Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 3 de fevereiro de 2024

O Palhaço Assassino / The Clown at Midnight (1998)

 


Começando o mês de fevereiro com uma nova temática e eu resolvi voltar á America com alguns longa metragens teen slasher que haviam se tornado modinha na época alavancados pelo sucesso avassalador de Pânico de Wes Craven em 1996.

O problema dessas obras é que elas sempre tentavam trazer mais do mesmo copiando tudo que deu certo no filme que revitalizou a franquia e isso foi o que deu muito errado, pois essas obras se tornaram um ninho de clichês, com atuações péssimas, além do curto orçamento de algumas dessas obras.

Esse foi o caso do canadense Palhaço assassino (título mal traduzido do original) que trazia um enredo até que interessante, porém mal desenvolvido, com atuações sofríveis, apesar de trazerem um ou dois nomes conhecidos, a falta de uma violência gráfica descente, assim como a falta de efeitos práticos simples como o sangue, fora as principais cenas de morte que culminam com uma tela preta cortando sempre antes do ápice.

Mas sobre esses detalhes eu falo mais adiante, pois agora entraremos na zona dos spoilers com o enredo da trama que nos leva a um teatro onde aconteceu um assassinato misterioso de uma diva da ópera pelas mãos do tenor principal conhecido como o palhaço Orsini. Anos depois, a protagonista e filha da vítima é estimulada pela melhor amiga a desbravar as entranhas do teatro para tentar superar seus traumas do passado e tentar desvendar uma séries de visões do passado relacionado ao local.

Tudo começa após o fechamento de um grande teatro de ópera após mais um dia de espetáculos como a da cantora principal Lorraine Sedgwick e o seu amado Lorenzo Orsini, o tenor do momento e grande interprete do clássico Pagliacci (vulgo ópera do palhaço que chora, que para resumir é o conto de um homem que esconde suas tristezas e frustrações de um amor reprimido debaixo da fantasia de um palhaço alegre, personagem este que ele odeia encarnar).

Depois que o casal se despede, uma figura trajada de palhaço aparece da penumbra fazendo com que Lorraine sinta sua presença até ser finamente abatida mortalmente.

A cena corta para os dias atuais, anos após o ocorrido onde conhecemos a jovem Kate Willians tendo mais um de seus costumeiros pesadelos sendo amparada por sua melhor amiga Monica. Amiga esta que a aconselha a voltar ao grande teatro para superar seus pesadelos (que são lembranças reprimidas do passado), ainda que a própria Kate diga não se lembrar de nada sobre sua verdadeira mãe que era nada menos que Lorraine alegando ter descoberto a pouco tempo que ela era adotada.

Resolvida a seguir o conselho de Monica, Kate e ela vão até o teatro que será reaberto para reformas e lá são esperados por Julia e o esquisito Marty Walnut que são de outra escola e se voluntariaram para ajudar na restauração do local em ruínas.

Chegando ao auditório, Mônica e os outros se encontram com George, Taylor e sua namorada Ashley que também ajudarão a pegar no batente sobre a tutela de Ellen Giby, veterana do local que passa as tarefas aos voluntários.

Do nada, um holofote se solta e quase acerta Ellen e na sequencia, chega o senhor Caruthers, antigo ator do teatro que não demonstra qualquer reação com a desgraça que quase se abateu à responsável pelas reformas e depois de se apresentar aos jovens, conta que o assassino de Lorraine foi Lorenzo Orsini que era obcecado por ela e por não suportar a rejeição a matou e logo depois fugiu para a Europa e até então não se teve mais notícias de seu paradeiro, o que incomoda Kate.

Um tempo depois, Kate se encontra a sós com George com quem fala sobre Orsini e o rapaz revela ser fã do palhaço e que ele tem uma teoria de que o mesmo não tenha fugido mas que apenas esteja no pais escondido e a possibilidade atormenta a garota.

Na sequencia, Monica e os outros tentam entrar no camarim abandonado de Lorraine e misteriosamente a única que consegue abri-lo é Kate.

Lá, Marty encontra uma poça de sangue fresca debaixo de um tapete e Kate tem uma visão com o palhaço Orsini entrando no local num passado distante fazendo-a entrar em pânico.

Geral se retira do local menos Monica e Kate que diz a amiga ter visões com o teatro no dia em que sua mãe foi assassinada tal como teve a pouco e detalha que Lorraine estava na companhia de um amante pouco antes do crime acontecer o que faz dele um suspeito em potencial.

Kate encontra cartas de amor de Orsini para Lorraine, o que Monica acha estranho pois Caruthers disse mais cedo que o palhaço havia sido rejeitado várias vezes, porém a amiga revela que Orsini era o seu pai (como ela se lembra disso se ela só tem fragmentos de memórias reprimidas? Poder do roteirismo).

A noite, enquanto dorme em sua casa, Kate tem outro sonho com Orsino e alucina vendo-o através de uma janela e este adentra em seu quarto a atacando, porem ela acorda na hora sendo amparada por seus pais adotivos que logo depois, cochicham atrás da porta sobre terem revelado a verdadeira origem da jovem.

Na manhã seguinte, Ellen é a primeira a chegar ao teatro trazendo instrumentos de limpeza sem se dar conta de que alguém trajando a fantasia do palhaço Orsini a espreita. Ao se encontrar cara a cara com o suspeito que ela acredita ser Marty, Ellen é atacada com um machado.

Logo depois chegam o próprio Marty e Julia seguidos de Kate e Monica e todo o resto que estanham a ausência de Ellen sendo que seu carro está no estacionamento.

Os jovens começam a faxina e depois de um tempo, a turma se deleita com um duelo de esgrima de zoeira entre Marty e Taylor que termina em risadas.

Após a derrota, Taylor é atraído por Ashley até uma sala vazia no intuito de iniciar um coito. Enquanto o casal inicia as preliminares, o resto se diverte lutando esgrima.

Kate e Monica se separam dos demais indo até o camarim de Orsini cuja porta está vandalizada e trancada por dentro.

Depois do coito, Taylor e Ashley tem uma discussão e o bonitão deixa sua garota sozinha. Em questão de poucos minutos, o palhaço sai da penumbra e a esgana chamando a atenção de Monica que pensa quela está tendo um orgasmo.

Kate encontra Marty e Julia explicando o que estava fazendo perto do camarim de Orsini e a dupla tem a brilhante ideia de voltar ao local acreditando que Taylor e Ashley estão por lá coitando.

Monica vai até o camarim de Lorraine e estranhamente encontra um par de brincos jogados e logo depois vai até o de Orsini onde encontra o palhaço fazendo-a correr iniciando uma perseguição.

Taylor ouve vê tudo e parte para cima do palhaço desmascarando-o percebe que ele é George que só queria pregar uma peça em geral.

Depois da confusão, Kate pergunta á Monica o que ela acha de George por julga-lo o mais misterioso dos voluntários. Logo em seguida, a jovem vai até o camarim de Orsini para se desculpar com George por ter pensado mal dele e ele deixa para lá e acaba mostrando seu conhecimento em efeitos práticos como sangue feito com xarope de milho, um corte falso no pulso e as máscaras de látex.

Paralelamente, Monica vai até o porão sendo stalkeada pelo verdadeiro palhaço assassino que ela continua pensando ser George mas ao perceber que seu algos é o verdadeiro assassino do teatro ela corre e se esconde no depósito de cenários.

De posse de uma lança com a ponta afiada de verdade, Monica sente o palhaço passar por trás de uma cortina e desfere uma sequencia de golpes, mas tem sua arma tomada e é empalada por ela morrendo.

Kate faz uma ligação para o zelador do teatro mas acaba ficando sem linha. Depois, ao tentar sair do local ela descobre que todas as portas estão trancadas e acorrentadas e no desespero ela corre procurar por Monica.

Cientes do ocorrido, a turma se separa para procurar por Ashley antes de pensar num plano de fuga e Taylor se lembra que a namorada tem um celular na bolsa que está no auditório. Ao tentar conseguir sinal em cima do palco, Taylor é surpreendido com a aparição do corpo de Ashley amarrada pelo pescoço e o bonitão responsabiliza George pelo assassinato da patricinha.

No calor da briga por uma solução, um alçapão no chão palco se abre e traga Marty para o subterrâneo diretamente no depósito de manequins onde o palhaço assassino o ataca com uma espada, mas o engraçadinho revida com outra.

O palhaço rende o rapaz e o prende numa cadeira elétrica cenográfica e usa um cabo de energia elétrica para matar Marty eletrocutado até ele torrar e a sobrecarga acaba provocando um apagão por todo o teatro.

A turma se divide em duplas para procurar por Marty e Kate e George o encontra primeiramente no depósito já sem vida.

Kate encontra uma passagem secreta atrás de um armário, enquanto Julia e Taylor sobem um jogo de escadas que dá no terraço onde o palhaço os espera. O palhaço pega Taylor de surpresa e os dois tem um corpo a corpo que culmina com o jovem sendo jogado do alto para a morte.

Paralelo, Kate e George chegam a um quarto cheio de recortes de jornais sobre a morte de Lorraine e a jovem volta a defender a inocência de Orsini.

Enquanto isso, Julia tenta forçar uma saída de emergência ate que o palhaço a espreita e a surpreende pelas costas a decapitando.

George acaba se perdendo de Kate no meio do breu e acaba sendo abduzido pelo palhaço ao mesmo tempo que Kate tem outra visão fazendo-a correr até o auditório onde dá de cara com o palhaço, mas foge dele escalando um andaime com refletores onde encontra Caruthers.

Nisso, o palhaço Orsini aparece e culpa Caruthers por te-lo obrigado a se esconder no teatro todos esses anos e o ataca, mas cai do alto do andaime.

Caruthers se vira para Kate, diz que as coisas entre ele e sua mãe não deram certo e que elas se parecem muito. Depois, o crápula nocauteia a jovem com um soco direto.

Ao despertar, Kate vê os corpos dos amigos sentados na plateia enquanto Caruthers se maquia e se veste como Orsini revelando uma grande verdade: ele é o verdadeiro assassino de Lorraine e ele usou do personagem de Orsini para incrimina-lo e como se não bastasse ainda espalhou os boatos falsos de sua fuga para a Europa. A verdade é que Caruthers era o amante não correspondido de Lorraine que cansado das rejeições a matou.

Depois de explicar tudo a Kate e de dizer que irá mata-la assim como fez com sua mãe, ele é surpreendido com a volta do palhaço vingador que entra em batalha corporal com o assassino, mas o veterano derruba o palhaço.

Kate aproveita a brecha para se soltar das cordas e usa uma chave de fenda para desferir um golpe em cheio no olho de Caruthers que cambaleia até ficar na marcação de um alçapão e a jovem aciona uma alavanca fazendo-o cair num buraco cheio de lanças onde o assassino morre empalado.

O palhaço se aproxima de Kate e se revela George. O rapaz ainda revela que o outro palhaço, o que lutou contra Caruthers, era o verdadeiro Orsini que estava de fato escondido e este o abduziu mais cedo para protege-lo, contar a verdade sobre o assassinato de Lorraine e o mesmo estava o tempo todo tentando ajudar a filha as escondidas.

Finalmente o casal rompe as correntes das portas principais e vão embora iniciar uma nova vida sem mais traumas e nem segredos.

Felizmente o final não deixou brecha para uma sequencia e tão pouco valeria a pena ter uma. 

Infelizmente as informações sobre o filme são em escassas devido o fato do mesmo ter se tornado um teen slasher obscuro que não fez barulho na época em que foi lançado, então não tem como saber quanto foi o orçamento (o que eu deduzo que tenha sido baixo) e muito menos a receita, que deve ter sido uma merreca, mas há uma classificação no IMDB de 4,3 pontos de 10 o que o torna abaixo da média.

Muitos classificam como decadente e desnecessária a participação do grande astro da era de ouro do cinema norte americano, Christopher Plummer que entre outros fez parte do mega sucesso A noviça rebelde, além de 12 macacos, Drácula 2000 entre outros. Aliás, a única atuação bem feita do filme é a dele que conseguiu emular um psicopata silencioso durante toda a trama.

Outro rosto conhecido foi o de Tatyana Ali que tem como obra mais expressiva a sitcom Um maluco no pedaço, onde ela interpreta a até então caçula da família Banks e prima do protagonista, Ashley fazendo o papel de Monica, a melhor amiga de Kate. Além da série famosa aqui no Brasil, Tatyana também ficou conhecida em participações da série Clube do terror e também Vila Sesamo, no início dos anos 1990.

O filme tenta a todo momento estabelecer um clima de tensão e mistério, porém o enredo se estendeu demasiadamente começando de fato aquilo que nós estávamos esperando que é a matança, depois de quase uma hora de lenga lenga.

As atuações como eu já disse estão fracas e enfadonhas, beirando ao hilário, como na cena onde Kate acorda de um pesadelo na casa de seus pais adotivos e quando eles vão até seu quarto ao seu auxílio, o pai com a maior empolgação do mundo (só que não) após constatar que a filha está bem, solta um ''Pensei que você estava morrendo". E tipo, o cara não esboça nenhuma expressão, não passa de forma alguma e impressão de um pai que está preocupado com algo de ruim que pudesse ter acontecido com a filha. De longe é a pior atuação do longa todo.

Ademais, nós ainda temos os famosos malditos adolescentes que aqui são o cúmulo do genérico trazendo o de sempre: uma mocinha com um passado misterioso e estranhas visões que se tornam inconsistentes ao passar da trama, já que desde o início ela diz para a melhor amiga que descobriu a pouco ser adotada, mas depois isso é esquecido por ela e ela fala tanto de suas visões (e as tem a todo momento) que na verdade são lembranças do passado que dá a impressão de que ela já sabia de todo o seu passado desde sempre e não que os fragmentos das suas recordações estavam reprimidos em seu subconsciente. Enfim, a subtrama da Kate é uma confusão sem tamanho.

Os outros personagens são: a melhor amiga que banca a protetora, o amigo metido a engraçadinho e que não leva nada a sério, o crush com cara de Billy Loomis que obviamente teve seu visual, trejeitos e espinha dorsal inspirados no personagem de Skeet Ulrich, no já mencionado Pânico, já que durante toda a trama ele desempenha um papel de desequilibrado com um fanatismo pelo antagonista da história, o palhaço e que nos faz acreditar o tempo todo que ele seja o assassino; depois nós temos o único casal transante da turma que nem isso faz direito já que a cena de coito assim como toda violência foi suavizada ao extremo, talvez para uma adequação bacana à classificação indicativa... ou foi só por falta de orçamento mesmo; e finalmente temos a nerd da turma que só está na história para cumprir a cota pois ninguém se importa com ela e momento algum.

A trilha sonora foi composta apenas por músicas pop rock típicas da época interpretadas por cantores e bandas underground, cujos discos foram esquecidos nas prateleiras de desconto. Não estou dizendo que a trilha é ruim, muito pelo contrário, as músicas representam bem a época que o filme se passava e emana mesmo nos dias de hoje uma carga nostálgica muito boa que nos faz voltar no tempo.

Eu realmente não sei se o filme chegou a passar em alguma emissora de tevê aberta ou paga, mas uma coisa é certa, o filme chegou aos home vídeo pelas mãos da distribuidora Califórnia, acredito eu que diretamente em VHS por conta da época, mas também pode ter saído futuramente em DVD para colecionadores já que a qualidade da dublagem no quesito som está ótima, já no quesito atuação, ainda que trazendo vozes razoavelmente conhecidas não ficou muito ao meu agrado, mas aí vai do gosto de cada um. 


Trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário