Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 20 de dezembro de 2025

O Telefone Preto 2 / Black Phone 2 (2025)

 

Quatro anos depois do sucesso imediato do primeiro Telefone preto, a sequencia foi prometida assim como a volta do vilão original diretamente dos quintos do inferno para mais uma rodada de muita insanidade.

Os mesmos quatro anos se passam na linha temporal do primeiro filme e o protagonista que sobreviveu ao sequestro do maluco mascarado carrega os traumas de seus dias de cárcere sem saber como canalizar suas frustrações.

Uma ligação vinda do passado em um acampamento de inverno, leva o protagonista e sua irmã vidente a saírem e sua cidade natal para tentar desvendar uma sequencia de três assassinatos que ocorreram do tal acampamento e isso vai fazer com que o sequestrador do primeiro filme volte dos mortos para consumar sua vingança.

Tudo começa nas montanhas rochosas do acampamento católico de inverno Alpine Lake, Colorado em 1957 onde uma jovem monitora chamada Hope recebe uma ligação vinda de uma cabine.

Ao atender, ela ouve uma voz feminina falando sobre ela ter sonhos onde ela pode ver o que vai ocorrer no futuro, coisa que Hope também pode fazer e ela pede insistentemente que a pessoa do outro lado da linha venha à Alpine Lake e do nada a ligação cai.

Depois da intro, somos levados à North Denver em 1982, exatos quatro anos depois do evento traumático que deixou o jovem Finney traumatizado e violento, sendo-nos reapresentado no meio de uma briga no colégio na frente de geral incluindo sua irmã vidente Gwen.

Finney diz que a repercussão de seu sequestro e a morte do sequestrador mascarado, vulgo The Grabber o fez perder toda sua privacidade e paciência.

Agora, Finney e seu pai Terrence tem uma relação cordial mas ele ainda carrega o trauma deixado pelo Grabber que o fez adquirir o hábito de fumar maconha.

Durante uma tragada noturna, Finney tenta passar uma imagem de trauma superado para Gwen que sabendo que não é verdade tenta faze-lo se abrir com ela mas é inútil.

Naquela mesma noite, Gwen tem um de seus sonhos premonitórios onde ela vê um menino sendo perseguido no meio da neve até ser assassinado à facadas e jogado num lago congelado. O fantasma da criança no entanto, crava uma letra W na camada fina de gelo do lago afundando logo depois.

Finney pega Gwen sonâmbula e quando ela se acorda, revela o que viu mas ele que continua cético ignora.

Na manhã seguinte na escola, Gwen recebe entradas para um programa com seu interesse amoroso Ernesto, além de um maço de cartas esotéricas similares às de tarô uma vez que ele sabe do dom que a paquera possui.

O garoto fala sobre seu irmão que desapareceu na época dos sequestros do Grabber e menciona as poucas informações que a polícia conseguiu reunir.

Naquela noite, Gwen tem outro sonho com um outro garoto sendo perseguido na neve e desta vez conseguimos ver o assassino sendo um homem alto, cabeludo e sem camisa e este faz sua vítima em pedaços com um machado e depois queima o corpo numa lareira.

O fantasma do garoto crava uma letra B junto ao W na crosta do lago e afunda.

Sonâmbula, Gwen corre até os restos do porão que servia de cativeiro do Grabber e recebe uma ligação de uma certa garota das montanhas geladas do Colorado que nada mais é que Hope de 1957 e presenciamos a mesma ligação do início do filme até a linha cair.

Ao desligar, Gwen dá de cara com um dos fantasmas assassinados em seus sonhos e ele diz que não deveria estar lá. O telefone torna a tocar e Gwen acorda ao ser chacoalhada por Finney que revela tê-la seguido quando ela começou a andar dormindo.

Gwen revela a ligação que ela acabou de fazer e se descobre que Hope é na verdade a finada mãe de Finney e da visionária e que ela pediu que eles fossem à Alpine Lake pois as crianças assassinadas dos sonhos também pertencem ao passado e foram mortos no mesmo acampamento. Gwen suplica ao irmão que ele aceite ir com ela ao Colorado trabalhar no acampamento de inverno como monitores para procurar pelos corpos.

Ao falarem com o pai, Gwen e Finney descobrem que sua mãe trabalhou no Alpine Lake bem antes deles se conhecerem como monitora.

Na manhã seguinte, depois de aceitar a proposta da irmã, Finney faz as malas e junto com Ernesto e Gwen ele viaja para o Colorado no meio de uma nevasca.

Ao chegarem nas dependências do acampamento, o trio conhece Armando, o diretor do local e sua sobrinha e segurança Mustang que diz que os jovens foram os únicos que pegaram a vaga de emprego e que Pine Lake está fechada por conta do tempo fechado.

Finney e os outros são alojados em seus chalés e se preparam para dormir.

Gwen tem outro sonho com outro menino assassinado e este crava um H junto ao W e o B no gelo afundando.

Em paralelo, Finney vai até a cabine telefônica para atender uma ligação e ignora dizendo para quem está do outro lado da linha que não pode ajudar. O telefone volta a tocar incessantemente fazendo o garoto voltar a atender.

Em seu chalé, Gwen vê o fantasma de um garoto morto enquanto o irmão descobre que o Grabber é quem está ligando diretamente do inferno.

Gwen é visitada pelos outros fantasmas e um deles tenta invadir pela janela, mas uma lasca de vidro se solta e corta um pedaço da cabeça do mesmo.

Ao ouvir os gritos de Gwen, Ernesto sai correndo de seu chalé e chega até a amada contendo seu surto.

Ernesto passa a noite tomando conta de Gwen e os dois conversam sobre a fé cristã e as visões da garota até que eles começam a engatar um beijo, porém Finney que também estava de segurança da irmã interrompe os pombinhos.

Na manhã seguinte, Finney tem uma discussão com Gwen por ela ter contado sobre seu dom para Ernesto e mostra uma marca de um ferimento causado pelo arranhão de um fantasma na noite anterior enquanto ela estava sonâmbula.

Mais tarde, o trio toma café da manhã com Armando que diz que o acampamento tem mais dois monitores que servem de orientadores para os novatos chamados Bárbara e Kenneth.

Gwen pergunta sobre sua mãe e Armando reconhece a jovem Hope pelo seu apelido da época que era Estrela e que foi dado por ela ser considerada iluminada e só fica sabendo neste momento que ela é falecida.

Armando quando questionado sobre a cabine adjacente ao lago, diz que o telefone não funciona há anos.

Um tempo depois, o telefone da cabine toca e Finney atende um menino que diz não se lembrar de seu nome mas que está entre mais dois amigos, que eles estão com frio e quando questionado, o menino diz não saber como ele ou os amigos morreram e pede para que eles sejam encontrados. Instantaneamente, os fantasmas das crianças de Alpine Lake aparecem do lado de fora da cabine e batem no vidro.

Gwen e Ernesto vão até a cabine de Bárbara e Kenneth pedir informações sobre os meninos que morreram no acampamento mas a monitora chefe é ríspida e omissa.

UM flashback mostra a jovem Hope recebendo uma ligação do além à noite e a projeção de Gwen a observa e um fantasma aparece dizendo que não era para ele e os outros estarem lá.

Do nada começa a cair neve embebecida em sangue e Gwen vê uma das crianças do passado sendo decapitada em um cepo e fica horrorizada com o sangue escorrendo.

Depois, Gwen sonâmbula sai de seu chalé perseguindo um fantasma mas Finney a flagra e pede para Ernesto segui-la e proteger a irmã.

O telefone da cabine toca e é o Grabber novamente que é questionado sobre sua presença em Alpine Lake e a entidade é irônica em seu desejo de vingança.

Ernesto acaba perdendo Gwen de vista e esta entra na cozinha da cantina onde as panelas se jogam e o forno começa a pegar fogo do nada.

O Grabber invade o sonho de Gwen e a ataca de frente enquanto Ernesto e os monitores chefes apenas a veem rodopiando no ar como se ela estivesse possuída mas que na real era a entidade do mal a fazendo de gato e sapato.

Ernesto tenta deter a amada e Finney chega na hora a fazendo acordar.

Armando reúne geral na capela e questiona Gwen sobre o seu dom da previsão assim que ele fica ciente de sua existência enquanto Bárbara acredita que a garota está possuída pelo diabo.

Gwen revela ter vindo à Alpine Lake para encontrar os restos mortais dos meninos assassinados anos atrás pois acredita que eles querem ser encontrados para poderem descansar em paz.

Armando confirma a veracidade dos assassinatos e menciona que a polícia na época moveu mundos e fundos para encontrar o sequestrador. Na época, Armando era cozinheiro do acampamento mas levou tão a sério que os corpos dos meninos fossem localizados que sempre que o tempo permitia ele procurava vestígios e que com o passar dos anos ele conseguiu adquirir o terreno de Alpine Lake para que como diretor pudesse perpetuar as buscas motivadas por uma promessa que ele fez aos pais da crianças na época.

Os jovens vislumbram uma foto antiga de funcionários do Alpine Lake da época dos assassinatos e entre eles Finney reconhece o Grabble a quem Armando conhece pelo apelido de Wild Bill Hiccup, ele trabalhava na manutenção totalmente fora de suspeitas.

Gwen liga as iniciais do apelido do Grabber com as iniciais cravadas pelos fantasmas no gelo fino concluindo que o sequestrador do North Denver é o assassino de Alpine Lake. A garota diz que segundo a sua visão, os corpos das crianças estão no fundo do lago e que se eles forem encontrados o Grabber perde seus poderes.

Mais tarde em sua cabine, Armando recebe uma ligação do Grabber em seu rádio comunicador e a entidade diz querer machucar o diretor.

Depois do susto, Armando encontra Finney fumando maconha e dá um de psicólogo dizendo que por trás de sua raiva pelo trauma do sequestro o rapaz reprime seu medo, mas que ele também tem forças para superar tudo.

Na manhã seguinte, geral pega pesado escaneando o lago em busca de qualquer sinal de restos mortais e assim vai até anoitecer e Gwen acaba dormindo depois que Finney toma conta dela. Finney conversa com Ernesto sobre uma ligação que ele recebeu no cativeiro do Grabber anos atrás que era nada menos que do seu irmão desaparecido.

Gwen entra em um sonho passado de sua mãe, agora uma mulher que por sua vez teve uma visão de um jovem entregador de jornais que é sequestrado pelo Grabber em vida.

Depois, Hope entra num estado de sonambulismo e caminha até o cativeiro do Grabber onde está preso um menino pequeno. O Grabber usando seu disfarce clássico de mascarado de cartola abduz Hope para dentro de sua Van.

Gwen entra no veículo onde o fantasma do sequestrador a acompanha e este diz que ele precisa fazer algo pela garota.

O Grabber do passado, leva Hope até a garagem de sua casa e coloca seu corpo sem vida sobre uma forca fazendo parecer que ela tirou a própria vida e o corpo é encontrado por Terrence que fica desconsolado.

Terminada a visão, o fantasma do Grabber persegue a Gwen dos sonhos com um machado e ela corre até chegar ao cativeiro onde se esconde e acaba sendo encurralada pelo algoz. Gwen tenta fugir pela janela do porão ao mesmo tempo que Finney tenta fazer a irmã acordar.

Gwen é transportada até Alpine Lake onde Armando se prepara para romper o gelo do lago para procurar as crianças.

O Grabber liga para Gwen da cabine telefônica dizendo que sabe do seu plano de enfraquece-lo encontrando os corpos das crianças e que a impedirá. Nisso, a entidade faz com que Armando caia no lago e Gwen tenta sair da cabine que está emperrada na base do murro mas o Grabber a ataca a fazendo rodopiar sendo flagrada por Finney e os outros.

Gwen explode a cabine com seus poderes e manda a entidade para longe com o impacto. A garota diz ter entendido que ela também tem poderes nos sonhos e que irá revidar.

Finalmente, a garota acorda e mobiliza Finney e os outros a irem até o lago para resgatar Armando e ao faze-lo, o diretor fraco diz ter encontrado os restos de uma das crianças que se chamava Feliz dentro de um tambor de lata.

Mustang reporta o ocorrido para Bárbara e Kenneth mas a monitora chefe continua sustentando a tese de que Gwen está possuída pelo diabo.

Repentinamente, Terrence aparece em Alpine Lake para levar os filhos de volta para North Denver, mas Gwen se nega e confronta Finney sobre seu trauma do sequestro o fazendo chorar pela primeira vez e expressar sua raiva e medo pelo ocorrido.

Depois, Gwen revela ao pai ter os mesmos poderes visionários da mãe e prova dizendo com detalhes o que viu e ouviu no sonho que a mãe com partilhou com ela no dia de sua morte, e revela por fim que Hope não tirou a própria vida e sim que ela foi assassinada.

Na manhã seguinte, geral se mobiliza para remover o corpo de Feliz do lago e para localizar os outros antes que seja muito tarde e as tentativas se estendem até o anoitecer.

Gwen acaba adormecendo no meio do trabalho ao lado de Mustang e se projeta no meio do lago onde o Grabber aparece patinando e arrasta Kenneth pelas pernas enquanto a garota mergulha no lago.

Bárbara tenta ajudar o parceiro mas é agredida pela entidade que parte o gelo do lago com um machado.

O Grabber agarra Finney e o sufoca enquanto o garoto grita para Ernesto pular no lago para ajudar a projeção de Gwen a encontrar os corpos das crianças. O garoto assim o faz e ajuda a içar o tambor com o corpo de Felix.

Fora do lago, Gwen aparece atrás do Grabber e recita um versículo para a entidade dizendo ter trazido amigos. Nisso, os outros dois tambores com os corpos restantes emergem e com eles os fantasmas das três crianças assassinadas.

Gwen acerta o Grabber com um machado arrancando sua máscara que revela um rosto queimado e diz que a entidade não tem mais poderes.

Finney consegue ver o Grabber e bate sua cabeça contra o gelo diversas vezes enquanto Gwen o acerta com golpes de machado o fazendo em pedaços e por fim despejando seus restos nas profundezas do lago que congela o algoz.

Gwen acorda e beija Ernesto apaixonadamente e diz que está tudo acabado, o Grabber se foi.

Na cena seguinte, Armando liga para as famílias das crianças cumprindo sua promessa de muitos anos dizendo que os restos foram finalmente encontrados.

Gwen recebe uma ligação de sua mãe do além e esta diz que está num lugar muito bonito. A menina diz que carregará sua maldição a vida toda, mas a mãe diz que seu dom não é uma maldição e transmite uma mensagem para ela passar para Finney acerca de se amigo Robim dizendo que ele está bem no outro plano.

É justamente o que Gwen faz e Finney se emociona.

Com as malas feitas, os jovens se vão com Terrence de volta para casa para finalmente serem felizes e livres de todo e qualquer trauma, livres do Grabber e sua influência maligna...

A sequencia conseguiu manter o melhor possível a essência da primeira parte elevando o medo que antes era psicológico para algo mais sobrenatural transformando o vilão original numa entidade maligna.

O protagonismo jogado em cima de Gwen foi um grande acerto e seu crescimento foi muito bem desenvolvido além da expansão de seus poderes.

O que também foi muito bem desenvolvido foi a história que ficou em aberto sobre o passado e os poderes da mãe de Gwen e Finney e a sua ligação com o Grabber, novamente vivido por Ethan Hawke de forma certeira. Eu simplesmente gostei da conclusão do arco da família dos protagonistas com a revelação do passado de Hope e de como os fios do destino levaram os caminhos dos filhos da vidente e os do Grabber a se cruzarem, ou será que estava tudo planejado pelo vilão o tempo todo?

O caso é que dá sim para expandir ainda mais a franquia em um terceiro filme, mas provavelmente se isso acontecer teremos outros protagonistas pois a história de Finney e Gwen fechou redondinha então não tem mais motivo para um retorno a menos que seja bem circunstancial e rápido.

Voltando ao vilão, o Grabber está mais insano e visceral do que nunca, a violência gráfica do filme está bacana, os efeitos práticos continuam sendo um charme e o clima de suspense continua do caralho.

O único ponto fraco mesmo é a falta de suporte de um ou outro personagem como a Mustang que tinha tudo para ser um bom rolo para Finney mas acabou sendo apenas enfeite durante seus poucos minutos de tela, provavelmente amanhã eu já terei me esquecido completamente dela.

Outro que não tem função e nem carisma é Kenneth que só serve para ser o capachão da Bárbara que por sua vez é um porre, não serve para nada e quando faz algo é só merda.

Ignorando essas pequenas falhas dá para aproveitar o filme numa boa e para quem curtiu o primeiro Telefone preto vai gostar mais ainda da sequencia, que garante mais tensão, um vilão ainda mais insano e carniceiro e uma história muito bem escrita e desenvolvida com protagonistas, bem... adolescentes raiz fumadores de maconha, mas boa gente isso sim. 

 

Trailer: 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário