Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

domingo, 13 de fevereiro de 2022

O padrasto / The stepfather (1987)

 


Recomeçar a vida ao lado de outro homem é um passo difícil na vida de uma mulher divorciada ou viúva. Imagina se esse homem esconde multiplas identidades, é um psicopata manipulador e tudo o que ele quer é uma família perfeita e feliz? Porém a família perfeita não existe e nós já saberemos o por que logo adiante.

Produzido em 1987, o padrasto começa dentro de uma casa, no mais absoluto silêncio até encontramos um homem todo ensanguentado se livrando dos corpos de uma mulher e uma menininha que se pré supõe que sejam sua mulher sua filha e que foi ele próprio quem matou, sem o menor sinal de arrependimento.

Sem tempo a perder, esse homem faz a barba e o cabelo, troca de roupa e faz as malas para fugir até o outro lado do oceano em Seatle, onde depois de um ano agora sobre a identidade de Jerry Blake, nosso protagonista leva uma nova vida como corretor imobiliário ao lado de sua nova mulher Susan Maine e sua enteada problemática e nada receptiva Stephanie.

Coinscidentemente (ou será que não?) o pai de Stephanie morreu há exatamente um ano, o que faz com que sua relação com Jerry seja turbulenta e nada cordial.

Certo dia, o passado de Jerry o faz se confundir ao conversar com a filha de nove anos de um cliente, acaba contando de coisas que ele fazia com a filha quando ela era pequena e acaba trocando o nome dela pela anterior ao invés de chamá-la de Stephanie, porém a menina inocente nem dá bola apesar de corrigí-lo.

Paralelamente a isso, em outro estado, o repórter Jin Oglive e um amigo falam sobre o caso de um homem foragido chamado Henry Morrison frente a casa onde ele assassinou a mulher e a filha pequena (dou um doce para quem adivinhar de quem se trata). Apesar de não ter nenhuma pista sobre o paradeiro de Morrison, Jin levanta a hipótese de que ele esteja usando uma identidade falsa agora.

Durante um churrasco entre vizinhos, Jerry descobre por intermédio de um jornal que o seu caso segue sendo investigado agora em Seatle também. Escondido na garagem ele surta ao saber que o cerco está se fechando e não se da conta de que Stephanie ouviu parte de seu monólogo.

O jornal cuja matéria estampa o caso Morrison vai parar nas mãos de Stephanie que resolve pedir ao tablóide uma foto do suspeito para ela comprovar sua teoria de que Morrison possa ser Jerry. A foto no entanto cái nas mãos de Jerry que desconfia que Stephanie suspeita dele.

Jin acaba descobrido através do tenente Jack Wall, que também investiga o caso Morrison informações que confirmam que este sobrenome também é falso o que significa que pode haver mais vítimas no histórico do assassino.

Para despistar Stephanie, Jerry troca sua foto enviada pelo tablóide por outra de uma pessoa diferente e coloca o emvelope de volta na caixa de correio e se certifica de que ela chegue direto nas mãos da enteada. Stephanie se decepciona com a foto falsa, mas ainda acha que Jerry esconde algo e seu amigo e psicólogo, o doutor Bondurant se propõe a ajudar nas investigações.

Passando-se por um cliente, o doutor Bondurant se aproxima de Jerry fazendo perguntas íntimas até que o padrasto de Stephanie acaba entrando em contradição, suspeitando então estar sendo investigado. Sem perder tempo, Jerry pergunta quem ele é na verdade e o ataca a pauladas até matá-lo.

Rapidamente, Jerry esconde o corpo em um tapete, o leva com o próprio carro do defunto até um barranco, onde o faz cair para uma queda fatal depois de acionar o freio de mão dando a impressão de que foi um trágico acidente. Versão essa que Jerry sustenta na frente de Stephanie quando o assunto ganha o conhecimento de todos.

Depois de andar de moto com seu namorado Paul e de depois de passar com ele uma noite romântica, Stephanie acaba enfrentando a fúria e o ciúme de Jerry que reprova a relação da enteada com o rapaz. No calor da briga, Stephanie taxa Jerry de maluco aborrecendo Susan que é cegamente apaixonada pelo marido, mesmo este nunca falando nada sobre o seu passado.

Na manhã seguinte, Jin tenta conseguir no cartório, uma cópia da certidão de casamento de Morrison, mas o responsável pelos arquivos não cede, restando a Oglive bater de porta em porta a moda antiga até encontrar alguma informação sobre o assassino que ele tanto procura.

Vizitando o escritório que era do doutor Bondurant, Stephanie encontra o endereço da casa onde ele esteve da última vez que esteve vivo e ela resolve ir até lá investigar, mas bem na hora chegam clientes interessados em avaliar o imóvel. 

Jerry, de dirfarce novo e em outro estado tenta assegurar uma nova vítima com quem recomeçar já pensando em abandonar o barco de Susan.

Jin finalmente consegue uma foto de Jerry e através de um cliente de Seatle que reconhece o corretor pela foto consegue informações para levá-lo finalmente ao paradeiro do foragido.

Chegando em casa, Jerry é interrogado por Susan que descobriu através da secretária que ele havia se demitido há uma semana. Possesso, ele ataca a mulher depois de uma rápida confusão mental ao não lembrar qual é sua atual identidade deixando claro que ele realmente tem várias. Acuada, Susan corre e se tranca no porão.

Sem desconfiar de nada, Stephanie chega em casa e vai direto preparar um banho relaxante, enquanto do outro lado, Jerry com uma faca na mãe recebe ninguém menos que Jin que o desmascara porém não tem tempo para nada a não ser levar uma facada fatal.

Não demora muito e o circo de Jerry é descoberto por Stephanie, que para se defender crava uma lasca de vidro no peito do padrasto assassino atrasando-o. Logo depois, Stephanie vai até o sótão, onde Jerry volta a perseguí-la até que ele pisa no forro e cái no chão inconsciente.

Voltando ao andar principal, Stephanie encontra a mãe e juntas dão de cara com Jerry em fúria. Susan pega a arma que Jin deixou cair antes de morrer e desfere vários disparos em Jerry que só se detem com uma facada no coração.

Para a época em que o filme ganhou as telas a trama foi até que bem criativa, interessante, amarradora porém lenta e a ação só se fez mesmo na segunda metade fazendo valer a pena a longa espera.

O personagem Jin Oglivie foi na minha humilde e exclusiva opinião uma verdadeira decepção, o típico investigador de thrillers políciais que muito promete, faz mais que o mocinho e quando finalmente encontra seu objetivo morre muito rápido.

O ponto positivo é sem dúvida a atuação impecável de Terry O'Quimm como o protagonista Jerry Blake, papel ele que ele reprisou apenas na segunda parte, o que não demorou muito, mas este é outro assassunto para uma próxima oportunidade.

Trailer:

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário