Com o sucesso crescente da revitalização do subgênero slasher com clássicos como Pânico e Eu sei o que vocês fizeram no verão passado, é claro que outros estúdios Hollywoodianos iriam aproveitar a receita do bolo para fazer o seu próprio ninho de ovos de ouro.
Foi então que em 1998 quando Pânico já havia emplacado sua primeira sequência que chegou Lenda Urbana, um novo terror slasher com um maníaco que ataca jovens universitários matando-os recriando lendas urbanas difundidas tradicionalmente pelo campus.
Girando em torno de uma galera de uma universidade que guarda muitos segredos, entre eles um massacre ocorrido há vinte e cinco anos, o filme vai se desenrolar a partir do vazamento do assassinato de uma jovem universitária que irá se conectar com todas as outras mortes no decorrer da trama.
Tudo começa numa noite qualquer com a jovem Michelle Mancini pegando estrada até começar a ficar sem combustível no meio de um toró a obrigando a parar num posto próximo aparentemente abandonado.
Isso até aparição repentina do estranho frentista que serve gasolina à jovem depois de assustá-la involuntariamente.
Com o tanque completo, o frentista anuncia à Michelle que ela tem uma ligação na recepção do posto e ao atender, ela recebe uma ameaça de um anônimo e achando se tratar de uma armadilha para um possível assédio, a garota agride o frentista e bate marcha sem ouvir o alerta do homem de que há alguém no banco de trás do carro dela.
Este alguém, uma pessoa usando um casaco com gorro de pelos de animal silvestre que cobre seu rosto e munido de um machado surge justamente onde o frentista disse e ataca Michelle de surpresa a matando.
Dias depois, somos levados à rádio da universidade Pendleton onde a jovem Sasha Thomas que é a apresentadora de um programa escolar menciona a lenda urbana do massacre da universidade de Stanley Hall ocorrido há vinte e cinco anos atrás.
No hall do campus, o universitário Parker Riley afirma sua crença no ocorrido enquanto seu colega Paul Gardener é cético e classifica o tal massacre como sendo uma lenda urbana o que abre um debate rápido entre as colegas Natalie Simon e Brenda Bates.
Debochando da lenda urbana de Bloody Mary, Natalie e Brenda vão até os restos de um dormitório abandonado e tentam invocar a entidade chamando pelo seu nome várias vezes de frente para uma fresta de uma trava de madeira.
Depois, Natalie volta para o dormitório que ela divide com a odiosa gótica Tosh Guanieri que no mesmo momento, transa com um mais peguete aleatório.
Na manhã seguinte, o professor William Lexler dá uma aula sobre lendas urbanas usando como exemplo um ocorrido com um menino chamado Mickey que teria morrido do estômago ao consumir bala efervescente (tipo Mentos) e refrigerante ao mesmo tempo.
Brenda debocha do docente que a convida para fazer um experimento na prática com balas e refrigerante para confirmar a lenda, mas ela se nega. No entanto, Damon Brooks, o engraçadinho da turma se prontifica a ser a cobaia da experiência e tal como as várias pegadinhas que ele já fez no campus, ele finge estar tendo uma convulsão e logo depois revela estar são e salvo.
Durante o intervalo, a turma toma ciência da morte de Michelle Mancini através do jornal da universidade do qual Paul é repórter e o reitor Dean Adams censura o artigo que abre hipótese para um maníaco no campus visando abafar a publicidade negativa da instituição.
Mais tarde, Damon convida Natalie para dar uma volta no bosque próximo ao campus numa tentativa de conquistá-la, mas ele é um completo babaca com ela deixando claro que ele não tem nenhuma motivação afetuosa para com a jovem o que lhe custa um soco na fuça.
Antes de levar Natalie de volta à universidade, Damon sai do carro para urinar em uma árvore e é atacado pelo maníaco do casaco que logo depois se manifesta na frente de Natalie e esta dá partida no veículo que é amarrado pelo para-choque e a outra ponta da corda é enrolada em volta do pescoço de Damon que grita em vão para a amiga não dar partida.
Com o desespero e os gritos de Damon abafados, Natalie acaba dando partida no carro e isso faz com que ele acabe morrendo enforcado.
Na sequencia, o maníaco sobe no carro e começa a pisoteá-lo até ser jogado quando Natalie consegue por fim acelerar mas o corpo de Damon acaba caindo sobre a janela dianteira do veículo.
Seguindo a pé, Natalie chega depois de muito tempo à delegacia e pede ajuda à conhecida xerife Reese Wilson que ao chegar à cena do crime não encontra nada fora do normal ficando claro que o maníaco sumiu com as evidências e o corpo de Damon. Cética, Reese desconfia que Natalie estava sobre efeito de drogas e fica tudo no elas por elas.
Na manhã seguinte, Parker caçoa do relato de Natalie sobre o ocorrido anteriormente dizendo que Damon tem o costume de pregar peças e que muito possivelmente o amigo deu chá de sumiço até as coisas esfriarem, mas a jovem insiste que o ocorrido foi criminoso e que coincide com uma lenda urbana sobre um assassinato num encontro no meio do mato.
Mais tarde, Natalie vai até a deserta biblioteca para investigar o conteúdo de um livro sobre lendas urbanas enquanto que em paralelo, Tosh consegue uma transa fácil em um site de relacionamentos góticos.
Em poucas horas, Tosh acaba sendo surpreendida pelo maníaco que desliga o computador e as luzes dando início a um ataque silencioso e quando Natalie chega no dormitório e ouve os gemidos abafados da colega, ela ignora acreditando ser mais um rolo e se deita com um fone ligado para pegar no sono.
Na manhã seguinte, Natalie finalmente encontra o corpo dilacerado de Tosh na cama e uma mensagem escrita com sangue na parede.
Natalie é interrogada pela xerife Reese e o reitor Adams que estranham a omissão da garota perante o ocorrido e ainda menciona que a polícia encontrou um bilhete de suicídio nas coisas de Tosh que a pinta como uma suposta maníaca depressiva, o que evita uma investigação mais intensiva.
Paul tenta conseguir uma entrevista com Natalie pelo ocorrido com Tosh para o jornal e a jovem contradiz o laudo de suicídio dado pelo reitor e diz que a ninfomaníaca foi assassinada.
Encucado, Paul adentra a sala do senhor Wexler juntamente com Natalie para encontrar alguma evidência que confirme o ocorrido com Tosh e encontra um machado e outros instrumentos de tortura além de uma anotação sobre o massacre de Stanley Hall.
Wexler acaba chegando bem na hora e entrega os universitários para o reitor Adams e este informa à Paul que o editor do jornal do campus o dispensou de suas atividades.
Horas depois, Natalie vai até o salão da piscina olímpica para se encontrar com Brenda que treina e reconhece o maníaco do casaco próximo à amiga. Temendo um novo ataque, Natalie grita para Brenda que não ouve e então a jovem estoura o vidro da porta e quando volta-se para o suposto maníaco, percebe que era só uma aluna aleatória usando um casaco parecido.
Depois do susto, Brenda tenta convencer a amiga que ela está neurótica com a história do maníaco e nisso, Natalie revela que Michelle Mancini era uma velha amiga e que elas estudaram juntas. Ela conta que uma certa noite, elas saíram de carro para se divertir e Michelle teve a infeliz ideia de provocar um jovem que passava em outro veículo junto à elas. O rapaz não aguentando desaforo perseguiu as garotas até que seu carro capotou e ele acabou morrendo na hora enquanto ela e a amiga por serem menores e rés primarias pegaram condicional.
Em paralelo, Paul volta a investigar as anotações de Wexler e descobre através de um recorte de jornal que ele foi o único sobrevivente do massacre de Stanley Hall, o que significa que o ocorrido foi uma realidade.
Do outro lado, a xerife Reese procura pelo reitor Adams para informar sobre sua busca por Damon que desde a denúncia de Natalie está desaparecido, mas o velho contradiz alegando que o rapaz deve ter saído com alguma namorada para aproveitar o final de semana fora da universidade.
Depois que a xerife vai embora, o maníaco aparece sorrateiramente e ataca o reitor Adams no estacionamento dos docentes rompendo seu tendão com uma faca e logo depois, ele destrava o freio de mão do carro do velho que se desesperado se arrasta até a cancela que acaba ativando uma armadilha de espeto para prevenção de furtos e nisso, o carro de Adams passa por cima dele o matando perfurado sobre os espetos.
Enquanto isso, acontece uma festa no campus oferecida por Parker e lá, Paul encontra Natalie contando sobre o que acabou de descobrir teorizando que Wexler enlouqueceu por ter se mantido em silêncio sobre massacre por ordem do reitor para evitar comentários negativos sobre a universidade e que por isso ele pode ser o maníaco.
Os dois acabam se beijando e são flagrados por Brenda que é apaixonada por Paul ficando de coração partido.
Paralelamente, a xerife Reese investiga por conta própria a sala de Wexler no meio do breu e ao descobrir os instrumentos de tortura ela acaba escorregando em uma poça de sangue.
De volta a festa, Paul pede à Parker que suspenda o evento pois o maníaco do campus é real e vai acabar recriando o massacre de Stanley Hall. Parker expõe e ridiculariza o amigo na frente dos convidados.
Sasha que é namorada de Parker, se manda com uma assistente para a rádio para espalhar as novidades no meio de uma chuva e o babaca acaba recebendo uma ligação anônima o ameaçando de morte e insinua que seu cachorro de estimação desapareceu o aconselhando a dar uma olhada na cozinha do dormitório. Ao chegar lá, o rapaz encontra os restos do mascote morto torrado dentro do micro-ondas.
Enojado, Parker vai até o banheiro para vomitar e o maníaco o nocauteia e o amarra na privada. Quando o rapaz volta a si, o maníaco enfia várias balas efervescentes na boca de Parker e entorna uma embalagem de produto de limpeza o fazendo ter uma overdose mortal.
Do outro lado, a xerife Reese tenta conseguir reforço pelo telefone, mas a linha está muda e ela resolve fazer tudo sozinha.
Enquanto isso na estação de rádio, Sasha atende aos telefonemas de seus ouvintes sem se dar conta que sua assistente é assassinada pelas suas costas mas ao se virar é acertada com um golpe de machado.
A loura no entanto, consegue fugir e Natalie que ouvia o programa alerta um dos jovens da festa sobre o ataque do maníaco mas ele acredita que Sasha está fazendo uma remontagem do massacre de Stanley Hall já que é aniversário do ocorrido.
O maníaco persegue Sasha até a escadaria da estação e ela acaba ficando pendurada pela sacada. Ao ser atacada com o machado, Sasha se solta e chega ilesa no chão do piso principal e corre até o elevador. Com a sorte em dia, Sasha escapa de outro ataque bem quando a cabine fecha no momento certo.
Enquanto a xerife Reese pega estrada rumo ao hall do campus, Sasha se esconde em uma sala e encontra Natalie se aproximando dela. Ao chamar pela amiga, Sasha acaba denunciando sua localização e o maníaco a mata.
Natalie dá meia volta e encontra Paul na entrada da estação a aconselhando a fugir do campus para pedir ajuda e no meio do caminho encontram Brenda que se une a fuga ao mesmo tempo que Reese chega na estação e encontra o corpo de Sasha. Ela tenta entrar em contato com Paul mas mais uma vez não consegue sucesso.
No meio de um toró, Natalie e seus amigos param em um posto e Paul desce para usar o telefone.
Enquanto isso, as meninas ouvem o alarme do porta-malas soando e ao sair para analisa-lo acabam encontrando o corpo do senhor Wexler desconfiando que Paul é o maníaco.
As duas fogem a pé por um barranco o meio da floresta e acabam se separando. Natalie chega até a rodovia e pede carona conseguindo a ajuda de nada menos que o faxineiro estranho do campus. Percebendo que Natalie está ensopada, o faxineiro oferece um casaco para a garota que ao vê-lo percebe que é o mesmo que usa o maníaco.
Em pânico, Natalie tenta saltar do carro mas o faxineiro diz que as portas estão travadas por dentro. Nisso, em outro veículo aparece o maníaco dando início a uma perseguição que culmina num capotamento e a morte do faxineiro. Natalie por outro lado, consegue escapar ilesa e corre até a universidade acionando o interfone.
Natalie ouve ao fundo os gritos de socorro de Brenda e os segue até chegar no dormitório abandonado onde ela acaba trancada num dos quartos onde encontra os corpos de Parker, do reitor Adams e de Damon.
Ao conseguir sair, encontra Brenda desacordada em uma cama aparentemente morta. Ao dar as costas para chorar, Natalie acaba sendo nocauteada com um soco de Brenda que desperta na ponta dos pés.
Quando volta a si, Natalie se vê amarrada na cama pelos pulsos e ao se virar, vê o maníaco que ao tirar o capuz se revela Brenda. A falsa amiga revela que o rapaz que Natalie e Michelle mataram numa noite de loucura era David Evans e que ele era namorado e grande amor de Brenda, tanto que os dois estavam noivos e pretendiam se casar depois da formatura na universidade.
Brenda diz que seguiu as pistas da localização de Natalie e Michelle e depois de matar a primeira se infiltrou na universidade Pendleton, se tornou amiga da jovem e iniciou um plano de vingança criativo: matar suas vítimas recriando crimes dados como lendas urbanas, começando por Michelle.
Reese chega bem no momento e rende Brenda mas a maníaca a esfaqueia. A xerife no entanto a agarra e as duas vão para o chão tentando agarrar o revólver de Reese. Brenda acaba agarrando primeiro e baleia a xerife ao mesmo tempo que impede que Natalie fuja na maciota.
Brenda se recompõe e revela que sua intenção inicialmente era incriminar Paul pelos assassinatos mas ela acabou se apaixonando por ele e isso fez ela enlouquecer e agora o alvo é Natalie para que ela fique com o amado enquanto a amiga puxa uma cana em algum sanatório judicial.
Paul aparece no mesmo momento aplaudindo o plano de mestre de Brenda e tenta manipula-la para que ela dê detalhes sobre o que sabe do envolvimento de Wexler com o massacre de Stanley Hall e pede à maníaca que entregue sua arma.
A garota no entanto se nega e resolve atirar, mas Reese a baleia primeiro com sua pistola reserva fazendo-a soltar a arma e capota novamente.
Natalie agarra o revólver e Brenda a provoca dizendo que ela não tem coragem para puxar o gatilho, porém a ex amiga prova o contrário desferindo um tiro direto na barriga que faz Brenda cair da janela do andar superior para a área externa.
Paul consola Natalie e avisa Reese que irá chamar uma ambulância e no caminho, de volta ao campus o rapaz aciona os paramédicos enquanto dirige.
Repentinamente, Brenda aparece viva no banco de trás com um machado na mão atacando o casal de jovens. Natalie luta contra ela e quando o carro chega próximo a uma ponte, Paul freia bruscamente e Brenda é catapultada até o rio onde ela boia inerte enquanto o casal se abraça.
Somos transportados para uma outra universidade onde um jovem conta sobre a lenda urbana da maníaca Brenda para seus amigos e uma das ouvintes é a própria Brenda que diz que irá contar como as coisas realmente aconteceram...
O filme conseguiu consolidar seu lugar ao sol se tornando uma das mais inesquecíveis franquias de filmes de terror teen slasher dos anos 1990 não devendo em nada comparado às suas irmãs mais velhas.
Para tanto, foi requisitado um elenco praticamente desconhecido na época sendo dos rostos mais conhecido hoje em dia o de Jared Leto que deu vida ao mocinho Paul de forma bem balanceada o suficiente para não ser comparado com outros astros das concorrências da época.
Ainda contamos com as participações especiais de Loretta Devine e Robert Englund, o eterno Freddy Krugger nos papeis da xerife Reese e o professor Wexler respectivamente, o que agregou legal ao conteúdo apesar da lore do docente e do massacre ter se perdido no final.
A violência está bem dosada, os acontecimentos são bem frenéticos e o enredo não enrola em momento algum. A revelação final da identidade do maníaco do campus foi deveras imprevisível e pelo menos agradou para mim fazendo com que a Brenda acabasse se tornando uma vilã icônica depois que a gente descobre sua motivação.
A trama acerta em cheio na tensão, no mistério e na ambientação do campus que trás uma atmosfera de perfeita de incerteza além de uma gama legal e bem crível de suspeitos de serem o maníaco.
No mais, o filme tem uma diversidade de personagens carismáticos com uma ótima química entre si, é um ótimo entretenimento e merece o lugar de clássico que conseguiu com o tempo alcançando mais duas sequências de menor sucesso e até o presente momento, ao contrário de Pânico e Eu sei o que vocês fizeram no verão passado, Lenda Urbana até o presente momento não tem plano algum de sequência, revival ou remake, o que é uma pena.
Trailer:

Nenhum comentário:
Postar um comentário