Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

O dia do Terror / Valentine (2001)


Dia dos namorados, o dia perfeito para demonstrar o amor pelo próximo, fazer juras de amor eterno e também um ótimo dia para realizar uma vingança que perdura treze anos, como é o caso do pobre Jeremy Melton, um garoto tímido, nerd e mal querido por aqueles que o rodeiam.

A coisa toda é bem clichê e bem previsível, mas é interessante e imersiva. Se passa inicialmente num baile de dia dos namorados de uma escola primária, onde o já mencionado Jeremy passa pela maior humilhação de sua vida depois de ser acusado de algo que ele não fez passando por desaparecido por treze anos, quando as garotas que o rejeitaram passam a receber mensagens misteriosas ás vésperas dos dias dos namorados sem desconfiar que são vítimas da perseguição implacável de um stalker usando máscara de cupido.

Mas vamos aos detalhes desde o início...

Jeremy Melton inicia o filme em sua infância tentando tirar algumas garotas para dançar sendo rejeitado por praticamente todas até sobrar a gordinha Dorothy Wheller que aceita a proposta meio que a contra gosto já que ela também não foi tirada para dançar por nenhum garoto melhor.

Não demora muito e os dois começam a se beijar debaixo da arquibancada da quadra de basquete que serve como salão, até que um grupo de valentões os flagra e desconfiam que o garoto estava abusando de Dorothy que confirma o chamando de tarado.

Injustiçado, Jeremy é despido depois de ser molhado com com todo o ponche e é surrado até não aguentar mais e simplesmente foge humilhado.

Passam-se treze anos e somos levados a um restaurante chique onde Shelley Fisher, uma das garotas que rejeitou Jeremy na infância tem um encontro com Jason Marquett que além de ser um chato de galocha ainda é egocêntrico referindo a si mesmo pela terceira pessoa.

Não suportando a conversa nada produtiva, Shelley dá um jeito de encerrar o encontro e deixa Jason  sozinho cheio de si acreditando que tirou a sorte grande.

Chegando a noite, Shelley que trabalha como legista, realiza uma autópsia solitariamente até ouvir uma movimentação suspeita em outro cômodo adjacente ao necrotério.

Com a pulga atrás da orelha, Shelley resolve investigar até as dependências do vestiário onde encontra um colega que está de saída e na sequencia encontra um cartão de dia dos namorados advindo de um anônimo, o que a legista não dá bola voltando ao trabalho.

Quando tenta reiniciar a autópsia, percebe que o corpo sumiu da mesa da autópsia suspeitando que mais alguém está no necrotério a stalkeando o que acaba se confirmando quando um maluco usando uma máscara de cupido aparece do nada a atacando.

Shelley no entanto consegue se livrar do maníaco iniciando uma perseguição que culmina quando o mascarado encontra a legista escondida num dos sacos de corpos do IML agarrando e degolando-a. Vislumbrando seu triunfo, o assassino misterioso tem um sangramento nasal tal qual o jovem Jeremy.

Paralelamente a isso, Kate Davies e Paige Prescot, amigas de Shelley e solteironas convictas, vão a uma agência de encontros expressos cronometrados onde só conseguem candidatos esdrúxulos. 

Na saída, as meninas descobrem através de um telefonema que Shelley foi assassinada.

Na manhã seguinte, Kate encontra Adam Carr, amigo de Shelley e seu interesse amoroso que depois de confortá-la a convida para um programa a dois para outra hora.

Pouco depois, Kate se encontra com Paige, Dorothy e Lily Voight que prestam depoimento ao detetive Leon Vaughn acerca da morte de Shelley.

Mais tarde, Dorothy recebe em sua casa Campbell Morris, seu interesse amoroso que está sofrendo um revés econômico e pede a crush um acolhimento temporário em sua humilde mansão enquanto ele dá um jeito de se reerguer.

Tal acontecimento não é bem visto pela jovem madrasta de Dorothy que a detesta, porém conta com a total passividade do marido... é o amor.

Paralelo a isso, Kate que está de saída super com pressa acaba ficando sem água durante o banho e tenta contato com o síndico do apartamento onde ela vive.

Logo depois, o telefone toca, mas ninguém responde do outro lado da linha, deixando Kate em alerta ao sentir uma presença em sua residência.

Ao sair para investigar, Kate encontra uma máscara de cupido interceptando as portas do elevador e ao recolhe-la acaba levando um susto com seu vizinho babaca Gary que a corteja porcamente obrigando-a a voltar para dentro de seu apartamento.

Enquanto isso, Paige e Lily respondem a uma vídeo chamada de Max Raimi, crush de Lily e na sequencia ambas recebem uma caixa de bombom acompanhado de um cartão anônimo. 

Ao provar um dos bombons, Lily os cospe ao perceber que tem vermes no recheio e nisso as garotas debatem sobre quem pode ser o autor da pegadinha e nisso o nome de Jeremy Melton vem á tona.

Mais tarde, as meninas vão a mais uma rodada de encontros onde veem Dorothy junto a Campbell sendo apresentado a elas como pretendente da riquinha e nisso o nome Jeremy volta a ser proferido.

Depois disso, as meninas se dividem em uma galeria cheia de monitores coligada a vários quartinhos de amasso e numa delas, Lily tem uma discussão com seu par que convidou uma segunda garota para um ménage à trois, o que a garota rejeita deixando ambos sozinhos.

Lily acaba se perdendo entre os corredores da galeria até ser surpreendida com o homem da máscara de cupido que acerta várias flechadas até que uma delas derruba a garota que despenca até o térreo caindo para a morte dentro de uma lixeira.

Do outro lado, Kate comenta com Adan sobre a máscara que ela encontrou na porta do elevador e a investida de Gary. Adan por sua vez pede uma chance com a garota alegando já ter superado seu vício em álcool.

Na manhã seguinte, o detetive Vaughn convoca as garotas para falar sobre um cartão com os iniciais "J. e M. acreditando ser Jeremy Melton e nisso as garotas dizem que depois do episódio do baile na sexta série, o pobre nerd foi expulso da escola e mandado para um reformatório. 

Dorothy acreditando que Jeremy está por trás da morte de Shelley teme ser a próxima vítima pois ela o acusou falsamente na frente dos garotos, no entanto Kate e Paige descartam que o nerd tenha sido capaz de armar um plano de vingança tão mirabolante.

Assim mesmo, Kate investiga o paradeiro de Jeremy no computador e na sequencia dá uma volta com Adan dando-lhe um chance para conquistá-la.

Em outro momento, o detetive Vaughn mostra ás garotas várias simulações feitas por um programa de computador de como Jeremy poderia estar atualmente a partir da última foto disponível já que todas as informações sobre o rapaz foram tragadas pela terra.

Ao serem perguntadas por Lily, as garotas mencionam que há algum tempo elas não tem notícias da amiga.

Vaughn pergunta para as meninas se elas estão namorando e ao saber de Campbell, pergunta a Dorothy se ela conhece o rapaz tempo suficiente para ter certeza que ele não é na verdade Jeremy usando outra identidade para se aproximar dela e das amigas, porém ela descarta grosseiramente.

Paige acaba ficando para um interrogatório particular onde Vaughn flerta com a garota que o manda para a casa do caralho.

Paralelo a isso, o mascarado adentra o apartamento de Kate onde Gary bisbilhota suas roupas íntimas. Sem perda de tempo, o assassino ataca o invasor matando-o com um ferro de passar em brasa.

Mais tarde, Adan encontra Kate e menciona uma festa de dia dos namorados que vai ocorrer na mansão de Dorothy.

Logo depois, Kate chega a sua casa e pega Paige lá dentro, como ela tem uma chave extra e elas recebem um telefonema de Dorothy que fala que Campbell foi detido e interrogado por Vaughn como suspeito e nisso o detetive as atualiza sobre as investigações mencionando suas suspeitas sobre Jason Marquett, o rapaz com quem Shelley teve um encontro horas antes de ser morta.

Mais tarde, depois de liberado, Campbell transa com Dorothy e depois diz que vai dar um tempo mas que volta a tempo da festa.

Depois de passar um telefonema suspeito a respeito de uma transferência bancária, Campbell recebe uma chamada no interfone pedindo para dar um jeito no aquecedor de água e nisso ele se dirige muito contrariado até o porão das máquinas.

Ao reativar o aquecedor, Campbell é brutalmente abatido pelo mascarado com um golpe de machado nas costas.

Horas depois, a festa começa e o sumiço de Campbell é interpretado como um chute na bunda de Dorothy que para variar está de mau humor.

Enquanto Kate descola um encontro com Adan para depois da festa, Paige recebe um novo crush, chamado Brian que mal chega e já a convida para os finalmente levando-a para um dos quartos de hóspedes.

Chegando lá, o cara se mostra um perfeito babaca e Paige resolve se vingar amarrando-o na cama e em seguida joga cera quente de uma vela no Juninho do rapaz abandonando-o aos gritos.

Ao voltar para a festa, Paige presencia uma treta entre Dorothy e Ruthie Walker, outro rolo de Campbell que sabendo dos antecedentes do golpista tenta alertar a ricaça sobre as intenções do safado, porém a passividade é um mal de família.

Logo depois, Max aparece e diz as meninas que Lily não dá notícias há vários dias.

Infiltrada no quarto de Dorothy, Ruthie bisbilhota os pertences da inimiga e ao descer até o salão de jogos, dá de cara com o mascarado arrastando o corpo de uma empregada. O maluco tenta esfaquear a bisbilhoteira, porém ela consegue escapar depois de atacar seu stalker com um taco de bilhar.

Escondida na sauna, Ruthie encontra o corpo de Cambell e ao sair de lá é agarrada pelo mascarado que a joga contra o box de um banheiro e a mata empalando seu pescoço em uma farpa de vidro.

Na sequencia, Kate menciona á Dorothy sobre a descoberta do sumiço de Lily e levanta a hipótese de Jeremy tê-la matado. Nisso, Vaughn telefona para avisar que ele havia detido Jason Marquett para interrogá-lo porém o soltou por falta de provas e assim fica a par da situação de Lily.

Pouco depois, Kate encontra Adan bêbado e dá um basta na relação.

Paralelo a isso, Paige resolve esfriar os ânimos na banheira de hidromassagem sozinha enquanto toma champanhe até perceber que alguém entrou escondido e deixou uma rosa vermelha sobre a hidro.

Pensando que aquilo foi obra do trouxa do Brian, Paige tenta procurar pelo autor do ato até que o mascarado aparece e atranca na banheira tendo um sangramento nasal. Na sequencia, o assassino a perfura no braço com uma furadeira elétrica e por fim joga a ferramenta ainda plugada á tomada dentro da banheira matando Paige eletrocutada o que ocasiona um apagão na mansão toda.

Kate volta a se encontrar com Dorothy e diz a amiga que desconfia que Campbell é Jeremy disfarçado lembrando as acusações de Ruthie enquanto a ricaça contra ataca desconfiando que Adan que é Jeremy.

Dorothy joga merda no ventilador argumentando que ela era a gordinha da escola e Kate era a miss perfeição e que por isso ela pondera a possibilidade de que Kate não acredita que ela seja capaz de conseguir arranjar um namorado sincero por mérito próprio.

Para evitar de meter a mão na fuça de Dorothy, Kate sai da mansão e vai até o jardim para tentar fazer uma ligação e nisso, ouve um toque de celular caindo na caixa postal e ao encontrar o aparelho pertencente ao detetive Vaughn jogado junto a fonte acaba encontrando também a cabeça do próprio boiando na mesma.

Apavorada, Kate volta para dentro da mansão e encontra apenas Adan que recuperado da bebedeira pede a ela uma dança.

Kate cede e Adan pede desculpas por ter pisado na bola e se declara á crush. A garota desconfiada o chuta no saco e corre procurar Dorothy até chegar no quarto da ricaça onde Adan volta a persegui-la.

Correndo de Adan, Kate acaba entrando na sala da hidromassagem onde encontra o corpo de Paige. Em pânico, Kate sai de lá até dar de cara mais uma vez com Adan que é acertado com uma garrafa.

Kate se esconde numa sala onde encontra um revólver e depois de segura resolve sair a procura do suposto assassino até que o mascarado aparece do nada atacando-a e os dois rolam as escadas.

Ao se levantar, Kate tenta tirar a máscara do assassino que perdeu os sentidos, porém ele volta a si rapidamente e antes que possa dar um passo, leva vários tiros disparados pela arma de Adan que aparece de repente.

Adan finalmente desmascara o assassino revelando Dorothy!

Kate abraça o amado arrependida em lágrimas e na sequencia Adan chama a polícia.

O casal fala sobre as motivações de Dorothy e depois fazem as pazes com um abraço. Enquanto Adan afaga Kate, ele tem um sangramento nasal. Adan é na verdade Jeremy e Dorothy foi uma laranja que ele usou para levar a culpa de tudo... 

O dia do terror sofreu com a crítica especializada que tachou a obra de genérica e previsível além de esculhambar com a atuação do elenco.

Eu pessoalmente gosto muito do filme tanto pela nostalgia que me proporciona, tanto pelas suas qualidades notórias: a violência desenfreada, as mortes criativas, a reviravolta no final e o serial killer que apesar de ser genérico e de ser movido por uma motivação muito obvia, é um personagem muito bem construído e executado conseguindo manter o mistério até o fim.

Apesar do filme ter muito personagem de apoio jogado a esmo aqui e ali, o propósito foi até que bem pensado, já que quanto mais personagens misteriosos maior o número de suspeitos, ainda nem que nem todos tenham sido bem explorados, o que uns dez minutos a mais de tela poderiam ter resolvido.

Para mim, o longa apesar da reputação serve muito bem como entretenimento, é um slasher deveras interessante e diferenciado que consegue prender a atenção. Pelo menos a minha ele conseguiu prender.


Trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário