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Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

O Grito / The Grudge (2004)


Ju-On é uma consagrada e longínqua franquia de filmes de terror psicológico / sobrenatural iniciada no ano de 2003 em cima de uma crença que diz que quem morre com algum tipo de mágoa é amaldiçoado.

Não demorou se quer um ano e Hollywood comprou os direitos para distribuir o primeiro filme no ocidente, contudo numa versão local porém mantendo a essência do original e gerou assim um dos filmes mais assustadores e começou sua própria franquia com o nome de The Grudge e que por aqui ganhou o pitoresco título de O grito, título este que devia ter pertencido á Pânico cujo nome original é Scream (em português Grito), mas beleza, deixa isso para lá...

O caso é que o primeiro filme se sobressaiu, conseguiu trazer uma atmosfera de medo tal qual o original contudo, optou por uma abordagem mais investigativa enquanto Ju-On optou pelo sobrenatural sem deixar é claro de lado, o enredo que é muito bem montado no decorrer da trama e envolve um grupo de pessoas que compartilham uma maldição que se iniciou em uma casa onde um crime passional ocorreu.

O filme viaja muito em flash backs no decorrer da trama para conseguir explicar como, onde e por que as coisas aconteceram e como cada pessoa está conectada a outra tudo muito bem montado.

A coisa toda já começa com o professor Peter cometendo suicídio se jogando do alto da janela de seu quarto assim que sua mulher, Maria acorda sem dizer absolutamente nada. Aliás, tudo se desenrola no Japão envolta de residentes ocidentais.

Depois, Conhecemos Yoko, uma jovem que trabalha como voluntária em um centro de apoio iniciando mais um dia de trabalho como cuidadora de Emma Williams que é uma senhora de idade com algum tipo de perturbação psicológica e que vive sozinha.

Após cuidar da senhorinha que passa a maior parte do tempo na cama, Yoko inicia as tarefas de casa tirando o pó de um armário onde ela descobre uma abertura no teto que dá acesso ao sótão e nisso, uma figura pálida sai do teto e traga a voluntária para dentro.

No dia seguinte, conhecemos o casal Karen Davis e Doug são dois jovens que vivem juntos á pouco tempo no Japão por conta de um intercâmbio. Karen trabalha no mesmo centro de apoio que Yoko e ao chegar lá para mais um dia de trabalho, seu superior Alex passa para ela o trabalho na casa da senhora Emma uma vez que Yoko está misteriosamente ausente.

Depois de rodar a grande metrópole em busca de informações sobre o endereço da casa dos William, Karen finalmente chega encontrando o local todo bagunçado e Emma se debatendo.

Com muita paciência, Karen banha a idosa e a coloca na cama partindo para as tarefas domésticas do dia a dia tirando o pó da casa até ouvir um miado de gato vindo de dentro de um armário cuja porta corrediça está lacrada com fita adesiva.

Ao tirar todo o lacre e abrir o armário, encontra um menino oriental todo encolhido e um gato preto lá dentro. Mas por que?

Após o susto, Karen faz uma ligação e na sequencia, começa a organizar algumas velhas fotografias, entre elas a de um casal oriental cujo rosto da mulher está recortado e um menino supostamente filho deles.

O menino do armário aparece sentado sobre as escadas e apenas se identifica como Toshio até que o telefone toca acionando a secretária eletrônica e por trás de Karen, um vulto passa rapidamente.

Na sequencia, Karen encontra Emma sentada e inquieta olhando para os lados e ele profere uma frase enigmática ''eu só queria que ela me deixasse em paz''. No mesmo instante, uma criatura com feições femininas totalmente empalidecida e com longos cabelos brancos aparece frente as duas.

Temos então, um flash back mostrando a chegada de Emma, seu filho Matthew, sua nora Jennifer e o corretor de imóveis até aquela que viria a ser sua atual residência.

Emma, que se separou dos demais, acaba encontrando o quarto com o velho armário corrediço e é encontrada por Matthew que a havia proibido de subir escadas  por conta de sua idade avançada.

Paralelo a isso, o corretor encontra a banheira cheia de água preta e ao tentar esvaziar, uma mão pálida o agarra mas o solta assim que Matthew chega. Assustado, o corretor percebe ter ficado com alguns fios de cabelo pretos entranhados em sua mão.

Um tempo depois, mostra seu descontentamento com a nova vida no Japão e a rotina puxada de cuidar da sogra doente e dos serviços gerais da casa, mas Matthew a convence a ter paciência para poder se adaptar.

Em outro momento, Matthew chega em casa do trabalho e encontra tudo bagunçado, a mãe abandonada e Jennifer em choque na cama sem conseguir proferir uma única frase até que do nada, aparece uma versão empalidecida de Toshio que agora fica mais do que claro que ele e a cabeluda da banheira são fantasmas que assombram a casa.

De volta ao presente, Alex chega a casa de Emma e encontra Karen em choque.

Acreditando ter acontecido algum crime na casa, Alex aciona as autoridades que mandam o detetive Nakagawa e seu parceiro Igarashi que interrogam o chefe de Karen sobre o paradeiro dos Williams e ele acaba mencionando o desaparecimento de Yoko que passa de 24 horas.

Os detetives analisam a secretária eletrônica descobrindo mensagens não respondidas de Susan, irmã de Matthew que não consegue retorno há muito tempo.

Depois, a dupla ouve um toque de celular vindo do piso superior além de fios de cabelos pretos. Ao subirem até o sótão, encontram os corpos de Matthew e Jeniffer além de um pedaço de mandíbula.

Enquanto isso no hospital, Karen finalmente reage depois de passar um bom tempo apagada acordando ao lado de Doug que a ampara.

Longe dali, finalmente conhecemos Susan, a irmã de Matthew que deixa mais uma mensagem na secretária eletrônica angustiada pela falta de notícias da família e ao ouvir miados mesclados com gemidos de agonia, ela evade de seu local de trabalho.

Susan chega até as escadas onde percebe a presença de uma mulher fantasma que a agarra mas ela se solta rapidamente e corre até a guarita pedindo ajuda ao segurança.

O segurança por sua vez ronda os corredores do prédio enquanto Susan vê pelas câmeras de vigilância, um vulto negro aparecer através de uma porta.

Apavorada, Susan pega um táxi de volta para casa onde se tranca. Depois, ela recebe uma ligação de Matthew que diz estar subindo para visitá-la. Susan observa o irmão pelo olho mágico, mas ao abrir a porta ele não está mas lá e nisso, o telefone toca mais uma vez e ouve-se o gemido novamente.

Susan tenta se esconder na cama, porém a mulher fantasma brota debaixo dos lençóis tragando-a.

De volta ao hospital, Karen é interrogada por Nakagawa e diz a ele ter encontrado um menino oriental de nome Toshio preso no armário da casa de Emma além de um diário com algumas fotos. O detetive mostra uma das fotos que é justamente aquela em que o rosto de uma mulher está faltando, obviamente a mãe de Toshio.

Nakagawa diz ter encontrado os corpos do casal Williams e aparentemente ele matou a mulher e depois tirou a própria vida. A conversa é interrompida por Igarashi que tem uma conversa misteriosa e séria com o parceiro.

Na manhã seguinte, Karen se dá alta do hospital e vai até o café onde Doug trabalha e o namorado pede dispensa ao chefe para cuidar da namorada levando ela para casa de ônibus.

Quando Karen tenta falar algo sobre a assombração da casa dos Williams, o reflexo da mulher fantasma aparece na janela do coletivo e a mulher se cala com medo.

Já em casa, Karen toma um banho sozinha e ao esfregar seus cabelos, ela percebe uma mão brotando de dentro de sua cabeça.

Paralelamente, Alex percebe uma mulher vagando dentro do centro de apoio deixando um rastro de sangue no chão e ao vê-la de frente percebe que é Yoko, porém transformada em fantasma e com a mandíbula inferior arrancada, a mesma encontrada no sótão dos Williams.

Enquanto isso, Karen resolve encontrar alguma informação sobre Toshio e descobre que ele, seus pais Takeo e Kayako Saeki moraram antigamente na casa que hoje é dos Williams e que o pai do menino o matou e também a sua mãe, tirando sua própria vida em seguida. Familiar?

Por outro lado, Nakagawa analisa as imagens do circuíto interno do prédio onde Susan trabalhava e vê o vulto negro ficando cada vez maior até brotar um par de olhos esbugalhados e fantasmagóricos que encaram o detetive.

Mais tarde, Karen vai até a casa de Maria, a moça do inicio do filme depois de descobrir que ela tem alguma ligação com os Saeki e ao fazer algumas perguntas, observa algumas fotos de Peter onde na grande maioria, há uma mulher oriental os observando com um olhar ameaçador.

Em um flash back, vemos Peter saindo da escola onde ele leciona cheio de cartinhas de uma admiradora em mãos e depois de procurar pelo endereço do envelope, ele encontra a casa que ironicamente é a dos Saeki e nela está Toshio que se esconde.

Ao perceber que o menino está coberto de hematomas e um curativo na perna, Peter invade a casa e tenta sem sucesso se comunicar com Toshio.

Depois, Peter vê no chão uma foto em pedacinhos seguido de um miado de gato. Virando-se para averiguar a foto, Peter não percebe quando Toshio empalidece e solta um miado bem alto.

De volta ao presente, Karen vai até Nakagawa para relatar que descobriu o suicídio de Peter que está ligado á família Saeki, porém o detetive é cético e ainda diz que há uma lenda local muito antiga que diz que quando alguém morre com mágoa, uma maldição é lançada e não há como findá-la.

Anoitecendo, Nakagawa vai até a casa dos Williams com dois galões de gasolina que ele espalha pelo chão até ouvir ruídos estranhos advindos do banheiro.

Ao adentrar, encontra Toshio em sua forma humana simulando um suicídio na banheira e nisso, um homem aparece por trás e afunda a cabeça do detetive na água.

Em casa, Karen recebe uma mensagem de Doug pela secretária eletrônica dizendo que sabe sobre as pesquisas feitas pela namorada e que está indo á casa dos Williams.

Desesperada, Karen corre o máximo que pode e ao chegar na casa, ouve a vos de Peter vindo do piso superior e ao seguir o professor, o vê ao telefone mas aquilo é uma projeção do que aconteceu anos atrás naquela casa.

Na sequencia, Peter encontra Toshio  e depois vai até o quarto de Kayako onde vê várias fotos rasgadas e uma carta toda em japonês com gravuras macabras feitas a mão e o nome de Peter repetidas vezes.

Depois, Peter vê as cabeças das fotos alfinetadas sobre o armário. Quando o professor abre o armário, o corpo de Kayako cai do forro do sótão.

Atordoado, Peter deixa a casa as pressas e depois ouve-se um barulho de algo batendo no outro quarto que era o corpo de Takeo recém enforcado.

Então, um flash back em preto e branco na forma de um filme antigo revela toda a verdade: Takeo viu as cartas de Kayako para seu amor não correspondido, seu professor Peter e sentindo-se traído, o marido enlouqueceu começando por matar o gato de Toshio, depois perseguiu Kayako até matá-la afogada na banheira. Os hematomas de Toshio, foram o pai que provocou paras e vingar e obviamente que o menino se tornou uma de suas vítimas fatais.

A mágoa de Kayako criou uma maldição na casa como diz a lenda e acabou levando juntos todos que tiveram alguma ligação com o crime de Takeo e por isso, mãe e filho passaram a assombrar a casa para impedir que qualquer um que ali se instale tenham uma vida feliz, como os Williams, cuja Emma se tornou uma mulher perturbada por que ela viu a mulher fantasma.

De volta a realidade, Karen vê Doug jogado no chão em choque o que significa que ele viu Kayako ou Toshio e agora está assim como a namorada, amaldiçoado.

Do alto das escadas, aparece o fantasma de Yoko grunhindo e se arrastando pelo chão e esta tira a vida de Doug no mesmo instante.

Depois, aparece o fantasma de Kayako e sem pensar duas vezes, Karen que já havia percebido o rastro de gasolina pelo chão, ateia fogo vendo como única alternativa para quebrar a maldição destruir a casa de uma vez por todas.

Num corte, temos Igarashi analisando um corpo no necrotério e nisso, Karen aparece de braço dado com uma enfermeira.

Karen fica sozinha com o corpo e vê um braço de fantasma brotando debaixo do lençol, mas era apenas uma ilusão, pois o corpo é de Doug. No entanto, Kayako aparece por trás de Karen o que significa que a maldição realmente não pode ser rompida...

Apesar do dedo milagroso de Sam Raimi (de A morte do demônio) na produção, a adaptação americana de Ju-On recebeu uma crítica mista por parte dos críticos especializados mas conquistou seus prêmios e uma legião de fãs.

A baixa adesão por parte da crítica não desanimou Raimi e duas sequencias garantiram uma sobrevida da franquia que ficou estagnada até 2020 com a chegada de uma série contando as origens da maldição de Kayako e um reboot do primeiro filme. Contudo, a saturação pela franquia parece ter abatido o público e tanto a série foi deixada de lado quanto o reboot nem cheirou e nem fedeu.

No primeiro filme, além de uma ótima maquiagem, uma atmosfera de mistério e medo de cair o cu da bunda, ainda tivemos alguns bons rostos conhecidos como Sarah Michelle Gellar de Eu sei o que vocês fizeram no verão passado, os dois primeiros live action de Scooby Doo e Pânico 2 no papel de Karen.

Também tivemos o consagrado Bill Pullman como Peter e Ted Raimi, o irmão mais novo de Sam Raimi conhecido por obras como a trilogia A mote do demônio, Candyman, Jogos patrióticos e as séries Xena - A princesa guerreira e Hércules a Jornada lendária, no papel de Alex.

A contraparte nipônica de O grito por outro lado tem uma dezena de filmes além de um crossover entre Kayako e Sadako de Ringu, (a versão oriental da menina Samara Morgan de O chamado), mas nem percam seu tempo, o filme é uma encheção de linguiça até o combate entre as assombrações de saias que para variar foi um fiasco. 

O grito na minha opinião ainda funciona nos dias de hoje e assusta para valer com seus jump scare bem dirigidos principalmente quem não conhece nada da franquia, pegando desavisadamente com sucesso.


Trailer:


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