Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

M3GAN (2023)

 


 E a primeira grande promessa do ano vazou e eu já estou trazendo um resumo básico e minhas primeiras impressões da nova obra do mestre James Wan, a mente por trás de grandes franquias como Jogos Mortais e o universo de Invocação do mal mesmo antes de ser lançado por estas bandas de forma oficial.

Desta vez, a proposta é algo totalmente novo, criativo e incontestavelmente a obra é uma critica social as consequências do consumo desenfreado da crescente tecnologia e o quão longe ela pode chegar. Mesclando um toque psicológico com muito suspense num roteiro completamente imprevisível, M3gan acerta muito naquilo que ela foi proposta: fazer o mal.

Desta vez, não temos nenhuma boneca possuída pelo pata rachada e nem mesmo a alma encarnada de um bandido num boneco de látex, mas sim, uma androide com inteligencia artificial aprimorada criada inicialmente para ser amiga, psicológica, professora, etc, mas que no final, acaba se tornando o consolo da sobrinha de uma das programadoras que perdeu recentemente seus pais.

A virada acontece quando a androide de nome M3gan sai de controle e começa a agir de forma autônoma distorcendo sua própria percepção da a realidade com o fim de proteger sua amiguinha de tudo aquilo que a machuque física ou psicologicamente, como sua criadora assim a programou.

A coisa toda começa com a pequena Cady de oito anos assistindo a um comercial de lançamento de um mascote robô bem parecido com o clássico Furby (se não for o mesmo) que funciona com comandos de vos enquanto pega estrada com os pais.

Estes mesmos pais acabam resolvendo ter uma D.R no meio do caminho, e Ryan o pai da menina acaba se distraindo ao volante até que seu carro se choca com um veículo de grande porte.

Depois, somos apresentados a engenheira robótica Gemma e seus assistentes Tess e Cole que estão estudando um protótipo de um androide que eles estão desenvolvendo sobre a supervisão do dono da empresa David, que descobre que seus técnicos estão trabalhando sem o seu consentimento.

Gemma aproveita a oportunidade para mostrar ao chefe o progresso de seu projeto, mas como o robô ainda está muito cru ele acaba explodindo sem fazer nada extraordinário.

Logo em seguida, Gemma recebe uma ligação do hospital informando que sua sobrinha e os pais sofreram um acidente de carro no qual a menina foi a única sobrevivente. Sim, é Cady, ela é sobrinha de Gemma e felizmente sofreu apenas algumas escoriações, porém seu psicológico está destroçado.

Sem necessidade de permanecer internada, Cady recebe alta e Gemma se torna responsável pela menina levando ela para viver em sua casa super tecnológica com direito a uma Alexa e tudo.

Obviamente Cady não tem uma boa adaptação e sua dificuldade em digerir toda essa mudança radical em sua vida a faz chorar durante a noite pela dor da perda e pela solidão e Gemma que ouve o pranto da sobrinha atras da porta se recolhe a sua impotência e sua falta de preparo pedagógico se colocando num dilema do que fazer para tornar a estadia da menina a mais acolhedora possível.

Felizmente, as coisas começam a dar certo pela manhã com a chegada de uma psicologa que foi designada para inicialmente observar um dia na vida de Cady em seu novo lar, além de fazer breves perguntas a ela e posteriormente um breve particular com Gemma.

Depois da rápida visita, Gemma se aproveita de algo que ela e Cady tem em comum para se aproximar dela e fazê-la se soltar uma vez que ela se mostra nada receptiva: a apreciação que ambas tem pela tecnologia. Gemma então mostra a menina dois de seus projetos: uma nova linha de mascotes robóticos do qual ela tem participação no desenvolvimento e um protótipo de um robô movido através dos comandos do sensor de movimento de um par de luvas.

Nos dias que se seguem, Gemma e sua equipe trabalham incessantemente na reconstrução do androide que ela resolve montar com uma feição feminina que é batizada com o nome de M3gan e o propósito de sua nova criação é que ela se torne uma espécie de amiga / tutora de Cady para auxiliá-la em sua terapia enquanto a tia que tem uma vida profissional bastante atribulada possa trabalhar com tranquilidade.

David e os outros executivos assistem á demonstração inicial dos talentos de M3gan que não só é uma boa companhia como também tem dotes pedagógicos além de outros talentos, o que deixa o chefe de Gemma bastante empolgado e ele dá o aval para que a androide vá passar um tempo com Cady até que ela se recupere de suas feridas internas.

M3gan e Cady se adaptam rapidamente uma a outra e juntas dividem tarefas, estudos; a androide auxilia a menina na higiene e na recreação e até aí é só sucesso.

Durante uma manutenção no chip de memória de M3gan, Gemma percebe que a androide está se comportando de forma inusual, mas não dá muita importância acreditando que aquilo pode ser uma falha facilmente reparável em seu sistema.

De forma autônoma, M3gan começa a escanear os brinquedos e pertences de Cady assimilando mal as informações enquanto a menina brinca com um arco de brinquedo e nesta, ela acaba deixando uma das flechas cair no quintal da vizinha, a senhorinha Celia.

M3gan vai até a cerca que divide os quintais para pegar o brinquedo e é atacada pelo cachorro de Celia que a chacoalha até deixa-la desgrenhada e suja e de quebra ainda morde o braço de Cady enquanto ela tentava tirar a a miga androide das garras do canino.

Gemma ouve os gritos da sobrinha e ao correr ao seu auxílio puxa uma breve briga com Celia que é grossa e não demonstra qualquer sinal de compaixão com as meninas e ainda as culpam por invadir seu quintal.

Na calada da noite, nada disposta a levar desaforo para casa, M3gan espera todos irem dormir para dar um sumiço no cachorro de Celia.

Ao amanhecer, Gemma vê de longe Celia procurando seu cachorro mas não faz caso, afinal como ela iria desconfiar de algo?

Mais tarde, Gemma leva Cady e M3gan para uma nova demonstração para outros empresários afim de conseguir financiamento para a produção em massa da androide multitarefas.

Cady encena estar triste e M3gan além de mandar bem como terapeuta ainda desbanca como cantora fechando o show com chave de ouro.

Pelas costas de David, Kurt, um dos executivos da empresa acessa o banco de dados com informações sobre o projeto M3gan e transfere todas as pastas para outro dispositivo para fazer o melhor uso possível destas informações milionárias o mais rápido possível, afinal a androide ainda não foi patenteada e replicar o projeto colocaria David e sua equipe numa enrascada.

Ainda naquele mesmo dia, a psicologa segue monitorando Cady e nota uma mudança estranha no comportamento da menina e de brinde ainda é intimidada por M3gan. Logo depois, a terapeuta tem uma particular com Gemma que tem outra particular com a sobrinha que a trata de forma grosseira.

M3gan, possessiva como sempre, intimida Gemma, mas é colocada em modo stand by.

No dia seguinte, Gemma leva Cady e M3gan para interagirem com outras crianças na floresta monitoradas por Ava que é um tipo de chefe dos escoteiros.

As crianças se separam e Cady procura mamonas quando é maltratada por Brandon, um garoto chato um pouco maior por ela, que toma o vegetal e esfrega seus espinhos na palma da mão da menina. Logo depois, ele rapta M3gan e a leva para longe da sobrinha de Gemma.

Longe o suficiente, Brandon tenta quebrar M3gan, porém ela revida puxando a orelha do meliante com toda a força e depois o persegue correndo de quatro até a rodovia movimentada onde o garoto é atropelado mortalmente. Cady avista M3gan de longe mas não fala nada.

Mais tarde, um policial bate a porta de Gemma e Celia aproveita a oportunidade para culpar a vizinha por ter esfriado seu cachorro.

A noite, M3gan é interrogada por Cady sobre o ocorrido com Brandon, porém a androide faz a egípcia e ainda canta Titanium da Sia para a menina dormir. (James Wan meu querido, me ajuda a te ajudar).

Pouco mais tarde, Celia bisbilhota o quintal de Gemma e M3gan a ataca mortalmente com uma pistola que dispara pregos e um jato d'água de alta pressão. 

De manhã, a polícia bate a porta de Gemma mais uma vez e esta vê o corpo da vizinha sendo levado pelos homens do IML.

Mais tarde, Gemma analisa as gravações do sistema ocular de M3gan e descobre um vídeo com o momento em que a androide encurralou o jovem Brandon, porém o resto do arquivo foi apagado. Neste momento, M3gan a surpiende, porém ela é desligada no ato.

Na manhã seguinte, enquanto leva Cady para uma sessão com a psicóloga, Gemma manda a real para a sobrinha sobre tirar M3gan dela alegando que já deu o que tinha que dar.

Enquanto Cady passa pela sessão, Gemma discute com Tess e Cole sobre o arquivo de vídeo apagado e suas suspeitas do envolvimento de M3gan na morte do menino Brandon, porém é claro, seus amigos a desacreditam.

Cady tem uma crise de choro e de estresse chamando por M3gan que neste momento se encontra embalada em plástico bolha e desligada.

Logo depois, Gemma vê em um telão da empresa, um depoimento gravado de Cady falando sobre sua relação e a terapia com M3gan e neste momento, a tia da menina vai até o consultório tirá-la de lá e as duas acabam se atracando fisicamente, porém Cady se acalma e se desculpa com a tia.

Mais tarde, Tess recebe uma mensagem de Gemma e ao analisar o sistema de M3gan, percebe que alguém fez um log in não autorizado na programação da androide (tá explicado).

Cole corre parar averiguar M3gan para se certificar se ela de fato havia sido religada e a androide que está presa pelos pulsos em um aparato de contenção revela estar de fato ligada e esgana o parceiro de Tess com um cabo do aparato.

Tess corre ao auxílio de Cole e M3gan aproveita para escafeder-se e provoca uma explosão no laboratório tão logo Tess havia conseguido salvar o amigo de ser estrangulado, porém ambos perecem na explosão.

David encontra andando pelos corredores M3gan que pega uma espada, dá uma breve dançada, uma pirueta e o persegue até a porta de um elevador onde ela o mata apunhalando-o pelas costas. Kurt, que estava no elevador também é morto e quando a cabine chega ao andar térreo, geral entra em pânico ao ver os corpos enquanto M3gan chega ao estacionamento onde rouba um carro.

Gemma sente uma movimentação estranha na casa e é surpreendida por M3gan que toca piano. A androide responsabiliza sua criadora por afastá-la de sua melhor amiga e as duas acabam se atracando chamando a atenção de Cady que acorda. M3gan enrola a menina e a faz voltar para a cama.

M3gan persegue Gemma por toda a casa causando a maior bagunça e Cady salta da cama novamente com os barulhos de quebra-quebra.

A androide encurrala Gemma na garagem e esta a ataca com tudo que tem por perto incluindo uma serra elétrica deixando M3gan calvona de cria e com uma rachadura na cara, mas isso não a detém.

Cady chega na hora e M3gan tenta persuadi-la, mas a menina surpreende geral ao atacar a amiga com aquele robô controlado por um sensor de movimentos em um par de luvas no qual Gemma estava trabalhando e que havia mostrado á sobrinha anteriormente.

A androide é agarrada e tenta usar chantagem psicológica para enganar Cady, mas a menina a esmaga e a joga longe. M3gan no entanto, consegue se desfazer do robô e tenta atacar a sua agora ex-amiga, mas Gemma a impede e as duas se atracam novamente, até que Cady a ataca com um soco potencializado pela luva. M3gan ainda tenta resistir e esgana Gemma depois desta começar a arrancar os componentes da cara da androide com as próprias mãos. Cady por sua vez, mete uma chave de fenda bem no meio do chip de memória desativando M3gan de vez.

Exausta, porém com um sorriso no rosto daqueles que não se via há tempos, Cady dá a mão para sua tia selando a paz entre elas e as duas saem de casa ao mesmo tempo que a polícia chega com Tess e Cole que escaparam com vida por um triz.

Ao longe se vê um componente de Megan brilhar indicando que ela ainda vive...

James Wan acertou mais uma vez, o filme mandou bem no suspense, apesar que o vamos ver só começa mesmo lá pelos quarenta minutos de filme enquanto o enredo leva uma eternidade para se construir.

A espera contudo faz valer a pena, as cenas de ação e tensão foram muito bem produzidas e dirigidas, a violência é bem moderada porém eficaz. O triste é que são poucas as mortes e só uma ou outra se salvam. 

Contudo, M3gan roubou a cena sendo muito bem conduzida por suas três dublês de corpo que se revezam entre dançar, cantar, fazer piruetas, etc, e a atuação da personagem está perfeita, ela consegue se passar por robô na real, tanto na interpretação quanto no seu design que está muito bem feito.

Outro ponto fraco é a má exploração de personagens secundários que mal aparecem e não tem muita função, não se limitando muito em aparecer e morrer. É uma pena.

Vamos dizer que 2023 começou com o pé direito com relação ao terror, então vamos ver o que mais nos aguarda este ano e o que o mestre Wan nos reserva para o futuro além do novo capítulo de Invocação do mal, talvez uma sequência de M3gan? Nada é impossível.

ATUALIZAÇÃO (18/01/2023): Segundo fontes oficiais como os portais Omelete, Jovem Nerd, e Adoro Cinema, uma sequencia de M3gan foi confirmada pela Blun House para chegar aos cinemas no dia 17 de janeiro de 2025 com o título de M3gan 2.0. A informação foi vazada inicialmente pelo site gringo The Wrap.


Trailer:



Nenhum comentário:

Postar um comentário