Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 9 de abril de 2022

A árvore da maldição / The Guardian (1990)

 


O sobrenatural sempre foi palco para grandes produções envolvendo o terror e outras não tão grandes, porém memoráveis e que mereciam mais reconhecimento pelo seu esforço em levar as telinhas e telonas um enredo assombroso e criativo com poucos porém ótimos recursos de efeitos práticos, uma ambientação emersiva e muito eficaz, atuações primorosas e tudo mais.

Uma destas é a árvore da maldição de 1990, um filme bem tímido com um elenco bem pequeno que passou despercebido e fez um sucesso moderado, conquistando lá seu nicho.

Tudo começa quando um casal pais de dois filhos pequenos, um deles uma bebê de meses, deixam suas crias aos cuidados da babá recém contratada para poderem aproveitar a noitada (que maravilha).

A mãe no entanto, acaba esquecendo as chaves e quando volta para buscar, resolve dar mais um beijo na bebê até perceber que ela não estava no berço.

Na calada da noite, uma figura feminina envolta a uma capa preta que se supõe ser a babá, carrega a bebê do casal até o coração da floresta onde oferece a pequena para uma estranha árvore numa espécie de ritual. A árvore tinha o rosto de um bebê chorando entalhado (ou será que ele foi absorvido e assimilado pela mesma em outro rirual?).

Três anos se passam e somos apresentados ao casal Phill e Kate que acabaram de se tornar pais do pequeno Jake e já pensam em dar a ele um irmãozinho no futuro.

Como ambos trabalham, Kate já planeja conseguir uma babá para quando terminar seu auxílio maternidade pondo um anúncio numa agência.

Depois de muitas entrevistas, acabam contratando a bela e jovem Camilla que rapidamente se conecta a Jake e vice e versa.

Certa noite, sem o menor sono, Phill resolve dar uma olhada no bebê e o encontra tomando banho com Camilla (juntos) na banheira, deixando o marido de Kate desconsertado com tanta falta de pudor.

Logo depois, ele resolve fazer um pouco de home office mas acaba dormindo sobre sua prancheta de plantas. Phill acaba sonhando com uma criatura de feições caninas amedrontadora e uma estranha árovre que sangrava.

No dia seguinte, Camilla resolve levar Jake para passear perto da floresta e é intimidada por um trio de vagabundos de gangue fugindo mata a dentro com o pequeno.

Os três correm atrás e a perdem de vista dando de cara com uma enorme árvore. Um deles avista Camilla, a fere e tenta violentá-la até ser atacado e morto pelas raízes da estranha árvore e logo depois a vida dos outros dois é ceifada também.

Chegando em casa, Camilla tenta esconder a cicatriz enorme em seu abdomem e Phill quase vê o estrago todo, mas é convencido pela babá de que ela só tem uma ferida superficial e que ela vai ver seu médico.

Depois de um dia cheio com os amigos é hora de dormir. Phill acaba sonhando que está fazendo amor com aquela que ele acredita ser Kate, mas quando o rosto se ilumina se revela Camilla que está excitada em seu cólo. Assustado, Phill se acorda.

Neste mesmo momento, Camilla está colocando Jake para dormir e acaba balbuciando que em breve seu sangue será purificado (lá vem).

Na noite seguinte, Camilla recebe o resto do dia de folga e vai para sabe-se onde sob uma leve ventania que profetiza que algo de ruim está por vir.

Pouco depois, chega Ned Runcie, amigo de Phill e Kate que está interessado em Camilla e pensava em ter algum tipo de programa com ela, porém acaba descobrindo que a moça já não estava em casa frustrando seus planos.

No caminho de volta para casa, Runcie acaba avistando Camilla correndo até a floresta e a segue até encontrá-la núa sobre a estranha árvore como se os dois estivessem se fundindo num só ser.

Runcie é flagraddo por um coiote que o persegue até sua casa onde o encurrala. Lá, o amigo de Phill deixa uma mensagem na secretária eletronica dizendo aos amigos para não deixarem Camilla voltar para casa por conta do que acabara de ver na floresta. 

Armando-se para procurar o coiote, Runcie acaba sendo encontrado por Camilla ainda núa que diz que ele não devia ter ido procurá-la e ele corre se esconder ameaçando matá-la.

O coiote reaparece com seu bando e Runcie tem sua vida arrancada brutalmente pelos caninos que arrastam seu corpo ensanguentado para fora de casa.

Em casa, Phill começa a ouvir suas mensagens na secretária e descobre um recado de uma tal de Molly Sheridan que diz que precisa falar com ele sobre sua babá que para ela se apresentou com outro nome que pode ser tão falso quanto o atual.

Logo depois, ele começa a ouvir a mensagem de Runcie, mas antes que conseguisse terminar, Camilla aparece e arranja uma distração conseguindo um momentâneo instante de impunidade.

Na manhã seguinte, Phill vai até a casa da tal Molly Sheridan que nada mais é que a mãe da bebê abduzida no início do filme. Ela diz a Phill que Camilla se apresentou a ela com o nome de Diane Garden e que ela está envolvida no desaparecimento de sua bebê, deixando claro que o pequeno Jake é o próximo.

Phill não acredita na história de Molly por que a descrição da tal de Diana não bate com a de Camilla, mas o filho mais velho da mulher menciona uma cicatriz que a babá de Jake tem no abdomem. Phill logo se lembra de ter visto Camilla colocando curativos em um ferimento no dia do ataque dos vagabundos.

Rapidamente, Phill volta a casa e depois de não encontrar a babá, resolve ouvir o resto da mensagem de Runcie. Sem perder tempo, ele vai até a casa do amigo onde só encontra o telefone fora do gancho e sinais de luta corporal e destruição, temendo o pior.

De volta a sua casa, Phill confronta Camilla na frente de Kate expondo a mensagem de Runcie, menciona Molly Sheridan e ainda diz que a agência de babás nunca ouviu falar de nenhuma Camilla ou Diane, mas a babá desconversa e ainda se vitimiza. Farto, Phill a demite e ordena que vá embora de casa.

Esbravejante e se sentindo ofendida ela se vai e subsequente a isso, o bebê Jake passa mal e é encontrado desacordado por Kate.

Rapidamente, o casal leva Jake ao médico e o mesmo diz suspeitar de meningite ou coisa pior.

Sem o menor escrupulo, Camilla vai até o hospital e diz não poder ir embora sem Jake, tirando-o da encubadora e dizendo que ele terá a vida eterna. Phill a impede e leva seu filho e Kate para casa sem ordens médicas, mas chegando lá são cercados por coiotes.

Kate dá cobertura para Phill e pede a ele que leve Jake para a floresta, pois é a ele que os coiotes querem. Logo depois disso, ela consegue chegar ao carro, mas os caninos já estão ao seu encalso.

Depois do susto, ela consegue arrancar e segue até a floresta sem perder tempo. Chegando lá, ela joga o veículo sobre Camilla que levitava atrás de Phill.

Kate e Phill se reencontram e finallmente conhecem a grande árvore que tinha não só uma, mas várias faces de bebês absorvidas. Esta é a vida eterna que Camilla quer dar a jake em troca de sua juventude para seguir sua missão de alimentar a árvore, pois as duas são o mesmo ser e se uma morrer a outra morre.

Na manhã seguinte, Phill e Kate que haviam denunciado o caso a um detetive, ouve do mesmo que Camilla não foi encontrada e não engole a história da árvore pedindo que o casal volte para casa e descansem. Phill porém, resolve acabar com tudo com suas próprias mãos levando uma moto serra até a grande árvore.

Kate, que vigiava Jake, recebe a aparição de Camilla que diz querer o menino.

Paralelamente, Phill tem uma luta corporal contra as raízes da árvore que são serradas fazendo a mesma sangrar e Camilla é afetada igualmente tendo uma das pernas decepadas. Logo depois, Phill destrói o coração da árvore e a babá do mal explode. 

Phill volta para casa e abraça Kate e Jake. Eles estão a salvos.

Um filme bem simples, com uma cronologia bem fluída e rápida. Esses elementos conseguiram fazer de A árvore da maldição um filme gostoso de se assistir, com um conteúdo violento bem controlado, porém compensado com efeitos práticos decentes.

Não duvido nada que A mão que balança o berço tennha se inspirado neste longa ainda que sutilmente, pois ambos tem um mesmo elemento plot: a babá de um bebê recém nascido e os pais do mesmo que lutam contra o tempo para desmascarar a estranha que tem um plano escondido. Não tem como não associar uma coisa com a outra e talvez a grande fama do segundo longa meio que tenha tirado o brilho do primeiro por ter um enredo mais elaborado e menos fantasioso. Eu mesmo gosto dos dois igualmente.

Para fechar eu gostaria de ressaltar uma última observação, um easter egg muito bacana que acontece lá no início do filme, onde o casal Sheridan ostenta uma tiragem do livro It a Coisa de Stephen King que também tem como plot um vilão sobrenatural. Uma ótima sacada.

Trailer:




Nenhum comentário:

Postar um comentário