Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 1 de abril de 2023

As chamas do inferno / Don't go in the house (1979)

 


Os anos 70 realmente não tiveram limites quanto ao horror extremo, a intensão era chocar e chocar com gosto demonstrando toda a capacidade que os efeitos práticos da época podiam gerar.

Notoriamente inspirado nos pioneiros do terror slasher como O massacre da serra elétrica e Halloween e uma pitadinha de PsicoseAs chamas do inferno trouxe mais um típico protagonista perturbado e introspectivo que usa dos métodos mais violentos para torturar e exterminar mulheres depois de atraí-las para sua casa onde repousa o cadáver de sua até então mãe tóxica que lhe proporcionou uma infância dura e traumática.

O desenvolvimento não agrega muito além do protagonista colecionar vítimas, mante-las cativas e depois torturá-las até a morte, mas o desenrolar tem qualidade e uma boa atmosfera de terror e medo típica da época e olha que este filme não é um giallo, mas chega perto disso.

A coisa toda começa numa metalúrgica onde o tímido Donald Kohler, também conhecido como Donny presencia um acidente de rotina de colega que acaba se queimando e o mais pitoresco é que Donny não faz nada para ajudar apenas observando calmamente como se gostasse de ver a dor alheia.

Depois de levar uma bronca de seu superior por ter negligenciado ajuda ao colega, Donny é dispensado e no caminho de casa acaba ouvindo a vós de sua mãe através de seu subconsciente chamando-o para ir para casa.

Chegando lá, Donny tem um flashback de sua infância onde ele é castigado por sua mãe ao mesmo tempo que ele visualiza uma caixa de fósforos.

Ao subir para levar o jantar para a mãe, Donny a encontra sem vida em sua velha poltrona e depois de digerir a situação, o rapaz tem outro ataque de esquizofrenia e ouve novamente a vós de sua mãe dizendo que agora ele é livre.

No mesmo instante, Donny vai até a sala e liga seu rádio em alto e bom som iniciando uma comemoração. Logo depois, a vós de sua cabeça o faz voltar para o quarto da mãe lembrando-o que a velha disse a ele certa vez que o fogo purifica e que agora é a vez da senhorinha ser purificada o que o faz recordar que quando era criança a mãe queimava seu braço como forma de purificá-lo do mal sempre que ele se comportava mal.

Mais tarde, Bobby Tuttle, colega da metalúrgica convida Donny para tomar um café mas ele se recusa alegando ter coisas para fazer.

Saindo de casa a noite, Donny houve a vós dizer que agora ele pode ter todas que ele quiser, afinal ele é o mestre agora e rapidamente ele dá uma passada na loja de armas onde vislumbra um arsenal e um macacão a prova de fogo.

Logo depois, Donny passa numa floricultura onde compra um arranjo para sua mãe alegando a gerente que a velha está doente.

Na saída, Donny oferece carona a florista que atende pelo nome de Khaty Jordan assim que esta começa a fechar a floricultura depois de ter que suportar o deboche de um trio de vagabundos.

No caminho, Donny faz uma parada em sua casa e convida Khaty para entrar rapidamente para cumprimentar sua mãe antes de levá-la para a sua casa. Donny inventa que sua mãe está doente e ainda simula uma ligação para o médico deixando Khaty impaciente.

Khtay pede para Donny emprestar o telefone para ela pedir um táxi e na primeira distração, o rapaz acerta a cabeça da garota com uma decoração nocauteando-a.

Assim que recupera os sentidos, Khaty se descobre pelada e pendurada pelos braços em um quartinho onde ela grita por socorro em vão, pois as paredes são acusticamente isoladas.

Donny aparece trajando o macacão anti-chamas e começa a despejar gasolina sobre Khaty fechando o serviço com um ataque de maçarico transformando a prisoneira em churrasco.

Na metalúrgica, o chefe de Donny pede a Bobby Tuttle para visitar o rapaz para dar um ultimato aviando que se ele continuar faltando ao trabalho como tem feito naquela semana toda, será despedido.

Enquanto isso, Donny sai de casa e se aproveita de outra jovem que está com o carro enguiçado para aplicar um golpe seguindo o mesmo modus operandi.

Mais tarde, Donny passa por uma loja de conveniência onde sonda uma nova possível vítima mas só faz é assustá-la.

Bobby liga para Donny para transmitir o aviso do chefe e o rapaz acaba vendo o vulto de uma de suas vítimas e depois de desligar ouve a vós de sua mãe menosprezando-o. Não bastasse isso, ele ouve as risadas de suas vítimas e vai tirar satisfação revelando que ele mantem seus corpos carbonizados sentados em poltronas e usando roupas casuais como se fossem visitantes.

Um tempo depois, Donny adormece ouvindo música alta e acaba tendo um pesadelo com suas vítimas saindo do túmulo para atacá-lo.

Depois de se levantar, Donny vai até o quarto ver a mãe cujo corpo já está em estado avançado de putrefação deitada em sua cama na maior naturalidade. Na sequencia, Donny vai até a cozinha tomar água e a assombração de sua mãe o persegue psicologicamente.

Horas mais tarde, Donny vai á igreja onde vislumbra o fogo das velas e logo em seguida se encontra com o padre Gerritty e depois de debater sobre sua crença no diabo, Donny mostra ao sacerdote suas cicatrizes de queimadura provenientes dos castigos que a mãe impunha na infância.

O padre aconselha Donny a perdoar sua mãe e lhe dá um frasco de água benta que o rapaz derrama sobre o cadáver da velha quando chega em casa.

De manhã, Donny liga para Bobby para convidá-lo para um programa e o rapaz sugere ao piromaníaco ir a casa das primas (o que no caso de Bobby seria pular a cerca) e mesmo com um pé atrás Donny acaba aceitando ir.

Donny vai a uma alfaiataria para comprar uma roupa nova para a ocasião especial.

Chegando a noite, Donny encontra Bobby na boate que lhe apresenta Farah a acompanhante do tímido metalúrgico que tenta investir, porém o rapaz é lento e acaba momentaneamente perdendo a garota para a concorrência.

Depois de uma diversão rápida com outro homem, Farah retorna até Donny e o tira para dançar. Por um instante, Donny se lembra dos castigos que sofria da mãe e acaba socando uma vela no rosto de Farah que se queima seriamente.

Anthony, irmão de Farah que estava até então na casa das primas é avisado sobre o ocorrido e corre até Donny quebrando-o na porrada bem no meio do estacionamento.

Donny consegue se livrar do agressor e foge em seu carro. Anthony resolve levar Farah para o hospital e deixa com Bobby uma ameaça de morte direta á Donny.

Depois de esquizofrenizar novamente, Donny dá carona as jovens Suzanne e Ruth que também estavam saindo da farra. O rapaz se aproveita da mente fraca das meninas e as convida para uma festinha particular em sua casa.

Paralelamente, Bobby dirige até a igreja e confidencia ao padre Gerritty a situação deplorável de Donny e pede ao sacerdote que o ajude.

Na casa de Donny, Ruth acaba encontrando um corredor estreito que a leva até a sala com os corpos das outras garotas e antes que ela pudesse gritar, Donny a agarra por trás.

Bobby e o padre chegam a casa de Donny arrombando a porta já que o rapaz não responde. Logo, ambos ouvem os gritos de Ruth vindo do quartinho onde ela já estava pendurada e junto de Suzanne que também fora capturada.

Chegando ao quartinho, Bobby tira as garotas de lá com a ajuda do padre que depois disso fica para trás para procurar a senhora Kohler, mas só encontra Donny com o macacão anti-chamas que chama o sacerdote de mentiroso e o ataca com o maçarico.

Logo depois, Donny vai até a sala dos corpos brigar com a mãe e as assombrações dela e das garotas o perseguem.

Donny queima a mãe junto com a casa toda. Bobby tenta ajudá-lo, mas não consegue localiza-lo.

Perto de lá, um menino chamado Michael ouve o noticiário falando sobre o incêndio na casa dos Kohler até que sua mãe aparece, bate nele e pragueja que o filho é uma cria perdida tal como Kohler fazia com o menino Donny. 

Depois que Michael é deixado de lado ele se revela esquizofrênico, pois também ouve vozes tal como Donny. Isso nunca vai acabar...

Esta obra merecia mais reconhecimento, mas infelizmente faz parte do hall das pérolas esquecidas das quais só os garimpeiros mais ferrenhos encontram de vez em quando.

A obra desfrutou do melhor que os efeitos práticos podiam proporcionar na época. Hoje o filme já apresenta sinais de mau envelhecimento, mas ainda é um ótimo entretenimento que entrega um trabalho satisfatório e um antagonista memorável.


Trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário