Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 4 de junho de 2022

Amigo Oculto / Hide and Seek (2005)

 


As maiores tragédias podem transformar a vida de uma criança num verdadeiro circo dos horrores. A criação de amigos imaginários no geral é algo benéfico para uma criança solitária, carente ou até mesmo traumatizada por algum acontecimento passado que lhes tenha deixado marcas difíceis de se apagar.

É este o plano de fundo cheio de questões psicológicas de Amigo Oculto, um dos tesouro esquecidos da também esquecida atriz Dakota Fanning em uma de suas melhores épocas. A atriz na época mirim já vinha rendendo uma verdadeira mina de ouro para Hollywood depois de ter se mostrando um talento multi faces atuando desde filmes infantis até ficção científica e desta vez um thriller psicológico que agradou na época com seu enredo cercado de mistérios e teorias.

O filme começa com um vislumbre da aparente vida perfeita de David Callaway. Ele é atualmente casado com Alison e tem uma filha chamada Emily que transborda vida por onde passa.

Essa vida era fachada, o casamento de David já estava em desgaste e os desentendimentos entre o casal eram constantes.

Certo dia, David encontra Alison morta ensanguentada na banheira e Emily acaba vendo a cena também e o iminente trauma faz a menina se tornar apática e distante com todos, incluindo o pai.

Depois de passarem um bom tempo em terapia, pai e filha recebem uma recomendação médica para se mudarem para um local afastado em contato com a natureza para poderem tentar enterrar o passado.

De malas prontas, os dois viajam para Wood Land e logo se instalam.

David socializa com suas novas vizinhas Laura e Elizabeth, esta última uma jovem viúva. Emily por outro lado mantem-se introvertida e reclusa em seu quarto apenas observando o que acontece a sua volta.

A relação entre David e Emily fica cada vez mais difícil e distante e coisas estranhas começam a acontecer, como certo dia quando David encontra uma mensagem aterrorizante escrita a giz de cera na parede do banheiro que ele logo atribui a filha que nega tê-lo feito.

Pouco tempo depois, David convida Elizabeth e sua sobrinha Amy de mesma idade de Emily numa tentativa de entrosar a filha de David com a nova amiguinha, porém Emily não é nada receptiva com Amy.

Ainda no mesmo dia, David tem um desentendimento com Emily pelo fato dela ter falado com um estranho que depois se apresenta como Steven, seu vizinho de rua e marido de Laura.

O isolamento social faz com que Emily crie um amigo imaginário a quem ela dá o nome de Charlie e que segundo ela, ele não gosta muito de David.

Durante uma brincadeira de esconde-esconde com Charlie, Emily acaba ficando presa no porão escuro e atribui a travessura a Charlie.

Em outro dia, durante uma pausa de um jantar oferecido a Elizabeth, David encontra o banheiro rabiscado novamente e desta vez a banheira estava cheia de água e com um bicho morto nela, o que o faz acreditar que foi obra de Emily iniciando outra briga com a menina que responsabiliza Charlie pela brincadeira.

David interroga a filha tentando fazê-la entender que Charlie não existe e Emily rebate dizendo que seu novo amigo pode se zangar pelo fato do pai não acreditar em sua existência.

Chega a Wood Land Katherine, psicóloga e grande amiga de Emily para uma sessão a domicílio e a menina fala sobre Charlie.

Katherine compartilha com David seu drama pessoal para que se ajudem a superar: ela perdeu o filho pequeno há algum tempo e a ferida ainda está fresca.

Pouco tempo depois, o xerife Hafferty aparece na vizinhança e interroga David perguntando a ele sobre Elizabeth sem saber que há poucas horas ela fora atirada pela janela do quarto de Emily e adivinha quem é responsabilizado pelo crime?

Não bastasse isso, David ainda encontra outra mensagem, desta vez intimidadora no banheiro e ele surta com Emily que joga a culpa em Charlie mais uma vez.

Acreditando que Charlie é uma pessoa real, David sai para procurá-lo mas encontra Steven, agredindo-o por supor que ele seja o famoso Charlie.

Depois de revistar seu caderno de anotações e de notar que ele está completamente apagado, David começa a ter flashbacks com uma festa na qual ele flagrou Alison com um amante aos amassos. Em seguida, fatos vêem a tona e David descobre que ele próprio é Charlie. Charlie não é um amigo imaginário, mas sim uma personalidade autoconsciente criada pela mente de David que o controla livremente desde a morte de Alison. Aliás, foi David personificado como Charlie quem matou Alison e também foi ele quem empurrou Elizabeth da janela do quarto de Emily.

Agora, Charlie assume completamente o controle sobre David e sem perda de tempo tira a vida do xerife Hafferty que até então seguia investigado nas proximidades.

Katherine também estava por perto zanzando pela casa de sua pequena amiga / paciente até dar de cara com o corpo do xerife na penumbra.

Emily acaba sendo perseguida por Charlie e em pânico a pequena tenta se esconder.

Armada com uma pistola, Katherine encontra David que tanta matá-la, sendo impedido por Emily que grita no escuro. David encontra seu fim e o de Charlie sendo alvejado por vários disparos.

Emily acaba indo viver com Katherine voltando assim a ser feliz mais uma vez.

Existem finais alternativos que ficaram exclusivos da versão home vídeo. Um deles sugerem que Emily ficou louca no final indo viver num santório. Outro mais detalhado mostra Emily se levantando da cama do mesmo sanatório após bater cara num joguinho de esconde-esconde e quando ela abre o armário, encontra quem ela procurava: ela mesma refletida no espelho, dando a entender que ou ela herdou o distúrbio dissociativo de personalidade de David criando sua própria dupla personalidade, ou que Charlie era ela o tempo todo, ou ainda que Charlie a possuiu... vai do entendimento de cada um. Um outro final mostra, depois de Katherine deixar Emily na cama, um vislumbre de uma escrivaninha com um desenho feito a giz de cera por Emily retratando a sí mesma com duas cabeças: uma boa e outra ruim, ou seja, ela também teria dupla personalidade.

O que importa é que o filme é bem ok, prende a atenção, não é 100% previsível e ainda conta com um elenco de peso: além da prodígio Dakota Fanning que cá entre nós deu um verdadeiro show de interpretação, ainda temos o veterano Robert De Niro no papel de David / Charlie e a eterna Jean Grey Famke Janssen como Katherine, o que valorizou muito o longa.

É um prato cheio para quem estuda psicologia ou até mesmo psiquiatria, ou apenas para quem gosta de um bom thriller com uma reviravolta mirabolante no final, o que de fato Amigo Oculto tem, já que em momento algum a gente leva spoiler sobre a procedência de Charlie o que surpreende de fato quem está vendo pela primeira vez. Vale a pena.


Trailer:



Nenhum comentário:

Postar um comentário