Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Palhaço Assassino / Máscaras do Terror / Clownhouse (1989)


Um ano antes de sermos surpreendidos com o lançamento da tele série It - Uma obra prima do medo tivemos um vislumbre das primeiras produções de terror com temática de palhaços com clássicos cult como Palhaços assassinos do espaço sideral e Clownhouse cada qual com suas galhofagens.

Por aqui Clownhouse recebeu dois títulos diferentes, sendo o primeiro Palhaço assassino que apesar de genérico passava a real do enredo, porém para quem iria ver o longa pela primeira vez acaba gerando uma certa estranheza já que temos três palhaços ao invés de um. O outro título é Máscaras do terror que não tem nada a ver com nada e eu não encontrei nada a respeito desta escolha esdruxula.

O enredo é bem direto ao ponto: nós temos o protagonista que é uma criança que como qualquer outra de sua idade tem muito medo do desconhecido, em especial por palhaços. Para sua desgraça, o menino é praticamente obrigado a ir ao circo onde seu trauma só piora quando um palhaço tenta fazer dele seu ajudante em um número.

Como se não bastasse, um trio de loucos fogem de um hospício e matam os três palhaços principais da companhia do circo e estes assumem suas maquiagens. Adivinha aonde isso tudo vai dar? Pois sim, o trio de loucos travestidos como palhaços perseguem o jovem protagonista proporcionando uma noite infernal cheia de mortes e perseguições. 

Tudo começa durante a época da chegada do circo. Casey Collins é um menino sensível e medroso que vem tendo pesadelos constantes com palhaços, tão medonhos que o fazem acordar mijado. 

Case é irmão caçula de Geoffrey e Randy, este mais velho e que sempre implica com Casey por causa de seus medos absurdos tal qual um adolescente insuportável de sua idade o faria.

A contragosto, Casey vai com os irmãos ao circo onde depois de ter sua mão lida por uma vidente caolha, passa por uma experiência traumática com o palhaço Cheezo, que faz trio com Bippo e Dippo. Convidado por Cheezo para subir ao palco, o menino com muito medo se recusa mas é obrigado a ir com o palhaço, o que faz o menino surtar e derrubá-lo correndo para fora da lona.

Depois, os garotos se divertem numa barraca de tiro ao alvo enquanto lá perto, uma pessoa misteriosa espreita a movimentação do circo e especialmente de Casey.

Na mesma noite, enquanto o trio de palhaços retiravam a maquiagem, um outro trio, de loucos fugidos de algum hospício matam Cheezo, Dippo e Bippo e tomam seus lugares se fantasiando, se maquiando e partem para a rua tocar o terror.

Na noite seguinte, a mãe dos meninos precisa sair e deixam Randy responsável pelos irmãos o que causa a ruína de seus planos com a namorada. Casey começa a ver o palhaço Cheezo cercando sua casa, porém Randy não dá ouvidos, ainda nervoso pelo encontro frustrado, enquanto Geoffrey, o irmão do meio protetor acredita que seja tudo fruto da mente perturbada do irmão que desenvolvera pânico de palhaços por causa do ocorrido no circo.

Casey e Randy acabam ino até a mercearia comprar pipoca, enquanto Geoffrey fica sozinho em casa. No caminho, Randy resolve pregar uma peça no caçula correndo até a mercearia na frente, enquanto sem perceber Cheezo persegue Casey.

Em pânico, Casey corre até a mercearia onde cai em cima de Randy causando prejuízo a dona do lugar. O assistente da senhorinha se despede depois de um dia de trabalho, mas antes de ir embora ouve um barulho vindo da despensa que é um celeiro.

Ao chegar lá, dá de casa com Cheezo que depois de fazer uma gracinha com o dedo do rapaz o mata.

Casey segue com Randy ainda furioso pela confusão na mercearia, e este acaba fugindo sozinho para casa, porém no meio do caminho os irmãos se cruzam e ao ver o semblante de pânico do irmão, Randy começa a creditar que o irmão caçula está com problemas sérios, levando-o para casa de mãos dadas. 

Chegando lá, Randy encontra seu manequim enforcado de enfeite de halloween com as roupas e os óculos de Geoffrey acreditando ser o próprio que foi pego pelos palhaços. Depois de descobrir que aquilo era uma armadilha do irmão do meio para dar-lhe um susto por ele ficar sempre implicando com Casey, Randy resolve meter o foda-se nos irmãos.

Os irmãos aproveitam para ver um filme até que a luz é cortada. Randy resolve então tirar no palitinho para decidir quem vai até o sótão verificar o fusível, mas Casey e Geoffrey se negam.

Randy então sobe por conta própria sem se dar conta de que Bippo está na casa o espreitando. O garoto acaba encontrando um rastro de maquiagem de palhaço nas vigas e acaba tendo uma ideia de gerico: ele pinta o rosto, coloca um nariz vermelho e resolve fazer medo para os irmãos e mais uma vez Bippo o espreita tentando pega-lo e ele consegue faze-lo arrombando uma janela e por fim, abduz o garoto.

Os outros ouvem o barulho e trancam o quarto. Geoffrey ordena a Casey que fique no quarto enquanto ele vai verificar o sótão, mas os dois acabam indo ao local onde Dippo aparece e ataca o irmão do meio até que este aproveita que o caçula está de quatro no chão e empurra o palhaço que rola as escadas para a morte.

Geoffrey resolve sair e instrui Casey a pedir ajuda para algum vizinho e na saída os dois encontram o boneco de Randy usando sua fantasia de palhaço e mais uma, vez felizmente era só o palhaço. Casey fica fulo com a possibilidade do irmão mais velho ter sido pego e volta para dentro contra as ordens de Geoffrey e os dois acabam encontrando Bippo que os persegue até o piso superior.

O palhaço os perde de vista momentaneamente mas encontra através de seus pés, porém aquilo era uma armadilha: os meninos deixaram seus tênis abandonados de forma estratégica e de surpresa eles surgem dando um empurrão em Bippo que cai da janela para a morte.

Casey diz ao irmão que ainda falta o Cheezo. Os dois acabam encontrando Randy sem vida dentro do closet e Geoffrey o arrasta até o porão no meio do breu e o caçula acaba se perdendo do irmão. Ao ver saindo da penumbra uma mão que Casey pensa ser do irmão, ele a segura e para sua infelicidade é o Cheezo que o ataca depois de ter nocauteado Geoffrey..

Em pânico, o menino tira forças para se desfazer do palhaço que cai e fica inconsciente. Mas não por muito tempo, pois este volta a perseguir o menino até encurrala-lo, mas antes de conseguir esmagar seu crânio, o palhaço sente pingos de sangue saindo de suas narinas até que nós vemos um machado atrás de suas costas e Geoffrey com uma cara de ódio.

Cheezo cai desfalecido e Casey aos prantos abraça Geoffrey que também chorando diz ao irmão que o pesadelo acabou.

Clownhouse apesar de seu enredo simples e soft gore, ou seja com o nível de sanguinolência baixo, conseguiu agradar com seu dinamismo e com seus personagens carismáticos e bem dirigidos, sobretudo o interprete de Casey que conseguiu passar empatia ao publico com seu jeito sensível e doce.

As cenas de violência do filme são até que várias, mas elas acontecem de forma subjetiva, ou seja, nós vemos por fora o que acontece de forma implícita como por exemplo quando o trio de loucos matam os reais Cheezo, Bippo e Dippo, nós só vemos o exterior da tenda dos rapazes se mexendo e outro quando o assistente da tia da mercearia é levado para a vala, nós vemos apenas a sombra do rapaz tendo seu pescoço torcido.

A falta da violência incomoda a quem espera um slasher clássico com muito sangue e vísceras, mas acaba funcionando bem como um blockbuster de dia das bruxas para juntar adolescentes e crianças para ver um bom filme de terror sem o perigo de gerar traumas. Também serve de pontapé para quem quiser ingressar no mundo do terror, optando por um início mais tranquilo.

Os antagonistas foram muito bem dirigidos e sobretudo muito bem treinados, pois seus trejeitos e suas caras de loucos condiz perfeitamente, o que colabora nos momentos tensos do filme que funciona bem como um suspense em alguns momentos. 

Apesar do elenco discreto, temos um rosto conhecido: Sam Hockwell, o interprete de Randy que tem em seu currículo nada menos que o grande sucesso baseado em uma obra de Stephen King À espera de um milagre onde deu vida de forma sublime ao bandido Wild Bill mostrando ser um verdadeiro multi facetas desde sempre.


Trailer:

Um comentário:

  1. Esse filme parece interessante! Eu gosto de filmes de palhaços. Você gostou do filme It A Coisa tambpem? Eu recomendo. Desde que eu vi o trailer do filme A Coisa achei essas historias muito boas. Essa Obra prima do medo para mim foi uma surpresa, já que foi uma historia muito criativa que usou elementos innovadores. É muito interessante, realmente o recomendo. Se vocês são amantes dos filmes de palhaços este é um filme que não devem deixar de ver.

    ResponderExcluir