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Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 1 de outubro de 2022

Halloween (2018)

 


Começando o mês das bruxas eu resolvi aproveitar o hype em cima de uma das franquias mais rentáveis de filme de terror dos últimos anos enquanto aguardamos o desfecho da batalha decisiva entre Laurie Strode e seu irmão insano Michael Myers depois de mais de 40 anos!

Minha pretensão se tudo sair conforme o combinado é emendar um filme atrás do outro dissecando o melhor que puder até o lançamento de Halloween Ends cada semana postando um artigo de cada filme desta nova trilogia que promete encerrar de maneira lendária.

A estrada vai ser um pouco longa então vamos ser o mais objetivo possível e explicar como cada filme se desenrola da maneira mais clara possível e para isso eu tive que ver e rever pelo menos três vezes o longa de 2018 e duas vezes o Kills para compreender o que deu, então se eu engoli bola e me desatentei a algum fato, perdoai, eu sou um ser humano.

Tudo começa quarenta anos após os eventos do Halloween de 1978. Michael segue internado num sanatório próximo a Haddonfield sob os cuidados do doutor Ranbir Sartain, intocável e imóvel até os dias atuais (no caso 2018) quando uma dupla de podcasters forenses formados por Aaron Korey e Dana Haines maravilhados com as histórias do serial killer de babás resolvem marcar uma entrevista para o seu programa na internet.

Aaron, sem a menor noção do perigo, provoca Michael mostrando-lhe sua velha máscara na tentativa de fazê-lo sair de seu estado catatônico, porém ele nem pisca.

Sem sucesso, a dupla viaja até uma área isolada na floresta, onde segundo suas pesquisas mora Laurie Strode escondida há 40 anos obcecada em se preparar para um ataque do irmãozinho que até agora não aconteceu, porém ela está certa de que Michael vai despertar a qualquer hora e por isso ela coleciona um arsenal de armas pesadas em sua cabana que é uma fortaleza cheia de armadilhas.

Enquanto Aaron e Dana sustentam que Michael pode ser socializado, afinal não lhes mostrou perigo algum, Laurie conta sobre os estragos que seu irmão causou a ela e seus amigos da juventude que tiveram suas vidas levadas. A sanha de Laurie por Michael é tão grande que ela coleciona dois divórcios e uma má reputação com sua única filha, genro e neta.

Na parte urbanizada de Haddonfield está Karen, filha de Laurie que vive com seu marido Ray Nelson e sua filha adolescente Allyson que tenta levar uma vida normal apesar de carregar o estigma da má reputação de sua avó e por ser familiar do serial killer mais famoso da cidade, fato este que sua amiga Vicky e seu crush Cameron não a deixam esquecer.

Nesta mesma noite, a família Nelson resolve jantar fora e convidam Cameron, e Laurie aparece de penetra para falar sobre Michael e obviamente ela é tratada como se precisasse de uma dose cavalar de calmantes na veia.

Depois do arranca rabo, Karen leva a filha para perto do estacionamento e fala a ela da pressão que foi crescer com Laurie que desde cedo a ensinou a atirar para se proteger de Michael até ela não aguentar mais as neuras da mãe e ir embora para tentar levar uma vida normal.

Longe de lá, um pai e um filho presenciam uma movimentação estranha e encontram um ônibus de um sanatório caído na estrada.

O pai vai averiguar até desaparecer enquanto o filho, assustado apesar de armado procura pelo pai e ao abrir a cabine do ônibus, encontra o doutor Sartain e assustado, pensando se tratar de um louco, o garoto atira em seu braço.

Os xerifes Barker e Hawkins logo tomam ciência do acontecido e chegam ao local do acidente onde encontram Sartain ferido. Hawkins que aparenta conhecer Michael muito bem, logo o toma como suspeito já que ele estava entre os pacientes que evadiram do veículo, porém Barker desdenha e tira um sarro do colega.

Do outro lado da cidade, estão Aaron e Dana de parada em uma loja de conveniência para Dana usar o toalete. Lá, ela sente uma movimentação até que alguém lhe atira dentes com sangue fresco e logo essa pessoa a ataca. É nada menos que Michael.

Aaron, atendendo aos gritos da amiga, vai até o banheiro onde é nocauteado e logo depois, Michael esgana Dana até a morte. Por fim, ele vai até o carro da dupla onde encontra e veste sua velha máscara numa cena icônica.

Laurie toma conhecimento da fuga de Michael e aciona uma passagem secreta que dá no porão de sua casa que é tipo uma base secreta onde fica seu arsenal.

Logo depois, Laurie se dirige a casa de Karen e a invade alertando a família que o pior aconteceu, porém Ray a convida a se retirar de lá.

Michael chega a sua cidade natal e consegue se misturar aos outros sem problemas, já que é noite de Halloween e para todos ele é só mais um cara fantasiado.

Allyson, está numa balada com Cameron e de lá telefona para Vicky que teve que ficar de babá do menino Julian esta noite (ah, referências).

Enquanto Allyson tem problemas conjugais, já que Cameron foi flagrado com outra, Vicky se dá muito bem, já que no exato momento que ela acaba de colocar Julian na cama, seu namorado Dave chega para uma festinha particular.

Para o infortúnio de Dave, as preliminares do casal são interrompidas, pois Julian saiu da cama assustado alegando ter visto o bicho papão.

Enquanto Dave aproveita para fumar uma erva, Vicky leva Julian de volta para a cama convencendo-o de que não existe nenhum bicho papão até que subitamente, Michael a ataca.

Vicky grita pelo namorado que larga o cigarrinho do capeta e corre ao seu auxílio enquanto Julian foge.

Michael desfere várias facadas em Vicky matando-a.

Minutos depois, o xerife Hawkins chega na casa e só encontra o silêncio. Ao chegar no quarto de Julian, encontra Vicky sem vida.

Laurie, que está fazendo a ronda pelo bairro, vê Michael dentro de uma casa e atira, porém erra o alvo.

Ouvindo os tiros, Hawkins sai para verificar e encontra Laurie que é sua velha amiga.

A polícia chega ao local juntamente com o doutor Sartain que confirma que Michael está a solto e se apresenta a Laurie dizendo saber tudo sobre ela.

De saco cheio da balada, Allyson vai embora escoltada pelo seu amigo Oscar que no caminho demonstra ter uma queda por ela.

Laurie é escoltada até a casa de Karen onde pergunta pela neta e sem tempo a perder passa instruções sobre como proceder com Michael, desta vez sem discussões.

Oscar leva um toco depois de tentar beijar Allyson e ela o deixa sozinho. Michael acaba encontrando-o e o ataca. Astuto, Oscar foge, porém é alcançado e morre empalado no portão de um cemitério.

Allyson que ainda estava perto, volta ao ouvir os gritos de Oscar e encontra seu corpo. Não muito depois, o xerife Hawkins chega amparando-a e passando aos cidadãos instruções para evacuarem as ruas e se trancarem em suas casas.

Paralelo a isso, Laurie leva Karen e Ray até seu porão e lhes dá armas para se protegerem dando início oficialmente a caça ao Michael.

No caminho para a casa dos Nelson, Hawkins encontra Michael e o atropela. O doutor Sartain sai da viatura para examinar seu paciente e Hawkins o ordena a não tocar no corpo.

Sartain por sua vez saca um bisturi e ataca o xerife se mostrando obcecado por Michael e culpando Laurie pela insanidade de seu paciente. Logo depois, o psiquiatra coloca Michael na viatura e leva Allyson consigo.

Allyson tenta enganá-lo e no caminho, Michael desperta e mata seu terapeuta.

Em pânico, Allyson pula da viatura e se esconde até que outra viatura aparece se tornando banquete para Michael enquanto sua sobrinha neta foge pela floresta.

Ray, monta vigília na casa de Laurie e acaba saindo para verificar uma viatura que estava fazendo a segurança da família até encontrar os policiais mortos. Logo depois, Nelson é surpreendido por Michael que o mata.

Laurie ouve a barulhada toda e fica de tocaia na porta sendo agarrada por trás por Michael, porém ela consegue se soltar e mete bala. Sem perda de tempo, ela corre e acende todas as luzes do quintal e nem sinal do irmãozinho.

De volta ao porão, Laurie deixa Karen em alerta e logo depois sobe até o piso principal onde aciona algumas grades de contenção para tentar limitar o acesso de Michael até elas.

Falando no diabo, Michael aparece de surpresa e logo se inicia uma peleja até que Laurie é catapultada para fora.

Allyson chega a casa da avó e logo Karen a leva o porão e a deixa lá, voltando para cima onde atrai Michael e lhe dá um tiro no exato momento em que Laurie aparece o esfaqueando. Michael no entanto, se levanta e persegue as três até ser preso no porão com outra grade de contenção.

Laurie aciona um mecanismo que faz com que o porão seja tomado pelas chamas que se espalham pela casa toda com Michael dentro.

Enquanto isso, Laurie foge pela frente com Karen e Allyson até encontrarem por muita sorte uma caminhonete cujo motorista prontamente lhes dá carona enquanto a casa segue em chamas.

E esse foi o clímax desta primeira parte que chegou arrasando com a pretensão de recomeçar a franquia (de novo) depois da mal sucedida mini franquia de Rob Zombie que começou bem mas seguiu com uma sequencia bastante massacrada pela crítica, mas que eu que sempre sou do contra achei sensacional.

Mas vamos ao foco que é o reset que a franquia ganhou ignorando mais uma vez o que se sucedeu do segundo filme da franquia até o sexto longa e incluindo o primeiro reset que veio com Halloween H20.

Aqui só o que vale é o clássico de 1978 de onde tudo se segue e eu vou te dizer, foi um acerto raro. A história está bem frenética, os personagens muito bem distribuídos e cada qual com a sua função mantendo a essência do original, o suspense, a perseguição, as mortes surreais, a reviravolta... tudo funciona bem e agrada de verdade.

A sequencia saiu um pouco atrasada devido a pandemia, mas felizmente o capítulo final já está chegando e a espera está valendo a pena.

A próxima postagem eu sigo com Halloween Kills como prometido então vamos guardar uma crítica definitiva para quando a última parte chegar, assim eu faço um balanço da trilogia de uma vez. Aproveitem e façam uma mini maratona com este e com Kills para ir aquecendo os motores. Eu recomendo!


Trailer:


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