Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 14 de setembro de 2024

A Hora da Zona Morta / Na Hora da Zona Morta / The Dead Zone (1983)

 


Seguindo mais uma ótima adaptação de uma obra de Stephen King, chegamos a um grande clássico que mescla terror e ficção científica além de um pouco de investigação produzido em 1983 pela dupla Debra Hill e Dino de Laurentis que colecionam grandes clássicos como a franquia clássica de Halloween de John Carpenter e outros contos baseados nas obras de King como Bala de prata (ou A hora do lobisomem) só para citar um exemplo, além da direção sempre competente do mestre David Cronenberg.

Trocando em miúdos, o filme foca na vida de um professor de literatura prestes a casar com uma colega que do nada vira do avesso ao sofrer um acidente e ficar cinco anos em coma. Nesse meio tempo ele perde o grande amor da sua vida porém desenvolve poderes paranormais podendo prever o futuro, o que o coloca num dilema: usar o novo dom para mudar o futuro ou deixar o curso natural das coisas girar?

Além de tudo isso, o protagonista acaba ficando famoso por ter salvo a vida de uma criança com seu dom chamando a atenção do xerife local que pede sua ajuda para ajudar um crime sem solução e a coisa só vai aumentando entrando e saindo personagens que recheiam a trama tamanha a riqueza do roteiro condensando em quase uma hora e quarenta e cinco minutos de duração.

Tudo começa num dia normal no colégio onde Johnny Smith leciona literatura e ao final da aula se encontra com sua namorada, a também professora Sarah Bracknell com quem pretende se casar, convidando-a para um passeio no parque de diversões.

No meio de um passeio na montanha-russa, Johnny tem uma estranha visão que o deixa confuso e perturbado o que deixa Sarah preocupada a caminho da casa dela.

Fazendo o caminho de volta para a sua casa, Johnny acaba colidindo com a carga inflamável de uma carreta após o motorista dormir ao volante. O acidente chega aos ouvidos de Sarah rapidamente e esta vai ao hospital visitar o amado que está em coma.

Se passam cinco anos até que Johnny desperte na companhia do doutor Sam Weizak que o atualiza sobre seu acidente sem mencionar o tempo que ele ficou dormindo, até que os pais do professor Herb e Vera chegam para visita-los emocionados.

Johnny descobre através da mãe que esteve em coma e ele pressiona a ela e Herb para dizer por quanto tempo e ele não só descobre isso, como também que Sarah seguiu sua vida e se casou com outro.

Um tempo depois, Johnny tem uma noite mal dormida vertendo muito suor e quando sua enfermeira se aproxima para seca-lo, ele acorda repentinamente e toca a mão da mulher tendo uma visão com uma menina pequena presa às chamas de seu quarto: era Amy, a filha da enfermeira. Johnny suplica para que a mulher vá para casa o quanto antes pois ainda dá tempo de salvar a menina, o que de fato acontece com a intervenção dos bombeiros.

Na cena seguinte, o doutor Weizak deixa Johnny a par de sua fisioterapia para ele voltar a andar e assim que o professor afastado toca a mão do médico para agradecer, ele tem uma visão passada na época da segunda guerra, onde um menino judeu é obrigado a se afastar de sua família, especialmente sua mãe e o menino não é nada menos que Weizak que pensa que a mãe morreu durante todos esses anos de afastamento, mas Johnny contesta.

Com a ajuda de uma lista telefônica, Weizak descobre o número de onde sua mãe vive e ouve sua voz constatando que Johnny falou a verdade e o notifica sobre sua descoberta, mas diz que por medo não se revelou á mãe pois aquilo não deveria ter acontecido.

Tempos depois de engajar uma sessão pesada de fisioterapia, Johnny aproveita para visitar Sarah que confirma ter se casado além do fato dela ter tido um bebê de dez meses chamado Danny. Além disso tudo, Sarah diz á Johnny que toda a cidade já sabe sobre o caso da menina Amy e num corte de câmera, o novo vidente presta uma entrevista coletiva onde um dos repórteres céticos pergunta se Johnny sabe quem vai ganhar a eleição para senador.

Além disso, o repórter zomba dos poderes de Johnny e este menciona um podre muito íntimo do jovem que se incomoda e ao mesmo tempo, Vera que via a entrevista pela televisão passa mal tendo um enfarto.

Johnny vai rapidamente ao hospital ver a mãe que guardou o último suspiro para poder se despedir do filho.

Dias depois, na manhã de natal, Johnny recebe a visita do xerife Bannerman e seu parceiro Frank Dodd, para pedir ao ex-professor sua ajuda para tentar desvendar crimes sem solução através de sua vidência, e Johnny se nega e ainda diz que seu dom não é uma benção de Deus, pois dua vida e seus sonhos foram destruídos.

Na manhã seguinte, Johnny recebe a visita de Sarah e seu bebê e os dois acabam reavivando a chama da paixão com um coito. Mais tarde, com a chegada de Herb, todos jantam junto até anoitecer e Sarah precisar ir embora com seu pimpolho.

Johnny passa o resto da noite vendo o noticiário e um crime em específico o deixa balançado fazendo-o mudar de ideia quanto a proposta de Bannerman.

Na manhã seguinte, Johnny leva o xerife e Frank até um túnel por onde um maníaco assassino de mulheres local passou e mesmo tocando uma evidência do

crime, o vidente não vê nada. No mesmo instante, o rádio patrulha notifica Bannerman que um corpo foi encontrado no coreto da cidade.

Chegando lá, descobre-se que o corpo pertence a uma mulher chamada Alma Frechette e ao tocar a mão congelada da cadáver, Johnny tem uma visão do dia do crime descobrindo que a vítima conhecia seu assassino. Não só isso, ele vê o momento do crime que é quando o misterioso assassino atrai Alma até o coreto dizendo querer mostra-lhe algo que é nada mais que uma tesoura escondida em seu sobretudo preto.

O assassino rasga a blusa da jovem deixando-a com os seios a amostra e depois a assassina friamente finalmente revelando sua face: ele é nada menos que Frank Dodd, o parceiro do xerife que a essa altura evadiu da cena do crime.

Bannerman e Johnny vão até a casa dos Dodd para procurar Frank e sua mãe Henrietta atende dizendo que o filho não está, mas ele está sim e neste momento se tranca no banheiro vestindo seu sobretudo e preparando sua velha tesoura.

Johnny insiste para que Henrietta fale a verdade e ao toca-la consegue ver que ela sabia dos crimes e que é conivente e a senhora o chama de demônio pela fama do seu dom.

O xerife procura por Frank em seu quarto e este por sua vez se joga de boca na tesoura aberta tirando sua vida.

Johnny e Bannerman encontram o corpo de Frank e repentinamente, Henrietta aparece armada dando um tiro em Johnny, e o xerife por sua vez revida a alvejando até a morte.

Dias depois, o doutor Weizak visita Johnny que diz que suas dores de cabeça por conta do uso de seus poderes estão piorando a medida que ele tem visões e o médico diz ter pesquisado sobre outras pessoas que tem o mesmo dom e igualmente o esgotamento mental pelo uso contínuo dos poderes o que acabou levando alguns deles á morte. Weizak oferece sua ajuda para proteger Johnny, mas ele diz já estar se protegendo se isolando do mundo e que ele anda recebendo muitas cartas de fãs querendo usar de seus poderes para resolver coisas simples.

Neste meio tempo inclusive, Johnny passou a morar sozinho em outra cidade ganhando a vida como professor particular das crianças locais até receber a visita de Roger Stuart, um importante político que precisa da ajuda acadêmica do vidente para ajudar seu filho Chris a sair de sua bolha e se enturmar com outras crianças.

De visita na casa de Roger, Johnny conhece o candidato a senador Greg Stillson e seu assistente Sonny Elliman que são notórios mal caráteres. Johhny também conhece o menino Chris que é muito esperto e rapidamente os dois se tornam bons amigos.

Durante um evento político de Stillson, Roger deixa Johnny ciente de que o candidato preferido do estado é um mal caráter e que não merece seu voto.

Naquela mesma noite, Stillson e Sonny intimidam um opositor chamado Brenner tentando convence-lo a renunciar em troca de manter a segurança de sua família e a confidencialidade de seu caso extra conjugal com uma secretária bem mais jovem.

Em uma de suas aulas com Chris, Johnny descobre que um dos cabos eleitorais de Stillson chamado Walt é o famoso marido de Sarah que o ajuda com o material de divulgação do candidato. De coração partido, Johnny busca consolo no abraço de seu aluno e nisso, ele tem uma visão do menino e outros amiguinhos em traje de jogadores de hóquei morrendo afogados em um lago congelado que se partiu.

Sabendo que o menino irá de fato a um treino de hóquei, Johnny suplica para que Roger cancele alertando que ele teve uma visão de que o gelo irá se partir, mas o político é cético e o engana dizendo que irá cancelar o treino, mas pelas costas do professor obriga o filho a ir, mas o garoto se nega.

Na manhã seguinte, o jornal local notícia a morte de duas crianças afogadas durante um treino de hoquei até que Johnny tenta ligar para a casa dos Stuarts, mas Roger se nega a atender, sobrando para Chris dar um pouco de alívio ao vidente que não se identifica.

No dia seguinte, Johnny acorda ao som alto de uma parada política em honra a Stillson e ao olhar pela janela, ele vê Sarah. Johnny se mistura as pessoas que cumprimentam o político e ao tocar sua mão, o vidente tem uma visão de um futuro apocalíptico onde Stillson conseguiu chegar ao cargo de presidente e este obriga um secretário do Estado a passar para ele acesso a um dispositivo que aciona ogivas nucleares em meio a uma guerra.

Confuso, Johnny pede um conselho ao doutor Weizak o colocando sobre sua pele perguntando se ele mataria Hitler se ele tivesse o dom da premonição e descobrisse o que o nazista viria a fazer. O médico que relembrando, é um judeu sobrevivente do holocausto, diz que apesar de sua política de salvar vidas e de valorizar a ordem natural das coisas, não pensaria duas vezes em matar o pior dos seres humanos já criados.

Decidido, Johnny carrega um rifle consigo e deixa uma carta de despedida para Sarah exaltando seu amor por ela. Depois de tomar um ônibus, Johnny chega a um saguão onde Stillson irá fazer um discurso. A medida que o crápula recebe seu eleitorado, Johnny carrega sua arma escondido num camarote.

Ao início do discurso, Johnny coloca Stillson sob sua mira e quando atira, Sarah vê o amado e seu grito o faz errar o disparo. Ao ver Johnny armado, Stillson usa o bebê Danny como escudo sendo fotografado pelos jornalistas. Nisso, Sonny aproveita para desferir dois tiros fazendo o professor despencar do camarote até um dos bancos da platéia.

Stillson agarra Johnny que tem uma visão de uma capa de revista com a foto do ato covarde do candidato ao senado usando o bebê de escudo. Isso fez com que sua reputação fosse para vala e sua candidatura junto. Fracassado e sem poder, Stillson se suicida com um tiro no queixo.

De volta ao presente, Johnny diz á Stillson que ele está acabado e ao se dar conta que ele foi fotografado a pouco, o candidato foge com o rabo entre as pernas enquanto o vidente se despede de Sarah morrendo em seus braços com a sensação de missão cumprida.  

Com grandes nomes e uma obra de renome como base, o filme só poderia ter ficado um brinco, com um enredo amarrador e frenético, um elenco competente e uma direção de ouro.

Entre os nomes mais conhecidos estão Christopher Walken (de Click, Anjos rebeldes 1, 2 e 3, Batman o retorno, Hairspray e mais recentemente Duna: Parte 2) no papel do protagonista; Martin Sheen (de Spawn - O soldado do inferno, Chamas da vingança de 1984, Wall Street - Poder e cobiça, O espetacular Homem Aranha, além da série Grace e Franky da Netflix) no papel de Stillson; Brooke Adams (de Invasores de corpos, A coisa, As vezes eles voltam, além das séries Monk, Frasier, A gata e o rato, entre outros) no papel de Sarah; Tom Skernit do clássico Alien: O oitavo passageiro no papel do xerife Bannerman; O veterano Herbert Lom conhecido por ter atuado em vários filmes da série clássica A pantera cor de rosa aqui no papel do doutor Sam Weizak e alguns outros astros mais gabaritados do século XX.

O filme também gerou uma série de televisão originalmente produzida pelo canal pago AXN e exibida também na tevê aberta pelo SBT somando seis temporadas com o nome original de The dead zone e com o nome brasileiro de O vidente seguindo a história de Johnny Smith como um portador de poderes paranormais que ajuda a polícia a desvendar crimes.

Na série, o filho de Sarah é de Johnny e tem seis anos e meio, o tempo que ele ficou em coma e igualmente no filme ela se casou com Walt que cria o menino como seu.

No mais, o filme tem uma trama sólida, personagens carismáticos e muito bem escritos e dirigidos que fazem com que a história se torne atrativa e nada enjoativa já que a cada minuto o filme corre para um lado diferente se dividindo em várias subtramas que se entrelaçam e finalizam de forma satisfatória.

A violência gráfica e o suspense do filme são pontuais e geram momentos memoráveis como por exemplo a primeira visão de Johnny e o suicídio de Frank Dodd que é perturbadora para a época que foi gravada não poupando nenhuma gota de sangue. O filme consegue criar uma atmosfera de tensão e um senso de urgência nos momentos decisivos prendendo o público na cadeira até o último minuto.

Sem dúvida, uma das melhores adaptações de uma obra de Stephen King que eu recomendo sem medo de ser feliz.


Trailer:



Nenhum comentário:

Postar um comentário