Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

domingo, 9 de outubro de 2022

Hellraiser (2022)

 


O mês do halloween segue a toda velocidade. Depois do fiasco de Olhos Famintos 4 agora é a vez de algo que presta, o tão aguardado reboot de Hellraiser, a obra máxima de Clive Barker totalmente reformulado trazendo uma trama nova e frenética, um elenco bastante competente e uma direção mais ou menos.

Desta vez eu vou direto aos finalmente, por que o longa tem nada menos que duas horas de duração, mas como eu disse, o enredo é bem movimentado e desenrolado. Então, vamos lá!

Primeiro, temos um evento seis anos antes da trama principal começar envolvendo o milionário Roland Voight e Serena Menaker que fazem uma troca suspeita de mercadorias distante dos olhos curiosos.

Depois, somos levados a uma luxuosa mansão em Massachusetts onde está havendo uma festa.

Um jovem convidado é escolhido pelo anfitrião que é nada menos que Voight para entrar em uma sala secreta onde lhe é ofertado um grande premio se o jovem resolver o enigma da configuração do lamento.

Ao mexer as peças,o jovem libera uma ponta de espinho que rasga sua mão causando-lhe muita dor.

O jovem tenta gritar por ajuda mas ninguém o escuta e ao tentar fugir é preso por grades acionadas por Voight através de um painel na parede. O jovem começa a se sentir sonolento até que correntes o prendem e enquanto ele grita seu anfitrião o oferece para Leviatã numa espécie de ritual.

Agora sim, seis anos depois somos introduzidos a Riley McKendry, seu irmão Matt, o parceiro dele Colin, o parceiro dela Trevor e sua amiga Nora que assim como todo adolescente de filmes de terror são loucos por sexo e drogas.

Depois das apresentações, Riley e Trevor vão a um galpão abandonado debaixo de um toró onde tentam abrir um cofre e ao conseguir retiram uma caixa de madeira e dentro dela uma configuração do lamento.

Logo depois, somos levados novamente a Colin e Matt que depois de ter relações ouvem um barulho de carro e Matt desce para averiguar e encontra Riley dando um esporro nela e a expulsa de casa.

Na rua da amargura, Riley vai até um parque onde se droga e tenta passar o tempo resolvendo a configuração do lamento. Aparentemente, ela não obtém sucesso, mas começa a ventar e ela ouve uma vós pertencente a nada menos que Pinhead.

Preocupado com a irmã irresponsável, Matt sai para procurá-la e a encontra desmaiada e ele deduz que seja efeito das drogas, levando-a a um banheiro comunitário conforme ela vai recuperando os sentidos.

Matt vê uma das pias verter sangue enquanto o cubo muda de configuração sozinho.

Ao ouvir os gritos de Matt, Riley acorda de uma vez e ao entrar no banheiro para averiguar ele já não estava mais lá e assim fica até a polícia levá-la para casa onde discute com Colin que não entende como o namorado simplesmente tenha desaparecido depois de usar um banheiro de rua.

Com a primeira luz do dia, Riley vai até a casa de Trevor buscar alento em seus braços e os dois iniciam uma transa que é interrompida quando uma alucinação acomete Riley.

Com a cabeça fresca, Riley mostra o cubo a Trevor e o convence a ajudá-la a investigar a procedência do objeto para que assim consiga uma pista do paradeiro de Matt.

Chegando a um prédio os dois se encontram com ninguém menos que Serena Menaker, a mulher que sabe-se lá como conseguiu o cubo para Voight que segundo ela, está desaparecido há seis anos. Serena analisa o cubo e diz que aquela não é a configuração final tal qual Voight atingiu, o que significa que o último a tentar resolver o quebra-cabeças, no caso Matt se foi assim como Voight..

Se negando a devolver o cubo, Serena gira uma das pontas e rasga sua mão soltando-o.

Riley e Trevor fazem o caminho de volta enquanto Serena que já estava bastante debilitada devido a um problema respiratório é levada para o hospital onde fica entubada.

Lá mesmo, Serena recebe a visita de um Cenobita que está lá por conta dela ter resolvido parte do enigma e sobretudo pelo rasgo na mão que aparentemente é a nova forma de entrar em contato com os residentes do Hellbound.

O cenobita persegue Serena dentro de uma das câmaras escuras do Hellbound até cercá-la com a ajuda de outro cenobita e juntos eles a prendem e a torturam obrigando-a a comer algo nojento.

Enquanto isso, Riley pesquisa sobre Roland Voight na internet e descobre que o cara estava envolvido em um escândalo envolvendo orgias e lavagem de dinheiro antes de desaparecer.

Depois de receber uma ligação de Colin, Riley tenta impedir Trevor de jogar o cubo fora por não aguentar mais a obsessão da amada que estava fora do controle.

Mais tarde, Riley leva o cubo até um lugar assinalado na pesquisa como sendo a mansão de Voight que está abandonada desde o seu desaparecimento.

Riley entra por uma janela que dá no hall central. Lá, ela começa a fuçar os botões de um painel que aciona vários mecanismos pela sala e na claraboia que tem o formato pitoresco do cubo. Depois de apertar botões a esmo, Riley abre o portão que dá acesso ao jardim, mas ela desvia seu caminho até o escritório onde ela encontra vários livros soltos e um deles contém ilustrações feitas a mão da configuração do lamento e dos cenobitas.

Logo, ela se põe a estudar tal livro até ouvir a vos de Matt a chamando e ao segui-lo o encontra tal como ela o deixou e ao abraçá-lo percebe ter caído em uma alucinação e o que ela abraçava era um boneco macabro.

Ao se recompor do susto percebe que Colin, Trevor e Nora estavam com ela, preocupados com seu destino eles a seguiram.

Trevor e Nora sobem para o piso de cima enquanto Colin discute com a cunhada irresponsável.

Riley revela as anotações a Colin e diz a ele que Matt é um dos escolhidos pelo cubo por ter alcançado a configuração final e que todos que consegue tal feito são levados para outra dimensão onde podem escolher a recompensa que quiserem, desde sexo, conhecimento, ressurreição, entre outros mas que para isso é preciso um sacrifício humano.

Separada dos demais, Nora é atacada com o cubo espetado em suas costas e ao ser encontrada pelos amigos ela diz ter visto um homem nas paredes.

Dadas as circunstâncias, geral resolve pegar Nora e lavá-la de lá imediatamente e no meio do caminho para a saída, a garota começa a alucinar com o encontro de dois cenobitas que a prendem e a torturam.

Nora começa a orar e é questionada pelo Pinhead que tira um de seus pregos e o empala na garganta da garota enquanto o outro cenobita parte seu corpo em dois.

Riley se culpa pela morte de Nora e resolve jogar o cubo fora como já deveria ter feito antes, mas a vos de Pinhead a interrompe tentando convencê-la a ceder ao cubo e seus magníficos prêmios em troca dos sacrifícios de Colin e Trevor.

Os dois a fazem voltar da alucinação para a realidade até que os cenobitas aparecem frente a eles dando início a uma perseguição.

Os três se separam e Trevor acaba ferido na confusão. Assim que eles voltam a se juntar, Riley tenta em vão resolver o quebra-cabeça do cubo, forçando o trio a voltar para a mansão para melhor tratar a hemorragia de Trevor.

Colin pede a Riley que pegue Trevor e fuja por que segundo ele, é a ele que os cenobitas querem.

Trevor alucina e encontra nada menos que Voight e a gente descobre que os dois já se conheciam. Voight estava fugindo do Hellbound tentando bolar uma forma de reverter o trato que ele fez com os cenobitas que o deixou preso a um tipo de dispositivo metálico empalado em sua barriga.

Riley tenta seguir com a resolução do cubo novamente até que Trevor volta a realidade e leva os amigos para área externa do hall central onde eles encontram Pinhead. Riley pede ao líder dos cenobitas que a leve no lugar de Colin e deixe Matt livre.

Sem acordo, os cenobitas pressionam a galera para que voltem ao hall e um deles persegue Riley até que ela grita para Trevor apertar um dos botões do painel que aciona várias grades de contenção prendendo seu algos.

Voight consegue voltar ao mundo real, pega o cubo e Riley realiza que o dono da mansão a manipulou através de Trevor para conseguir resolver o enigma para trazê-lo de volta do Hellbound.

De posse do cubo, Voigh tenta resolvê-lo novamente para fazer um novo trato com os cenobitas.

Riley grita para Colin fugir e ele perambula pelos corredores da mansão no meio do escuro.

Os cenobitas aparecem e a mansão é transportada para o labirinto do Hellbound e começam a perseguir Colin até conseguir acorrentá-lo. Colin grita e Riley seguindo os gritos chega até ele e implora aos cenobitas que parem de torturá-lo. 

Riley tenta negociar com os cenobitas e finca a ponta do cubo em Trevor até que finalmente Colin é libertado e Voight consegue se livrar do aparato empalado em sua barriga.

Aos poucos os ferimentos de Voight são curados, mas na mesma hora ele é atacado pelas correntes do Pinhead.

Trevor é presos a chicotes e Voight é suspenso até a claraboia.

Riley deixa Colin e vai até o hall onde encontra os cenobitas e a alma de Matt do outro lado chamando por ela.

Pinhead diz a Riley que ela escolheu a recompensa da vida e agora terá que viver com o fardo. Riley deixa o cubo no chão e leva Colin para fora tão logo os cenobitas voltam para sua dimensão e a dupla de volta ao mundo real.

Paralelo a isso, Voight acorda em processo de transformação de cenobita em uma câmara luminosa onde depois de Pinhead dizer que ele ganhou sua recompensa, que é o cubo de Leviatã sua transformação se completa.

Agora ele é um cenobita iluminado por completo.

E é assim com esse gancho que termina a nova adaptação de Hellraiser, cheio de pontos positivos e outros nem tanto assim. 

Minha principal reclamação está na escuridão excessiva de algumas cenas que dificultam o entendimento do que está se passando. Eu mesmo dei um duro para conseguir decifrar quem era quem, o que estava pegando e tal.

Outro ponto negativo é a falta de cenas de sexo, as poucas que tiveram foram suavizadas pela escuridão... outros tempos, né?

No mais, o resto está conforme o esperado: elenco decente, maquiagem primorosa, efeitos práticos bacanas, o body horror tá abaixo do nível Hellraiser, mas o que o filme oferece dá para encher a barriga e principalmente os olhos.

O enredo não é nada massante, mas poderiam ter enxugado pelo menos uns vinte a vinte e cinco minutos que dava para ter resumido tudo bem mastigadinho, mas beleza.

Vai por mim, super vale a pena assistir sem medo de ser feliz.


Trailer:



Nenhum comentário:

Postar um comentário