Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

terça-feira, 3 de setembro de 2024

Chamas da Vingança / Firestarter (1984 - 2022)

 


Nem só de boas adaptações vive o universo de Stephen King e Firestarter é uma dessas obras que saiu de um bom livro e foi mal adaptada não só uma mas duas vezes provocando um ataque de ranger de dentes difícil de se conter.

Não tinha como dar errado, um enredo simples e criativo, uma história que tinha tudo para decolar e nos levava a fuga desenfreada de uma menina de oito anos e seu pai de uma organização que os transformou em seres dotados de super poderes e que agora os querem de volta para testar seus limites.

Com uma narrativa Kinguiana e uma direção competente tudo estava a favor da produção, porém o enredo se perdeu na exceção de linguiça e o que era para ser um terror mais voltado para a ficção científica com cenas de tirar o fôlego se tornou primeiramente um sonífero de quase duas horas e posteriormente um remake mais enxuto porém chato e com uma narrativa que parece brincar com a inteligência do expectador.

Infelizmente vamos ter que começar com a resenha de ambas as versões, então aguentem firme...

Tudo começa com a fuga alucinada de Andy Mcgee e sua filha Charlene (carinhosamente chamada de Charlie), no meio da cidade enquanto agentes de uma entidade não governamental chamada Shop (ou a Loja na dublagem) os perseguem.

Com sorte, Andy consegue ludibriar um taxista com seu poder de controle mental, fazendo o motorista acreditar que uma nota de pequeno valor é na verdade uma de 500 dólares.

A origem desse poder nos vem de pronto em uma cena em flashback onde o jovem Andy serve de cobaia para a Loja juntamente com uma jovem chamada Vicky, onde é injetado em ambos uma substância de propriedade mutagênica sob a tutela do doutor Joseph Wandless.

De volta ao presente, Andy e Charlie chegam finalmente ao aeroporto sendo sondados pela Loja. Pai e filha esperam por um voo disponível enquanto Andy é tomado pela exaustão do uso desmedido de seus poderes.

Charlie se apega a saudade de sua mãe, que era nada menos que Vicky e durante uma ida a cabine telefônica com o pai, a menina observa uma gestante ser destratada por um militar e acaba despertando seu poder mutante: a pirotecnia, a produção de chamas através da mente e isso faz com que uma labareda surja nos pés do fardado que só não tem uma queimadura grave por que Andy some com a filha da alfândega para não levantar suspeitas.

Na saída, Charlie pede desculpas ao pai por ter se descontrolado, pois não queria machucar o militar e nem ninguém, porém ela não suportou assistir calada tamanha injustiça, e o telepata tranquiliza a menina.

Chegando a um viaduto, Charlie vê os homens da Loja se aproximando e alerta o pai que se joga até o acostamento e a menina se joga em seguida. Os dois rolam o barranco até chegarem na estrada onde passa um caminhão.

Charlie grita para o pai que está inconsciente até conseguir acorda-lo a tempo de evitar uma fria. Depois de andar mais alguns quilômetros, a dupla chega em um hotel onde descansam pelo rosto da noite.

Um novo flashback, mostra os pais de Charlie a incentivando a canalizar seus poderes em uma torradeira para torrar uma fatia de pão de forma. Depois de se desentender com Vicky, Charlie acaba se descontrolando e suas chamas queimam os braços da mãe acidentalmente.

A próxima cena, também em flashback, nos mostra Andy procurando desesperado por Vicky até chegar a lavanderia onde encontra rastros de sangue em direção a um closet. Ao abrir, encontra a esposa morta e com uma mordaça. Nisso, Andy teme pelo pior e procura por Charlie que está sendo levada pela Loja.

Andy usa seus poderes para controlar um dos agentes desarmando-o e um outro fazendo-o devolver a menina. Para despistar, Andy manipula a mente de um dos agentes fazendo-o crer que ele está cego e inicia uma fuga depois de limpar a mente da babá de Charlie para que ela se esqueça do ocorrido nas últimas horas.

Nisso, Andy desperta no presente depois de delirar com as lembranças e acorda Charlie.

Enquanto isso na cede da Loja, na Virginia, o capitão Hollister que é o principal no comando da agência, fica a par do paredeiro dos McGee e solicita os serviços do do caçador John Rainbird para localizar e trazer Andy e Charlie de volta.

O doutor Wanless se une a dupla e discute o rumo perigoso que as coisas estão tomando e asegura que Andy e Charlie começaram a perder o controle de seus poderes por conta da exaustão mental pela fuga e pelo uso excessivo dos mesmos.

Sem ter tempo se quer para um café, Andy e Charlie conseguem uma carona para Knoxville com o bondoso fazendeiro Irv Manders. Hospitaleiro, Irv leva pai e filha que mentem sobre seus nomes (agora atendendo por Frank e Roberta) até sua fazenda onde se prontifica a hospeda-los. O truque no entanto não pega Irv que interroga Andy em particular e sem alternativa o pai de Charlie fala a verdade sobre sua fuga ao mesmo tempo que a menina brinca com animais da fazenda ao lado de Norma, a senhora Manders.

Ao voltar para dentro de casa, Charlie pressente a aproximação da Loja e começa a superaquecer, mas Andy a acalma e Irv prejulgando a inocência de ambos se encarrega de ajudá-los intimidando os agentes na frente de sua propriedade com sua arma enquanto Andy tenta entrar num acordo com a organização.

Charlie superaquece novamente e começa a queimar alguns agentes depois que um deles dispara contra Irv e um outro tenta levar Andy. O agente em questão morre carbonizado e Charlie provoca a combustão de um dos carros fazendo os agentes fugirem.

Mesmo ferido no braço, Irv oferece cobertura á Andy além de um jipe para a fuga ao contrário de Norma que acha tudo aquilo uma loucura.

Depois de dirigir por algumas horas, Andy esconde o veículo na floresta perto de um lago e leva Charlie até uma cabana que é dele que fica do outro lado da ponte onde eles se escondem. Lá, Andy põe Charlie para dormir com a promessa de um futuro feliz onde a menina poderá ir á escola como toda criança de sua idade.

Paralelo a isso, Rainbird invade a casa do doutor Wanless e o mata a pedido de Hollister com um único golpe. Na manhã seguinte, Rainbird se reúne com Hollister e deixa claro que seu único objetivo com a caçada aos McGee é ter Charlie para ele como um troféu.

Horas depois, Rainbird se embrenha na floresta seguindo o último rastro deixado pelos agentes e prepara um arsenal pesado com muito dardo tranquilizante. Com Charlie na mira, o caçador rapidamente a nocauteia e já prepara uma dose maior para Andy que é derrubado depois de lutar muito.

Rainbird leva Charlie pessoalmente até as entranhas da Loja enquanto os agentes removem Andy o aprisionando numa cela onde ele acorda e tenta escapar mas é levado de volta.

O doutor Pinchot, o novo cientista responsável pelos experimentos mutagênicos cuida de Andy enquanto Charlie acorda num quarto paralelo todo cheio de mordomias e muito bem vigiado por fora. Hollister dá as boas vindas a menina levando seu café da manhã, mas Charlie se recusa a comer e pergunta pelo pai. O capitão se diz interessado em sua habilidade pirotécnica e ela diz que nunca mais a irá usar e insiste em saber do pai.

Se passam alguns dias e nem Hollister e tão pouco Pinchot estão conseguindo obter a colaboração de pai e filha. Rainbird resolve se passar por faxineiro do dormitório de Charlie para ganhar a confiança da menina e assim faze-la falar sobre seus poderes e claro, a usá-los.

Paralelo a isso, Hollister assiste através de uma parede dupla face um dos cientistas da Loja tentando interrogar Andy.

Durante uma tempestade forjada, enquanto Rainbird faz a limpeza, a Loja simula um blecaute no quarto de Charlie e o caçador simula um ataque de pânico de escuro, o que faz a menina se solidarizar e acalmar o charlatão que fala um pouco sobre seu suposto passado sofrido conseguindo a afeição da inocente.

Com o plano dando certo, a luz volta e Rainbird se sentindo íntimo de Charlie a coloca para dormir depois de convence-la a passar por alguns testes garantindo que depois que ela der á Loja o que eles querem ela e o pai irão se reencontrar.

No dia seguinte com combinado, Charlie é ligada a vários eletrodos e passa por um teste assistido por Hollister e o doutor Pinchot no qual a menina deve usar seus poderes para aquecer uma bandeja de carne, coisa que ela consegue com uma mini explosão e em contrapartida ela ainda consegue superaquecer uma banheira.

Perplexo com o resultado, Pinchot teme que a influência de Rainbird sobre Charlie pode levar a fazer a menina a mata-los, mas o caçador garante que ela não chegará a tanto.

O tempo passa e pai e filha sofrem de saudade já que Hollister não cumpriu com o trato de deixar que os dois se vejam. Com isso, Andy começa a se livrar dos remédios que o mantinham dopado enquanto Charlie segue estreitando seus laços com Rainbird que continua a manipulando para que ela faça mais testes.

Um tempo depois, Charlie passa por outro teste que consiste em superaquecer uma parede até fazer ela pegar fogo enquanto a temperatura corporal da menina é monitorada. Depois de explodir a parede e conter as chamas, Charlie exige ver seu pai que segue sendo vigiado pelas câmeras.

Em reunião com Hollister, Rainbird diz não sentir nenhum remorso em manipular Charlie e completa dizendo que a menina é uma bomba-relógio e seus poderes estão alcançando níveis alarmantes, além de que não falta muito para ela descobrir que está sendo enrolada e quando este momento chegar ela vai explodir e destruir tudo.

Hollister tem uma particular com Andy que tenta manipulá-lo fazendo-o passar um bilhete para Charlie com um plano de fuga para aquela noite.

Charlie no entanto, acaba dando com a língua nos dentes e conta tudo para Rainbird, que arma uma emboscada escondido no estábulo, local onde foi combinado que o plano de fuga ia começar.

Lá, o caçador observa Charlie chegar com um agente e a menina aproveita para queimar sua mão ameaçando-o, o que faz o agente fugir.

Paralelamente, Andy manipula Hollister para que o leve até o estábulo e ao chegar lá, finalmente abraça a filha enquanto Rainbird engatilha a mira de um revólver. Andy sente a presença do caçador e alerta a filha que eles serão alvejados e que na verdade o faxineiro é o braço direito do capitão da Loja.

Rainbird se revela e admite a verdade fazendo Charlie superaquecer. Traíra, Rainbird diz que ela e o pai jamais poderão deixar a Loja pois eles são perigosos.

Andy ordena á Hollister que atire no caçador mentiroso, porém ele é acertado e Andy também é ao tentar derrubar o caçador de cima de um monte de palha.

Charlie tenta reanimar o pai enquanto Rainbird tenta jogar com seus sentimentos e depois de dizer amar a menina dispara sobre ela, mas a menina revida o fazendo queimar até a morte.

Enquanto agoniza, Andy convence a filha a queimar tudo e seguir sobrevivendo sozinha. Logo depois, Andy morre e os agentes cercam o estábulo em chamas. Alguns agentes tentam invadir e Charlie os acertam com chamas provocando um curto circuíto. Os cavalos são libertados atrasando alguns agentes.

Geral caminha em pânico enquanto Charlie caminha lentamente trazendo a destruição ao lugar todo. Pinchot tenta fugir em um carrinho de golfe, mas Charlie o incinera e segue trilhando um caminho de fogo enquanto repele os disparos efetuados por outros agentes.

Depois de destruir um carro e e de acertar um agente com uma bola de fogo, Charlie é ameaçada por um agente a bordo de um helicóptero que a menina faz simplesmente explodir. Na sequencia, a menina mete fogo na cede da Loja e explode tudo enquanto geral tenta se salvar.

Longe do complexo, Charlie consegue carona até chegar a fazenda de Irv e Norma que contém suas lágrimas com um forte abraço. O casal leva a menina até a cede do New Iorque Times onde eles pretendem denunciar publicamente a Loja e enfim Charlie poderá ser livre...

A versão de 1984 apesar de não puxar muito para o lado do terror ainda sim monta bem uma atmosfera de suspense e mescla razoavelmente bem com ficção científica. A coisa ruim é que o enredo começa a ficar arrastado e tedioso a partir da segunda metade do filme que é quando a coisa deveria ser mais frenética.

A sessão de testes é simplesmente a sequencia de cenas mais arrastadas e irritantes do filme todo que só ganha quando existe perseguição e destruição. Aliás,a atuação da até então jovem Drew Barrymore é a única coisa que chega a me agradar neste filme apesar de não ser a melhor performance dela.

O filme é bem mediano apesar de ter um argumento bacana e uma narrativa bem explicativa. Mas se tratando de uma obra inspirada em um conto do mestre Stephen King, desta vez fica a desejar e como se não fosse suficiente ainda tem um remake realizado pelas mãos desastrosas da Blumhouse em 2022 trazendo Zac Efron no papel de Andy, o que já me fez desgostar dessa nova versão, já que eu nunca suportei Efron desde o fenômeno High School Musical (que para mim de fenômeno não tem nada).

O remake parte por outro caminho apesar de contar basicamente o mesmo do original, porém diverge no segmento da fuga de Andy e do pai e vocês logo irão contextualizar quando eu fizer o contraponto entre as adaptações que tem diferenças significativas.

O filme já começa pelo ponto de vista de Charlie que na primeira cena é uma bebê dando uma amostra de seus poderes.

Andy nesta versão é terapeuta e usa seus poderes para "curar" as pessoas, porém o uso excessivo de sua mentalidade o está fazendo ter um desgaste menta tendo como sequela constantes sangramentos nasais.

Charlie estuda normalmente numa escola pública se sentindo excluída por ser diferente.

A Loja aqui se chama Oficina (ou DSI no original) e o Hollister desta versão é uma mulher e se chama Jane (para que? lacrar, meus amores, por isso não lucraram).

Vicky ainda está viva já que tudo começa bem antes da versão de 1984 excluindo felizmente todos aqueles flashbacks explicativos.

Rainbird atua de fato como faxineiro da Oficina e não usando como disfarce, mas óbvio, ele é um caçador nas horas vagas.

A perseguição aos McGee começa mesmo quando Hollister localiza Charlie através de um sensor de calor assim que esta usa seus poderes na escola depois de um surto durante um jogo de queimada, quando a menina se tranca no banheiro e abre todas as torneiras e faz a água evaporar.

 Voltando a ativa como caçador, Rainbird invade a residência dos McGee quando Vicky está sozinha e este a rende deixando Andy e Charlie que acabaram de chegar, sem ação.

Pai e filha encontram a matriarca morta e nisso, Charlie explode em fúria transformando a casa em churrasco obrigando pai e filha a fugirem.

Aqui fica mais claro que Hollister tem interesse em Charlie não só para explorar seus poderes, mas também para cloná-la e assim formar um super exército com ou sem a sua colaboração.

O resto segue por uma linha parecida até a chegada de pai e filha á fazenda de Irv e sua mulher que neste caso se chama Essie e vive entrevada numa cama semi vegetando por conta de um acidente de carro que vitimou fatalmente o filho do casal.

Irv descobre a verdade sobre os Mcgee pelo telejornal e surta com eles por terem abusado de sua bondade e ameaça denuncia-los á polícia, porém, Charlie que herdou os poderes telepáticos do pai conta ao fazendeiro que leu a mente de Essie e esta revelou toda a verdade sobre o acidente: Irv na verdade bebeu além da conta e provocou o acidente. Ele usa o ódio que sente do outro motorista para camuflar sua culpa por ter tirado a vida do filho e ter condenado a mulher a prostração, porém por intermédio da pequena telepata ele descobre que a mulher não guarda mais mágoas e que ela já o perdoou o que o faz reagir e ajudar pai e filha.

Nesta ocasião, Rainbird mata os policiais que Irv chamou e que tentou se desfazer alegando ter se confundido por conta da bebida e nisso, Andy dá cobertura para a filha fugir criando uma ilusão da menina. Andy é o único capturado pela Oficina nesta versão enquanto Charlie passa a se virar sozinha fugindo na floresta.

Depois de sobreviver alguns dias no mato, Charlie volta a civilização e usa seus poderes mentais para manipular alguns garotos e assim garantir roupas limpas, uma bicicleta e um sanduíche. Além disso, ela chega facilmente até a Oficina e domina um executivo conseguindo seu cartão de acesso. Para evitar ser eliminada, ela é quem elimina o executivo o queimando.

Já dentro do complexo, Charlie usa seus poderes para sabotar as câmeras, porém o sensor termostático a detecta. Facilmente, Charlie consegue encontrar a cela de Andy e este diz não ter mandado nenhuma mensagem telepática para que ela viesse salvá-lo, ou seja, ela seguiu direto para uma armadilha.

Hollister tenta convencer Charlie a se entregar para ela pois o mundo exterior jamais a entenderia.

Para evitar que a filha caia nas chantagens da capitã, Andy a coloca em transe com o último resquício de seus poderes e a liber da promessa de nunca mais usar as chamas. Nisso, ele segura Hollister e Charlie queima os dois até a morte.

Logo depois, Charlie abre todas as celas dos prisioneiros e descobrimos que Rainbird é um deles, mais uma vítima e não um vilão. Este consegue anular alguma agentes e se arma indo a procura de sua salvadora enquanto outros agentes usando roupas anti-chamas aparecem depois de acionarem os sprinklers para conter as chamas provenientes de Charlie.

Os agentes no entanto são todos mortalmente alvejados por Rainbird que entrega sua arma e se ajoelha perante a incendiária em sinal de rendição. Charlie e Rainbird deixam o complexo e chegam até o oceano onde ela sai do transe e se reencontra com o caçador arrependido que lhe estende a mão e ela compreendendo que acabou de ganhar um aliado se deixa carregar por ele rumo a um futuro melhor.

Este final redentor de Rainbird de nada serviu, pois o filme todo foi um desastre mesmo reimaginando o clássico de 1984 excluindo muita coisa desnecessária como a pilha de testes, já que esta Charlie do século XXI nunca foi capturada.

Nem mesmo o pouco carisma da novata Ryan Kiera Armstrong contou no papel de Charlie. Aliás, Kiera não conseguiu somar muita coisa ao seu currículo depois deste filme caótico e permanece no halls das jovens estrelas em acensão que não deram certo e permanecem esquecidas no churrasco, o que é uma pena. Ela bem que tentou e muito, mas faltou alguma coisa para que ela decolasse; talvez atuar em um filme melhor?

Enfim, o filme foi massacrado pela crítica e pelos fãs das obras de King e eu me incluo nessa. Apensar de A incendiária não ser a melhor obra original do mestre, Não é justo que não tenha havido até hoje uma adaptação descente para os cinemas, uma vez que o tema era muito legal para se trabalhar e teria aberto margem para muita coisa, como foi o caso da série Vingança em chamas (no original Firestarter: Rekindler) de 2002 que serviu de sequencia para o clássico de 1984 e trouxe Charlie em uma nova empreitada; o chato é que esta adaptação também vingou e foi cancelado com uma única temporada.

No mais não tem o que falar, a versão de 1984 mesmo com seus defeitos para mim ainda é superior ao remake pela sua simplicidade e sua narrativa muito bem estruturada e bem contextualizada não deixando qualquer ponta solta e ainda trazendo um final melhor, coeso e mais explosivo do que o fiasco de 2022.

 

Trailer (Versão de 1984):



Trailer (Versão de 2022):


Nenhum comentário:

Postar um comentário