Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

O Mal que nos Habita / When Evil Lurks / Cuando Acecha la Maldad (2023)

 


Chegado a pouco tempo nos cinemas brasileiros, O mal que nos habita, título adaptado de When evil lurks já havia se tornado nos últimos meses de 2023 como um dos melhores (senão o melhor) filmes de terror do ano devido a sua abordagem perturbadora, sua narrativa intensa e frenética e o excelente trabalho da equipe técnica que caprichou nos melhores aspectos: os efeitos.

Dirigido e roteirizado por Demián Rugna e produzido por Fernanda Diaz, a obra nos leva a um ambiente rural onde uma dupla de irmãos encontra um rastro de morte e um endereço que os leva a casa de uma mulher cujo filho mais velho está possuído por uma entidade que não pode ser destruída por meios convencionais.

Numa tentativa de evacuar o possuído para longe do campo a tentativa só faz com que quem tivesse tido contato direto com ele carregue a contaminação que poderá se espalhar e possuir outras pessoas, o que acontece quando a única saída para não ver a palha pegar fogo é fugir, porém o mal sempre vai atrás de quem foge não importa como ou para onde...

 Tudo começa na calada da noite quando ouve-se uma porção de tiros em campo aberto chamando a atenção dos irmãos Pedro e Jimmy Yazurlo que saem de sua casa e caminham até as entranhas do bosque por horas até os primeiros raros do sol saírem.

A dupla acaba encontrando o corpo de um agricultor partido ao meio e logo mais adiante uma caixa aberta contendo peças de um tipo de aparato junto com instruções impressas e uma cópia do documento de uma mulher chamada Maria Helena com seu endereço que é logo adiante.

Os rapazes vão até a tal senhora com seus pertences e ela diz que a pessoa que ela esperava e que devia entregar sua encomenda já deveria ter aparecido há um bom tempo e que o objetivo dessa pessoa era matar seu filho mais velho, Uriel.

Pedro e Jimmy são convidados a entrar e conhecem o tal Uriel que está acamado vítima de uma deformação estranha que o deixou deformado e com o corpo todo cheio de alguma espécie de tumor além do sobrepeso.

Eduardo, o outro filho de Maria Helena diz que Uriel está possuído e que esta situação já se arrasta a pouco mais de um ano, despertando a ira de Pedro que indaga o porque da família não ter dado parte na polícia e acaba fazendo-o em dois tempos, porém na tentativa acaba tendo um arranca rabo com o policial Gutiérrez que não acredita na história dos irmãos e lava as mãos por que o acontecido se deu nas terras de um senhor muito rico chamado Armando Ruiz.

Pedro e Jimmy vão até a casa do tal Ruiz informar sobre o corpo em suas terras que ele diz ser de um faxineiro e aparenta saber de algo que os rapazes não sabem e na calada da noite deixa sua mulher grávida para ir armado até a casa de maria Helena afim de matar Uriel.

Eduardo alerta que se Ruiz matar o irmão ele será morto pela contaminação. O próprio Uriel implora para ser morto antes que ele faça mal a alguém chamada Jimena.

Ruiz então pensa melhor e resolve evadir Uriel de suas terras e conta com a ajuda de Pedro e Jimmy que arrastam com muita dificuldade o jovem até a caminhonete do fazendeiro rico.

Dá-se então início a evasão que perdura algumas horas até o trio chegar a estrada de terra, onde sem querer Ruiz atropela um menino de bicicleta que não sente qualquer dano se pondo a ir embora.

Depois disso, Ruiz e os irmãos Yazurlo desovam o corpo de Uriel e vão embora tranquilamente.

Anoitece e Pedro e Jimmy permanecem inquietos igualmente a Ruiz que com o cair de uma chuva acaba tendo que ir até o curral atendendo o chamado de sua mulher que encontrou entre suas cabras uma contaminada a quem ela chama de A besta.

Ruiz não pensa duas vezes em sacar sua arma e o animal se aproxima encostando a cabeça no cano seguido de um disparo fatal. A esposa de Ruiz que havia pedido para não matar a cabra repentinamente acerta o fazendeiro com um golpe mortal de machado nas costas e depois desfere vários golpes contra o próprio rosto morrendo em seguida.

Enquanto isso, Eduardo aparece na casa de Pedro informando a morte de Ruiz, diz também que sua mãe sumiu e antes de ir embora alerta ao amigo para não usar luz elétrica pois as sombras atraem o mal.

Com os primeiros raios de sol, Pedro e Jimmy vão até a entrada da cidade e se dirigem até a casa da ex-mulher de Pedro, Sabrina que descobrimos ter sido abandonada por Pedro com seus três filhos: Jair um portador de autismo e o mais velho, Santino o do meio e Vicky a caçula depois de um processo de divórcio caloroso com direito a medida protetiva e tudo.

Pedro alerta a Sabrina e seu novo marido Leo que eles precisam fugir da ameaça de uma possessão, porém a ex mulher acha que tudo aquilo é só uma história do marido problemático para inferniza-la e ainda o acusa de te-la abandonado por não querer se responsabilizar por Jair e no meio da discussão, do nada Roger o cachorro da família ataca Vicky ferozmente e a arrasta numa cena angustiante.

Santino avisa aos pais enquanto o cachorro foge arrastando a menina para fora dando início a uma perseguição. Sem tempo a perder, Pedro tira Jair da cama e alerta Leo para não atirar no animal quando o encontrar.

Leo não dá ouvidos e vai atrás da enteada seguido por Pedro que encontra o policial Guitiérrez que o faz se lembrar que Sabrina tem uma medida protetiva e que ele está desrespeitando. Nisso, Leo encontra Roger e o executa com um tiro apesar das advertências.

Estranhamente, Vicky está a salvo e sem nenhum ferimento e na sequencia, Pedro coloca seus filhos mais velhos no carro de Sabrina depois de conseguir as chaves.

Na fuga, Pedro vê o carro de Leo colidir com Sabrina e Vicky e entendendo que elas não tem mais salvação corre com seus filhos a toda velocidade. Quando os rapazes desaparecem, vemos Leo acordar do golpe e ele vê Vicky mais uma vez sã e salva, saltitante de alegria o que deixa claro que os três foram contaminados e agora estão possuídos.

Depois de um tempo na estrada, Pedro passa na casa de sua mãe, Sara onde Jimmy está e sem tempo a perder a colocam no carro onde Santino começa a fazer perguntas sobre os possuídos.

No meio do caminho, a família para numa sorveteria que ironicamente não tem sorvete trazendo a ira de Pedro a tona até que no calor de uma discussão o celular toca e quem está do outro lado é Sabrina. Pedro atende de fora do carro e a possuída diz querer seus filhos de volta e joga toda a merda da relação fracassada deles no ventilador o que faz Pedro malhar o celular no chão e ter um ataque.

Depois que tudo se acalma, os Yazurlo se dirigem até uma cabana no meio do campo alugada por uma senhora chamada Mirtha que alega já ter visto um possuído quando morava na cidade.

A noite chega e Pedro fica de vigia enquanto sua mãe e Santino se acomodam em um dos quartos e dormem juntos. Pedro vai até o carro cuidar de Jair até cair no sono e quando isso acontece, uma sombra se aproxima do veículo.

Na cabana, Sara acorda ao ver Sabrina com Santino nos braços e a possuída o leva.

Pedro é avisado sobre o ocorrido e corre a tempo de alcançar Sabrina que diz ter vindo levar seus filhos e nisso, ela pula uma mureta e foge com Santino adormecido.

De volta ao carro, Pedro percebe que de alguma forma Jair travou as portas e arromba uma das janelas percebendo que há marcas de sangue do lado de dentro.

Mirtha chega logo depois e diz que Jair está possuído e pelo fato dele ser autista a entidade que parasita seu subconsciente não consegue entender sua mente e por isso está preso no limbo.

A senhora ainda diz que a coisa que possuiu sua família conhece seus medos e se alimenta deles e que por isso a única forma de detê-la é matando o portador original da contaminação, ou seja, Uriel usando o aparato que deveria ter sido entregue á Maria Helena.

Pedro pega seu carro e leva Mirtha junto e esta conta no caminho que há anos atrás quando vivia na cidade, ela e o marido eram pastores fajutos de um culto e certo dia eles receberam um genuíno possuído que eles acreditavam ser um ator contratado, mas ao constatarem que o mesmo vomitou sobre os fiéis e com isso os infectou, foi embora para o interior para se afastar do mal.

Paralelamente, Leo encontra Sabrina vagando no breu e a atropela colidindo com uma árvore.

De volta a cabana, Sara sem sono vê Jair em pé, dentro de casa agindo e falando como se fosse normal e este ainda pede a ela algo quente para aquece-lo.

Neste meio tempo, Pedro e Mirtha chegam a uma escola onde encontram em uma das salas de aula algumas crianças sentadas em suas carteiras e a senhora se enoja ao sentir o hálito das crianças saindo imediatamente para respirar.

Mirtha ainda diz á Pedro que as crianças não os ajudarão pois estão protegendo as pessoas apodrecidas pela contaminação.

Um menino de bicicleta chega ignorando Pedro mas depois diz que Uriel está na casa de um professor e nisso, uma outra menina aos prantos aparece e diz que o menino mentiu e que Uriel está com seu pai e no calor do pânico Pedro a agride.

Mirtha desmente a menina dizendo que Uriel está naquela escola e nisso, Pedro vai até um palco onde ele estoura o assoalho revelando corpos de apodrecidos empilhados.

Pedro deixa Mirna sozinha e volta ao carro e ao mesmo tempo, uma menina aparece e diz a senhora que todos irão morrer.

Ao voltar, Pedro trás consigo o aparato que pode destruir Uriel e forçando mais algumas tábuas do assoalho, encontra o próprio Uriel implorando para morrer.

Pedro deixa Mirtha sozinha novamente mas num instante, ouve os gritos da senhora e ao retornar, percebe que as portas estão bloqueadas e as arromba chegando tarde demais, pois Mirtha foi arrastada e levada pelas crianças.

Sem perda de tempo, Pedro desfere vários golpes do aparato na cabeça de Uriel que morre.

Nisso, as crianças aparecem e abrem as portas da escola ao mesmo tempo que o novo mal em forma de criança renasce e passa por Pedro manchando seu rosto com sangue. O novo mal vai para o campo com as crianças nos primeiros raios de sol.

Horas depois, Pedro volta para casa sendo recebido por Jimmy, deixa Jair tomando sorvete e vai se banhar silenciosamente.

Enquanto isso, Jimmy vai a casa de Maria Helena onde encontra Eduardo com uma arma na mão dando um indicativo que ele atirou em si mesmo e este diz que alguém veio atrás de Uriel para leva-lo e ele o fez em pedaços e deu para os porcos comer. Revela ainda que ele próprio comeu alguns pedaços. Para finalizar, Jimmy pergunta o que aconteceu com a mãe do rapaz e ele responde que o mesmo que aconteceu com a dele.

Neste momento, Jair engasga com o sorvete e começa a tossir e nisso Pedro tira a colher de dentro e percebe pedaços de pele, sangue, um chumaço de cabelo e a corrente de Sara, ou seja, o garoto devorou a avó!

Pedro sai de casa e grita a morte da mãe ao mesmo tempo que Jimmy chega percebendo a situação...

Realmente, o filme é tudo isso que a crítica vem dizendo, ou seja, excelente. A produção está de parabéns com um trabalho de efeitos práticos primorosos além da maquiagem que conseguiu provocar repulsa tamanho o seu realismo.

O trabalho do roteiro de trazer a tona uma luta pela esperança, quando a mesma já está fragilizada está sensacional. Minha única queixa é que as coisas acontecem rápido demais e nem tudo tem uma explicação, simplesmente tem que acontecer e pronto.

Como o tal aparato de matar possuídos que não teve um desenvolvimento apropriado e simplesmente apareceu como um quebra galho nada convincente. Se houver uma continuação ou um filme de origem certamente teremos um aprofundamento que tanto faz falta para que a história fique totalmente bem mastigadinha e digerível.

No mais, a direção de Demián Rugna é super competente trazendo uma imersão bastante bacana e a ambientação, a falta de iluminação proposital criam uma atmosfera de tensão simplesmente perfeita. Valeu a pena ter esperado para ver o filme mesmo com uma certa demora, mas antes tarde do que nunca.


Trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário