Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 12 de março de 2022

Almas Reencarnadas / Renni (2005)

 


Takashi Shimizu provou em 2005 que ele podia ir além de sua obra mais conhecida Ju-On (que no ocidente foi adaptado para a franquia Hollywoodiana O Grito) ao se envolver em outro conto de horror ao encabeçar a direção de Almas reencarnadas (no original Renni), mais uma vez focado naquilo que ele sabe fazer de melhor: filme de terror paranormal.

Aqui o sobrenatural está presente mais uma vez mergulhado numa trama interessante e envolvente onde o ''real'' e a ''ficção'' se confundem. O caso é que a história principal é focada num caso "real" de um brutal massacre em um hotel turistico que décadas depois acaba sendo adaptado para as telonas e o resultado não poderia ser outro senão muita merda.

O filme começa nos apresentando a aspirante a atriz Nagisa Sugiura que está fazendo casting para um filme de terror baseado naquele massacre que eu já mencionei.

A coisa já começa a ficar estranha logo no início do longa quando Nagisa começa a ter visões com uma menininha linda aparentando ter entre 5 e 6 anos que ao que tudo indica está tentando se comunicar.

No dia da seleção, o diretor dá a Nagisa o papel de uma linda menina com uma boneca nos braços, tendo sido essa na ''vida real'' uma das vítimas do massacre e coinscidentemente a verdadeira menina se parece com a fofura da visão.

Durante o ensaio, Nagisa se depara com um homem que não faz parte da produção e que aparentemente só ela pode ver. Em um ataque de pânico, ela grita e acaba desmaiando.

Depois dos ensaios preliminares, a equipe começa a gravar numa réplica exata do hotel onde o crime aconteceu e Nagisa tem estranhas sensações de dejavu.

Nagisa se separa dos outros e tem outro contato com o sobrenatural: ela encontra um menino ferido na perna se arrastando tentando fugir de um homem com uma filmadora de cinema. O homem o alcança e o mata brutalmente (seria uma visão passada?).

Durante o intervalo, Nagisa conhece uma de suas colegas Yuka Morita que diz acreditar conhece-la de outra vida. Essa mesma mulher, lá no início do filme disputou a vaga de uma personagem que no massacre morreu estrangulada alegando que em outra vida ela morreu igualmente, por isso o interrsse nesta personagem em específico.

Yuka ainda diz a Nagisa que tem algumas memórias de outra vida e um sinal de nascença em forma de esganadura, coinscidencia?

A permanência de Nagisa na locação começa a pesar em seu psicológico quando a menina da visão e que agora já não há mais dúvidas de que se trata da fantasma de uma das vítimas do massacre. Ela continua tentando se comunicar agora nos pesadelos de Nagisa.

Perturbada, Nagisa resolve pesquisar profundamente sobre a história do massacre contando com o auxílio de uma senhorinha que possuí um acrevo com materiais sobre o caso.

Um estojo de lata contendo um filme caseiro cai nas mãos da direção. Na filmagem, um casal de irmãos bem pequenos são brutalmente mortos (conto quem seriam esses irmãos?).

De volta ao set, Nagisa encontra Yuka e o resto do elenco vagando feito zumbis.

A medida em que o filme encontrado pela direção se desenrola, uma sessão de assassinatos vão acontecendo sequencialmente. É a filmagem real do massacre do hotel!

Nagisa continua andando pelo set tendo visões do massacre real que se conectam com a ficção: cada um dos atores tem mortes identicas as dos personagens que eles representam e Nagisa sabe que ela será uma das próximase tudo assistido pela produção.

Agora tudo parece se encaixar: Nagisa e seus colegas são asreencarnações das vítimas do massacre e eles estão cumprindo sua sina de morrer do mesmo jeito num local parecido.

Temendo por sua vida, Nagisa tenta deixar a locação, mas as almas penadas que lá estão fazem de tudo para obstruir a saída. Ela é cercada, mas consegue escapar quebrando uma janela. Mesmo fora do hotel ela ainda é perseguida sem trégua.

Tentando se isolar, Nagisa tem mais um encontro com o fantasma da menina e depois de um flashback revelador ela se vê no espelho e enxerga em seu reflexo o execultor das crianças, descobrindo então que ela não é a reencarnação da menina, mas sim de seu assassino.

Ao tentar se matar com um pedaço de vidro, Nagisa recebe a visita da boneca da menina que estava possuida.

Nagisa é encontrada em choque e tem sua imagem exposta a diração e a crítica.

No final, Nagisa se encontra amarrada a uma camisa de força na cela de um hospício acompanhada pelos fantasmas das crianças. Esta é a punição pelos crimes do passado: revivê-lo e pagar por ele de novo e de novo, por toda a eternidade como almas reencarnadas.

Realmente, o cinema japones não cansa de surpriender e desta vez trouxe mais uma obra cheia de mistérios, apesar da previsibilidade. Os efeitos especiais são bacanas para a época mas já estão ficando levemente datados, porém nada que estrague a experiência. No mais o filme é divertido e consome uma boa hora e meia num piscar de olhos.

Trailer:





Nenhum comentário:

Postar um comentário