Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

terça-feira, 13 de agosto de 2024

Gêmeos: Mórbida Semelhança / Deadly Ringers (1988)

 


E agora vamos de mais uma obra assinada pelo grande gênio David Cronenberg que contribuiu na direção de um clássico deveras esquecido. Mostrando que não é necessário apelo visual para trazer o suspense as telas do espectador, Dead Ringers como é originalmente conhecido trata de um assunto delicado e muito bem aprofundado em suas quase duas horas de duração a relação conturbada e bastante excêntrica de dois irmãos gêmeos que são ginecologistas e dividem tudo incluindo suas conquistas amorosas.

E é numa dessas conquistas que o gêmeo mais frágil que constantemente é explorado pelo mais velho acaba se apaixonando pelo interesse amoroso mais recente do irmão e por não saber lidar com suas emoções reprimidas acaba se tornando dependente químico, o que compromete com a vida profissional de seu gêmeo.

Com o passar do tempo, o irmão mais velho percebe na deploração do caçula o quanto seu irmão lhe é importante e nós expectadores temos uma noção no decorrer da trama o quão é forte o laço dos gêmeos como se eles fossem siameses que não conseguem se separar sem sofrer as consequências como a depressão, a super dependência e o desequilíbrio mental.

Antes de entrar no campo dos spoilers, é melhor começar pelo enredo que nos leva a Toronto no Canadá em 1954, anos antes dos eventos atuais onde conhecemos um pouco da infância desajustada dos gêmeos Berverly "Bev" e Elliot "Ely" Mantle, um par de garotos super providos de inteligência que visam o campo da ciência como seu futuro acadêmico.

Os irmãos no entanto são vistos como esquisitos pelas outras crianças como é mostrada na cena inicial, depois que a dupla discute sobre sexo e a vida dos peixes. Na ocasião, os irmãos resolvem por em prática sua tese pedindo a uma amiguinha que transe com eles numa banheira apenas como experimento, o que obviamente ela se nega e ainda é muito mal educada com ambos.

Depois, temos uma passagem de tempo e vemos Bev e Ely agora jovens estagiários de uma universidade em Massachusetts na área da ginecologia além de terem um futuro promissor na engenharia de instrumentos cirúrgicos, ao testar um protótipo que serve como uma espécie de expansor uterino batizado pelos gêmeos como Mantizador (referência óbvia ao sobrenome dos jovens) e que inicialmente é rechaçado pelo professor de medicina.

Agora sim chegando aos dias atuais, os gêmeos finalmente são cirurgiões ginecológicos de prestígios e seu Mantizador se tornou um sucesso junto a outros instrumentos também criados por eles. Na cena em questão temos Elly recebendo uma premiação pelos seus feitos científicos levando todo crédito pelo trabalho duro de Bev que é quem cai de cara nos estudos e faz a parte prática na confecção dos instrumentos cirúrgicos.

E não é só a vida profissional que ambos dividem, mas também a amorosa como é vista logo a seguir quando Bev tem um caso extra profissional com uma atriz chamada Claire Nivea que faz com ele um tratamento de fertilidade que não parece ter futuro e sem ela saber, Elly também tem um caso com ela assim como já aconteceu diversas outras vezes.

Mas diferente das outras vezes, Bev acaba se apaixonando pela atriz e a leva para a cama num tipo de menage estranho onde ambos prendem suas canelas com tiras de borracha de enfermaria.

Na manhã seguinte, Claire discute sobre seu futuro com Bev insistindo na maternidade mesmo sabendo que ela possui uma mutação rara no útero que a impede de gerar vida e adotar não é uma opção viável, pois para ela a criança não seria um pedaço de seu ser.

Em outro momento, o casal tem uma briga por que Claire sugere que que o nome Beverly tenha sido dado a ele pela mãe por que ela queria uma menina, já que o nome é feminino e ainda levanta a hipótese dele ser gay, mas tudo acaba em pizza (ou no caso, em pica).

Mais tarde, durante um rápido almoço com sua amiga Laura, Claire descobre que o irmão de Bev que ele diz ser distante na verdade é seu gêmeo e que ambos dividem o mesmo apartamento. Cismada, a atriz insiste com Bev em conhecer Elly e mesmo o médico colocando obstáculos no caminho, ele consegue reunir-se com os dois num restaurante grã fino.

No meio de uma lavação de roupa suja, Claire joga na cara dos gêmeos que já sabe que os dois andaram revezando com ela na cama e os manda para o inferno, o que deixa Bev em prantos já que ele está apaixonado pela atriz.

Em outra ocasião, durante um evento de premiação na alta roda, Elly homenageia o irmão pela sua mais recente conquista sem mencionar que ele está presente, porém Bev revoltado e visivelmente bêbado se revela e discursa passando o maior vexame.

No dia seguinte, Bev e Claire se encontram ao acaso e depois de um breve papo eles fazem as pazes.

Na cena seguinte, temos um pesadelo de Bev em que ele está na cama com Claire e Elly após um coito e a atriz que é hora dos dois se separarem. Nisso, vemos uma espécie de ligação abdominal entre os gêmeos e a amante rompe essa ligação mordendo o cordão umbilical que une os dois. O choque faz Bev acordar ao lado de Bev se dizendo com medo de sonhar de novo com aquela abominação e a atriz dá um remédio para o médico se acalmar e dormir profundamente.

Na manhã seguinte, Elly procura Claire em seu camarim no meio da maquiagem e os dois resolvem fazer as pazes. A atriz aproveita para dizer  que Bev é solitário apesar dos dois viverem juntos e que está preocupada no vício do ginecologista em remédios no qual o gêmeo o colocou.

No outro dia, Bev visivelmente descontrolado liga para o camarim de Claire e quem atende é seu secretário que ele acredita ser uma nova conquista da atriz, e ele passa uma recomendação de fertilização ao suposto Ricardão. Depois disso, Bev completamente na foça, recebe uma paciente apenas de roupão. Mais tarde, Bev resolve romper seu silêncio com o irmão e fala sobre suas inseguranças e medos.

A noite, Elly bebe e dança com sua atual parceira Cary enquanto Bev está largado no sofá deprimido. Penalizada, Cary tenta tirar Bev para dançar e ele se nega inicialmente, mas no fim os três dançam colados por um bom tempo.

Depois da dança, Bev deixa o casal e sofre um desmaio. Cary tenta fazer uma reanimação cardio-pulmonar e Elly finalmente reage demonstrando algum sentimento pelo irmão ao empurrar a amante para reanimá-lo ele mesmo, levando-o posteriormente para o hospital.

Elly pede ao irmão em seu leito que mantenha sigilo sobre os remédios que lhe causaram um colapso.

Depois de alguns dias de repouso físico e mental Bev volta ao trabalho, porém ele continua perturbado mostrando-se incomodado com a genética do corpo feminino que ele considera todo errado. Ele apresenta um design um desenho de um protótipo de instrumentos cirúrgicos para mulheres com mutação no interior do corpo que são mais parecidos com instrumentos rústicos de tortura.

Bev segue se drogando ainda mais, o que fa sua secretaria Danuta se demitir. Para piorar, Bev surta durante uma cirurgia intra uterina sugando a anestesia da paciente tendo que ser retirado à força.

Farto, Elly dá uma dura no caçula e retia a maior parte de seus medicamentos e o supervisiona pessoalmente.

Em outro momento, Cary tenta convencer Elly a ajudar o irmão a buscar ajuda profissional para o seu problema agora que sua reputação está sendo negativamente afetada, mas Elly diz que precisa do irmão tal como ele está, pois ele o está usando como cobaia para uma pesquisa que poderá definir o futuro de sua carreira.

Ainda em depressão, Bev liga para Claire querendo saber o por que ela o traiu com seu secretário, e ela diz que o homem que se chama Birschal é gay.

Ao anoitecer, Bev dá um jeito de sair do apartamento e vai até um museu de medicina onde estão expostos os protótipos dos instrumentos cirúrgicos esquisitos que ele desenhou e enlouquecido ele tenta roubá-los forçando uma funcionária a chamar a segurança, mas ela não consegue impedir o médico de levar os instrumentos.

Muito mal, Bev procura Claire que o acolhe. Depois de descansado, Bev explica que os instrumentos na verdade servem para separar gêmeos siameses.

Ao voltar para casa, Bev encontra o lugar todo imundo e desarrumado e Elly jogado no chuveiro sem reação até vê-lo. Desta vez, é Bev quem cuida do irmão e deseja feliz aniversário ao irmão que estranha, pois não é aniversário deles, mas Bev reitera que sim é.

Depois disso, Bev prepara o irmão para uma cirurgia improvisada feito de maneira porca no apartamento mesmo, onde o caçula usa um dos instrumentos de separação de siameses para abrir uma incisão em Elly ainda acordado.

Bev diz ao irmão que a separação pode ser algo terrível e essas são as últimas palavras que Elly ouve antes de desmaiar.

Horas depois, Bev que havia caído no sono acorda e procura pelo irmão até perceber que ele está no outro leito com um rombo no tórax, o que ocasionou sua morte por hemorragia.

Bev se arruma e vai trabalhar normalmente, porém antes liga para Claire, mas não consegue proferir uma única palavra.

Horas depois, Bev volta para o apartamento e se abraça ao corpo do irmão igualmente só de cueca e desfalece depois de sabe-se lá quanto tempo esperando a morte chegar...

É inegável que a atuação do veterano Jeremy Irons em ambos os papeis protagonistas carregou o filme nas costas de maneira sublime e totalmente convincente. Irons é famoso por clássicos como: A casa dos espíritos, Duro de matar - A vingança, O homem da máscara de ferro, O mercador de Veneza, Eragon e uma vasta coleção de dublagens de filmes animados, jogos de vídeo game entre outros.

Em 2023 foi produzido uma micro série de 6 episódios com o nome de Gêmeas - Mórbida semelhança e como o titulo brasileiro sugere, desta vez são uma dupla de médicas que vivem na pele de Bev e Elly, igualmente ginecologistas. A sinopse não revela qualquer diferença entre o clássico e eu também não sei dizer até onde um se difere do outro, já que eu não assisti, então aos interessados, a série se encontra no catálogo da Amazon Prime (Amazon paga nóis).

Voltando ao clássico Cronenberguiano, o filme tem uma ótima atmosfera terrorífica apesar de não ser um terror propriamente dito e aprofunda muito bem seus personagens, sobretudo os principais nos fazendo criar laços de empatia; como eu já disse, Jeremy Irons rouba a cena com a sua dupla atuação impecável levando suas duas facetas ao extremo nos presentando com grandes pérolas como: Bev discursando bêbado, o pesadelo em que Bev e Elly estão ligados pelo cordão umbilical, o que é visto metaforicamente na relação entre os gêmeos até seu ápice, uma separação simbólica de um siame ismo que nunca existiu e termina de forma trágica.

Outra coisa muito bem escrita e dirigida brilhantemente é a deploração de Bev que vai se agravando fazendo-o se drogar, cair em depressão, ser digno de pena, passar por altos vexames até finalmente colidir. É absolutamente atmosférico o cenário de constante tristeza e decadência, não há um momento de felicidade na vida do ginecologista, tudo caminha de mal a pior e a gente sente isso de perto.

A cinematografia e o figurino de Bev como médico são bizarras, visto que ele usa jaleco vermelho em suas operações, o que o torna inesquecível em cena, sendo um dos pôsteres promocionais do filme, onde é mostrado ambos os médicos de vermelho muito próximos. Tem também o pôster mais famoso que também é capa das mídias físicas da obra onde é mostrado o rosto de Bev e Elly fundidos criando uma terceira face no centro deles, o que é muito perturbador.

No mais, o filme é uma ótima pedida para quem quer algo diferente, atmosférico e claustrofóbico, que mexa com o psicológico; altamente recomendado.


Trailer:



Nenhum comentário:

Postar um comentário