Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 5 de fevereiro de 2022

Quadrilha de sádios / The hills have eyes (1977)

 


Muito antes de Pânico e A hora do pesadelo ganharem as telas, o saudoso Wess Craven já dava amostras de sua aptidão para o terror num longa de 1977 de baixo orçamento, com um elenco razoavelmente desconhecido e muita genialidade num roteiro amarrador e agoniante que chocou horrores e é tido até hoje como uma das maiores obras de Craven.

Tudo começa quando a família Carter formada pelos pratriarcas Big Bob e Ethel, seus filhos Bobby, Lynne e Brenda, Doug o marido de Lynne e pai da bebê Katty, além dos cães Beauty e Beast (Bela e Fera), embarcam em uma viagem de trailer para a Califórnia naquilo que seriam umas boas e inesquecíveis férias, se não fosse a péssima idéia de cortar caminho passando pela semi deserta estrada de Corn Creek.

Parando em um povoado local, só quem eles encontram é Fred, um homem de idade e dono do único posto nas proximidades e que por falta de calor humano daquele fim de mundo, diz ao chefe dos Carter que muito em breve deixará a cidade também sem dar muitos detalhes, além de dizer que a família de recém chegados devem ir logo embora de lá, pois aquele território é um lugarejo sem lei dominado por uma gangue muito estranha e perigosa.

De volta a estrada, a família tem um desentendimento que resulta na batida de seu veículo que simplesmente fica inutilizado forçando Big Bob a sair sozinho em busca de ajuda. Bob, o caçula, paralelo a isso resolve ir atrás de Beauty que saltou do trailer e se embrenhou pelas montanhas pedregosas para tirar água das patas.

Doug, resolve tomar outro caminho numa tentativa de aumentar as chances de se encontrar vida inteligente naquele local abandonado por Deus.

Anoitecendo, Ethel fica preocupada com a demora dos homens da família e resolve pedir ajuda pelos comunicadores de bordo mas só o que capta é um ruído estranho de respiração ofegante.

Big Bob por sua vez, depois de muito caminhar pelo breu quase infindável da noite encontra uma cabana e dentro dela leva um susto com o velho Fred, que depois de se recompor começa a contar a terrível história do seu passado: décadas atrás, Fred teve dois filhos, uma menina completamente normal e um menino de altura desproporcional e uma abundante carga de pelos pelo corpo. Ao completar dez anos, o filho de Fred surtou e matou todos os animais da família, terminando por matar a mãe e a irmã carbonizadas. Não suportando mais, Fred o nocauteou e o atirou no deserto para a morte.

Mal a história termina e Fred é atacado e morto aos olhos de Big Bob que não perde tempo e foge do local as pressas, porém não rápido o bastante para escapar de ser imobilizado pela pessoa misteriosa que se comunica através de um walk talk com um tal de papa Jupiter.

De volta aos Carter, Doug retorna sem sucesso e diz a família que só o que encontrou foi um lixão abandonado.

Do alto das montanhas é revelado que quem está por trás dos ataques é uma família de canibais insanos.

Enquanto os Carter tentam dormir, Pluto (ou Plutão), um dos filhos da família canibal rouba o combustível do veículo morto dos Carter através de chupeta e o único que ouve os ruídos do estranho invasor é Beast que acaba acordando Bob com seus latidos.

Pluto invade o trailer e o tranca por dentro impossibilitando Bob de entrar. Sem perder tempo, o canibal esquisitão rouba as provisões da família numa clara tentativa de matá-los de fome, sede aos poucos além de impedir qualquer tentaiva de fuga.

Ao longe ouve-se uma explosão: é Big Bob, que depois de ser pregado pelas mãos e amarrado ainda é transformado numa estaca em chamas. Porém isso era apenas uma distração para que Pluto e seu irmão Mars (Marte) raptassem Lynne e a bebê Katty.

Mars por sua vez sente-se atraído por Lynne e tenta forçá-la a ser sua, até que Pluto dá-lhe uma surra para parar de perder tempo e evadir do trailer o quanto antes pois a missão deles já estava cumprida.

Depois de presenciar a triste perda de Big Bob que não resiste as queimaduras, o que restou da família volta para dentro do veículo e presenciam Mars agredindo Brenda. Depois de ser ferido, Mars ameaça voltar por Brenda e foge com a bebê e Pluto.

O embate com os irmãos canibais, resulta na morte de Lynne e Ethel que é mortalmente baleada ficando mais para lá do que para cá, preocupando os filhos que se vêem sozinhos e sem saber o que fazer para terminar com aquele pesadelo de uma vez por todas.

Pouco mais tarde, no esconderijo da família canibal, situada dentro de uma caverna, Mercury (Mercúrio), outro irmão de Pluto e vigia constante de tudo o que acontece com os Carter, comemora a morte de Beauty que fora abatida por ele, sem perceber que Beast ouvia suas risadas. Furioso o animal dá um empurrão em Mercury que cái para a morte.

Do outro lado, os irmãos se unem a papa Jupiter que é o patriarca da família (e pasmem... o filho do velho Fred que sobreviveu ao deserto e agora despresa a humanidade) e a matriarca Mama para planejar um ataque derradeiro aos Carter.

A única que tem um pouco de miolos é Ruby, a caçula dos irmãos canibais que por algum motivo está farta dessa vida de sadismo e discorda totalmente com o que pretende a sua família fazer com os Carter que ainda estão vivos e sobretudo a  pobre bebê Katty.

Lá embaixo, no trailer, Bob e Doug se armam para fazer a segurança e acabam encontrando um walk talk que um dos malucos deixara cair e escutam papa Jupiter e os filhos planejando o próximo passo de seu plano insano.

Finalmente amanhece e com a noite se vai Ethel que não resiste ao disparo efetuado por um dos sádicos. Enquanto Bob faz a segurança de Brenda, Doug sai na surdina e ruma montanha a dentro no intúito de observar a movimentação enquanto pensa num plano de infiltração a caverna dos canibais.

O silêncio e a falta de um plano mais criativo faz Doug soltar Beast e ordenar que ataque o primeiro que ele encontrar que é ninguém menos que Pluto que tem o ligamento de seu calcanhar estraçalhado pela mordida feroz do cachorro vingador que deixa seu pé em carne viva.

Ao se dar conta do ocorrido, papa Jupiter ordena Mars que mate a bebê, porém, Ruby foi mais rapída e conseguiu fugir com a filha de Doug nos braços depois de golpear Mama na cabeça. Doug encontra Ruby que entrega a bebê e pede que os dois fujam de lá.

Beast ainda no embate com Pluto, o espanca a mordidas e arranhões tirando-o de ação definitivamente.

Do trailer, Bob resolve sacrificar o corpo da mãe usando-o como isca para atrair papa Jupiter que já estava indo de mala e cuia até o trailer mais puto do que nunca. Brenda ajuda o irmão a colocar a mãe sobre uma cadeira numa posição estratégica.

Jupiter chega disposto a tudo, porém é pego pelas pernas e arrastado pelo trailer que conseguiu dar uma breve partida, mas para de funcionar de vez. O patriarca dos canibais então, se livra das cordas, mas não de sua próxima provação: Bob abriu as saídas de gás do veículo no momento em que estava longe e com Brenda em segurança. Com o calor do deserto, o trailer dos Carter explode e leva Jupiter para a desgraça.

Por incrível que pareça, Jupiter consegue sair vivo, porém é alvejado por um tiro atrás do outro e morre de uma vez.

Do outro lado, Mars corre atrás de Ruby e em seguida sai no braço com Bob ao encontrá-lo em fúria. Ruby porém, susrpreende o irmão ao acertá-lo com as presas de uma mortal cascavel. Aproveitando a chance, Bob esfaqueia repetidamente seu último algós dando fim aquele pesadelo que viria a deixar um terrível trauma pelos próximos anos...

Incontestavelmente Wess Craven merece o título de mestre do horror ao lado de outros grandes nomes. Quadrilha de sádicos elevou o nível de suspense e violencia a um novo patamar numa época em que um conteúdo desses era facilmente censurado ou até mesmo trancafiado em algum cofre para que ninguém pudesse assistí-lo tamanho o realismo.

As cenas de perseguição e de ação são frenéticas e o longa não se perde em momento algum em seus oitenta e seis minutos de duração, fazendo parecer bem maior, para não dizer quase infindável, mas é uma agonia gostosa que prende o telespectador do ínicio ao fim torcendo pelo triunfo da família protagonista.

Trailer:




Nenhum comentário:

Postar um comentário