Chegando a época mais esperada do ano, o que a gente mais espera é poder ver um filme bacana com muita violência, uma trama legal e com personagens carismáticos.
Infelizmente este não é o caso desta vez, e o que eu trago é a resenha de um filme fraco em todos os aspectos e que com toda razão apesar de razoavelmente decente é uma produção deveras obscura tamanha a precariedade.
A história é um slasher que e passa no campus e eclode quando uma aluna faz uma denuncia de abuso em forma de desabafo e acaba desencadeando a aparição de uma horda de assassinos que atacam garotas e tudo isso tem ligação com uma tradição ocultista iniciada na fundação da faculdade em questão.
Tudo começa nas entranhas da faculdade Hawthorne durante a semana de natal e corta para uma casa onde um grupo de amigas fazem uma festinha, com exceção de Lindsey Helman que sai do campus neste momento para se reunir com o resto das garotas até receber uma mensagem pelo celular por um anônimo usando o nick de Calvin Hawthorne, fundador da faculdade para assustá-la.
Logo depois, Lindsey é seguida por uma pessoa misteriosa usando capa preta até chegar na frente de uma irmandade onde ela tenta ligar para as amigas que não conseguem ouvir o telefone tocar por conta do barulho da festa.
Lindsey dá o stalker por perdido, porém ele sai de dentro da irmandade e tira uma lasca pontiaguda de água congelada que escorreu pelo telhado e a usa para perfurar o peito da jovem que é arrastada pela neve e de onde ela se debate como se formasse um anjo de neve sendo finalmente morta.
Depois da introdução, somos apresentados à Riley e suas amigas Fran, Jesse, Marti Coolidge e Kris Waterson fazendo planos para a manhã seguinte e o resto da semana.
Após se vestir, Riley vai para a faculdade para mais um dia chato de aula de literatura, o último até o final do recesso de fim de ano.
Horas depois da dispensa das aulas, Riley vai até a cafeteria onde trabalha como garçonete através de Phil McLlianey que um tal de Brian Huntley que fez mal à ela no passado está voltando ao campus.
Mais tarde, Riley volta ao campus e acaba descobrindo um ritual estranho da iniciação de um jovem em uma irmandade relacionado com o busto do fundados que exala uma substância preta.
Não muito mais a frente, Riley acaba flagrando Phil quase tendo relações à força com uma amiga chamada Helena.
Chegando à sua irmandade, Riley é recebida pelas amigas que a esperam para uma festa e Kris a aconselha a superar o que Brian fez seguido de um número musical das garotas no palco.
No meio dos garotos, Riley vê Brian chegando e se desconcentra durante o número por um segundo mas se recompõe improvisando uma letra em forma de denúncia por assédio sexual indiretamente ao seu agressor e os outros garotos com exceção do nerd Landon sentem-se ofendidos.
Landon se junta as garotas encantado com a coragem de Riley e o grupo faz uma pequena celebração do lado de fora do campus.
Em paralelo dentro de seu quarto, Helena sente enjoo enquanto faz as malas para passar as festas de final de ano fora e acaba recebendo uma mensagem pelo celular do avatar do Calvin Hawthorne dando a entender que o stalker está por perto.
Um tempo depois, enquanto Riley dorme, ela sonha com o dia que Brian a violentou depois de droga-la em uma festa e acorda na manhã seguinte com uma mensagem de Marty. Um tempo depois, enquanto Riley pega uma carona com as amigas, Fran que é deixada sozinha na irmandade prepara suas malas para voltar para a casa dos pais, mas antes de ir ela procura por sua gata de estimação Claudette e no caminho ela é pega pelo stalker do campus sendo enforcada com um rolo de pisca-pisca.
Enquanto escolhe um pinheiro com as amigas e Landon, Riley recebe uma mensagem pelo celular do avatar do Calvin Hawthorne seguido de uma ligação da mãe de Helena que diz que a filha dela nunca chegou em casa.
Ao voltar para o campus, Riley procura por Helena e deixa uma mensagem na secretária eletrônica da amiga. Depois, Riley sai para procurar fora do campus e ao longe vemos o corpo de Fran e o avatar do Calvin Hawthorne manda uma série de mensagens para Riley a levando-a até Landon para quem ela pergunta se ele sabe quem anda mandando mensagens anônimas e ele responde que não sabe por que não tem redes sociais.
Sem tempo para esperar, Riley vai até a delegacia e denuncia o desaparecimento de Helena e as mensagens anônimas para o xerife Gil levando suas suspeitas até Brian.
Gil faz uma procura rasa pelo campus e minimiza o desaparecimento de Helena dizendo que ela deve ter viajado com algum namorado e não avisou.
Na saída, Riley acaba levando um susto com seu professor de literatura, o senhor Gelson que ciente da denuncia musical da garota dá uma indireta sobre supostos sacrifícios que a faculdade fez durante duzentos anos para manter suas tradições passadas desde o fundados para as gerações seguintes.
Desconfiada, Riley dá um perdido no professor e vai para casa e ao descobrir que Kris postou na internet um vídeo com a denuncia musical como forma de protesto e se zanga com a amiga dizendo que tudo que anda acontecendo no campus é fruto da exposição de seu ato.
A discussão se estende até o piso superior entre Marty e seu namorado Nate que toma as dores de seus amigos pois se sente ofendido pela denuncia de Riley já que a jovem não foi direta em seu agressor e com isso fez com que todos tomassem de violadores indo embora logo em seguida.
Tudo se acalma momentaneamente e ouve-se um barulho de vaso quebrando e o stalker encapuzado aparece portando arco e flecha fazendo com que as garotas corram a se escondam na dispensa.
Como na confusão Marty acabou e ferindo, Riley se arma com um pedaço de rodo quebrado e sai da dispensa para procurar o agressor que está muito próximo à ela.
Kris deixa a dispensa logo depois para procurar ajuda deixando Marty sozinha e ela vai até o porão onde está o corpo de Jesse.
Enquanto isso, Nate aparece perante Riley dizendo que precisa se desculpar com Marty, mas ele é atacado pelo stalker encapuzado que o imobiliza e agarra a garota pelo pescoço. Ele a marca com a ponta de uma flecha e a beija parando apenas quando um boneco eletrônico de Papai Noel dispara. Riley aproveita a distração para tentar fugir, mas o stalker a derruba e torna a agarra-la.
Riley ataca o encapuzado cravando uma chave em seu pescoço o matando e as amigas aparecem logo depois para consola-la. Sem tempo a perder, Riley tenta recuperar suas chaves, porém outro assassino encapuzado aparece fazendo as meninas correrem.
Kris armada com a ponta de uma flecha caminha agachada até a porta para vigiar e o encapuzado pula sobre ela batendo sua cabeça em todos os lugares.
O xerife Gil aparece no campus e Riley aproveita para esfaquear o assassino pelas costas enquanto Kris o apunhala pela frente o matando.
As garotas são flagradas por Gil que as rende mas um terceiro encapuzado aparece e o apunhala por trás o matando. As garotas gritam e o assassino foge em seguida.
Riley retira a máscara de um dos assassinos e o reconhece como o rapaz que ela viu sendo iniciado pela irmandade que agora sabemos se chamar DKO.
Kris desce para examinar o corpo do outro assassino mas é atacada por outro encapuzado ao mesmo tempo que Riley, mas as garotas dão um sossega leão nos dois e fogem de carro deixando um dos assassinos para trás.
No caminho, Riley diz para as amigas que o corpo do garoto da iniciação tinha uma gosma preta igual à que saia do busto do Calvin Hawthorne na mesma ocasião e que isso só pode ter um dedo de sobrenatural.
As amigas acabam divergindo e Riley salta do carro encontrando Landon no meio do caminho e ele oferece sua ajuda.
Enquanto seguem pela estrada, Kris e Marty veem um grupo de jovens do campus sendo perseguidas por um encapuzado e elas oferecem fuga no veículo, porém o assassino aparece na frente das garotas armado com arco.
Riley e Landon chegam ao DKO onde o rapaz faz parte e ele invade sozinho e dá um ataque por seus colegas terem destruído seu mixer e eles acabam aparecendo.
Landon é ameaçado e sente uma forte dor na cabeça. Brian que é um dos cabeças do grupo diz que isso é um sinal de que o fundador da faculdade está despertando.
Riley entra na sala onde está o busto de Calvin Hawthorne, mas acaba ouvindo os gritos de Helena e a encontra viva e amarrada em um dos quartos da irmandade.
Um dos encapuzados ataca Riley por trás deixando claro que Helena está mancomunada com os assassinos da DKO. Riley que havia apagado acorda amarrada durante a iniciação de Landon que está em transe.
O vice líder da DKO se revela o professor Gelson que revela que Hawthorne tinha conhecimento em artes ocultas e se preveniu antes de morrer caso mulheres entrassem demais em evidência em sua instituição de maioria machista injetando sua alma em seu busto e sua essência é a gosma preta que possui os garotos.
Helena revela que ela é um contato da DKO para fazer a seleção das mulheres falhas que segundo a tradição devem ser sacrificadas para se manter a pureza da faculdade.
Aparece então, o líder máximo da DKO chamado de Rei e este torce o pescoço de Helena que já cumpriu ao seu propósito e agora morre.
Riley é obrigada a escolher entre o sacrifício e a obediência às tradições do Hawthorne e ela acaba marcando o rosto de Brian com uma piranha de cabelo o amaldiçoando.
O Rei a agarra e a esgana, mas Kris e as garotas resgatadas aparecem acertando uma flechada no inimigo e dando início à uma pancadaria generalizada entre os gêneros.
Riley por sua vez, enfrenta Brian passando por cima de seu trauma e põe o garoto para dormir. Depois, ela pega o busto de Hawthorne e o destrói enquanto Kris taca fogo em Gelson com um frasco de querosene.
Brian acorda e ataca Riley com um remo e Landon que saiu do transe luta contra o garoto.
Geral foge das chamas e emperram as portas principais com toda a irmandade dentro.
Riley, Landon e as garotas observam a DKO virar cinzas e seus membros morrerem queimados enquanto neva.
No pós créditos, vemos Claudette, a gatinha de Fran lambendo o sangue de um corpo...
Vou ser bem breve, eu não esperei muito, por que no geral os filmes com temática natalinas de terror sempre acabam decepcionando, mesmo o icônico Natal sangrento dos anos 1980 que nada tem a ver com este título que no original é Black Christmas, mesmo título do filme de 2006 que por sua vez é remake do cult Natal negro de 1974.
A tristeza por este filme em questão, o de 2019 está pelo fato de se utilizarem de um argumento de ataque machista para militar e no final termos apenas uma malhação feminista e nem se quer a motivação sobrenatural me convenceu.
Aliás, eu achei a protagonista um verdadeiro porre, sem carisma e mais parecida com a Gretta Thunberg com cabelo de penico. Na moral? Nenhuma das garotas me desceu, elas são mal construídas e pouco aprofundadas.
A violência é bem moderada, praticamente não tem sangue, então se você quiser assistir um filme de terror de natal com a família vai fundo, mas eu digo, é chato para caramba.
Não tem absolutamente nada que salve essa desgraça e me dá uma profunda tristeza chegar à reta final de 2025 com filmes tão fracos e o de ano novo consegue ser tão ruim quanto mas pode agradar quem curte um trash de orçamento duvidoso, então fiquem ligados.
Trailer:

Nenhum comentário:
Postar um comentário