Já estava prometido desde o ano passado que o perturbador longa metragem dinamarquês Speak no Evil iria receber um remake Hollywoodiano, o que fez a fanbase da versão original tremer temendo uma adaptação estragada como muitas já foram ao longo dos anos.
A nova versão deste que já é um clássico recebeu a direção de James Watkins que também ficou a cargo do roteiro e produção da Blumhouse, conhecida atualmente por ter trazido filmes fracos e duramente criticados.
A premissa é a mesma da versão de 2022 e nos trás a uma família desta vez norte americana que acaba involuntariamente se tornando amiga de uma família britânica de hábitos nada descentes e esta os convida depois das férias a visitá-los e passar uns dias em seu rancho no meio do nada.
Chegando lá, o aprofundamento dos laços de amizade entre ambas as famílias trás revelações pesadas de um esquema criminoso no qual os mocinhos acabam se tornando alvo e agora só resta lutar pela sobrevivência ou aceitar o triste destino sem fazer nada.
Tudo começa na estrada à noite, com um casal e um menino dirigindo a caminho de um resort de férias em algum lugar da Toscana na Itália até chegarem ao seu destino.
Na manhã seguinte, somos apresentados à família Dalton formada por Ben, sua mulher Louise e sua filha pré adolescente Agnes que se instalam em um dos quartos do mesmo rústico resort, onde eles acabam conhecendo o pai daquela família da primeira cena, o britânico Paddy que é um bocado sem noção, porém amável e educado.
Durante um passeio pelo vilarejo tradicional adjunto ao resort, os Dalton reencontram-se com Paddy que lhes apresenta sua mulher Ciara e seu filho de mesma idade de Agnes, Ant que é introvertido, calado e aparenta ser triste por algum motivo.
Paddy muito gentilmente se oferece para levar Agnes para dar uma volta de Scooter pelo quarteirão e os pais da menina são passivos e acabam deixando sem oferecer resistência alguma.
Um tempo depois, ambas as famílias se unem em um almoço ao ar livre e Paddy se aprofunda sobre sua pessoa dizendo ser médico e a conversa se estende por um longo tempo, até que o britânico resolve convidar os já novos amigos a passarem uns dias em seu rancho.
Depois de discutirem se é prudente aceitar o convite de alguém que eles acabaram de conhecer, o casal Dalton pegam estrada no meio da noite por uma área com zero iluminação e distante da civilização até depois de horas chegarem finalmente ao seu destino.
No rancho, os Dalton são muito bem recebidos pelos novos amigos com um banquete e Paddy faz questão que Louise experimente uma peça de carne assada e recheada que ele mesmo preparou, e a mulher de Ben experimenta um pedaço fingindo gostar para não fazer desfeita e sem revelar que ela é na verdade vegetariana.
Um tempo depois, Ben fica momentaneamente com Ant que tenta se comunicar com ele encontrando dificuldade cognitiva para se expressar sendo interrompido pelo pai.
Paddy oferece cigarro aos amigos e uma conversa não muito agradável se estende até a hora de dormir.
Na manhã seguinte, os anfitriões convidam os amigos para fazer uma trilha no campo, além de fazer uma fogueira com o que a natureza proporciona e por fim dar um pulo no lago só com roupa íntima.
Mais tarde, Paddy convida Ben e Louise para almoçarem fora e deixam as crianças aos cuidados de um amigo chamado Muhjid que apesar de ter jeito com as crianças não parece ser confiável. Os Dalton estranham a escolha de um marmanjo barbado como babá, mas passivamente aceitam.
No meio da estrada, Paddy usa de seu mal hábito de ouvir som alto, apaixonado por sua música preferida Eternal Flames de The Bangles, uma clássica love song oitentista.
Enquanto isso no rancho, Ant leva Agnes até o quarto de seu pai e lhe mostra uma coleção de relógios, entre eles, um prateado com uma frase cravada que não dá tempo de ler, pois Muhjid se aproxima.
No restaurante, Louise explica á Paddy que ela é vegetariana e portanto não poderá aceitar carne como prato principal novamente e que o episódio da degustação da peça servida pelo britânico foi só para não ser má educada logo na chegada.
Na sequencia, o casal de britânicos simulam de muito mal gosto um ato de sexo oral debaixo da mesa, deixando os Dalton constrangidos, mas tudo acaba numa risadaria forçada para não quebrar o clima.
Na hora de dormir, Ant mostra á Agnes algumas cicatrizes pelo seu corpo e no mesmo momento as mães de ambos chegam forçando-os a fingir que já estavam dormindo.
Em seu quarto, Louise discute com Ben sobre o comportamento indecente dos amigos e o marido é passivo como sempre para não fazer desfeita de toda a hospitalidade dos britânicos.
Louise revolve ir dar mais uma olhada em Agnes e a encontra dormindo na cama de Paddy e Ciara que estão de pouca roupa. Farta, Louise arrasta a filha de lá, a leva até Ben e exige que os dois saiam daquele hospício imediatamente, o que eles fazem ao nascer do sol.
No meio do caminho, Agnes percebe que seu coelhinho de pelúcia não está em lugar algum e o pai para na estrada para procurar e depois de revirar tudo e não encontrar o bichinho, o patriarca dos Dalton deduz que o coelhinho ficou no rancho e se nega a dar meia volta para buscá-lo.
Agnes tem um ataque histérico por causa do coelhinho chegando a dar um chute na poltrona do carro do pai que ao perceber que ela está tendo uma crise de ansiedade que só o bichinho pode sanar, como um brinquedo terapêutico, ele resolve pensar no bem estar da menina e dá meia volta.
Paddy e Ciara recebem os amigos de volta de braços abertos não demonstrando ressentimento pela partida forçada e se fazem de envergonhados pelo comportamento promíscuo no restaurante, pelo som alto e sobretudo por deitar-se com Agnes sem falar nada. Isso faz com que os Dalton fiquem sem graça e permanecerem mais um tempo no rancho.
Mais tarde, enquanto pinta ovos com Agnes, Ant tenta se comunicar com a menina mas não só não consegue como Paddy o interrompe.
Logo na sequencia, Paddy leva Ben para dar uma volta pelo campo enquanto Agnes tenta dizer á mãe que há algo errado com Ant não recebendo a atenção devida, fora que Ciara as interrompe.
Paddy leva Ben para caçar na campina, o que não o apetece e percebendo que o amigo anda meio abatido, o britânico o leva até um precipício para que ele possa libertar toda sua frustração com um grito bem alto, o que surte efeito, pois o americano se sente bem melhor.
Logo depois, os rapazes voltam para o rancho e presenciam Louise se cortar enquanto ajudava com o almoço e ao pedir ajuda á Paddy, este revela que mentiu sobre ser médico apenas para não parecer pouca coisa para eles.
Horas depois, a família assiste a uma performance de dança country das crianças e Paddy se enfada a todo momento do jeito engessado do filho, exigindo demais do garoto e na última ele dá-lhe uma dura fazendo Louise surtar, o que acaba com a diversão.
Louise exige ir embora naquele mesmo instante, mas Ben é passivo como sempre, restando a mulher ter um papo com Ciara que se faz de submissa aos métodos rígidos de criação do marido.
Ant aproveita o sono de Paddy para roubar suas chaves e aproveita uma jogada descompromissada de futebol americano para levar Agnes até um compartimento subterrâneo escondido no celeiro onde estão armazenadas diversas malas, celulares entre outros pertences pessoais.
O garoto mostra á amiguinha um álbum com várias fotos de crianças e casais junto com Paddy e Ciara só que sem ele a princípio. Ant gesticula que cada criança chegou ao rancho com seus pais e uma a uma foram sendo separadas deles e passando a ser filhos de fachada dos britânicos, até que chegou a vez dele substituindo uma menina.
Ele mostra uma foto sua com aqueles que são seus verdadeiros pais (lembrando do relógio de prata da coleção que na foto está no pulso do verdadeiro pai do garoto) onde ele está feliz todo debochado mostrando a língua para a câmera. Ant abre sua boca mostrando um grande vazio no céu e gesticula que lhe fora cortada sua língua para que ele não denunciasse o esquema de Paddy e Ciara e é por isso que ele sempre é fortemente vigiado.
Ao final, ele mostra um espaço vazio no álbum e uma foto de Agnes e sua família, o que significa que ela será a próxima, assim que Paddy e Ciara matarem seus pais assim como fizeram com todos os outros e as crianças que já não serviam mais, o que inclui Ant.
As crianças deixam o quartinho secreto e enquanto Agnes tenta conseguir a atenção do pai sem sucesso, Ant consegue devolver as chaves de Paddy que já havia acordado sem que ele se dê conta.
Agnes acaba apelando para furar sua perna intencionalmente com um alfinete para conseguir a atenção da mãe inventando que ela virou mocinha, sem despertar suspeitas e a sós com Louise mostra as fotos das provas dos crimes de Paddy e Ciara que ela tirou com seu celular e os explana detalhadamente.
Enquanto joga futebol americano, Ben acaba visualizando o alçapão que dá no quartinho com os itens roubados por Paddy e sua esposa.
Louise chama Ben para ter uma particular e a sós, mostra as fotos que Agnes tirou. A família resolve por hora agir normalmente e dar um migué para poder ir embora e buscar ajuda da polícia, porém na hora de deixar os britânicos, eles descobrem que um dos pneus do carro furou.
Paddy leva Ben até o quarto das ferramentas para buscar um macaco para trocar o pneu e nisso, Louise percebe o coelhinho de pelúcia de Agnes preso no alto de uma calha.
Depois de trocar o pneu, Paddy oferece sua escada para Ben tirar o coelhinho da calha e ao patriarca dos Dalton subir, as garotas não escondem a preocupação com uma possível queda fatal proposital, o que felizmente não acontece apesar da tensão.
Finalmente a bordo do carro, os Dalton se preparam para passar pela porteira eletrônica, até que Paddy joga Ant no lago, fazendo Ben saltar do veículo e pular na água para socorrer o menino em pânico. Esta é a deixa para Paddy e Ciara render as garotas com armas apontadas para elas.
Os Dalton e Ant são presos em um cativeiro e Paddy prepara uma seringa com anestésico para cortar a língua de Agnes depois de tirar a máscara, porém, Louise, com um estilete que ela havia pego para se defender, desfere um golpe no rosto do algos e ainda consegue desarmar Ciara durante um embate.
Ben e família pegam Ant e trancam Paddy e Ciara no cativeiro. No meio da fuga de carro, o veículo é alvejado por Muhjid que aparece de surpresa, forçando os Dalton a se esconderem dentro da casa. Em paralelo, Paddy e Ciara se atracam entre tapas e beijos até Muhjid chegar ao cativeiro.
Louise tenta pedir ajuda pelo telefone, porém Ciara que já estava livre corta a linha. Em desespero, o casal apaga todas as luzes para não serem detectados e Paddy liga o som de seu carro bem alto enquanto canta Eternal flame com ódio no coração.
Ben e Ciara analisam uma foto panorâmica do rancho e traçam uma rota de fuga além de fazerem tochas para se orientarem no breu.
Paddy dispara várias vezes para dentro da casa fazendo Louise derrubar uma das tochas iniciando um breve e pequeno incêndio que é contido a tempo. Ben acende um coquetel molotov e atira para fora acertando seu carro que se incendeia.
Ben e Louise escondem as crianças dentro do armário da cozinha e lhe instruem seguindo uma ronda pela casa até o momento que o carro explode.
Muhjid escala uma das paredes da casa enquanto Paddy arromba uma porta acorrentada. Enquanto o falso babá entra na casa pelos fundos, Paddy entra pela frente e tenta arrombar uma barricada deixada atrás da porta onde Louise desfere um golpe com um garfo de churrasco fugindo logo depois.
Ciara entra na casa logo depois e ao encontrar o marido ferido, toma outro caminho. Paddy adentra o banheiro e ao abrir o armário só encontra o celular de Agnes como isca. O mal caráter é pego de surpresa por Louise que o enxarca de álcool e o perfura novamente.
Louise foge com as crianças e Ciara quase acerta um tiro nela.
Muhjid encontra Ben e os dois saem no soco. O cúmplice de Paddy tenta cortar o pescoço do pai de Agnes com lascas de vidro, mas Louise aparece de surpresa matando o malfeitor com um golpe de martelo na cabeça.
Os Dalton e as crianças fogem pelo telhado e Ciara os persegue até encontrá-los ao seguir seus rastros, porém, Louise que estava escondida a pega de surpresa e a joga da escada para a morte.
Agnes escorrega da calha durante a fuga, mas Ben a salva e resolve se arriscar e se jogar para resgatar a escada caída, o que de fato ele consegue dando prosseguimento da fuga em terra firme.
Geral ouve os passos de Paddy e Agnes que estava na frente é pega por ele como refém, mas a menina aproveita a seringa com droga que ela havia resgatado e injeta no malfeitor que cai feito bosta no chão.
Prontos para fugir, os Dalton chamam Ant para seguir com eles, mas o menino pega uma enorme pedra e desconta todo seu ódio em Paddy o matando com vários golpes na face no maior estilo Tommy Jarvis em Sexta-feira 13 parte 4.
Os Dalton fogem do rancho no carro de Paddy e Ant que havia resgatado os restos do coelhinho de Agnes o abraça com força, enquanto a menina tenta controlar sua ansiedade sem ele...
Eu vou ser direto: o filme é bem lento e quase um total ctrl+c / ctrl+v do original sem conseguir passar a mesma atmosfera de tensão, a agonia e a perturbação que a obra de 2022 passava. Claro que há raras ressalvas, como a cena em que Ant revela o esquema maquiavélico de Paddy e Ciara e o abuso por ele sofrido que é impactante, a atuação do pequeno Dan Hough é carregada e imersiva com seus trejeitos e mímicas que tornam sua tentativa de comunicação facilmente de entender, vide a mímica do "corta língua" que é dolorosa até para quem assiste.
Depois disso, o filme já não surpreende tanto apesar de que a hora da virada é totalmente oposta a original tirando toda a carga negativa e a depressão que as cenas carregavam até o fatídico final. Aqui, a Blumhouse optou por uma abordagem mais positiva e um final feliz para os protagonistas, além de poupar o falso filho dos vilões e dar mais destaque á Agnes que nesta versão é uma pré adolescente com problemas emocionais e não uma menininha de pouco mais de 7 anos com problemas de apego.
A passividade do casal segue igual no original, porém diferentemente, os protagonistas resolvem mudar de posição e superar suas fraquezas dando início a uma luta frenética pela sobrevivência.
A carga de violência aqui é predominante na reta final, enquanto o original acabou optando pelo terror psicológico e a bad vibe o tempo todo e em contrapartida a versão de 2024 como era de se esperar, suavizou toda a promiscuidade da original, como por exemplo, na cena em que o casal Bjørn e Louise fazem o coito ignorando os pedidos da menina Agnes para dormir com eles por medo, indo dormir em seguida com o casal gringo. Aqui não teve coito nenhum e se quer um resquício de nudez.
No mais, a atuação de James McAvoy no papel de Paddy está bem ok, sem ser forçado, trás uma carga de psicopatia muito bem estruturada em cada trejeito e hábito, porém ele foi fraco em alguns momentos como na cena do surto da performance de dança; ele poderia ter sido um pouco mais enérgico para dar mais tensão ao momento.
Finalizando: o remake é competente, mas carece de força na tensão, pois na maioria do tempo o ritmo da narrativa é lento e quando finalmente parece que a coisa vai engrenar e ficar sangue nos olhos, tudo se perde e volta para os momentos lentos e arrastados. A reta final por sua vez foi até bacana, a vingança dos protagonistas não era nenhuma surpresa já que desde os últimos trailers ficou perceptivos e vários sites antenados no enredo já deixaram vazar a escolha da produção em não seguir fielmente o enredo original em 100%, o que acabou estragando a experiência. Ainda que de qualquer forma fosse levar tensão aos fãs da obra clássica com tanta mudança.
Trailer:
Nenhum comentário:
Postar um comentário