinquedos, as garotas vão até o imundo banheiro do parque onde depois de Liz trocar uma zoação com Amy, uma velhinha aparece recolhendo bitucas de cigarro no chão e diz as jovens que Deus está vendo e ouvindo tudo o que elas fazem.
De volta aos rapazes, as garotas resolvem ver os novilhos deformados de um circo dos horrores e Richie convence geral a entrar na tenda adjacente para ver outras más formações, entre eles fetos humanos e outras aberrações.
Logo depois, a turma passa por um dos anfitriões do local, chamado Conrad Straker que promove a Casa do riso (a Funhouse do título original que está mais para um túnel do horror do Playcenter), dizendo que a atração principal é tão terrível que "quem paga para entrar, reza para sair", daí a sacada para a tradução BR do título do filme.
Paralelo isso, Joey já está no parque e se diverte sem chamar a atenção de ninguém pelo fato de estar desacompanhado.
Na sequencia, os jovens assistem a um número de ilusionismo fajuto com a mulher empalada e saem do espetáculo rachando o bico. Logo depois, Amy tem a ideia de fazer a leitura de sua mão na tenda da Madame Zena. Enquanto a charlatã faz a leitura da mão de Amy, o resto da galera debocha dos poderes de Zena que os expulsa de sua tenda.
Mais tarde, enquanto Joey segue se divertindo longe dos olhares de sua irmã, Liz e Richie que se separaram dos outros para comprar algodão doce, retornam e Amy alerta que está ficando muito tarde mas Liz convence a galera a ir até a Funhouse, mas geral faz uma incursão até uma tenda onde funciona um tipo de inferninho onde os garotos observam o show das primas através de um rasgo.
Logo depois, a galera cruza com um adolescente corpulento fantasiado como o monstro de Frankestein agindo muito estranho e logo depois, Richie propõe á turma pernoitar no parque as escondidas (necessidade de adrenalina, entendem?). Mesmo a contragosto, Amy telefona para seus pais e mente outra vez dizendo que irá dormir na casa de Liz.
Com tudo pronto, os jovens adentram à Funhouse que por dentro é tão genérica e broxante quanto qualquer outra a começar pelo túnel do terror ao mesmo tempo que Joey come pipoca coincidindo com o momento em que o expediente do parque termina e a primeira atração a encerrar as atividades do dia é justamente a Funhouse seguido das outras tendas.
Joey fica para trás e entra escondido na Funhouse e acaba levando um susto com a louca do banheiro dando um pinote até a grade de proteção que foi cercada para trancar o parque resolvendo fugir pulando o obstáculo.
Perto dali, em um canteiro, ambos os casais resolvem iniciar as preliminares de um coito até ouvirem um barulho vindo de uma tenda próxima. Geral sobe até o forro da tenda e veem o garoto fantasiado de Frankestein entrar no local que é a tenda da Madame Zena trazendo alguns trocados para pagar um coito com a velha.
Com o pouco que o rapaz misterioso tem, a velha se propõe apenas a bater uma punheta e é o que ela faz não durando muito, já que o pobre tem ejaculação precoce (eu ri mas com respeito). A vidente debocha do rapaz por ele acreditar que ela iria lhe proporcionar o pacote completo e ele furioso e a esgana até a morte empurrando o corpo da velha até a caixa do fusível causando um curto circuíto.
Apavorados, geral tenta evadir, mas primeiramente esperam o jovem assassino sair da cena do crime para averiguarem os estragos. Richie examina o corpo frio da velha e constata que de fato ela passou para o outro plano.
Com o parque todo trancado pelas grades de arame, a turma resolve buscar uma saída pela Funhouse caminhando pelos trilhos do túnel do terror.
Do outro lado, Joey volta ao parque e começa a bisbilhotar os trailers enquanto os jovens descansam.
Conrad, o apresentador da Funhouse se revela ser pai do garoto mascarado que se chama Gunther e este leva o pai até o barraco de Zena por não conseguir falar e ao ver o estrago, o velho dá um esporro no garoto. Pai e filho percebem que o dinheiro da vidente morta sumiu durante uma discussão e nisso, Gunther tem um ataque tirando sua máscara e revelando sua verdadeira face: ele é uma aberração de pele e cabelos brancos, olhos vermelhos e dentes afiados e saltados para fora o que explica sua dificuldade em se comunicar.
A turma está por perto ouvindo tudo de cima do forro e Richie acaba deixando seu isqueiro cair fazendo Conrad acreditar que alguém está vigiando, porém não perde tempo tentando procurar o não convidado enquanto Amy e os outros ficam divididos sobre como proceder sobre o caso que agora piorou muito.
Joey segue turistando o parque deserto enquanto a turma segue pela Funhouse. O menino tenta bisbilhotar o local, porém um cara deformado o flagra. Joey tenta fugir porém um funcionário do parque o agarra.
Enquanto isso, os animatronics da Funhouse são religados levando a turma ao pânico.
Do outro lado, Conrad tenta acalmar Gunther e menciona seu histórico em outras cidades por onde eles passaram e a exposição pela qual a mãe do garoto o fez passar, junto ao seu irmão menor chamado Kevin que já não está mais entre os vivos e que o pai diz não querer que o mesmo aconteça ao garoto.
De volta ao lado de fora, os funcionários do parque se revelam boa gente e cuidam de Joey que está inconsciente e com febre e concordam que o melhor é conseguir o telefone da casa do menino para avisar aos pais.
Enquanto isso no túnel do terror, Buzz acaba acertando um golpe de machado na cabeça de Richie e Liz é tragada por um alçapão. Ao virar-se novamente para Richie, Buzz e Amy percebem que o corpo do jovem é levado por um vagão do trem fantasma.
Instantes depois, os funcionários do parque conseguem o telefone de Joey e prontamente o senhor e senhora Harper aparecem para leva-lo para casa e nisso, Amy os vê através de uma hélice de ventilação de um duto e tenta gritar para a família que não consegue ouvir pela distância.
Em outro duto, Liz acorda da queda e dá de cara com Gunther e implora por sua vida barganhando seu corpo apenas para ganhar tempo até conseguir sacar uma adaga e ao ser abraçada pelo deformado, a jovem desfere um golpe nas costas, porém ela é facilmente abatida.
Amy e Buzz seguem por um labirinto até encontrar Conrad munido de um revólver e nisso, o vagão com o corpo de Richie reaparece. Buzz aproveita a confusão para desarmar Conrad e os dois entram em luta corporal. Depois de levar um tiro, Buzz agarra Conrad e o leva até uma espada decorativa empalando-o.
O namorado de Amy se aproxima de Conrad para se assegurar que ele terminou o serviço, mas o homem que ainda está vivo o agarra. Buzz com o revólver do inimigo em mãos desfere vários tiros finalmente matando-o, porém com suas últimas forças, Conrad o puxa para si e o empala junto.
Gunther aparece em fúria e ataca Buzz enquanto Amy corre. Não conseguindo ir muito longe, Amy dá de cara com um palhaço animatronic que carrega o corpo e Buzz, fazendo-a dar meia volta. Amy segue correndo sobre o olhar vigilante dos outros animatronics enquanto Gunther a persegue até a tenda da Madame Zena onde o deformado a encurrala.
Amy dá meia volta entrando por um acesso subterrâneo que dá na sala das máquinas que controlam os animatronics.
Gunther finalmente encontra Amy e a ataca, porém ela se arma com um pé de cabra e contra ataca o deformado que ao desarma-la acaba atingindo a caixa de luz e se não bastasse ainda fica preso a uma corrente com ganchos que conduzem energia o eletrocutando.
Amy é agarrada enquanto a corrente que prendem Gunther o levam até duas grandes engrenagens em movimento que esmagam o jovem deformado dando brecha para Amy se soltar e assistir horrorizada o fim do rapaz.
Com o nascer do dia, Amy consegue sair do parque que já está abrindo e caminha visivelmente abalada para longe daquele pesadelo.
Indiscutivelmente um clássico para o qual eu infelizmente torci o nariz na época que o filme era figurinha carimbada nas noites de sábado das sessões de cinema da Rede Globo por não ter achado atraente o suficiente e que eu só vim a assistir de fato há poucos anos sendo que com a dublagem clássica da época só recentemente que eu fui ver por que eu queria sentir o gostinho dos anos 1990.
Felizmente a internet não deixa os clássicos morrerem e eu pude desfrutar do filme que agradou não só pela direção primorosa de um dos maiores reis do terror, mas também pela sua cinematografia bacana e atmosférica com a ambientação da Funhouse e o trabalho da equipe de maquiagem na caracterização do Gunther que ficou apavorante.
O enredo é bem simples porém foge do convencional e a única coisa triste é que não teve mais vítimas além de um pouco mais de tempo para desenvolver melhor o antagonista, além de que esta obra diferente de outros slasher da época não teve coito semi explicito com peitinhos de fora, muito provavelmente por que o filme precisou se adequar a classificação indicativa para atrair um público mais jovem; acontece.
Dos poucos rostos do elenco destaca-se Elizabeth Berridge (Amy) que seguiu fazendo participações em filmes e séries sendo a mais expressiva obra o filme Amadeus onde ela deu vida a esposa de Mozart, o lendário compositor austríaco em 1984.
Também se destacou a veterana e saudosa atriz Sylvia Miles que deu vida a Madame Zena. Miles atuava no cinema desde 1960 e seguiu na ativa até 2019 ano em que faleceu aos 94 anos. Entre suas obras mais conhecidas estão Perdidos na noite de 1969, O último dos valentões de 1975 (estes dois garantiram a indicação ao prêmio Academy Award de melhor atriz coadjuvante), Amor à segunda vista de 1988, Ela é o diabo de 1989 e Wall Street: O dinheiro nunca dorme de 2010 sendo esta sequência de Wall Street: Poder e cobiça de 1987.
No mais, o filme diverte bastante, tem um enredo fluído na segunda metade o que exige uma baita paciência enquanto a matança não acontece e a violência gráfica está bem ok, não fede mas também não cheira e como eu disse, podia ser maior e trazer mais vítimas, mas infelizmente deve ter faltado orçamento dos três milhões injetados, já a bilheteria eu infelizmente não encontrei o que significa que não deve ter angariado um valor muito expressivo nos cinemas, o que explica o fato de que a obra só encontrou seu lugar ao sol quando migrou para o home vídeo e para os canais de tevê abertos e pagos; isso sempre aconteceu com as melhores obras de terror, então não me surpreende.
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