Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 25 de junho de 2022

Zumbi 2 - A volta dos mortos / Zombie (1979)


Uma das mais notórias obras de Lucio Fulci, um dos grandes nomes do terror italiano inspirado na obra prima de George Romero "A noite dos mortos-vivos" de 1968, Fulci levou para as telonas um conteúdo de violência extrema, marca registrada de suas obras, sem se limitar as criticas da época ou ao baixo orçamento de seu longa mais prestigiado.

Apesar do "2" no título brasileiro, Zombie é o primeiro da franquia, porém em seu país de origem fo considerado como continuação do clássico sessentista de Romero recebendo por lá o nome de "Zombie" e zero ligação direta com A noite dos mortos-vivos, do qual aliás só compartilhavam os zumbis mesmo e sua origem distinta uma da outra.

O filme começa todo enigmático, aleatoriamente com um homem executando uma pessoa enrolada a um lençol branco dos pés a cabeça com um tiro na testa e logo depois passa um telefonema difícil de se compreender de início, mas que lá na frente fará todo o sentido.

Logo em seguida, o filme corta para a baia de Nova Iorque onde uma dupla de policiais da guarda costeira abordam um barco aparentemente abandonado. Um dos dois guardas entra para verificar algum sinal de vida no interior da embarcação que está um verdadeiro chiqueiro: está tudo bagunçado, moscas voam para todo lado e para brindar ainda tem uma mão decepada jogada a esmo no chão.

Antes que pudesse investigar aquele pedaço de corpo, o policial é atacado por um homem pálido, levemente deformado, como se estivesse morto e completamente irracional.

Depois do primeiro ataque, a criatura zumbificada saí da cabine e ataca mortalmente o outro policial que averiguava o convés.

Não demora para as autoridades tomarem conhecimento do acontecido, mas a esta altura o zumbi havia dado chá de sumiço sobrando apenas os corpos dos policiais que eram verificados pelos legistas que estranham as marcas de mordidas que ocasionaram as mortes de seus pacientes.

Do outro lado, a jovem Anne Bowles era interrogada pela polícia local alegado que o barco encontrado a deriva com dois corpos é do seu pai que está desaparecido há um bom tempo.

Mesmo sem autorização da policia, Anne acaba entrando escondida no barco do pai para investigar por conta própria e acaba encontrando também escondido e também investigando Peter West, um repórter que busca a verdade por trás das mortes misteriosas no barco já que ele não engoliu as explicações das autoridades... clichê, né?

Os dois acabam sendo expulsos do local do crime e por terem um objetivo em comum, Peter e Anne resolvem ir juntos a ilha de Matool, nas Antilhas, último paradeiro conhecido do pai da garota que deixou uma última carta falando a respeito de uma doença infecciosa que e alastrou no vilarejo de Matool onde ele trabalha como assistente de um médico.

Para chegar direto a ilha, Peter e Anne pedem ajuda ao casal de turistas Brian Hull e Suzan Barret que estão em uma viagem de férias e tempo suficiente para uma aventura.

Paralelo a isso, estão na mencionada ilha o casal Paola e o doutor David Menard, o único médico que restou na região. Os dois estão tendo uma tórrida discussão uma vez que Paola que ir embora de Matool, mas David se nega pois se ele ir não sobrara ninguém que possa conter o contágio que está se alastrando rapidamente.

No meio da viagem do quarteto, Suzan resolve mergulhar quase sem nenhuma roupa de baixo e acaba ficando na mira de um tubarão.

Suzan grita por socorro e Brian atira na água enquanto a mulher se afasta mergulhando. Ao chegar ao fundo, Suzan é atacada por um zumbi, o mesmo que atacou os policiais e que estava desaparecido desde então. O tubarão, depois de levar um tiro mergulha deixando um rastro de sangue e ataca o zumbi que o morde e Suzan aproveita a confusão para voltar ao barco. Lá, ela alega ter visto um homem no fundo do mar.

De volta a ilha, David, que busca uma espécie de cura para a doença infecciosa testa seu próprio sangue e o de um infectado em busca de respostas.

Anoitecendo, Paola é observada durante o banho por alguém com as mãos apodrecidas. Ao sair do box, Paola é agarrada por seu stalker que adivinhem... era um zumbi! Ele a agarra e empala seu olho em uma farpa enorme de madeira.

Pela manhã, Peter e os outros finalmente chegam a Matool ao mesmo tempo que mais um paciente de David morre pela doença que não é a única coisa que ele aparenta ter conhecimento.

A enfermeira diz a David que os nativos da ilha acreditam que o contagio é obra de vodu e ele como sendo um homem da ciência desacredita categoricamente.

Depois de dar um tiro de misericórdia no paciente já morto, David o leva enrolado a um lençol até uma vala onde já havia outros corpos.

Peter e os outros são recepcionados por David que os levam até seu hospital improvisado e lá revela ser amigo do pai de Anne. David diz que seu amigo Bowles foi vitimado pela infecção e... se tornou um morto-vivo, elementar meu caro. Antes que pudesse dar muita merda, David executou o zumbificado pai de Anne (aquela cena inicial do filme) e deu ordens a seus ajudantes para levar o barco de Bowles de volta aos EUA.

Não muito depois, um dos pacientes de David o avisa que um dos pacientes se tornou morto-vivo e antes de ser executado este escapuliu para o vilarejo o que significa que o contágio pode se espalhar ainda mais trazendo mais mortos-vivos.

David pede aos recém chegados para ir a sua casa buscar Paola para que possam fugir, pois a situação já fugiu de controle e Peter concorda de pronto, mas ao chegarem lá, encontram um grupo de zumbis devorando os restos mortais de Paola.

Cercados, o quarteto dão um jeito de driblar os zumbis voltando ao carro emprestado por David que há essa altura tratava de eliminar outros corpos antes que eles voltassem a vida como mortos-vivos.

No caminho para o hospital, Peter é ferido na perna e para ajudar o carro quebra forçando o grupo a seguir a pé até eles ouvirem sons de tambores próximo de lá.

Não podendo mais caminhar, Peter fica para trás com Anne enquanto Brian e Suzan se aproximam de um cemitério local.

Inesperadamente, Peter e Anne são atacados por mortos que saem da terra numa cena icônica.

Ainda por perto, Brian ouve os gritos e corre em auxílio dos amigos enquanto Suzan é atacada por um dos zumbis que rasga seu pescoço matando-a.

Com a ajuda de uma arma, Brian devolve o morto para a vala e resgata seus amigos.

Sem tempo para se lamentar, o grupo agora reduzido a três abandona o corpo de Suzan e seguem caminho enquanto outros mortos voltam a vida com apetite de carne fresca.

A essa altura, a vila estava praticamente toda tomada por nativos infectados transformados em zumbis que se espalhavam por toda a Matool.

Peter, Anne e Brian finalmente chegam ao hospital onde são abrigados por David enquanto um grupo numeroso de zumbis se aproximavam do local.

David revela que o contágio começou quando uma mulher nativa da ilha voltou a vida dois dias depois de sua morte e que a hipótese antes descartada de vodu agora é a única explicação plausível para o início do contágio, o que definitivamente está fora do alcance cientifico do médico.

Logo, David oferece armas a Peter e Anne para formar uma contra ofensiva a iminente invasão zumbi e pede aos amigos que peguem querosene pois ele pretende queimar os corpos sem vida como último recurso.

Com o auxílio do ajudante de David, o querosene é transferido do galão para garrafas com trapos amarrados, que servirão como coquetéis molotov.

Um dos mortos ataca mortalmente David e era nada menos que o pai de Anne! Brian o devolve aos mortos a tiros.

Um dos pacientes que voltou a vida, somado a um grupo de zumbis, matam a enfermeira e o último ajudante de David vivo.

Começa um tiroteio e Peter lança as garrafas de molotov dando início a um incêndio. Brian conduz Anne e Peter para fora do hospital e é atacado por Suzan zumbi. Brian ordena a Peter que atire nela sem remorso e assim ele o faz. Logo depois, o trio deixa o hospital em chamas com os zumbis dentro.

Amanhecendo, os três chegam a um barco onde Brian morre em decorrência de complicações do ferimento sofrido a pouco pelas mãos de sua mulher morta-viva.

Peter diz a Anne que eles devem levar Brian do jeito que está como prova, pois ele certamente se tornará um zumbi e ele é o único que resta caso contrário não acreditarão neles.

Neste momento, eles houvem pelo rádio do barco que Manhattan está sobre ataque de uma horda numerosa de pessoas mortas-vivas. Certamente os policiais vitimados no início do filme voltaram a vida e neste meio tempo espalharam a doença a nível global, levando os EUA a um apocalipse zumbi!

Um final eletrizante para um filme com uma atmosfera tensa, emersivamente claustrofóbica e extremamente violenta que certamente tirou o sono de muita gente na época que foi filmado, incluindo os críticos que certamente não pouparam esforços para censurar a obra.

Os efeitos práticos ainda funcionam muito bem em seu propósito de chocar. A maquiagem dos mortos-vivos está bem ok para os padrões de hoje e deixa no chinelo muito filme de zumbi dos dias de hoje que apelam para o CGI vagabundo e uma maquiagem chula digna de um figurante do trem fantasma do Play Center.

Uma obra notável que deve ter deixado seu conterrâneo Ruggero Deodato, criador do polêmico Holocausto Canibal e o próprio George Romero batendo palmas devido a ótima qualidade do material. Sem dúvidas uma ótima escolha para se assistir com as luzes acesas, um terço em mãos e um punhado de água benta espalhada pelo corpo depois de fazer o sinal da cruz. Vai por mim, foi forte na época e é forte ainda hoje.


Trailer:




Nenhum comentário:

Postar um comentário