Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 18 de junho de 2022

Halloween 4: O retorno de Michael Myers / Halloween 4: The return of Michael Myers (1988)

 


O fracasso de Halloween 3: A noite das bruxas de 1982 fez com que a produção da franquia desistisse de transformar a saga do assassino de babás de Haddonfield em uma série de antologias, ou seja, cada filme ia focar em uma história própria com o tema Halloween como foco, deixando claro que Michael Myers havia morrido na explosão no final do segundo longa.

A proposta não foi de todo ruim, Halloween 3 foi bem ok como um filme singular e independente das partes anteriores, mas foi justamente o fato de tirar de cena o astro principal, aquele que foi um dos primeiros serial killer de filmes slasher e que popularizou o tema stalker, um tremendo tiro no pé.

Mas vamos respirar fundo, esquecer os erros do passado e focar no grande acerto do produtor Moustapha Akkad que foi reviver Myers e trazer de volta um banho de sangue regado a muita tensão.

Se passaram dez anos desde que o famigerado terapeuta, o doutor Sam Loomis tentou uma manobra suicida para deter Michael Myers, porém durante um exame de rotina no corpo inanimado de Myers que a coisa saiu do controle. 

Dois médicos de Smith Groove são incumbidos de examinar e fazer a transferência de Michael do hospital de segurança máxima de Ridgemont para outro hospital.

Do outro lado estava Jamie, filha de Laurie que faleceu em um acidente e que desde então vive com o casal Lloyd que a acolheu como filha adotiva e tem como melhor amiga sua babá Rachel Carruthers.

Neste meio tempo, o doutor Loomis, que também sobreviveu a explosão pega estrada assim que toma conhecimento que a ambulância que levava Michael para o hospital psiquiátrico tombou e nela só foram encontrados dois corpos mutilados.

No meio do caminho, Loomis para num posto de gasolina que aparenta estar abandonado e resolve investigar o galpão de ferramentas estranhando o silêncio do local. Rapidamente, ele dá de cara com um corpo suspenso e ao sair para investigar uma loja de conveniências encontra um corpo lá também e mais ninguém.

Desconfiado, Loomis saca sua arma e quase é atropelado por uma caminhonete, veículo este que destrói seu carro deixando-o ao léu. 

Na escola, Jamie vem sofrendo bullying dos colegas por ela ser órfã e por que ela alega ter visões com o bicho papão, que nada mais é do que seu tio Michael.

Pouco mais tarde, Rachel leva Jamie a loja de fantasias onde seu namorado Brady trabalha para ela comprar sua fantasia para o halloween que se acerca e ela encontra justamente o que queria: uma roupa de palhaço com máscara e tudo... familiar?

Jamie tem outra visão com Michael de quem ela desconhece sua existência e parentesco, chamando-o apenas de o homem de fantasia.

Ainda no caminho para Haddonfield, Loomis consegue carona com o reverendo Jackson, um velho padre fanático e bêbado que ruma para a cidade afim de pregar sobre o fim do mundo.

A noite, os pais de Jamie saem e deixam a menina com Rachel para que elas possam sair pedir doces e participar de um festival local de halloween a céu aberto sem saber que Michael já estava a espreita.

Finalmente em Haddonfield, Loomis vai até a delegacia alertar o xerife Ben Meeker sobre o despertar de Michael e o rastro de sangue que ele deixou e ainda que desconfiado, o representante da lei resolve abrir uma investigação.

Rachel acaba encontrando Brad no maior love com sua até então amiga Kelly Meeks, filha do xerife, e mete um esporro nos dois. No processo, Rachel acaba perdendo Jamie e as outras crianças de vista.

Perto de lá, Michael resolve dificultar as buscas por ele ao arremessar um funcionário da companhia de energia elétrica contra fios de alta tensão provocando um apagão na cidade.

Jamie acaba se separando das outras crianças e se perde no breu da noite, porém logo ela se encontra com Rachel e para a sorte das duas aparecem Loomis e o xerife Ben que as amparam e as escondem.

Logo depois, Loomis e o xerife saem para investigar uma movimentação suspeita e são trollados por dois adolescentes fantasiados como Michael. Depois disso, o xerife resolve deixar alguns civis a par do ocorrido e estes resolvem ficar de tocaia pela cidade atrás de Michael.

Os pais de Jamie chegam em casa e percebem que não tem ninguém lá, se pondo a procurar Jamie e Rachel.

Perto de lá, na casa de Kelly, ela e Brady vêem um vulto passar lá por perto no momento em que iniciavam uma transa. Ambos ainda são surpreendidos por Loomis e o xerife que deixam os dois de sobreaviso sobre Michael.

Juntos deles vieram Jamie e Rachel como sugestão do xerife para que elas ficassem em sua casa junto a Kelly e Brady, todos em segurança.

Mais tarde, já detectando no maior instinto onde Jamie está, Michael fura todos os bloqueios colocados pelo xerife e faz de seu ajudante e de Kelly suas novas vítimas fatais. O corpo de Kelly é encontrada por Rachel que entra em pânico.

Brady encontra Rachel e a convence a fugir com ele e logo levam Jamie junto. Michael aparece e Brady entra em luta corporal contra seu stalker mas leva a pior.

Rachel não perde tempo e pega Jamie enquanto procura por uma saída que não esteja bloqueada.

Sem sucesso, as duas fogem por uma janela no sótão que dá no telhado por ondem escalam.

Ao mesmo tempo, Michael as encontram e tenta atacá-las, porém Jamie consegue fugir pela janela que dá no jardim com a ajuda de Rachel que logo em seguida cai de lá inconsciente. 

Jamie foge sozinha e em panico até encontrar Loomis que resolve fugir com ela para a escola.

Lá, Loomis deixa a Jamie numa das salas e sai para procurar Michael, mas ele encontra Jamie, porém não tem tempo de fazer nada por que Rachel aparece no exato momento e tira sua protegida de lá e foge para os limites da cidade com outros civis em uma caminhonete.

Michael as segue e consegue subir na caçamba sem problemas matando todos a bordo menos as garotas. Rachel, astuta toma o volante e tenta derrubar Michael, porém ele se levanta como sempre.

Rachel então resolve atropelá-lo até deixá-lo fora de ação no exato momento que o xerife chega com reforço.

Jamie se aproxima de Michael e tenta tocá-lo até que ele se levante pronto para atacar. O xerife ordena a Jamie que se jogue no chão e feito isso, ele e seus homens executam Michael com vários tiros com armamento pesado.

Finalmente a salvos, todos vão para a casa dos Lloyd, porém o pesadelo só está começando. Ao longe se ouve um grito e Loomis que estava sozinho entra em colapso ao ver Jamie mascarada ainda com sua fantasia de palhaço e uma faca ensanguentada em mãos dando a entender que ela se tornou uma assassina como seu tio Michael.

Loomis se põe a gritar em tom de lamento, sentindo que ele fracassou novamente.

Esse final foi brilhante e poderia ter sido o prelúdio para uma nova série com uma nova antagonista seguindo os passos de Michael Myers, porém Halloween 5 decepcionou, mas isso a gente vai ver futuramente.

A volta triunfal de Michael foi muito bem aceita. A cagada do filme anterior foi limpa, a essência de perseguições silenciosas regadas a muito sangue se manteve, a trilha sonora continua primorosa e ainda tivemos a brilhante atuação da pequena Danielle Harris no papel de Jamie Lloyd o que meio que supriu a falta de Jamie Lee Curtis que só retornou a franquia no primeiro soft reboot da série em Halloween H20.

No mais o filme cumpre bem o seu papel, como dito, a atmosfera de perseguição continua tal qual o clássico de 1978, Michael volta mais letal do que nunca e a forma como arranjaram para ele retornar foi até que aceitável, mas o doutor Loomis sobreviver a explosão do final do segundo filme sem uma explicação aparente foi escroto, apenas queriam o bom e velho Donald Pleasence de volta a franquia mitando em sua busca pelo velho Michael e dane-se a lógica.

Trailer:



Nenhum comentário:

Postar um comentário