Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 17 de dezembro de 2016

Bonecas Assassinas / Dolly Dearest (1991)


O sucesso de Brinquedo assassino de 1988 abriu portas para uma leva de filmes de terror utilizando-se do artefato dos brinquedos possuídos virem logo em seguida visando uma fatia generosa deste bolo.

Claro que nem todos capricharam na produção, nos efeitos especiais e práticos, no roteiro ou qualquer outra coisa e nisso muita tranqueira surgiu (felizmente) e muitas destas vieram para cá como foi o caso da execrável Dolly Dearest de 1991 que tentou elevar ao extremo tudo aquilo que já foi visto antes com o primeiro filme de Chucky, por que veja bem: Chucky era um boneco, Dolly era toda uma linha. Chucky era um boneco possuído pelo espírito de um serial killer, Dolly era um grupo de bonecas possuídas por uma entidade demoníaca oriunda de uma pirâmide cuja cripta fora profanada. Chucky usava Andy para se vingar daqueles que o levaram para vala, Dolly manipulava a menina Jessica tornando-a uma capeta em forma de guria e por aí vai...

Mesmo com todos estes ingredientes, Bonecas assassinas não agradou a todos (exceto eu, eu acho) e se tornou um cult do trash muito lembrado aqui por estas bandas pelas suas exibições esporádicas no saudoso Cine Trash com aquela delícia de dublagem nostálgica de São Paulo trazendo vozes como as de Fernanda Bullara, Márcia Regina, Dráusio de Oliveira, Helena Samara, Vagner Fagundes entre outras feras da nossa infância.

Claro que uma redublagem foi feita anos depois, com as vozes cariocas para o lançamento em mídia física, mas ainda sim não ficou legal, mas ajudou a preencher lacunas deixadas pela dublagem clássica.

Mas deixemos de lado os detalhes e vamos para o enredo que começa em um sítio arqueológico dentro de uma pirâmide aparentemente Maia onde um arqueólogo liberta uma entidade maligna ao profanar um túmulo o que ocasiona um desmoronamento matando o pobre homem soterrado.

No dia seguinte, a família Wade (Read no original) formada pelo casal Elliot e Marilyn e seus filhos Jimmy e Jessica se dirigem para o México fretando um voo que saiu de Los Angeles por conta de um novo negócio adquirido pelo patriarca perto do deserto: uma fábrica de bonecas cujas atividades foram suspensas desde a morte de sua antiga dona.

Chegando ao casarão onde irão morar, a família é recepcionada pelos empregados, o senhor Estrella e a criada fanática religiosa Camila.

Sem tempo para desfazer as malas, Elliot se dirige á sua fábrica junto dos filhos e de Estrella que guia a família pelo local arruinado.

Enquanto Jessica bisbilhota as bonecas, Jimmy sai da fábrica atraído pela pirâmide do início do filme que fica muito perto.

Jessica encontra algumas bonecas intactas, são lindas bonecas de meio metro, usando vestido vermelho escarlate e cabelos claros pelas quais a menina se encanta pedindo uma ao pai que a deixa escolher aquela que ela quiser.

A boneca escolhida é levada para casa e recebe o nome de Dolly. A noite, quando Jessica dá um beijo de boa noite para amiguinha e parte para a terra dos sonhos, acaba deixando escapar que a boneca mexe o rosto sozinha olhando a menina.

Na manhã seguinte enquanto Jessica brinca com Dolly na casinha de boneca, Marilyn encontra um desenho macabro feito a mão pela filha.

Em outro momento, quando a família Wade volta para casa depois de um passeio, Jessica fica inquieta e tem uma crise de choro ao ver um padre benzendo a casa por ordem de Camila e a menina se acalma depois que o religioso vai embora.

Paralelo a isso, na universidade de arqueologia, o professor Karl Resnick recebe de seu ajudante fotos da pirâmide e a tumba profanada e a notícia da morte do antigo arqueólogo.

A noite, Marilyn busca Jessica na casinha e a menina diz que Dolly disse a ela que elas vão gostar muito de seu novo lar.

Sentindo uma estranha energia emanando da boneca, Camila põe-se a rezar para todos os seus santos.

Na manhã seguinte, Jimmy encontra pergaminhos antigos do lado de fora da pirâmide e os leva consigo.

Em casa, Marilyn vê Jessica fazer outro desenho macabro que ela alega que Dolly pediu a ela para faze-lo e que ainda a boneca disse a ela que ela estava esperando por uma menina como ela.

Jessica fica apreensiva ao ver o rosário de Camila e derruba os pratos que a criada levava proferindo em seguida uma frase numa língua estranha que a religiosa conhece como sendo o dialeto Sanzia, uma antiga língua quase morta.

Marilyn obriga a filha a se desculpar com a criada que diz a patroa que ela reza todos os dias para proteger a casa do domínio de uma força do mal afastando-o.

A noite, na hora de dormir, Jessica percebe que Dolly sumiu de sua cadeira e se põe a procurá-la pela casa e a encontra correndo até a casinha.

Dolly pede á Jessica para vir com ela e Camila a vê de longe ordenando a menina que volte para dentro de casa. Camila arrasta Jessica pelo braço até a porta da entrada de serviço que está estranhamente trancada forçando a criada a dar a volta enquanto a menina espera.

Como a porta da frente também está trancada, Camila chama por Jimmy que não a escuta pois está ouvindo música muito alta pelo fone.

Camila então, desce até o porão para tentar abrir uma porta alternativa sendo seguida por Dolly e ao dar meia volta pois mais uma porta está trancada, a criada acaba levando um susto da boneca fazendo-a rolar as escadas.

Dolly apunhala Camila que consegue se movimentar por uma certa distância até acender uma lâmpada e a boneca a surpreende novamente fazendo a criada cair numa cisterna onde a boneca joga a lâmpada com fio e tudo matando a velha eletrocutada o que causa um apagão na casa.

Elliot e Marilyn se dão conta da falta de luz e se dividem para procurar Jessica. Enquanto Marilyn procura no quarto de Jimmy que não tem notícias do paradeiro da irmã, Elliot vai até o porão para verificar o disjuntor.

Uma tempestade começa do anda impedindo Marilyn de ir até a casinha de bonecas, porém Jessica surge toda molhada e mergulhada numa espécie de transe.

Por sua vez, Elliot encontra o corpo de Camila emergindo da cisterna. Acreditando que o ocorrido com a criada foi um acidente, Elliot diz á Marilyn que a família de Camila cuidará de seu sepultamento.

Na manhã seguinte, Marilyn ouve vozes vindo da casinha de boneca e ao entrar depois de forçar a minuscula porta, encontra Jessica com os cabelos cortados que a menina diz que é para ficar parecida com Dolly.

Jessica ainda é mal criada com a mãe por se negar a sair da casinha e por taxar a mãe de intrusa, mas logo em seguida se faz de coitada e pede desculpas á Marilyn.

Paralelo a isso, Karl Resnick vai até a pirâmide investigar a tumba por conta própria e encontra Jimmy que acabava de sair de dentro do local alegando que na metade do caminho tem uma passagem estreita da qual o arqueólogo não irá conseguir passar sem ajuda e nisso se oferece para ser seu assistente.

Resnick nega a ajuda e acaba deixando escapar que há uma cripta depois da passagem estreita fazendo o garoto voltar a explorar o lugar e depois Jimmy oferece ao arqueólogo o uso do telefone na fábrica do pai que fica logo adiante.

Chegando a fábrica, Resnick fica inquieto com as bonecas lá presentes e notifica á Elliot que a pirâmide pertence a um povo antigo chamado Sanzia (ou satã no bom português) o que aguça a curiosidade de Jimmy que mergulha nos livros de história local.

Em outro momento, Resnick volta á pirâmide para procurar uma forma de abrir o bloqueio feito pelo deslizamento.

Marilyn liga para Elliot para falar sobre a obsessão de Jessica por Dolly, mas o marido normaliza a situação achando que a menina tem um apego fora do normal pelo brinquedo.

A noite, Jimmy dá uma escapulida de casa escondido e vai até a pirâmide e paralelamente, Resnick decifra as escrituras da cripta que ele confirma ser Sanzia e esta diz para ninguém entrar na tumba.

Enquanto isso na fábrica de bonecas, Luiz, o segurança ouve uma movimentação suspeita no depósito e ao investigar é surpreendido por uma das Dolly que se mexe sozinha pondo-o para correr.

Do lado de fora, Jimmy dá um drible no cão de guarda enquanto se aproxima da pirâmide.

Luiz se esconde atrás de uma prateleira de ferramentas, mas uma das Dolly prende sua mão na agulha da máquina de costura e ao conseguir tirá-la, rasga sua mão no meio. Depois disso, o segurança tem um enfarto e morre na hora.

Resnick segue revisando a cripta e deduz que o achado tem 900 anos e que na tumba foi enterrado uma lendária criança do mal.

De volta a Jimmy, ele volta a ser perseguido pelo cachorro sendo obrigado a pular uma das janelas da fábrica. Lá dentro, o garoto encontra o rango de Luiz queimando e suas chaves jogadas no chão.

Ao sair da pirâmide, Resnick pega uma mulher cercando o local com gasolina e ela diz que ele deve deixar a tumba da criança do mal em paz por que desde que a universidade de arqueologia mandou o primeiro arqueólogo com seus aparatos tecnológicos só tem trazido problemas á cidade e depois foge.

Na sequencia, Elliot aparece procurando por Jimmy e Resnick diz não saber de seu paradeiro.

Jimmy ouve uma movimentação suspeita no depósito e encontra o corpo de Luiz. Acuado, o garoto foge para fora sendo encontrado pelo pai e por Resnick e os adultos encontram o corpo do segurança acionando a polícia.

Em casa, Elliot dá uma bronca em Jimmy que menciona o povo Sanzia e Marilyn que sente já ter ouvindo este nome vai até o quarto para tentar tirar Dolly de Jessica que dormir, mas esta acorda e possuída pelo espírito do mal ameaça a mãe de morte e quando Elliot e Jimmy aparecem, a menina se faz de vítima e começa a chorar vilanizando a mãe.

Marilyn tenta convencer Elliot de que a boneca está controlando Jessica, mas o marido é cético e se nega a ir embora do México como é proposto. Na sequencia, Marilyn fala sobre os Sanzia e que Camila mencionou sobre o dialeto proferido por Jessica cuja procedência é maligna e Elliot manda o foda-se para o fanatismo da saudosa criada.

No dia seguinte, Marilyn procura Resnick para saber mais sobre Sanzia e o arqueólogo diz que o antigo povo Sanzia preparava a chegada de uma criança demônio com cabeça de cabra e a mãe de Jessica menciona que a menina falou no dialeto dos Sanzia sem ter qualquer conhecimento sobre tal e que as mortes de Camila, Luiz e do arqueólogo anterior podem ter alguma ligação.

Marilyn vai até um convento procurar a irmã de Camila que é uma freira que atende pelo nome de Alva que também sabe sobre os Sanzia e esta diz que é tarde demais para salvar Jessica, pois a criança demônio já despertou e que ela deseja crianças e que para consegui-las pode se manifestar na forma que quiser e em mais de um indivíduo se necessário.

De volta a casa, Marilyn procura Jessica e acaba encontrando Jimmy escondido alegando ter visto Dolly falar e se mexer sozinha. Nisso, os dois vão até o quarto de Jessica e finalmente veem a boneca se manifestar bem diante de seus olhos. A boneca diz que Jessica será só dela e personifica a voz da menina torturando a mãe psicologicamente.

Marilyn desce e carrega uma espingarda deixando Jimmy em segurança no piso de baixo ordenando que ele fique onde está, porém teimoso ele vai atrás.

Depois de um bom tempo rondando pela casa, Marilyn vê um vulto pequeno e mira a arma para ele pensando ser Dolly, porém antes de atirar percebe que aquela é Jessica que está numa espécie de transe.

Marilyn pega nos braços Jessica e inicia uma fuga, porém Dolly ordena a menina que mate a mãe e esta a esgana fazendo a espingarda cair.

Jimmy que surge logo atrás empunha a arma e atira certeiramente na boneca que é arremessada para trás abrindo um rombo na porta e o impacto joga Jessica para trás também, porém ela finalmente desperta procurando os braços da mãe.

Na fábrica, a criança demônio controla todas as bonecas que vigiam Elliot de perto.

Paralelamente, Resnick consegue abrir a tumba da criança demônio e encontra seus restos mortais se convencendo totalmente de que ele fez a maior merda de sua vida.

As bonecas laçam a perna de Elliot suspendendo-o até o grande tambor de misturar plástico derretido e nisso, ele finalmente vê as Dolly se mexendo sozinhas.

Resnick chega na hora desligando a máquina e salvando Elliot. Os dois dão meia volta e ao sair da fábrica encontram Marilyn e as crianças chegando de carro.

Elliot ordena á mulher que leve as crianças para longe e enquanto isso, ele e Resnick cercam toda a fábrica com bananas de dinamite. Uma das bonecas acerta uma tesourada na perna do pai de Jessica, porém ele consegue sair do local a tempo de acender a ultima dinamite que manda tudo para os ares pondo fim á criança demônio.

Eu concordo que o filme não foi dos melhores, mas também taxá-lo de ser um filme ruim aí já é forçar a barra. O longa tem sim seus defeitos, mas também tem suas qualidades: o enredo por mais que tenha bebido da mesma fonte de Chucky, conseguiu adquirir identidade própria.

O filme ainda consegue me entreter com sucesso e entrega uma atmosfera de medo e suspense sem dever em nada, apesar de ser engraçado em alguns momentos.

Destaque para o saudoso Rip Torn (O Zeddde MIB - Homens de Preto), que fez o papel de Resnick, sendo então o único rosto conhecido no filme (pelo menos para mim). Não que tenha sido uma senhora atuação, mas é digno de nota.

Não tem muito o que falar, o filme apesar de datado ainda serve como propósito de entreter e faz isso de maneira frenética não ficando massante em momento algum.


Trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário