Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Damien: A Profecia 2 / Damien: Omen II (1978)


Apenas dois anos depois do grande sucesso da Twenty Century Fox, a continuação já ganhou forma disposta a trazer mais um filme cheio de referências bíblicas, mais uma batalha entre a fé e o cetisismo além do fatídico despertar do anti-Cristo que agora sim se torna ciente de sua real identidade e sua missão na Terra.

Mas é claro que não é ainda desta vez que ocorre a batalha decisiva entre o filho do pata rachada e a reencarnação do Nazareno, isso ficou para o fechamento daquele que devia ter sido uma trilogia, o que foi quebrado com a chegada da quarta parte no início dos anos 1990.

Pouco depois dos eventos do primeiro filme, Carl Bugenhagen, o homem que anteriormente entregou as adagas sagradas a Robert Thorn, descobre que o plano para eliminar o anti-Cristo fora frustrado com o abate do patriarca e resolve mandar um representante aos EUA, seu amigo Michael para entregar a Richard Thorn, irmão de Robert e atual tutor de Damien, uma carta contando a verdade e as adagas para seguir com o plano. 

Porém incrédulo com a história, Michael é levado por Bugenhagen até as ruínas subterrâneas de uma escavação arqueológica sendo observados por um corvo enviado do inferno. No local, existe um achado antigo chamado de Parede de Igael com uma pintura retratando o menino anti-Cristo com cabelos de serpente que é incontestavelmente a imagem e semelhança de Damien.

Infelizmente, antes de iniciar um novo plano para eliminar o filho das trevas, o local desmorona por obra de Satã matando os dois soterrados, porém antes, Bugenhagen pragueja contra o demônio dizendo que como escrito no livro das revelações, seu enviado será desmascarado e o bom vencerá.

Sete anos se passam e Damien agora é um adolescente prestes a dar entrada numa academia militar com seu primo Mark, filho de Richard e enteado de Ann, a quem ele considera um irmão e seu único amigo..

Richard por sua vez, é sobrinho de Marion, uma arqueóloga que tem um ranço notório de Damien, alegando que ele deve ser separado de Mark, pois o sobrinho órfão é uma má influência para o menino. Richard acha um absurdo e Ann apoia exigindo que a velha deixe a mansão.

Joan Hart, ex-assistente de Bugenhagen chega aos EUA com a intenção de alertar Richard sobre a identidade de Damien como anti-Cristo pedindo ao empresário que se apegue a Deus. Além disso, ela revela sobre a recente descoberta dos restos mortais de Bugenhagen que foram encontrados e identificados nas escavações com as adagas em seu poder, porém é desprezada. 

Fora do alcance de Richard, Joan tenta localizar Damien na academia e ao ter um contato visual de longe sente um mal estar confirmando que o garoto é realmente é o anti-Cristo. Depois de deixar o local, Joan é atacada pelo corvo enviado do inferno e por seguinte morre atropelada por um caminhão.

A próxima a ir para a vala é Marion que é agraciada no cair da noite com a aparição do mesmo corvo, sofrendo assim uma parada cardíaca sendo encontrada por Ann na manhã seguinte.

Coisas absurdas acontecem com o passar do tempo como em uma ocasião em que a família Thorn e amigos comemoram o aniversário de 13 anos de Mark com um churrasco e uma jogatina debaixo do frio. Bill Atherton, um dos sócios de Richard nas indústrias Thorn acaba caindo numa fenda adjacente ao lago congelado e é levado pela correnteza que acaba levando também a sua vida.

Outro ''acidente'' acontece durante uma visita dos cadetes a uma das industrias Thorn durante uma palestra sobre energia renovável. Um vazamento de gás acaba ocorrendo vitimando algumas pessoas fatalmente, e os cadetes acabam sofrendo leves intoxicações, menos Damien que sai ileso.

Doutor Kane, o médico particular dos Thorn estranha Damien ter escapado sem sequela alguma do acidente e resolve deixar o garoto em observação para fazer novos exames.

Tempos depois do acidente, Michael, sargento de alta patente da escola militar dá algumas indiretas em Damien pedindo para ele ler uma passagem das Revelações da Bíblia sagrada que segundo o militar, irá revelar ao garoto quem ele é realmente.

O garoto lê atentamente a revelação do anti-Cristo e se desespera ao constatar que ele possui a tatuagem com o número da besta escondida em seu coro cabeludo, mas com o tempo aceita seu destino.

No laboratório, o doutor Kane, analisa os exames de sangue de Damien e acaba descobrindo que a estrutura molecular do garoto é similar a de um chacal. Depois de colher uma amostra para mostrar a um colega, Kane acaba preso no elevador que inicialmente sobe até o último andar e depois se descontrola despencando até o térreo em alta velocidade. Ao parar, um cabo de aço se desprende com muita força partindo o cientista ao meio a partir da cintura, matando-o.

A carta que Bugenhagen deixou para Richard avisando sobre o ocorrido com Robert ao tentar matar Damien sete anos atrás, acaba indo parar nas mãos de Charles Warren, curador do museu Thorn, que descobre a verdade sobre o anti-Cristo escondendo as adagas sagradas que vieram junto com outros objetos encontrados na escavação onde o arqueólogo foi encontrado morto. 

Charles revela sua descoberta a Richard e implora para ele matar o filho do demônio, porém o patriarca dos Thorn continua irredutível. Mark porém, acaba ouvindo tudo escondido na sala de projeção depois de uma sessão de cinema em casa e vai tirar satisfações com Damien que confirma a verdade e pede ao primo que se junte a ele, mas este o recusa e sem saída, Damien, agora de pleno controle de suas habilidades demoníacas provoca um ataque fulminante matando Mark na hora.

Depois da perda do filho, Richard soma todas as mortes estranhas ocorridas acerca dele e resolve ir até uma igreja em Nova York onde Charles esta exilado por medo, porém Ann é totalmente contra sua partida acreditando que o marido está enlouquecendo.

Richard se locomove rapidamente até o local e pede a Charles que o leve até a Parede de Igael para poder ver com seus próprios olhos a verdade que ele tanto se negou a acreditar.

Chegando até uma ferrovia contendo os conteiner com os achados de Israel, Richard vai até o vagão do trem contendo a parede que foi removida para virar peça do museu e finalmente cai em si ao ver a pintura de Igael, um homem dos tempos bíblicos que segundo consta, encontrou-se cara a cara com o demônio em forma de criança e retratou então naquele pedaço de pedra aquilo que viu e posteriormente enlouqueceu.

Do lado de fora, Charles aguarda a volta do amigo até que o vagão onde Richard está se descontrola e seu engate empurra o curador até outro vagão empalando-o entre os engates.

 Richard retorna rapidamente ao lar e vai até o museu coletando as adagas na sala de Charles. Disposto a eliminar seu sobrinho Richard tenta abrir os olhos de Ann que rechaça a verdade e o impede de prosseguir. Sem entender o que está se passando, Richard acaba apunhalado por duas adagas, quando Ann revela que todo o tempo ela era uma serva de Damien, que vê tudo de longe provocando uma explosão na qual os dois morrem queimados.

O mal vence mais uma vez, porém a batalha decisiva ainda esta por vir...

A profecia 2 é a prova viva que nem toda sequência de filmes de terror é inferior a antecessora, mostrando um enredo amadurecido e amarrador, tenso e cheio de revelações e referências bíblicas, continuando de forma majestosa o filme de 1976.

 Mais uma vez, a trilha sonora deu um show trazendo diversas faixas muito bem compostas e executadas pontualmente em momentos cheios de tensão e desolação e é claro, mais uma vez sob a batuta de Jerry Goldsmith que nunca falha.

Vale muito a pena revisitar esta sequencia, porém para o total entendimento da história é super necessário ver a primeira parte antes, uma vez que o enredo da sequência é completamente cânone a primeira e ajuda a explicar muita coisa que ficou solta.

Trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário