Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 23 de abril de 2022

Poltergeist III - O Capítulo Final / Poltegeist III - Cresce o pavor / Poltergeist III (1988)

 


O desfecho de uma franquia de sucesso sempre é a parte mais difícil de uma produção. Principalmente quando esta se encerra por conta de uma desgraça de proporções enormes. No caso de Poltergeist as desgraças foram algo comum e que por conta disso a franquia acabou se tornando maldita. O prego na tampa do caixão veio com a terceira parte ainda antes dela ser lançada.

Mas primeiramente vamos ao filme em si.

A trama segue alguns anos depois dos últimos acontecimentos do filme anterior. Carol Anne foi mandada por seus pais para Chicago para viver com seus tios Bruce e Paty Gardner (que é a segunda mulher de Bruce) e sua prima por parte do tio Donna que é adolescente.

A mudança ocorreu na verdade para que Carol Anne pudesse frequentar uma escola especial para crianças com problemas emocionais afim de ajudá-la a superar seus traumas com o paranormal.

Lá, além de aprender, Carol Anne também passa por sessões psiquiátricas e os fantasmas que a perseguiam em Cuesta Verde a segue passam a se manifestar agora em Chicago no hotel de classe alta onde ela vive com os tios, através de rachaduras nas paredes que são espelhadas.

Em uma das sessões psiquiátricas sob o comando do doutor Seaton, Carol Anne é hipnotizada e conta a ele tudo sobre os eventos paranormais que a afligiram desde pequena. Esta experiência afeta Tangina mesmo a quilômetros de distância deixando-a de alerta sobre um possível retorno de Kane e seus espíritos fiéis.

Nesta mesma noite, Paty e Bruce vão a uma festa perto do hotel e deixam Donna que pretendia a ir a uma outra festa com seu namorado Scott, cuidando de Carol Anne.

A menina que continua sendo uma criança esperta resolve aliviar para a prima e resolve ficar sozinha em casa em segredo para que Donna possa ir namorar.

Sozinha, Carol Anne é agraciada com a aparição do espírito de Kane que a tortura psicologicamente.

A caminho de Chicago, Tantina telefona para Seaton acusando-o de ter libertado Kane do subconsciente de Carol Anne através de sua mais recente sessão de hipnose.

Graças a uma intervenção telepática de Tangina, Carol Anne consegue se safar de Kane por um momento enquanto tenta digerir o que aconteceu ali.

Kane no entanto continua perseguindo a menina pedindo a ela para guiar a ele e seus seguidores até a luz.

Paralelo a isso, Donna e Scott dão uma fugida da festa para conseguir petiscos enquanto seus amigos invadem o salão da piscina.

Passando pelo estacionamento, Donna e Scott veem Carol Anne ser puxada por uma misteriosa poça de água sob um feixe de luz. Indo ao auxílio da menina, o casal acaba sendo abduzido junto com Carol Anne.

Não demora muito e a portaria notifica Bruce sobre a festinha de Donna e Scott e este surge de dentro de outra poça, desta vez de gelo dentro da piscina aos olhos do tio de Carol Anne.

Seaton e Paty aparecem cientes do ocorrido, porém o terapeuta de Carol Anne é cético sobre o mais recente evento e simplesmente cruza os braços.

Bruce e Paty são atingidos por uma ilusão de Kane, porém Tangina aparece na hora e os salva.

A médium deixa geral a par de tudo e ordena a Seaton que hipnotize Scott para que ele possa dizer o que aconteceu em sua ausência.

Logo depois de uma rápida sessão, todos se dirigem a poça que tragou Carol Anne e ouvem a menina gritar por socorro. Seaton duvida da palavra de Tangina que torna a responsabilizá-lo por tudo.

Kane usa outra ilusão para enganar Bruce e os outros e toca em Tangina que se torna um cadáver apodrecido e de dentro dela inacreditavelmente sai Donna em estado de choque.

Bruce e Paty tem um conflito de crenças e se dividem. Por falta de opções, Paty volta para perto do marido que seguia o reflexo de Carol Anne nas paredes espelhadas.

Seaton resolve seguir o casal, mas Donna o agarra e o arremessa pelo fosso do elevador matando-o na hora. Donna reencontra Scott que rasga um pedaço de sua pele revelando um pedaço de carne morta. Os dois na verdade são reflexos que tomaram forma depois da abdução. Juntos os dois caminham por dentro dos espelhos para o além.

Em outro canto, Paty e Bruce são salvos pelo espírito de Tangina de serem tragados por uma fenda. Logo depois, a médium dá a eles um amuleto de proteção pertencente antes ao índio Taylor.

Depois de passar o maior perrengue, tudo parece ter voltado ao normal, porém Kane ainda está ativo e agora se apoderou do controle do elevador onde o casal está.

Com esforço, os dois conseguem sair de lá e encontram o corpo de Seaton incrivelmente decomposto.

Bruce resolve encarar o mal frente a frente como Tangina pediu e junto de Paty, toma o elevador de serviço por onde será mais fácil chegar até Carol Anne. Lá, eles encontram a menina ainda entre o nosso plano e o outro e ela pede que os tios a deixem, em especial Paty que Carol Anne acredita não sentir nada por ela por não ser tia diretamente dela. Paty no entanto diz a menina que a ama como a uma filha e neste instante, Kane leva a menina.

Sozinha, Paty confronta Kane diretamente com o auxílio do amuleto.

O espírito de Tangina reaparece e diz a Kane que ela pode guiar a ele e seus seguidores para o outro lado, já que ela também é um ser de luz, mas em troca ela pede a liberdade de Carol Anne e de Bruce que está sob seu poder.

Com o trato feito, Tangina se despede e cruza o portal de mãos dadas com Kane e na sequência surgem Carol Anne desmaiada e a verdadeira Donna vivas e salvas. 

Bruce também reaparece e a família finalmente dão um abraço emocionado. Agora os espíritos podem descansar para sempre no outro lado.

Esta sequencia foi razoável. Teve um enredo até que digerível, os efeitos práticos deram uma melhorada e a atmosfera de horror e suspense está super presente no filme todo conseguindo superar a produção anterior que não fedia e nem cheirava, mas que não foi tão ruim (Dilmei agora). Os efeitos especiais foram bem favoráveis e proporcionaram cenas memoráveis como a do retorno do espírito de Tangina de dentro de uma corrente d'água para salvar os tios de Carol Anne das garras de Kane (apesar da atriz Zelda Rubinstein aparentar não ter gostado muito da produção).

A jovem Heather O'Hourke, que deu vida a Carol Anne se despediu do mundo artístico e da vida neste filme onde é possível perceber seu estado deplorável com notórios inchaços pelo corpo por conta de um diagnóstico equivocado de uma doença estomacal que ela não possuía e que mesmo assim era tratada. A doença piorou e só foi descoberta depois durante a autópsia que ela tinha na verdade um bloqueio também no intestino de fácil operação.

Heather faleceu pouco tempo antes do filme estrear ainda em sua pré produção e por isso os créditos finais têm um singela dedicação a sua memória como homenagem.

A essa altura já haviam falecido de formas trágicas outros membros das produções anteriores como Julian Beck que deu vida ao reverendo Kane. Este foi então substituído na sequencia por Nathan Davis que só aparecia de longe para não notarem a diferença brusca entre um e outro. Por aqui, meio que essa troca passou desapercebida já que mantiveram o mesmo dublador nas duas produções.

Há boatos de que uma quarta parte para o longa já estava proposta, mas com respeito a memória de Heather O'Hourke a franquia foi paralisada até 2015 quando foi produzido o reboot do primeiro Poltergeist numa tentativa de revitalizar a franquia e talvez começar uma nova linha temporal mas que nós já sabemos que o longa metragem em questão foi um fracasso colossal.


Trailer:



Nenhum comentário:

Postar um comentário