Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 2 de julho de 2022

Sinais / Signs (2002)

 


Invasões extraterrestres são uma constante preocupação para os que creem na existência de vida inteligente fora da Terra e um meio e obter muito lucro para quem explora o nicho de todas as formas possíveis.

Um dos casos mais antigos e mais clássicos é o caso Roswell que aconteceu em 1947 no Novo México, EUA quando moradores locais afirmaram terem encontrado restos de um possível disco voador, fato que o exército descartou alegando que o objeto não identificado era um balão meteorológico, porém toda essa repercussão ganhou o mundo e as dúvidas sobre a veracidade das alegações das forças armadas acabaram ascendendo um sinal de alerta e muitas teorias foram levantadas acerca do caso. Estaríamos mesmo sozinhos no mundo?

Bom, isso não é um documentário do Discovery Channel, e tão pouco um levantamento sobre um debate de crenças, o que importa aqui é que todo esse mistério a respeito do universo despertou em M. Night Shyamalan a vontade de levar as telas um filme repleto de suspense trazendo a tona a possibilidade de uma real invasão de alienígenas no interior dos EUA.

O elenco é recheado de feras como Mel Gibson, Joaquin Phoenix (o eterno Coringa do filme homônimo), a até então atriz mirim Abigail Breslin (estrela de clássicos como A pequena Miss Sunshine e Uma prova de amor) e ainda o iniciante e irmão caçula de Macaulay Culkin, Rory Culkin, fora o próprio Shyamalan que resolveu dar um de Stan Lee participando de sua própria cria em duas ou três breves porém necessárias cenas.

Tudo começa na comunidade rural do condado de Bucks na Pensilvânia quando a plantação do ex-pastor Grahan Hess amanhece com estranhos sinais de ponta a ponta. Grahan, que por conta de um passado traumático que logo mais falaremos, já estava com sua crença abalada o que o fez deixar o sacerdócio e os cultos dominicais da igreja de Bucks.

Apesar de não terem levado nada, Grahan aciona a polícia representada pela oficial Paski, uma velha conhecida da família Hess para averiguar a situação e diz que não acredita que todo aquele milho jogado no chão tenha sido debulhado com uma talhadeira ou qualquer maquinário próprio para a colheita já que todas as espigas estão intactas, o que deixa tudo ainda mais intrigante.

Logo ali perto, ambos dão de cara com o cachorro da família sem vida jogado no chão, e Morgan, o filho mais velho de Grahan alega que o animal surtou do nada e feriu sua irmãzinha Bo, a princesinha da casa, que tem uma pitoresca mania de espalhar copos inacabados de água por toda a casa.

Mais tarde, Grahan resolve fazer uma ronda na plantação com seu irmão Merrill afim de pegar no pulo um possível ladrãozinho pé de chinelo e assim por fim no mistério dos sinais, mas nada acontece.

No dia seguinte, durante uma passagem da oficial Paski pela fazenda, acaba-se descobrindo por intermédio do noticiário que marcas iguais as da fazenda dos Hess foram vistas ao redor do mundo como na Índia e na Inglaterra e seguem se espalhando.

Todo esse alvoroço da imprensa faz Morgan ficar obcecado com a hipótese de que a Terra esteja na mira de uma invasão alienígena, porém Grahan é cético, já não acredita em nada e resolve acabar com um possível trote de algum engraçadinho se embrenhando na plantação mais uma vez. Sozinho, no breu e no silêncio do campo, Grahan acaba sentindo uma movimentação estranha e acuado ele corre de volta para dentro de casa.

Na manhã seguinte, Merrill havia varado a noite assistindo um extenso documentário enquanto Morgan e Bo liam um livro sobre Ufologia e observavam o céu através de um telescópio.

Enquanto resolvia suas pendências, Grahan encontra seu vizinho Ray Reddy, responsável pelo acidente de carro que tirou a vida da mulher do ex-pastor e causador e sua renuncia a Cristo e a religião, alegando estar de mudança por medo dessa história dos sinais misteriosos. Ele diz estar se mudando para perto do lago, pois ele desenvolveu uma teoria de que quem quer que tenha feito aqueles sinais na plantação tem fobia a água já que nenhum dos sinais foram feitos próximos a onde tem água.

Neste mesmo momento, Merrill vê pela tevê uma matéria chocante de um flagrante real de um alienígena próximo a uma festa de aniversário infantil... aqui no Brasil, gente!!! A descoberta é tão estarrecedora que faz Merrill pular da cadeira em pânico numa cena épica regada a uma música tensa que deixaria até o mais macho dos machos alfa com o fiofó na mão.

De volta a casa, Grahan vê um vulto passar por baixo da porta da dispensa e intimida o invasor que não esboça nenhuma palavra. Logo depois, com o auxílio de uma faca, ele tenta captar através do reflexo do talher a identidade do estranho e depois de muito insistir, é atacado por uma mão pálida com dedos magros, enrugados e largos.

Em pânico, Grahan corta fora dois dedos do invasor de solta um grunhido estranho e foge sem ser identificado.

Depois de contar o acontecido a família, Grahan resolve que eles devem evacuar a fazenda imediatamente, porém a democracia fala mais alto (como sempre) e o ex-pastor perde por 3 a 1 em uma votação sendo obrigado a ficar lá mesmo.

Grahan resolve então botar trancas em todas as portas e janelas, pega a única televisão da casa para se manter informado e leva Merrill e as crianças para um abrigo anti bomba até que a poeira abaixe.

Um tempo depois, Grahan conduz um almoço com os suprimentos do abrigo, porém a pressão e o medo faz com que a família que não tinha a menor fome tenha uma tórrida discussão que termina com o laço familiar fortalecido e os Hess resolvem resistir até o fim contra a ameaça não identificada.

Depois que a babá eletrônica de Bo capta um sinal estranho vindo de dentro da casa, Merrill corre para pregar as portas do abrigo, sua última barreira contra o perigo.

Ruídos estranhos são ouvidos e se espalham pela casa e os Hess tentam identificar os invasores com as luzes de suas lanternas quando de repente, um grande susto faz Morgan ter uma crise de asma e para sua infelicidade, na correria para evacuar a casa, Grahan esqueceu de pegar o remédio e a bombinha do menino. Grahan abraça o filho bem forte e o faz se acalmar até que a crise cessa.

Com tudo normalizado, todos resolvem dormir e Grahan sonha com o dia que sua mulher sofreu um acidente fatal de carro. Ela ficou presa nas ferragens com seu corpo serrado ao meio e ainda vivo graças as próprias ferragens.

Grahan que chegou rapidamente ao local do acidente foi alertado pela oficial Paski que sua mulher, Colleen tinha pouco tempo para uma despedida, pois removendo o veículo ela partiria inevitavelmente.

Amanhece e está tudo calmo. A família deixa o abrigo para averiguar a casa e acabam encontrando um verdadeiro alienígena com Morgan nos braços ainda adormecido. Grahan percebe que faltam dois dedos na sua mão do alienígena, ou seja, era ele o invasor captado pelo reflexo da faca no dia anterior.

Tendo um flashback com seu passado traumático, Grahan percebe que tudo aquilo de que seu ceticismo o cegou e que tudo aquilo que ele se negava a acreditar estava acontecendo bem diante de seus olhos e tudo o que restava era recuperar sua fé e tomar uma iniciativa para acabar com aquele pesadelo que se instalou em Bucks.

Grahan ordena a Merrill que relembre seus tempos como jogador na liga amadora de beisebol do qual ele havia se aposentado há anos e acerte a tacada mais forte que ele pudesse no alienígena.

Merrill acerta um golpe certeiro fazendo a criatura esbarrar num copo de água daqueles que Bo vive espalhando pela casa, fazendo sua vítima sofrer uma espécie de corrosão na pele comprovando a teoria da fobia de água que Ray Reddy levantou antes de ir embora.

Do lado de fora, Morgan que antes estava com os pulmões fechados, agora respira normalmente; de alguma forma o alienígena estava curando o menino.

Com a família a salva e com a invasão alienígena de Bucks contida, Grahan faz as pazes com Deus depois de reavivar sua fé e volta ao sacerdócio agradecido ao nosso senhor por lhe devolver a paz de espírito e a segurança de sua casa.

Um verdadeiro suspense cheio de momentos assustadores e cenas épicas com uma trilha sonora a altura, uma ambientação muito bem aproveitada e uma fotografia bem bacana.

A direção de Shyamalan foi pontual, os cortes de câmera foram muito bem executados nos premiando com ótimos foques em cenas de fuga, perseguição e as dos sustos então nem se fala... tudo muito bem coreografado. Um prato cheio para quem curte um bom filme de ficção científica e para quem adora cagar nas calças com um bom suspense. 


Trailer:




Nenhum comentário:

Postar um comentário