Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 15 de outubro de 2022

Sozinho no escuro / Noite de pânico / Alone in the dark (1982)

 


Aí está um slasher em seus plenos 40 anos de existência que anda meio esquecido e desprezado injustamente entre os fãs do subgênero. O longa segue a risca os maiores clichês da época, como bundas adolescentes de fora, mistério e altas perseguições, porém este longa tem muita identidade própria, um enredo criativo e claustrofóbico que consegue prender até o último minuto com sua narrativa bem construída.

Tudo começa com um pregador chegando à uma lanchonete de beira de estrada cujo ambiente anda bem desanimado e parado.

Depois de ser atendido, o pedido do pregador chega e ele se surpreende ao receber um peixe podre e feio e logo, o cozinheiro do local de posse de uma machete começa a pregar contra o pregador que é arrastado para o alto com correntes vindas sabe-se lá de onde suspendendo-o de cabeça para baixo.

Quando o cozinheiro maluco parte para cima do pregador para cortá-lo ao meio, percebe-se que aquilo foi só um pesadelo do qual o pregador acorda aos gritos.

Logo depois, somos levados ao sanatório The Raven em Springwood onde o psiquiatra Daniel Potter após confirmar uma consulta com o diretor do lugar, o doutor Leo Bain é levado até o mesmo que é nada menos que o cozinheiro maluco.

Dan foi transferido para Springwood para trabalhar no sanatório e ao voltar para casa é recepcionado por sua mulher Nell e sua filha pré adolescente e debochada Lyla que já se instalaram na casa nova.

No dia seguinte, Dan recebe instruções de como proceder no local e o doutor Bain o deixa a par sobre quatro dos mais perigosos, porém controlados pacientes que atendem pelos nomes de Frank Hawkes (The Gasp / O suspiro) um homem de pavio curto, Byron Sutcliff (The Preacher / O pregador) que como o apelido já denuncia, é o pregador do início do filme, Ronald Elster (The Fatty / O gordão) que é um notório molestador de menininhas e John Skaggs (The Bleeder / O sangrador) que até o principio nada se sabe e se quer vemos o rosto dele e lá na frente vocês entenderão o por que.

Dan é apresentado a Frank como sendo substituto de seu psiquiatra, o doutor Harry Merton, porém Frank teoriza em sua mente deturpada que Dan matou o doutor Merton e agora quer matar a ele e seus principais colegas já mencionados e resolve organizar uma fuga em massa para breve.

Em seu primeiro dia oficial de trabalho, Dan ouve de seu colega o doutor Ray Curtis a teoria de Frank que já havia vazado a essa altura, e quase provoca um surto em Byron após negar a ele alguns palitos de fósforo.

Ronald, entra escondido no escritório de Dan e ao fuçar suas coisas descobre o endereço dele e algumas fotos de família.

Toni, a irmã caçula e rebelde de Dan aparece na casa da família para passar algum tempo e já chega pedindo carona e companhia a um show de rock em uma boate já que ela ainda não é maior de idade. 

Dan e Frank tem uma breve conversa sobre ele e seus colegas deixando-o a par do que cada um deles fez e diz que eles não são loucos, mas sim que só estão no Raven de férias.

A noite, acontece o tal show de rock e todos menos Lyla vão e no meio do espetáculo acontece um apagão geral forçando os Potter a voltarem para casa.

Frank e seus companheiros aproveitam a falta de luz para dar no pé, porém são flagrados por Ray que tenta impedi-los, mas acaba sendo morto por Ronald.

O grupo consegue sair facilmente do complexo e ainda furtam um carro saindo de lá sem perda de tempo.

A cidade se torna um caos com lojas sendo queimadas e saqueadas pelos próprios populares.

Depois de deixar Nell e Toni em casa, Dan vai ao Raven e descobre que quatro pacientes fugiram, os mais perigosos. Estes por sua vez, se juntam aos populares e saqueiam uma loja de artigos esportivos onde furtam tacos de beisebol, uma máscara de hockey entre outros itens.

Não demora muito e o grupo de Frank já começa a fazer vítimas fatais na maior aleatoriedade.

Amanhece e tudo já está em paz e o grupo de Frank a bordo de uma Dodge escolhem um carteiro que passava por lá para atropelá-lo.

Byron se fazendo passar pelo carteiro tenta entrar em contato com Dan, mas Nell que o atende diz que o marido não está em casa dispersando o louco.

Mais tarde, Lyla chega em casa mais cedo da escola e acaba encontrando com Ronald que se infiltrou lá e a menina não estranha nem um pouco a presença do estranho. Ronald tenta tirar uma casquinha de Lyla, mas fria ela manda o foda-se e o deixa no vácuo.

Nell por sua vez está muito ocupada tentando tirar Toni da cadeia depois dela ter participado de uma manifestação contra o uso de energia nuclear.

Do sanatório, Dan telefona para Binky, a babá de Lyla e pede a ela para ir ver como a filha está já que a essas horas a menina já chegou da escola e deve estar sozinha em casa. Acatando as ordens do chefe, Binky dá uma olhada rápida, encontra Lyla dormindo e volta para casa.

Lá, ela fica semi nua a espera de seu namorado Billy que logo chega todo empolgado e os dois já engatam uma transa até ouvirem um barulho estranho vindo do closet.

Ao descer para investigar o closet, Billy é puxado para debaixo da cama e Bunky se assusta com uma faca vinda do mesmo lugar tentando perfurá-la.

Tentando uma fuga, Binky é surpreendida por Ronald que a agarra atrás da porta e a esgana até a morte.

Ao chegar em casa, Nell dá de cara com Dan, Lyla e a polícia que procura pelos loucos nas redondezas. Logo atrás, chegam Toni e seu novo amigo / crush Tom Smith que ela conheceu na manifestação e que foi preso com ela.

A noite, Dan junta a família, Tom e o delegado Dave Burnett para um jantar a luz de velas, como a energia elétrica ainda não foi restabelecida e geral ouve barulhos vindo de fora.

Dave sai para averiguar sozinho e é acertado por uma flecha que o prende numa árvore.

Dan e Tom unem forças para vasculhar a casa em busca dos fugitivos e ao tentar contactar as autoridades, Nell descobre que o telefone foi cortado.

Depois de perceber que o corpo de Dave sumiu, Dan e os demais sofrem um ataque de flechas mas felizmente ninguém é acertado.

Os Potter fogem para se esconder em outro cômodo e Dan realiza que agora é matar ou morrer, por que os loucos de Frank não irão embora até matá-lo.

Dr. Bain após receber um telefonema, se nega a contactar as autoridades vai até a casa de Dan que ao reparar sua chegada, grita junto aos demais para o psiquiatra sair de lá e procurar ajuda, mas o que ele faz é invocar seus pacientes.

Byron aparece e Bain tenta chantageá-lo emocionalmente mas é esfaqueado e Dan que vê tudo volta assustado para dentro de casa.

Depois que tudo se acalma, Dan tenta invocar Frank tentando convencê-lo de que o doutor Merton não foi morto por ele, mas sim que foi transferido para a Filadélfia, porém não obtém respostas.

Inesperadamente, o corpo de Dave é arremessado pela janela que se arrebenta e Dan e Tom tentam tapar o buraco o mais rápido possível.

Toni, afastada do grupo tenta observar pela janela, porém o medo e a paranoia a fazem alucinar com um invasor.

Logo, geral ouve barulho vindo do porão e Lyla diz que há fogo vindo dele.

Dan desce para tentar apagar o fogo e é atacado por Byron que rapidamente é nocauteado com um extintor e logo o fogo é apagado.

Ao voltar, Dan percebe que Ronald o seguiu e Lyla o esfaqueia na perna enquanto Tom o esfaqueia por trás. Ronald tenta revidar mas é acertado com um taco de beisebol que o mata.

Dan sai de casa para tentar dar partida no carro, porém ele não pega e logo o psiquiatra tenta ligar a van dos loucos.

Assustada com tudo que está acontecendo, Toni busca segurança nos braços de Tom até perceber que ele está vertendo muito sangue pelo nariz e que ele tem uma fisionomia ensandecida e Nell logo descobre que Tom na verdade é John Skaggs, o sangrador! John acaba sendo nocauteado as pressas.

Byron reaparece e tenta matar Dan, porém depois de uma luta corporal, o pegador é esfaqueado e trancado atras de uma porta.

Por fim, Frank aparece mais louco do que nunca e quando ia acertar as contas com o suposto assassino de seu terapeuta, a luz volta e a tevê que estava sintonizada no canal de noticias televisiona uma entrevista ao vivo com nada menos que o doutor Merton e Dan faz Frank realizar as coisas.

Frank no entanto, arrebenta a tevê e vai embora aos prantos e vaga pela cidade até uma boate onde para variar está tendo outro show de rock onde nocauteia o bilheteiro e entra no estabelecimento sem pagar sendo ovacionado.

Lá dentro, ele é abordado por uma adolescente prá lá de drogada e despreocupada com o perigo. Frank mira uma arma no pescoço da garota que ri e fim de filme.

Um final meio qualquer coisa e sem criatividade, devo dizer. No mais, o filme soube estabelecer uma atmosfera de suspense muito boa, um gore bem limitado e poucas vítimas mortas, o que cá ente nós é bastante decepcionante levando em conta que temos quatro assassinos, então era de se esperar mais cabeças rolando.

O ambiente super escurecido ajudou bastante na emersão e deu um charme a fotografia e a direção soube ser muito pontual, e a construção dos antagonistas foi muito valorizada e bem detalhada, claro, menos se tratando do sangrador que foi uma incógnita muito bem pensada e um plot twist imprevisível que nos pegou do nada já que o filme todo nós sabemos que ele estava lá, ele até atua na cena do saque a loja de artigos esportivos mas a gente não vê o seu rosto, que inclusive é ocultado com uma máscara de hockey que com certeza foi chupinhado do Jason que naquele ano estreava o terceiro longa de Sexta-feira 13, justamente aquele em que ele veste sua eterna máscara pela primeira vez.

Também não podemos deixar de mencionar a participação de Donald Pleasence, o eterno doutor Loomis  de Halloween que aqui fez o papel também de um psiquiatra, o doutor Bain, que cá entre nós, não agregou nada a trama, além de entregar uma introdução cafona, quase beirando a comédia, mas é o cara, então desta vez passa.

Além disso, o filme contou com as brilhantes atuações dos eternos Martin Landau e Jack Palance, respectivamente Byron e Frank que dispensam apresentações, fora isso, só astros menores que fizeram pontas aqui e ali.

Uma curiosidade, que está muito na cara para quem é fã de games e que o título original do filme é homônimo ao de uma franquia de games também de terror muito conhecida e cultuada, mas que nada tem a ver com o filme, foi pura coincidência. 

Trailer:



Nenhum comentário:

Postar um comentário