Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Sonâmbulos / Sleepwalkers (1992)

 


O universo de Stephen King trás muitas obras diferenciadas das mais diversas mitologias e desta vez foi escolhido os sonâmbulos. Claro que o contexto por trás destas figuras neste filme foi distorcida. Aqui, eles são seres com poderes metamorfos que precisam se alimentar da energia vital de pessoas virgens para sobreviver.

E é nesta pegada que o filme segue iniciando uma investigação acerca de uma série de desaparecimentos e em outro canto conhecemos um jovem recém chegado à cidade cuja missão não é se enturmar com outros jovens mais sim, como já mencionado, encontrar uma bela jovem e sugar sua energia para fortificar sua mãe que não se alimenta há muito tempo.

E o que se segue é perseguição atrás de perseguição, uma mística estranha acerca dos gatos e sua relação inimiga com os sonâmbulos que infelizmente não foi bem explorada durante a trama, mas beleza. Vamos ao enredo...

Tudo começa na cidade litorânea de Bodega Bay na Califórnia onde uma onda de desaparecimentos assola a comunidade fazendo o xerife local por todos os seus esforços para resolver o mistério.

As pistas mais recentes levam o xerife e seus homens até o interior de uma casa de uma família vítima da onda de desaparecimentos com aspecto de abandonada até que depois de muita busca, os policiais encontram o corpo apodrecido de uma menina com uma rosa nos cabelos.

Depois da intro, somos levados a cidade de Travis em Indiana tempos depois, onde somos apresentados ao jovem Charles Brady que rasga uma parte da pele de seu braço com um canivete na tentativa de deixar uma marca de amor para sua atual crush, Tanya Robertson.

Charles vive um vida aparentemente tranquila (e incestuosa) com sua mãe Mary com quem dança lentamente enquanto fala sobre seus planos de se apresentar à Tanya e convidá-la para sair.

No cinema da cidade, Tanya que trabalha no local aproveita o final do turno para higienizar o chão enquanto ouve um típico rock'n roll oitentista até Charles aparecer de surpresa. Como combinado, o rapaz se enche de coragem e se apresenta á moça oferecendo carona de volta para a casa dela, porém como o pai de Tanya virá busca-la esta noite, os planos do boa pinta vão por água a baixo.

Na volta para casa, Charles é abordado por um policial que leva consigo um dos gatos de rua que andam infestando a cassa dos Brady e dos quais Mary estranhamente tem um ódio profundo.

Mary se intera através de Charles que Tanya é uma garota pura e pede ao filho que a alimente pois ela está faminta o beijando na sequencia.

Na manhã seguida na escola, Charles disserta sobre sonâmbulos e se torna alvo de desconfiança e observação de seu professor, o senhor Fallows.

Na saída, Charles oferece carona para Tanya novamente e ela aproveita para apresentar o recém chegada a cidade para suas amigas Laurie e Jeanette além de aceitar o convite do bonitão desta vez e o convida para tirar fotos de sepulturas no cemitério da cidade com ela na manhã seguinte.

No caminho de volta para casa, Charles topa com o senhor Fallows que diz ao jovem desconfiar de sua real identidade e este arranca uma das mãos do professor e passa por uma metamorfose se tornando uma entidade bestial dando início a uma perseguição pela floresta, onde Fallows cai e rola um barranco e é devorado.

Voltando à estrada, Charles acelera muito chamando a atenção do guarda Andy Simpson que paparica seu gato Clovis. O oficial inicia uma perseguição frenética e quase bate numa Scânia. Charles por sua vez fura um bloqueio da escola primaria que quase resulta no atropelamento de uma menina, o que força Andy a pedir reforços pelo rádio dando continuidade a perseguição.

Ao se aproximar de Charles, Andy acaba testemunhando o jovem passar por várias metamorfoses faciais, uma mais bestial que a outra e na sequencia, o filho de Mary usa um poder de camuflagem para tornar seu veículo invisível e assim despistar o policial.

Horas depois na delegacia, Andy conta aos amigos sobre o jovem metamorfo mas é desdenhado pelos mesmos que exigem que ele seja discreto sobre o assunto para não ser tomado como louco.

Em casa, Charles diz á mãe não ter conseguido trazer o alimento que ela almeja além de relatar o assassinato de Fallows.

Neste momento, uma pequena horda de gatos faz vigilia na frente da casa dos Brady e na cena seguinte, Charles e Mary fazem amor intensamente.

Na manhã seguinte, Tanya se despede dos pais Helen e Donald partindo para o programa marcado com Charles que neste instante discute com a mãe sobre sua escolha na jovem amada como sua fonte de alimento.

A própria Tanya chega e é convidada a conhecer a casa e Mary que coloca uma rosa vermelha nos cabelos da jovem (isso parece familiar?).

Um tempo depois, Tanya e Charles chegam ao cemitério onde iniciam suas fotografias ao mesmo tempo que o carro do jovem sofre uma mutação trocando de cor e de modelo e ainda em paralelo, o policial Andy está de ronda por perto.

Tanya tira várias fotos de Charles e os dois acabam rolando pela grama num brilhante jogo de câmera e acabam se beijando no processo até que o jovem metamorfo começa a sugar a energia vital da garota que percebe a intenção do boa pinta lhe dando uma arranhada no rosto. Charles resolve mostrar sua verdadeira face passando pela metamorfose a intimidando.

Rapidamente, Tanya acerta a cabela de Charles com sua câmera e este finge um breve desmaio a pegando logo depois de surpresa pedindo que ela seja o alimento de sua mãe, mas ela volta a ataca-lo furando seu olho com um saca-rolhas arrancando-o do globo ocular e fugindo na hora.

Neste momento, Andy aparece e ouve os gritos de socorro de Tanya e ao encontrar o policial, a jovem o alerta sobre o metamorfo que aparece de surpresa por trás do policial furando um de seus tímpanos com um lápis.

Charles agarra Tanya, mas Andy recobra os sentidos e atira no jovem que não sente nada e ainda o baleia com sua própria arma.

O gato Clovis salta da viatura e ataca Charles dando tempo para Tanya se esconder dentro do veículo pedindo socorro pelo rádio.

Charles de desfaz de Clovis e foge chegando em sua casa instantes depois completamente fraco. O jovem conta á mãe o que aconteceu e pede para ela que eles vão embora da cidade, mas ela diz que o filho precisa se fortalecer antes.

Enquanto isso, os legistas fazem a remoção do corpo de Andy cercando todo o cemitério e temos três grandes participações nesta cena: Stephen King, o criador da obra original como coveiro e Clive Barker (pai de Hellraiser e Candyman) e Tobe Hooper (pai de O massacre da serra elétrica e Poltergeist - O fenômeno) como técnicos forenses além de Joe Dante, pai dos Gremlins e o clássico Piranhas de 1978 e John Landis, de Um lobisomem americano em Londres e o polêmico No limite da realidade, como técnico de laboratório e seu assistente respectivamente.

O responsável pelo caso de Tanya agora é o xerife Ira que desdém do relato da jovem sobre o metamorfo.

Na casa dos Brady, Mary usa de seus poderes para camuflar o carro do filho para que a polícia não o encontre e neste momento chega o xerife Ira dando voz de prisão ao jovem moribundo que é camuflado pelo poder da mãe tornando-se ambos invisíveis.

Ira juntamente do capitão Soames investigam a casa e divergem sobre o relato de Tanya que neste momento está em sua casa tomando banho sobre a escolta do delegado e ela tem um breve susto imaginando ter visto Charles invadindo.

Do lado de fora da casa dos Brady, dois policiais fazem vigia e veem a porta de entrada se mexer sendo atacados na sequencia por Mary. Na cena seguinte, Mary aparece na casa dos Robertson onde golpeia Donald na cabeça e invade a residência em seguida.

Helen a flagra e se nega a entregar Tanya quando Mary a ordena e esta joga a mãe da jovem pela janela. Nisso, o delegado aparece e efetua vários disparos que não afetam a mãe do metamorfo. Nisso, Tanya desce até o hall e tem um embate com Mary.

Ira analisa as fotos tiradas por Tanya até que seu parceiro, o oficial Horace liga para informar o ocorrido na casa dos Robertson e este acaba sendo perfurado pelas costas por Mary com uma espiga de milho.

Clovis e os outros gatos da cidade se juntam rumo a casa dos Brady.

O capitão Soames chega em sua viatura a casa dos Robertson e pega Mary tirando Tanya de lá arrastada e ao tentar impedir a mãe de Charles ele tem alguns dedos devorados e um braço quebrado. Na sequencia, Mary explode as viaturas próximas com uma arma fazendo um dos policiais se queimar dando brecha para uma fuga com Tanya em um dos veículos remanescentes onde a jovem tenta fugir.

Ao chegarem em casa, Mary e Tanya se deparam com o local forrado de gatos e fazem uma entrada forçada derrubando uma das paredes.

Com Charles morrendo, Mary usa seus poderes para ligar uma vitrola e tocar o disco com a música preferida de seu filho: uma versão instrumental havaiana de Sleepwalk da dupla Santo & Johnny que a algum tempo virou trilha sonora do filme You'll never find me, desta vez com uma regravação clássica da cantora Betsy Brye.

Mary tira o filho semi morto de seu descanso e o faz dançar todo molenga com Tanya ao mesmo tempo que Ira chega a casa dos Brady reconhecendo Clovis.

Charles usa seu último resquício de forças para assumir uma forma animalesca felina e começa a sugar a energia vital de Tanya que o ataca.

Ira invade a casa e um dos gatos ataca Mary dando brecha para o xerife alveja-la e esta também se transforma numa mostrenga felina. O xerife puxa Tanya para fora da casa e ordena que ela fuja, mas Mary o agarra e o nocauteia.

Tanya tenta fugir em uma das viaturas, mas Mary a impede sendo laçada por Ira que é agarrado pela monstra que o joga contra a cerca da casa o matando perfurado.

Os gatos iniciam um ataque massivo enquanto Tanya tenta ligar o carro.

Os golpes dos gatos fazem Mary entrar em combustão e esta, culpa Tanya pela morte de Charles sucumbindo em seguida. A jovem acolhe Clovis enquanto os outros gatos dispersam lentamente... 

Diferente de outras obras de Stephen King, Sonâmbulos não saiu de nenhum livro, tendo sido concebido diretamente no formato de roteiro par o filme, mantendo é claro toda a essência de sua escrita e toda mitologia de suas figuras extraordinárias.

O filme ganha muito não só com as participações de grandes nomes de diretores cinematográficos e dos mestres do terror, mas também com sua maquiagem e seus efeitos especiais que para a época eram revolucionários nos brindando com cenas memoráveis.

De conhecido no elenco, além das figuraças já mencionadas, pelo menos para mim, só mesmo Ron Perlman, o eterno e clássico Helboy, também astro de filmes como Alien a ressurreição, O elevador da morte e a versão noventista de A ilha do dr. Moreau, aqui no papel do capitão Soames.

No mais, o filme tem um roteiro bem fluído, não cansa nunca e ainda se sai bem como uma aventura de ficção científica bem divertida com personagens carismáticos e uma carga de violência bem ok. A única coisa que incomoda no roteiro é a desnecessidade da relação Edipiana entre Charles e a mãe, eu até entendo o contexto, mas realmente não precisavam ter apelado tanto. Aliás, nunca é mencionado nada sobre o pai do jovem, o que abre brecha para uma interpretação ambígua: ou ele foi morto pelo filho que se atraiu pela mãe e vice e versa, ou o pai de Charles morreu por falta de alimento dando tudo de si para Mary ou ainda que ele foi morto pelos gatos.


Trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário