Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

A casa de cera / House of wax (2005)


Se tem um filme que foi figurinha carimbada na segunda metade dos anos 2000 foi A casa de cera. O longa se aproveitou do novo formato de abordagem dos filmes slasher cujo subgênero teve que se adaptar ao novo milênio para que a narrativa e a montagem não parecessem datadas.

Trazendo um enredo nebuloso, um assassino slasher clássico e uma turma de jovens de personalidades distintas, o filme surpreendeu com seu terror agressivo e perturbador onde o sangue não tem limites para jorrar e as maquiagens e efeitos práticos são um prato cheio.

Fora a trilha sonora regada a rock pesado que trás uma certa nostalgia oitentista.

O longa começa com uma introdução anos antes dos eventos principais onde vemos um casal dos ombros para baixo, tentando conter um de seus dois filhos em um cadeirão para alimentá-lo, mas este é descontrolado enquanto que seu irmão come tranquilamente em outro cadeirão.

Passado os créditos iniciais, temos os irmãos gêmeos Carly e Nick Jones que estão indo até a Louisiana para ver uma partida de futebol junto de Wade, namorado de Carly, Blake Johnson, namorado de Paige Edwards que é a melhor amiga de Carly e o amigo caçula da turma, Dalton Chapman.

Por estarem muito antecipados para a partida e por já ser noite, eles resolvem montar acampamento ás margens de um parque florestal.

Um caminhão para de frente ao grupo de amigos com os faróis plenamente acesos na cara de Carly e companhia. Fulo com a ousadia da pessoa que nem se quer se identifica, Nick estoura um dos faróis com uma pedra pondo o maluco para correr.

No dia seguinte, a galera acorda sentindo um forte odor e resolvem explorar até encontrar perto de uma encosta uma infinidade de cadáveres de animais apodrecidos, onde Carly acaba escorregando mas é tirada de lá rapidamente.

Ainda lá, naquele lugar inóspito, a galera acaba conhecendo Lester, que oferece carona até a cidade vizinha, Ambrose para que eles possam comprar uma correia nova para o carro para substituir a que misteriosamente foi destruída sem que ninguém se desse conta.

Enquanto Carly e Wade acompanham Lester até Ambrose, Nick e Dalton vão á partida de futebol para antecipar a compra das entradas. Assim que os namorados colocam os pés em Ambrose, notam que o lugar é sombrio e aparentemente abandonado.

Cansados de esperar que algum atendente da loja de auto peças venham atendê-los, Wade resolve ir atrás de Bo, o mecânico local, que está em um funeral. Este por sua vez, pede para que o casal dê uma volta pelo famoso museu de cera da cidade até que a cerimônia se acabe.

Os dois, sem muita alternativa acatam ao conselho do mecânico e entram com certa facilidade no local ironicamente chamado de ''Casa de cera'', onde não só os bonecos, mas absolutamente tudo é feito de cera: móveis, instrumentos, utensílios, etc com exceto dois cadeirões de bebê: um com o nome Bo e outro com o nome de Vincent.

Carly vê alguém a observando pela janela e ela se recusa a ficar no museu um minuto mais por puro medo. Wade, farto de esperar, invade a loja de auto peças na tentativa de levar por conta própria uma correia, porém Bo reaparece dizendo que a peça cujo tamanho coincide com o modelo do carro da turma ele só tem um casa, pedindo então que os namorados o acompanhem.

No caminho, Bo conta a história da família Sinclair: O patriarca da família era cirurgião e era casado com Trudy, a escultora do museu de cera com quem teve dois filhos que eram gêmeos siameses ligados através do rosto. O cirurgião pôs tudo a perder ao realizar uma polêmica cirurgia de separação que apesar de bem sucedida, fez com que o doutor perdesse sua licença e para piorar, como consequência do procedimento, o rosto de Vincent, um dos gêmeos, acabou ficando deformado e por isso ele passou a usar máscaras de cera, produzidos pela mãe.

Um tempo depois, Trudy contraiu um tumor na cabeça que a deixou incontrolável fazendo-a definhar até morrer. Enlouquecido, o pai dos meninos tirou a própria vida e as crianças ficaram sozinhas sendo mandadas para um lar adotivo. 

Chegando na casa de Bo, Wade pede para ir ao banheiro e lá, uma figura misteriosa portando uma faca rompe a tíbia do namorado de Carly que tenta fugir mas é apanhado, enquanto a irmã de Nick descobre que Bo é o dono da caminhonete da noite passada pelo simples fato de que um dos faróis do veículo está quebrado. Carly então, manda uma mensagem de áudio para Blacke que acabou ficando com Paige no acampamento, mas ele está tão ocupado se preparando para o coito com a namorada que não ouve o celular tocar.

Bo tenta tirar Carly do carro á força e nisso, ela consegue correr até a igreja onde estava acontecendo o funeral até descobrir que todos que estavam lá são na verdade bonecos de cera, mas não apenas bonecos e sim pessoas revestidas em uma camada de cera e de alguma forma paralisados.

Bo acaba alcançando Carly e a arrasta até o porão de sua casa onde a amarra e sela sua boca com cola, enquanto Wade está passando por um processo cruel de enceramento, onde ele é imobilizado totalmente e tem seu corpo revestido de cera e alguma partes de seu corpo como as sobrancelhas substituídas por partes falsas, daí que vem a explicação para todas aquelas estátuas de cera tanto do museu quanto da igreja: são os cadáveres reais dos habitantes de Ambrose revestidos e preservados com cera.

Enquanto isso a caminho de Louisiana, Nick e os outros se cansam do tráfego lento e voltam para o acampamento e notam que tanto Carly quanto Wade ainda não voltaram com a correia. Nick e Dalton então resolvem ir a Ambrose resolver o problema do carro de uma vez, enquanto Blake que deu um tempo antes de partir para os finalmente acaba ouvindo a mensagem de vos de Carly descobrindo que a amiga está mais do que fodida.

Paige, cansada de esperar pelo namorado vai até o lado de fora da barraca e o encontra morto com uma faca cravada no pescoço e nisso Vincent a persegue até um armazém onde a loira encontra uma caixa cheia de celulares que não funcionam, além de um estacionamento cheio de carros que também não funcionam.

Fugindo de Vincent, Paige entra num carro, porém o stalker a encontra e é agredido com uma barra de ferro dando tempo para ela escapar através de uma passarela de grade, por onde ela tem seu pé perfurado. Mesmo se arrastando, Paige consegue andar alguns metros até que Vincent lança a mesma barra de ferro que o feriu empalando-a pela cabeça.

Paralelamente, Nick e Dalton se separam ao chegar em Ambrose. Dalton passeia pela Casa de cera e acaba encontrando Wade imóvel sobre a cadeira de um piano e este não o responde. Ao se aproximar, Dalton toca o rosto do amigo que se desfaz em carne viva junto a uma camada de cera, ou seja, Wade foi finalmente transformado em boneco e este derrama uma lágrima ao ter sua carne rasgada.

Vincent aparece na hora perseguindo Dalton que rola as escadas de uma passagem secreta que dá para a sala da caldeira onde o artesão do museu produz seus bonecos e sem chance para se defender, o amigo de Wade é decapitado e seu corpo é arrastado.

Nick por sua vez, vai até a loja de auto peças perguntar á Bo se ele viu Carly e ele nega. No andar de baixo, no porão, Carly consegue se soltar e tenta chamar pelo irmão colocando o dedo para fora do ralo, porém Bo a descobre e decepa o membro de Carly que aproveita para espalhar o sangue em sua boca, conseguindo amolecer a cola e soltar seus lábios. Carly então grita pelo irmão que percebe a emboscada e inicia uma luta corporal com Bo.

Logo depois, Nick se tranca na loja do posto e encontra Carly. Os dois acabam encontrando pistas pelo local que faz com que todo o mistério a cerca da família Sinclair (a qual Bo pertence) venha a tona: Bo nasceu juntamente com seu irmão gêmeo Vincent (a figura misteriosa) ligados pela face de Vincent, ou seja, eram siameses. 

Nick encontra uma besta e algumas flechas e as usa para atingir Bo e conseguir dar no pé com a irmã, até que eles chegam á um cinema igualmente forrado de pessoas transmutadas em bonecos de cera. Lá, Bo segue os perseguindo, mas os gêmeos conseguem dribla-lo e fogem pela cidade.

Nick e Carly acabam voltando á Casa de cera onde encontram Dalton em processo de embonecamento e ao tocá-lo para tentar tirá-lo de lá, percebem que sua cabeça se soltou. Irado, Nick entorna o caldeirão de cera quente que toma o lugar todo e Bo reaparece iniciando outra luta contra Nick tirando-o de ação e nisso, Carly que está de posse de um taco de beisebol, desfere vários golpes na cara do mecânico que morre.

Vincent aparece em seguida e grita de tristeza pela perda do irmão partindo para o ataque, e Carly tenta ganha-lo pela chantagem emocional alegando que Bo confundiu o irmão tempo todo trocando suas identidades e que ele não é mau e que não precisa matar pessoas, mas é inútil.

Carly e Vincent se engalfinham e Nick tenta ajudar, até que o chão começa a derreter. Rendido, Vincent é apunhalado e os três caem com o derretimento do chão que cede: Vincent cai sobre o corpo do irmão sendo ambos tragados pela cera derretida, enquanto Carly e Nick tentam escapar cavando a parede que também está derretendo até que por fim a Casa de cera vem á baixo.

A fumaça do incêndio chama a atenção das autoridades da cidade vizinha de Ambrose que correm a tempo de apagar o fogo e salvar os irmãos exaustos pela noite de terror que tiveram.

Depois de tudo, o Xerife explica aos gêmeos, que Ambrose foi abandonada há uma década depois que a fábrica de açúcar fechou. Logo depois, o Xerife recebe a notícia de que o casal Sinclair teve na verdade não dois, mas três filhos. 

Enquanto o carro escolta Nick e Carly para longe de Ambrose, Lester, o rapaz que no início ofereceu carona para Carly e Wade até a cidade, acena com um sorriso suspeito no rosto para os dois levantando a hipótese mais difundida entre os fãs do longa metragem de que ele era o terceiro filho dos Sinclair e que a carona que ele deu a Carly e Wade foi para levá-los propositalmente até Ambrose como fez com várias outras vítimas e uma prova disso, é o depósito cheio de carros e celulares estrategicamente escondidos na floresta e outra é o aterro cheio de corpos que talvez não fossem apenas de animais, mas de algumas pessoas que acabaram não servindo para o museu talvez por que morreram antes de serem convertidos em bonecos já que a prioridade eram os bonecos vivos, eu não sei.

O filme apesar de ser um baita clichê para a época, tem sua identidade própria. É um filme corrido, com uma violência gráfica forte, um enredo muito bem elaborado e um tanto quanto amarrador. Para mim, o um grande pecado que o filme tem foi o de não se levar a sério, como naquela cena em que Dalton é decapitado e na sequencia nós vemos sua cabeça piscando... um tanto quanto desnecessário.

Outro digamos, desperdício (para mim) foi a adição da socialite Paris Hilton ao elenco que não agrega nada a trama e atua mal para cacete, mas ao menos garantiu a cena de morte mais memorável do longa. Por outro lado, temos o jovem Jared Padalecki, interprete de Wade que debutava na série Supernatural (ou Sobrenatural) mostrou que seu talento não é outro senão o terror apesar que no mesmo ano ele viria a fazer parte de Cry Wolf - O jogo da mentira, um teen slasher de qualidade duvidosa que terminou por agonizar no limbo do esquecimento.

A casa de cera descende de dois outros filmes: Mistery in the wax museum de 1933 e House of Wax de 1953 (uma das obras que consagraram o icônico ator Vincent Pice), além de notoriamente ter tido alguma inspiração no filme Armadilha para turistas de 1979, porém nenhuma das obras tem qualquer ligação cronológica direta entre eles.

O filme recebeu diversas críticas favoráveis (e outras desfavoráveis), além de prêmios diversos e muitos títulos de melhor filme de terror, melhor assassino slasher, entre outros. Ou seja, tem lá o seu nicho, é deveras respeitado, mas não é um cult, pelo menos ainda.

Trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário