Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Às vezes eles voltam / Sometimes they come back (1991)





Mais uma bela peça adaptada de um conto de Stephen King é trazida para este humilde blog e desta vez é uma história que reúne os melhores elementos das obras do mestre do terror neste que é um dos meus filmes preferidos baseados nos livros de King.

Trazendo uma narrativa que inicialmente lembra um pouco It: a coisa, Às vezes eles voltam começa com as peripécias de dois irmãos fortemente ligados que tem seus laços cortados por uma gangue de vagabundos que assim como todo nicho procura encrenca tentando roubar e também agredir os mais fracos sem saber que seus destinos estariam ligados pela eternidade.

Acontece é que durante o espancamento do irmão mais velho, a gangue acaba tendo que dar no pé em seu carro com a chegada de um trem em um túnel apertado, porém na fuga o quarteto de valentões se dão conta de que o caçula dos irmãos está com as chaves de seu veículo e este foge se salvando da explosão dos veículos. O acidente tira a vida dos valentões, mas no processo, o irmão mais velho que já estava mortalmente ferido também perece.

Na transição que se passa 27 anos depois, o único sobrevivente deste trauma vive um inferno tendo constantes pesadelos e ao voltar para sua cidade natal com sua mulher e filho e a coisa só piora pois jovens parecidos com os valentões da gangue aparecem ao mesmo tempo que mortes de adolescentes acontecem na pacata cidade de interior.

A partir daí, uma luta entre o real e o paranormal se estende, pois sempre que espíritos tem uma missão pendente neste plano... às vezes eles voltam!

Tudo começa com Jim Norman, um professor de 38 anos que viaja junto com sua mulher Sally e seu filho Scott de volta a sua cidade natal onde pretende morar e lecionar no ensino médio para tentar ter um pouco de paz de espírito por conta de eu emocional abalado por conta de um trauma do passado.

Com o retorno ao lar, antigos fantasmas voltam a atormentar Jim e nisso vamos descobrindo através de flash backs toda a verdade logo no início. Acontece que quando tinha nove anos, Jim e seu irmão mais velho Wayne resolveram ir juntos a biblioteca para devolver alguns livros cortando caminho pelo túnel por onde passava um trem. 

Para a infelicidade dos garotos, uma gangue de baderneiros liderados por Richard Lawson solvem se reunir naquele território e aproveitam para roubar as poucas moedas que os meninos tem, porém Wayne, super protetor encara os marmanjos e seu líder, que aborrecido por ter sido agredido saca seu canivete e ameaça o mais velho de morte. Wayne se atraca com o valentão e acaba sendo mortalmente esfaqueado tendo forças apenas para ordenar que Jim corra para longe. 

Os delinquentes então montam em seu possante na tentativa de impedir que Jim fuja e os delate para a polícia, mas para a infelicidade dos rapazes, as chaves do carro estão em poder de Jim que foge como ordenado, enquanto que o carro está parado nos trilhos do trem que por ironia passa no mesmo instante se chocando com o carro e matando a gangue carbonizada com a explosão.

O primeiro dia de aula de Jim é conturbado devido a rebeldia de Chip, um de seus alunos que tenta obrigá-lo a fazer vista grossa com relação as notas dos exames para que ele e seus amigos possam focar em seus treinos do time de futebol, mas Jim não sede causando um mal estar com o rapaz, logo depois a situação ameniza.

Billy, um dos alunos tenta deixar claro a Jim que a posição dele perante os alunos é de reprovação e na saída da escola é perseguido por um carro com escapamento duplo flamejante cujo modelo há muito já havia saído de linha. 

Jim preocupado vai atrás, porém não há tempo de fazer nada já que o misterioso veículo fecha Billy na entrada de uma ponte e o garoto perde o controle de sua bicicleta rolando pelo córrego e caindo para a morte iminente aos olhos do professor que é o único que chega no momento.

Jim dá seu testemunho ao Chefe Pappas da polícia sobre o ocorrido, porém o oficial acha conveniente o fato de que o docente foi o único que viu tudo e que ele tem rusgas com os alunos, o que faria dele um forte suspeito.

No dia seguinte, sem muita cerimônia, a escola recebe um aluno novo transferido de outra cidade que fica com a vaga de Billy e estranhamente ele se parece com Dawson, um dos assassinos de Dwayne.

Jim segue tendo pesadelos com seu irmão deixando a relação com Sally no início de uma crise.

Pouco depois, durante uma noite de insônia, Jim encontra sua aluna mais racional, Kate caminhando pela rua e trocam poucas palavras. Na manhã seguinte, ela é dada como desaparecida e Jim acaba tendo uma estranha visão com Kate sendo agredida em um celeiro ao ter um contato visual com o suposto Dawson.

Na noite que se segue, um grupo de buscas formado pela polícia por denúncia de Jim se embrenham no mato para procurar por Kate e se guiando pela visão, o professor menciona um velho celeiro onde de fato a polícia encontra a garota enforcada e o conselho da cidade acaba deduzindo que ela se suicidou.

Coincidentemente, um aluno vindo da mesma cidade do anterior se junta a turma de Jim e ironicamente ele também se parece com um dos arruaceiros de 27 anos atrás, Vinnie Vincent deixando Jim chocado e em dúvida se ele está sendo perseguido pelos fantasmas do passado.

Chip aparece na casa de Jim no mesmo dia assustado e revela detalhes sobre Lawson e Vincent dizendo que eles não são normais e que fizeram e ainda pretendem fazer muita insanidade. 

Por fim, Chip diz que está com medo e que não quer denunciar os colegas. Ao retomar seu caminho, Chip é abordado pelo carro preto pertencente a Lawson, Vincent e David North, o terceiro membro da gangue que diz que vai substituir o rapaz assim que matá-lo e é o que acontece após mostrarem suas verdadeiras faces: um trio de zumbis horrivelmente carbonizados.

O trio então param na ponte onde esquartejam Chip e jogam seus pedaços no córrego.

North então, é transferido para a escola na manhã seguinte como prometido e junto de Vicent e Lawson ameaçam Jim lembrando-o do ocorrido de sua infância e fica claro que o trio é a legítima gangue de arruaceiros de 27 anos atrás que de alguma forma voltaram do além túmulo para acertar as contas.

Afetado pelas ameaças contra a sua família, Jim leva a mulher e o filho para se esconderem em uma igreja e revela que os assassinos de Dwayne estão de volta para acertar as contas, porém Sally, sua mulher obviamente não acredita.

Lawson e os outros encontram facilmente Sally e seu filho, porém não consegue pisar em solo sagrado, tentando então enganar Scott que é pego pelo trio. Sally tenta resgatar o filho mas é feita como refém também.

Jim enquanto isso, está no velho porão de sua casa onde encontra uma caixa com alguns pertences de sua infância como o chaveiro da gangue e as moedas da sorte que ele ganhou de Dawayne no fatídico dia e na sequencia, tem um encontro inesperado com Carl Mueller, o quarto membro da gangue de Lawson e único sobrevivente da gangue que conseguiu se soltar do acento do carro antes da explosão. 

Ele se diz arrependido por tudo e que vivendo um verdadeiro inferno desde então por conta da culpa e da solidão. Mueller então, resolve acompanhar Jim ao encontro com Lawson e os outros cujo objetivo é terminar aquilo que eles começaram no passado.

Todos se encontram então no mesmo túnel do trem que há anos já não passa por lá e começam a re-encenar o acontecido de 27 anos atrás, porém quem acaba esfaqueado mortalmente é Muller que se sacrificou para trazer o espírito de Dwayne, ciente de que para um espírito voltar um vivo tem que ir.

Tudo então segue como no passado: os valentões pedem grana para que os irmãos Normam possam passar pelo túnel, Dwayne enfrenta Lawson nada disposto a pagar pedágio e ordena a Jim que corra ao ser rendido e atacado.

Jim desta vez não foge e entra na briga com os mortos-vivos até que o trem fantasma aparece como no dia que tudo começou, assustando a gangue que embarca no carro. Jim então mostra as chaves do carro e joga na cara dos rapazes que aquilo foi a causa de sua morte.

Aproveitando a oportunidade, Jim joga as chaves longe e assim que o trio sai do carro, o professor vai até o veículo para resgatar Sally e Scott que estavam sob custódia e os leva para longe dos trilhos.

Com as chaves em mãos, a gangue tenta fugir de seu destino, mas o trem colide mais uma vez com o carro levando o trio para o além túmulo mais uma vez.

Depois de toda a confusão, Jim tenta convencer Dwayne que está confuso de que ele morreu há anos e que ele cresceu. Dwayne com medo faz duas ofertas a Jim: ou ele fica ou Jim vai com ele para o além. Sally então tenta convencer o garoto que tanto ela como Scott precisam de Jim neste momento e o docente completa dizendo que um dia eles voltarão a se encontrar. Dwayne concorda e cruza o portal para o além túmulo para finalmente deixar sua cina de alma penada e poder descansar para sempre.

Como toda obra baseada nas versões imprensas de Stephen King, este tem todos os elementos que definem o traço do mestre do terror: traumas de infância, sobrenatural, personagens carismáticos e uma história muito bem conduzida.

Mesmo para um longa metragem de baixo orçamento, o filme cumpriu seus requisitos para se tornar um clássico trazendo um bom roteiro, efeitos práticos razoáveis, uma direção decente e uma atmosfera de terror que apesar de não ser pesada agrada e se torna acessível a um público mais jovem, tal qual um conto de Goosebumps ou do Clube do terror tamanha a sua leveza.

Mas isso não é um defeito, muito pelo contrário, obras assim são um ótimo fio condutor para novas gerações de fãs do terror, ajudando-os a tomar gosto pelo gênero desde cedo sem correr o risco de um trauma. Eu pelo menos acho que a obra faz um bom papel como ponto de partida para a sétima arte no quesito terror.

O único defeito que eu percebi no filme e que realmente não tem como justificar é aquela mística de que para algum morto voltar a vida é necessário que alguém morra para que haja a substituição como Muller mencionou antes de morrer para trazer Dwayne de volta. O ponto, é que North já estava com a gangue praticamente materializado antes de matar Chip. Então, a morte do rapaz, de Kate e de Billy eram realmente necessárias para o trio voltar a vida ou eles só queriam uma desculpa para se matricular na escola?

É que há uma cena na reta final onde Jim vai ao cemitério e tenta invocar Dwayne mas o espírito deste não consegue cruzar o portal que divide o mundo dos vivos com o dos mortos até Muller se sacrificar, mas... e North? Ou com os espíritos maus o processo é diferente? Quem sabe um dia eu entenderei...


Trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário