Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Mikey (1992)


São poucos os filmes que conseguem me prender e me fazer ver e rever trocentas vezes sem enjoar. Mikey de 1992 é um deles. É um filme muito gostoso, com uma atmosfera medonha, uma simplicidade para cativar que eu nunca vi. Além do que ele se encaixa no subgênero que eu mais amo: crianças psicopatas.

O filme não é mais um daqueles clichês de sempre, não tem sobrenatural, não tem possessão e não tem mistério. É apenas um menino de nove anos com a maldição da psicopatia e o dom da manipulação que não aceita muito bem a rejeição punindo todos aqueles que o contrariam com a morte.

O enredo como eu já disse, não tem nada de fantasioso, tudo é levado no mais absoluto realismo. Sem maquiagens exageradas, sem reviravoltas, afinal nós sabemos quem é Mikey desde o início e isso até que é bom e funciona bem por que nós sempre sabemos quem e por que determinada coisa aconteceu e nada se estraga na trama que se desenvolve tão rápido que faz uma hora e meia parecer um episódio de 22 minutos de alguma série policial.

Tudo começa depois que o menino Mikey, filho adotivo do casal Grace e Harold Kelvin faz uma pequena fogueira no chão da casa. Depois de levar um tapa e uma bela bronca de Grace, Mikey joga suas frustrações em cima de sua irmãzinha caçula Beth por esta não tê-lo acobertado tal como uma boa irmã mais nova faria.

Logo depois, ele rouba sua boneca preferida e a joga na piscina. Sabendo que a menina não sabe nadar, Mikey a provoca para que ela tente pegá-la e no processo acaba fazendo a pequena Beth cair e morrer afogada sem que o garoto faça nada e nem esboce qualquer reação de medo ou arrependimento.

Voltando para dentro de casa, Mikey ouve a mãe dizer para uma amiga ao telefone estar arrependida de tê-lo adotado e desconecta o aparelho. Grace, que está na banheira é surpreendida pelo filho que alega que ela não o ama mais e como o garoto não está disposto a barganhar ele logo lança um secador de cabelo plugado à tomada direto na banheira matando a mãe eletrocutada.

O tempo passa e Mikey prepara uma arapuca para o pai que chega em casa depois de um dia cheio no trabalho. Ao ver o corpo de Beth sem vida na piscina, obviamente Harold se desespera e vai atrás da menina, porém o chão que estava coberto de bolinhas de metal o faz escorregar e arrebentar as portas de vidro. Mikey então tira um taco de beisebol e o mata com várias tacadas.

Horas depois, a polícia chega e o detetive Jack Reynolds encontra Mikey escondido em um armário. O garoto finge-se assustado e monta todo um melodrama dizendo que um suposto homem mau invadiu sua casa e matou geral menos ele por que ele se escondeu depois de identificar o suspeito e seu carro.

Mikey é redirecionado para o juizado de menores onde sua guarda é rejeitada pela irmã de Grace que nunca foi com a cara do garoto restando colocá-lo em adoção depois de passar por uma avaliação psiquiátrica.

Astuto, Mikey consegue fazer o psiquiatra de trouxa fazendo-o pensar que ele já estava terapeuticamente apto para voltar ao convívio com uma nova família e os sortudos (ou nem tanto assim) são o casal Trenton do Arizona, formado por Neil e Rachel que se apegam rapidamente ao garoto.

Chegando em sua nova casa, Mikey é recepcionado pelos vizinhos a senhora Owens e seu filho caçula Ben que será seu colega de classe na turma da senhorita Shawn Gilder que o recebe muito bem apesar de notar em alguns momentos que ele é uma criança diferente.

Um destes momentos, é quando ela vê um desenho sanguinolento de Mikey que ela leva para o senhor Jenkins, o coordenador escolar analisar porém ele diz não ver nada de anormal. Mesmo assim, por desencargo de consciência, Jenkins tem um bate papo rápido com Mikey que consegue atuar perfeitamente bem na frente dele não demonstrando oferecer qualquer perigo.

Mikey também tem outros interesses: Jessie Owens, a irmã adolescente de Ben. Horas depois de pregar uma peça nela se fazendo de morto para arrancar-lhe um beijo através de uma respiração boca a boca, Mikey entra pela janela do quarto de Jessie a noite e a observa dormir encantado.

Na manhã seguinte, a senhorita Gilder recebe um telefonema da cidade de onde Mikey veio e descobre que sua antiga família foi assassinada e que a polícia segue procurando o responsável.

Aproveitando o fim de semana e a ausência de Ben e da mãe em casa, Mikey se intromete no quintal dos Owens para ver Jessie nadar e a garota o convida para um passeio e ainda aproveita para dar alguns conselhos amorosos sem se dar conta de que a garota que ele está apaixonado é ela mesma.

Para o infortúnio de Mikey, ele tem um rival, David que é namorado de Jessie. Certa noite, enquanto filmava a crush com pouca roupa, Mikey flagra também David se preparando para coitar com a garota. Sem a menor vontade de dividir com a concorrência, Mikey manda uma pedrada na janela fazendo David sair para fora a procura de um possível fura olho o que acaba com o fogo de Jessie que manda o babaca embora.

Observando tudo de longe, Mikey trata de torcer o pescoço da gatinha de estimação dos Owen e depois a joga entre os pneus do carro de David fazendo-o pagar o pato e ficar mal com a namorada.

Na manhã seguinte, o casal Trenton é chamado pela senhorita Gilder para uma audiência para falar sobre a possibilidade de levar Mikey para um psiquiatra analisa-lo e Neil rejeita a proposta mesmo depois de ver com seus próprios olhos o desenho macabro do filho e de saber que nesta mesma manhã ele andou cometendo auto mutilação com uma taxinha no braço durante a aula.

De volta a casa, Rachel tem um desentendimento com Mikey que tem um ataque após saber que a mãe vendeu seus filhotes de peixe (já que é com isso que ela trabalha) e ela fica em dúvida sobre tudo que a professora disse anteriormente.

Paralelo a isso, David tenta a todo custo conseguir o perdão de Jessie e praticamente implora de joelhos com um buquê de flores e tudo. Jessie acaba cedendo e Mikey observa os pombinhos se reconciliando.

Desta vez disposto a eliminar o rival, Mikey simula uma ligação na casa de Jessie que deixa o namorado sozinho na jacuzzi para atender. Mikey aproveita para marcar terreno jogando um rádio na jacuzzi que mata David eletrocutado.

Depois de desligar o telefone, Jessie procura pelo namorado que aparece boiando sem vida.

No dia seguinte, a senhorita Gilder toma conhecimento de um relatório da polícia sobre o caso da antiga família de Mikey e ainda descobre sobre a morte de David alertando Jenkins para o pior das hipóteses.

Na casa dos Owens, Jessie lamenta e se culpa pela morte de David enquanto Mikey diz a ela que ele foi punido por ter matado sua mascote e que agora ele poderá tê-la só para ele. Irritada com a atitude do garoto e compreendendo seus sentimentos, Jessie corre Mikey de sua casa e vai direto falar com Rachel.

Ela reporta a vizinha tudo o que Mikey disse e ainda diz que ele está apaixonado de verdade por ela e como se não bastasse revela que o menino pode ter matado David por ciúmes, mas é claro que Rachel a manda para o inferno pois está de quatro por seu filho perfeito que por ironia está ouvindo tudo escondido.

Na escola, Gilder recebe uma cópia do relatório policial e descobre que a antiga mãe de Mikey morreu eletrocutada tal qual David e sem perda de tempo convoca Jenkins para acompanhá-la até a casa dos Trenton antes que seja tarde.

Rachel enquanto isso, ouve um som alto de tevê e ao encontrar Mikey assistindo, percebe que ele está vendo sua gravação amadora do assassinato de David. Mikey ri sem a menor cerimônia e ao ser ameaçado, pega um martelo que já estava a tira colo e acerta a mão de Rachel. A mãe de Mikey corre até a geladeira buscar gelo e vai para o quarto onde se tranca.

Mikey no entanto, consegue estourar a porta de vidro do quarto e o invade dando várias outras marteladas na mãe que o empurra. O menino então pega um caco de vidro e corre atrás dela que tenta fugir. Os dois acabam caindo abraçados das escadas tão logo Gilder e Jenkins chegam.

A dupla encontra Rachel sem vida com uma lasca de vidro encravada no pescoço e Mikey sobre ela que eles acreditam que também morreu.

Jenkins leva Gilder para fora para respirar e volta para dentro para ligar para a polícia. Jenkins que está de posse de um revólver acaba deixando ele sobre a bancada da cozinha, e Mikey que está muito vivo pega a arma e zera seu tambor devolvendo-a no lugar.

Sem conseguir usar o telefone, Jenkins resolve sair da casa, mas Mikey o impede mirando uma flecha para ele. Jenkins tenta atirar, porém a arma como eu disse, já estava sem balas e o coordenador acaba morto com uma flechada certeira no tórax.

Gilder encontra o colega sem vida e Mikey a surpreende com um estilingue e uma bola de metal e dispara diretamente na cabeça dela matando-a na hora.

Logo depois, Mikey arrasta os corpos e recebe uma ligação de Neil que diz estar a caminho de casa em poco tempo.

Mikey toma um banho, troca de roupa, liga todo o gás da cozinha e vai até a casa dos Owens tentar ''reatar'' com Jessie que o rejeita e o manda ir embora. O garoto no entanto entra pela janela e tem um acesso de rejeição sendo posto novamente para fora.

Ouvindo um barulho de tevê muito alto vindo da cozinha, Jessie vai até lá e encontra Mikey armado com um arco e uma flecha. Ele dispara mas não acerta, afinal, mesmo de coração partido ele ainda a ama... crianças apaixonadas, fazer o que?

Logo na sequencia, Neil chega em casa e Jessie tenta chamar sua atenção, porém a janela de seu quarto está trancada e quando consegue abrir, Neil já fechou a garagem.  

Ao entrar em casa, Neil encontra os corpos de Rachel, Gilder e Jenkins sentados à mesa juntamente com um esqueleto do tamanho de Mikey que ele furtou da sala de ciências e surta. Mikey lança uma garrafa de coquetel molotov e tudo vai para os ares.

Na manhã seguinte, a família Owens presta depoimento à polícia e Jessie pergunta por Mikey. O policial afirma que todos foram carbonizados com a explosão, incluindo o menino.

Um tempo depois, somos apresentados a um representante do juizado de menores que apresenta a um casal um menino de nove anos que segundo ele, foi encontrado vagando sem memória e a ele foi dado o nome de Josh. Era nada menos que Mikey que sobreviveu e está feliz por conhecer seus novos pais.

Uma verdadeira pérola perdida com aquela fama de banido em diversos países e isso não é a toa. O filme é extremo para a época sobretudo por se tratar de um antagonista infantil sócio-psicopata muito bem interpretado (em cada um de seus trejeitos e suas maravilhosas frases de efeito) por Brian Bonsall que só possui trabalhos menores em sua carreira que apesar de discreta tem vários trabalhos como as séries Family ties e Star Trek: The next generation.

Alguns poucos rostos conhecidos fizeram parte do longa como Ashley Laurence, a eterna Kristy Cotton do clássico Hellraiser (e suas duas sequencias seguintes além do longa de 2002) que aqui interpretou a professora Shawn Gilder, Josie Bissett que tem como maior trabalho a lendária série Melrose Place no papel da Jessie e Whit Hertford que para mim é mais conhecido por ter atuado em umas duas temporadas da série Três é demais, (que eu amo) fora isso ele tem uma carreira extensa com outros trabalhos como o primeiro longa da Família Addams, as séries Glee, How i meet your mother, entre outros trabalhos como dublador e diretor no papel de Ben.

Voltando ao filme, ele funciona muito bem como thriller, tem um teor de suspense perfeito, a trilha sonora provoca calafrios de tão bem composta e executada e o enredo é fluído, muito bem dirigido e as atuações estão de parabéns. 

Se não tivesse sido tão massacrado pelos órgãos reguladores na época, certamente Mikey teria sido um longa metragem de sucesso e não um achado raro de locadora como é hoje em dia. Infelizmente está cada vez mais difícil encontrar a mídia digital do filme seja para baixar ou mesmo assistir online e em streaming por vias legais simplesmente não tem. Então, boa sorte na caçada e vai por mim, este filme é muito bom mesmo.


Trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário