Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

domingo, 20 de fevereiro de 2022

A Hora do Pesadelo / A Nightmare on Elm Street (1984)

 


Uma das mais notórias obras do terror slasher oitentista surgiu inspirado em casos reais de pessoas que morreram misteriosamente enquanto dormiam. Wess Craven na época descobriu um artigo da Los Angeles Times sobre um jovem pertencente a uma família sobrevivente dos campos de extermínio do Camboja que ficou com graves sequelas proporcionadas pelo trauma.

O jovem relatara a família sobre a coisa que o perseguia nos sonhos até matá-lo. Isso fez com que ele tomado pelo medo passasse dias a fio sem dormir, até que quando pegou no sono, ouviu-se um grito do jovem e quando os familiares foram verificar e o encontraram morto.

Claro que este não foi um caso isolado, pois outro relato fala sobre pouco mais de 18 imigrantes dos EUA em 1981 que também passaram por mortes misteriosas enquanto dormiam. Claro que nunca existiu um Freddy Krueger de verdade, isso foi só uma peça colocada na obra máxima de Craven que se passa na fictícia cidade de Spring Wood, onde uma misteriosa onda de pesadelos vem tirando a vida de adolescentes.

Segundo relatos, um homem de suéter vermelho e verde listrado, com o rosto deformado e uma luva com garras persegue os jovens enquanto dormem e os abate violentamente.

Um desses grupos de adolescentes que vem sofrendo ataques é formado por Nancy, Tina e seus namorados Glen e Rod, que aterrorizados e sozinhos em casa resolvem passar a noite juntos.

Tina acaba caindo no sono onde segue uma vós masculina em uma esquina fechada de onde sái um homem cuja descrição bate com a do perseguidor misterioso. Este homem começa a ferí-la com sua garra e seu corpo também sofre os mesmos danos na vida real enquanto ela dorme e acaba morrendo.

O xerife Thompson, pai de Nancy investiga o assassinato, aparentemente escondendo saber algo e opta pela saída mais fácil: um bode espiatório, que é nada menos que Rod, namorado de Tina que curiosamente está foragido.

Rod tenta falar escondido com Nancy, mas a polícia o encontra e o prende.

No meio da aula, Nancy cai no sono e encontra o corpo de Tina num saco do IML. Tina sai do saco e atrai a amiga para uma sala de caldeira onde encontra o assassino do suéter listrado. Antes que o pior pudesse accontecer, Nancy acorda aos gritos chamando a atenção da classe e da professora que a dispensa.

Aproveitando a hora livre, Nancy vai a prisão interrogar Rod sobre o assassino do suéter que agora sabemos por intermédio do próprio ex-namorado de Tina que se chama Freddy Krueger, pois ele mesmo o encontrou em um pesadelo.

Mais tarde, durante um banho de banheira, Nancy protagoniza uma cena icônica onde ela adormece e é atacada pela garra de Freddy que emerge rente a sua virilha. Mais uma vez ela se salva pois desperta antes do bote certeiro.

A noite, Glen entra escondido no quarto de Nancy e os dois voltam a falar sobre os pesadelos. Nancy tem a idéia de ir até as dependencias da prisão escondida, enquanto ela tenta entrar no pesadelo de Rod Glen vigia atrás de um arbusto.

Nancy consegue chegar bem na hora enquanto Rod era esganado. Nancy acorda e percebe que Glen também dormiu, despertando-o.

O corpo de Rod é encontrado e as autoridades consideram o atentado como suicidio (conveniente não?).

Depois do sepultamento de Rod, Nancy diz aos pais que o amigo foi morto por um homem de suéter listrado e o casal que aparenta saber de algo desconversam e resolvem internar a filha involuntariamente numa clínica especializada no sono já que ela andou evitando dormir por alguns dias.

Em uma sessão, Nancy cai no sono e é agredida por Freddy, mas consegue tomar seu chapéu e levá-lo para a vida real consigo depois de despertar.

Depois de receber alta, Nancy volta a interrogar a mãe sobre Freddy Krueger e mesmo mostrando-lhe o chapéu ela é irredutível e permanece se fazendo de desentendida.

Após um breve encontro com Glen, Nancy encontra as janelas de seu quarto cercadas por grades numa óbvia tentativa de afastá-la do namorado.

Na ausencia do marido, a mãe de Nancy resolve abrir o jogo: anos atrás havia um zelador na escola primária de Spring Wood que molestava as crianças. Ele foi denunciado, mas a justiça falha não o levou a prisão. Revoltados, os populares e pais das crianças o cercaram dentro da sala da caldeira, que era onde ele consumava seus crimes e atearam fogo, matando-o queimado. Este homem era Freddy Krueger cuja alma passou a vagar pelos pesadelos das crianças que hoje são jovens, entre eles Nancy e seus amigos(!) para se vingar, pois seus pais fizeram parte de seu linchamento.

Nancy rapidamente liga para os pais de Glen para contar o que acabou de descobrir mas eles desligam numa atitude suspeita e deixam o telefone fora do gancho.

Ao tentar telefonar novamente, Nancy ouve a vós de Freddy que diz a ela que agora ele é seu namorado. Temendo o pior, ela tenta sair de casa, mas o imóvel está todo trancado.

Glen estava dormindo profundamente até que é tragado por uma espécie de fenda dentro da cama e logo depois, em outra cena antológica o colchão jorra rios de sangue em alta pressão até o teto chamando a atenção da mãe do rapaz que vê tudo horrorizada.

Depois que a morte de Glen vem a tona, o xerife Thompson trata de passar o pano novamente quando o nome de Freddy Krueger é mencionado.

Agora sozinha, Nancy resolve confrontar Freddy sozinha dormindo, mas antes ela programa todos os despertadores para evitar que dê merda. Assim que dorme, ela é transportada para a sala da caldeira onde chama por Freddy.

Os dois se encontram e se degladeiam ao serem transportados para a varanda da casa de Nancy, onde ela acorda trazendo Freddy consigo além de destruir a casa.

A polícia cerca a casa mas não fazem nada lém de esperar. Nancy por sua vez dá um banho de fogo em seu algós que corre e se joga na cama dos pais de Nancy tragando sua mãe aos olhos do xerife que parece não acreditar no que vê.

O xerife trata de voltar para fora contactar seus companheiros e avizar sobre Freddy. Nesse momento tudo se calma e vemos Nancy em paz se encontrando com a mãe como se tudo não tivesse passado de um pesadelo.

Nancy está de saída para a escola e vê seu namorado e amigos vivos em um carro conversível. Ela adentra o veículo e vê a mãe sendo tragada pelo buraco da fechadura pelo braço de Freddy.

O carro que tem a capota fechada com as cores do suéter de Freddy na verdade também está sendo controlado por ele, levando os jovens para um novo pesadelo.

Indiscutivelmente um grande clássico, um ótimo início para uma franquia que marcou a década de oitenta. Os efeitos práticos e a maquiagem foram a grande sacada desta obra. O elenco carismático desbancou a trama trazendo o até então desconhecido Johnny Depp para a fama no papel do namorado de Nancy, Glen.

O papel de Freddy também foi muito bem distribuido e imortalizado por Robert Englund que mais tarde voltaria para reprisar o papel em todas as sequências (menos o remake, é claro) incluíndo o crossover com Jason Voorhess seu maior rival no subgênero slasher.

Trailer:



Nenhum comentário:

Postar um comentário