Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 14 de janeiro de 2023

A Profecia IV - O Despertar / Omen IV - The Awakening (1991)

 


Hollywood as vezes não sabe a hora de parar, até mesmo quando uma franquia já está morta, enterrada e com a missa de sétimo dia rezada. A vontade de espremer a laranja dos lucros e ver sair o suco de dinheiro acaba sendo frustrada quando sobra apenas o bagaço e este bagaço é o que acaba azedando o suco tornando-o intragável.

O caso é que a franquia A profecia já estava encerrada de maneira épica sem qualquer argumento para uma sequencia, mas alguma mente brilhante achou que recomeçar o legado de Damien Thorn através de um herdeiro poderia ser o início de uma nova possível trilogia, mas é claro que não tinha como dar certo tanto é que esta quarta parte da saga do anti-Cristo encerrou a cronologia que só veio a ser revitalizada em 2006 com a tentativa de um novo remake do clássico de 1976 que infelizmente não vingou e por tanto não tivemos a oportunidade de ver adaptado as outras duas partes.

Mas vamos focar no telefilme de 1991 e aproveitar a brecha que foi dada no filme anterior. Aqui tudo foca no fruto da breve relação entre Damien e Kate Reynolds, a repórter que foi seduzida pelo filho de satanás e no fim de tudo acabou sendo a executora da cria do mal. 

Tudo começa meses depois da morte de Damien, quando o fruto do seu pecado, uma linda menina, vê a luz do dia e é deixada num orfanato de freiras aos cuidados da irmã Yvone que a redireciona para o lar dos advogados Gene e Karen York batizando-a de Delia.

Visivelmente perturbada, a irmã Yvone diverge com a madre superiora uma vez que ambas sabem quem é de verdade a recém nascida e as consequências que isso poderá gerar no futuro quando a besta redespertar e isso faz com que a autoridade máxima daquele orfanato religioso sofra um enfarto.

A recém chegada Delia mal debuta na sociedade e já causa duas estranhezas apesar do pouco tempo de vida: a primeira é um arranhão na face de Karen que estranha unhas tão densas e afiadas numa bebê de meses e a segunda é um ataque de choro que a menina tem ao receber o sacramento do batismo, afinal estamos falando da semente de satã.

Horas depois, o padre que celebrou a cerimônia prova do castigo demoníaco por ter manchado aquele pequeno ser de trevas tendo uma morte misteriosa e repentina.

Passam-se alguns poucos anos e neste tempo, graças as influências do governo (e do coisa ruim), Gene consegue uma grande notoriedade dentro do congresso onde concorre a presidência do país.

Paralelo a isso, o destino faz com que Delia se solte da barra da saia de Karen em direção á um caminhão em movimento sendo salva por ninguém menos que pelo cachorro enviado do inferno, um mascote semelhante ao que Damien teve na infância. Obviamente o cachorro consegue entrar para a família como forma de gratidão.

Passam-se mais alguns anos, agora Delia tem dez anos e já demonstra sinais claros de sua linhagem demoníaca ao bater em seu colega de classe e seu provocador de bullying Jerome Creighton. Não bastando a dor, Delia ainda humilha o menino na frente dos coleguinhas.

O pai do menino diverge com Karen na diretoria e a ameaça certo de que a vítima é o seu pobre filhinho humilhado. Creighton no entanto, é punido pela influência maligna que cerca Delia ao se chocar com um carro que carrega uma chapa de vidro afiada. Esta chapa escorrega de cima do veículo e decapita o pai de Jerome instantaneamente.

Dias depois, Delia sofre um acidente durante as aulas de equitação caindo de seu cavalo assim que este se sente agitado, afinal o animal sente que sua amazona é a cria do demônio, porém a menina escapa ilesa apenas com o susto.

Jo Thueston é a nova candidata a vaga de babá de Delia e esta parece ser imune a influência maligna da garota já que ela é coberta de talismãs e é super devota de forças misticas. 

Ao que se dá a entender, Jo sabe quem é Delia e sua candidatura a vaga de babá era só um pretexto para investigar a menina. Isso fica ainda mais evidente depois que Noah, um amigo de Jo quase bate com o carro sem explicação.

Afim de conseguir qualquer indício que a leve a verdade, Jo leva Delia a uma feira psíquica e a posiciona perto do campo de visão de Noah que tira uma foto da menina com uma câmera Polaroid que capta as auras e energias espectrais das pessoas.

A foto revela justamente uma aura negra entre Delia e Jo confirmando as suspeitas da babá.

Percebendo as intenções dos psíquicos, Delia dá uma amostra de seus poderes causando focos de incêndios nas tendas causando o pavor na multidão.

Depois do susto, Jo tenta interrogar Delia sobre os acontecimentos misteriosos recentes envolvendo a filha dos York e a menina responde com uma frase blasfema e desconexa e uma cuspida direta no rosto da babá.

Em seguida, Delia e seu mascote encurralam a babá em uma janela onde ela se joga para a morte aos olhos pasmos e incrédulos de Karen.

O impacto faz com que Karen tenha um mal súbito e ao ser examinada por Lou, o médico da família, os York descobrem que a matriarca está grávida.

Tempos depois, durante um passeio, Karen revela a Gene os indícios coletados por Jo sobre Delia, além de uma série de evidências e acontecimentos envolvendo a menina deixando claro que ela acredita que sua filha esconde algum segredo, porém o marido é completamente cego e justifica cada um dos atos cometidos pela filha como sendo normais.

Assim mesmo, Karen resolve coletar mais informações ao procurar um padre e mostrar para ele uma página específica do livro da luz de Jo que contém citações bíblicas. O sacerdote diz a Karen que sua família está de alguma forma ligada ao demônio e ainda completa dizendo que acredita na volta do anti-Cristo.

De volta a casa, Karen flagra Delia colocando duas pregadoras para correr de forma grosseira e anti-semita o que faz reascender a fagulha entre Gene e a esposa que mais uma vez defende a filha com unhas e dentes normalizando a situação.

No dia seguinte, Karen procura pela irmã Yvone no orfanato, mas a madre superiora diz não saber de seu paradeiro, pois a mesma deixou a vida religiosa há anos e foi embora da instituição. Além disso, a reverenda é evasiva as perguntas de Karen e seus argumentos sobre a maldade infantil, obviamente omitindo a verdade que ela conhece.

Depois de conseguir um possível endereço da ex-freira, Karen contrata o detetive Earl Knight para localizar a irmã Yvone e descobrir quem eram os pais biológicos de Delia.

Knight vai diretamente ao orfanato onde cria uma distração na recepção para se infiltrar na sala do arquivo moto para fotografar as fichas da irmã Yvone e de Delia.

Dias depois, Karen recebe um pacote de Knight com o resultado das investigações preliminares porém acaba entrando em trabalho de parto antes de poder ler o conteúdo e dá a luz a um menino criando a partir daí um medo colossal do que Delia pode fazer a ela e ao bebê.

Os frutos das investigações de Knight chegam quando ele encontra a irmã Yvone dirigindo um culto em um centro de ajuda espiritual onde agora ela atende pelo nome de Felicity.

Ao ver uma foto de Delia mostrado diretamente por Knight que não faz cerimônia alguma, Felicity entra em choque e é picada por uma de suas cobras. Antes de desfalecer, a ex-religiosa balbucia á Knight que a besta despertou.

Aproveitando que todos no culto estão ocupados, Knight adentra ao barraco de Felicity e encontra informações cruciais sobre Delia transferindo tudo para um envelope que é entregue aos correios para que chegue o quanto antes as mãos de Karen.

Ao passar por um coro natalino, Knight tem alucinações com figuras satânicas e sofre uma forte tontura. Depois de andar sem rumo, Knight tenta se recompor e é atingido fatalmente por uma bola de demolição.

Depois de receber o envelope de Knight, Karen leva o conteúdo para que o padre a ajude a analisar e juntos descobrem que Delia é filha biológica do ex-embaixador da Grã Bretanha Damien Thorn e da jornalista Kate Reynolds, nada menos que o anti-Cristo e sua marionete / executora.

Este fato é comprovado por Lou, o médico dos York que se revela como sendo o novo seguidor do satanás. Lou ainda diz que Delia tem um gêmeo parasita que ficou alojado em seu interior até o dia do acidente na hípica quando ela despertou para uma puberdade precoce. Este acidente foi proposital para que o gêmeo fosse retirado da menina e alojado no útero de Kate, ou seja, seu bebê de nome Alexander é o verdadeiro sucessor do anti-Cristo, enquanto Delia atuava como uma espécie de casulo e este só poderia ter um nascimento pleno em um corpo completamente desenvolvido. Além do mais, o anti-Cristo não é sempre um menino, sabidão?

Karen entra em um embate com Lou e o elimina buscando uma arma em seguida para acabar com este pesadelo de uma vez por todas.

Chegando em casa, Karen descobre que a babá de Delia, substituta de Jo é sua seguidora fervorosa eliminando-a a tiros.

Ao subir até o quarto do recém nascido Alexander, Karen o encontra nos braços de Delia e neste momento temos um vislumbre da mãozinha do bebê onde está marcado o número 666 constatando de uma vez que o pequeno é o filho do senhor das trevas.

Karen apavora-se ao constatar a verdade até que se ouve um tiro e no dia seguinte, descobre-se que a matriarca dos York morreu e Gene (que não fica claro se ele era seguidor de Delia ou apenas um pai extremamente coruja) acompanha o sepultamento mencionando uma viagem á Itália que ele já havia dito a falecida Karen que a família faria.

A Itália, segundo uma passagem bíblica é o local onde o anti-Cristo será educado até que esteja pronto para ascender ao poder. Tudo saiu conforme o o planejado pela profecia mais uma vez...

Assim se fechou a tampa do caixão desta franquia que não prometia muito e entregou quase nada. 

O gancho deixado no final claramente era o indício de que haveria uma quinta parte na qual o bebê Alexander despertaria seus poderes e seria preparado para dominar a humanidade, porém nós nunca vamos ver esta sequencia se tornar uma realidade infelizmente.

O enredo não é ruim, o argumento inicial funciona muito bem como válvula de escape para continuar a franquia e isso teria sido levado a diante muito bem se a produção e direção tivesse ficado a cargo de nomes mais competentes e se o longa tivesse saído diretamente para o cinema para ganhar mais notoriedade e causar mais interesse no público.

O filme trabalhou bem o suspense, contudo por outro lado infelizmente não tivemos a primorosa trilha sonora de Jerry Goldsmith por que com certeza se tratando de uma produção made for Tv o orçamento foi duramente limitado e o maestro não teria aceitado um cachê inferior aos anteriores (meu achismo).

As atuações estão bastante ok, sobretudo a da pequena Asia Vieira que deu vida de forma impecável a vilãzinha Delia com seus trejeitos e caras e bocas de arrepiar, uma pena que ela não tenha tido uma carreira mais vasta com papeis mais marcantes.

No mais o filme é bem ok, não fede, não cheira e não é tão fraco como muitos fazem parecer, ele apenas teve a má sorte de ter um orçamento baixo e de cair em mãos amadoras, mas eu recomendo uma olhadinha pela curiosidade e pelo valor da franquia mesmo. Vai valer muito a pena.


Trailer 1:



Trailer 2:



Nenhum comentário:

Postar um comentário