Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 26 de março de 2022

A noite do espantalho / A vingança do espantalho / Dark night of the scarecrow (1981)

 


Espantalhos, taí um tema pouco recorrente e muito esquecido no mundo do terror. Das obras produzidas sobre o tema, poucas se tornaram realmente memoráveis como Dark night of the scarecrow de 1981. Apesar da notoriedade dos fãs de terror, o filme não é perfeito e peca naquilo que deveria ser um dos principais chamarizes: a violência gráfica. Mas isso eu explico já já.

O filme começa numa comunidade rural, com a amizade pura e inocente entre Bubba Ritter, um homem de 36 anos, mas com idade mental de 7, 8 anos e sua amiga Marylee Willians, uma menina de pouco mais de 7, sendo alvo de desdem de Otis Razelrigg, chefe dos carteiros local que acredita e sempre acreditou que Bubba tem más intenções e que a qualquer momento pode fazer alguma besteira com a menina, mas tudo o que eles estão fazendo no momento é um inofensivo colar de flores.

Razelrigg conta com o apoio dos populares Philby, um gorduxo que sofre do coração, Harless Hocker, um fazendeiro de pavio curto e Skeeter Norris, o mecânico do lugarejo. Todos os quatro querem linchar Bubba, mas até terem um motivo real para isso, nada podem fazer.

Depois de brincarem no campo, é hora de voltar para casa, mas no caminho Marylee se encanta pelos anões do jardim de um vizinho e resolve entrar para ver de perto apesar de Bubba alertar que eles podem se meter em uma encrenca.

E a encrenca vem na forma de um cachorro, o cachorro do dono do jardim que ataca Marylee para desespero de Bubba.

Não muito depois, Bubba leva a menina desacordada para casa e por conta do desespero e pela falta de estrutura emocional devido ao seu retardo, o rapaz não consegue dizer o que aconteceu e a mãe da menina conclui que Bubba a atacou e que a menina está morta.

Não demora muito e a fofoca se espalha até chegar aos ouvidos de Razelrigg que junta seus amigos, armados como podem e ainda soltam seus cães farejadores para caçar Bubba.

Bubba por sua vez, chega em casa repetindo diversas vezes a mãe que ele não fez nenhuma maldade e como ela sabe que o filho é puro, acredita nele e diz que eles irão brincar de se esconder como já fizeram antes. Isso é um sinal para Bubba se esconder do linchamento iminente.

Razelrigg e cia. chegam a casa da senhora Ritter que óbviamente não delata o filho e ainda dá uma dura no carteiro e seus rufiões que não perdem tempo e voltam a caçada até chegar numa plantação.

Lá, os cães denunciam um espantalho que é justamente o disfarce de Bubba que não dá muito certo.

Sem pensar duas vezes, Razelrigg e os outros executam Bubba a tiros na maior frieza. Logo depois, a policia aviza pelo comunicador do carro de um dos amigos do carteiro que Marylee está viva! Ela recobrou os sentidos e declarou que Bubba a salvou de um ataque, o que faz dele inocente.

Tarde demais para voltar atrás, Razelrigg resolve colocar um rastelo de colher palha na mão do cadáver de Bubba para dar a impressão de que o rapaz os atacou primeiro e que eles só agiram em legítima defesa.

O caso rapidamente vai parar na corte da cidade, que julga Razelrigg e seus comparsas como inocentes pela falta de provas e por seus bons antecedentes, fora o rastelo falsamente implantado que levou a reputação de Bubba para o lodo.

Revoltada a senhora Ritter amaldiçoa Razelrigg e os outros que debocham e ainda vão comemorar com os populares na pensão onde o carteiro mora.

Marylee ainda não sabe sobre o destino trágico de seu melhor amigo, pois seus pais acharam melhor não contar nada.

Na calada da noite, a menina sai de casa de camisola e tudo e vai até a casa dos Ritter procurar Bubba depois de acreditar ter ouvido sua vós, mas só encontra a senhora Ritter que ao indagada sobre o pardeiro do filho, diz a menina que ele foi embora e não irá voltar mais.

Inocente, Marylee vai para a área externa da casa procurar pelo amigo cantarolando a cantiga das flores (que a dublagem abrasileirou para a cantiga "o cravo e a rosa''), acreditando que ele irá se guiar pela canção e não se perderá. Marylee diz que Bubba irá voltar.

A vida na comunidade volta a normalidade. A igreja realizará brevemente uma festa na qual Hocker e sua mulher, além de seus amigos foram convidados. A mulher de Hocker pergunta a ele se ele resolveu plantar fora de época e muito grosseiramente ele responde que não e pergunta o por que do comentário. Ela responde que há um espantalho na plantação.

Hocker reune Razelrigg e os outros para perguntar quem é o responsável por essa brincadeira de mal gosto e o carteiro acredita que foi Sam Willock, o advogado da senhora Ritter numa tentativa de assustá-los e conseguir alguma informação que condene o grupo.

Razelrigg diz para os amigos esfriarem e agirem normalmente para não suspeitarem e todos vão para suas casas.

Inquieto, Hocker resolve averiguar o espantalho que não mexe um dedo. Logo depois, o moedor de palha liga sozinho e o fazendeiro depois de desligar a máquina resolve subir em uma viga do celeiro para observar melhor, acreditando assim como Razelrigg que Sam está por trás de tudo.

Em seguida, o moedor se liga sozinho outra vez e Hocker perde o equilibrio com o susto e cái direto na máquina tendo sua vida tirada.

Razelrigg rapidamente fica sabendo do ocorrido e perplexo vai até a fazenda dos Hocker, onde encontra Sam acompanhando a retirada do corpo.

Mais tarde, Razelrigg e seus amigos se reunem para discutir a baixa na equipe e todos começam a desconfiar um do outro. Em seguida, eles vão ao celeiro investigar o moedor de Hocker (brilhante trocadilho ha ha ha) e percebem que a máquina está sem combustível.

Mais tarde, Razelrigg vai até a casa dos Ritter entregar uma encomenda para a mãe de Bubba e dá uma indireta sobre a morte de Hocker. Irada, a velha diz ter percebido como o carteiro olha para Marylee (com segundas intenções) e o aconselha a se afastar dela.

Enquanto isso, Philby o gorduxo, percebe que o espantalho se mudou para sua plantação.

A noite, acontece a famosa festa da igreja que nada mais era que uma festa a fantasia. Razelrigg aborda Marylee tentando faze-la confessar alguma informação sobre a senhora Ritter e a menina diz que sabe que ele fez mal ao Bubba e que o próprio disse isso a ela. 

Razelrigg diz que isso não pode ser possível por que Bubba está morto e a menina diz saber disso (0_0) e foge dele.

Logo em seguida, Philby aparece ofegante e diz ao carteiro que o espantalho está em sua plantação, mas ao irem até lá para averiguar ele não está. Razelrigg mais uma vez aconselha geral a ir para suas casas e ficarem frios para não desconfiarem.

Em pânico, Philby diz que se a coisa feder para o lado dele, ele irá se entregar e confessar tudo as autoridades.

Na mesma noite, Razelrigg invade a casa da senhora Ritter e a ameaça se continuar brincando com seus amigos, já que ela também é suspeita no caso do espantalho.

Ao soltá-la, Razelrigg percebe que a velha teve um ataque fuminante e morreu na hora. Mais uma vez coverdade, o carteiro resolve tomar a saída mais fácil e se aproveita de uma chaleira no fogão para abrir o gás e sair correndo.

Já longe da casa, Razelrigg a vê explodir em pedaços com sua vitima lá dentro.

Na manhã seguinte, depois de uma breve investigação, a polícia conclui que a explosão se deve a um acidente com o botijão de gás, mas Sam que acompanhava descofia que tem caroço nesse angú.

A noite, Philby ouve seus animais fazerem muito barulho, sai para investigar e ouve algo bater em seu cilo por dentro. Depois de constatar que não há nada fora do normal, Philby vê uma movimentação estranha em sua casa e tenta vazar de lá, mas o carro não pega.

Em pânico, Philby se tranca dentro do cilo mas começa a sufocar. Ao tentar sair percebe que a válvula enguiçou e para piorar, a rampa começa a despejar grãos moídos sozinha sobre o cilo que soterra o gorduxo que não resiste.

Já sabendo do ocorrido, Razelrigg vai até Skeeter, seu último comparsa vivo e diz que foi Bubba quem matou seus amigos e agora ele crê nisso.

Skeeter entra em desespero, mas Razelrigg o acalma e os dois vão até o cemitério com a intenção de abrir o caixão de Bubba. Chegando lá, constatam que o corpo está lá e que a única suspeita que restou é Marylee, pois no dia da festa ela disse que sabia o que eles fizeram ao Bubba.

Razelrigg ordena a Skeeter que volte a enterrar o caixão e aproveitando que o mecânico não para de falar, o carteiro amassa sua cabeça com uma pá e fecha a cova com Skeeter dentro.

Logo depois, Razelrigg volta para a casa e vê Marylee de camisola perambulando por lá.

Rapidamente, o carteiro encurrala a menina até que a debulhadeira de milho começa a andar sozinha, porém Razerigg grita por Sam acreditando que o advogado está ao volante.

Ao tentar fugir do veículo, Razelrigg dá de cara com o espantalho que segurava o rastelo perfurando-o até matá-lo.

A debulhadeira desliga e ouvem-se passos: é o espantalho que estava o tempo todo possuído pelo espírito vingativo de Bubba.

Inocente, Marylee diz ao amigo que na manhã seguinte ensinará a ele um jogo novo.

O enredo é bem atrativo e a ambientação do filme está perfeita. A trama se desenrola sem enrolação o que é muito bom. Como eu disse lá na introdução, o filme sofre da falta de violência gráfica. Todas as cenas de morte foram minimizadas, pouco explicitas, o que tira a graça da coisa toda, mas o filme é ótimo e passa facilmente por um clássico. 

Quem sabe se algum dia algum grande estúdio se interesse em fazer um remake mantendo a fidelidade com o material original, é claro e não economizando nada no gore. Aí sim.


Trailer




Nenhum comentário:

Postar um comentário