Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 29 de abril de 2023

Hellraiser 3: Inferno na Terra / Hellraiser III: Hell on Earth (1992)

 



A saga do Pinhead e seus cenobitas estava longe e acabar. Com o sucesso da primeira sequência e o gancho costumeiro no final da parte 2 estava mais do que certo que a história ia seguir em frente.

No entanto desta vez, Ashley Lawrence deixou o protagonismo de lado, mas ainda sim fez uma rápida aparição de forma indireta para manter Kirsty Cotton viva na história.

Pouco tempo se passou desde a última peleja entre Pinhead e sua eterna rival Kirsty no qual o líder dos cenobitas perdeu seus poderes e seu exército, além de ser aprisionado numa escultura e esta foi vendida.

O inicio do filme segue exatamente daí: a estátua contendo a essência de Pinhead aprisionada é vendida e desta vez nós conhecemos seu comprador que é o jovem órfão J. D. Monroe, herdeiro de uma grande fortuna e um excêntrico colecionador de artefatos bizarros.

A história do hospital psiquiátrico onde Kirsty esteve internada na sequencia anterior vai parar nas mãos da repórter Joanne "Joey" Summerskill que indo ao local cobrir uma matéria acaba presenciando uma experiência no qual um paciente acordado é feito em pedaços por correntes negras com ganchos.

Depois de ter seu testemunho desacreditado por um colega de trabalho, Joey vai até uma boate barra pesada procurar uma garota chamada Terri que dizem ter testemunhado uma experiência semelhante ao que a repórter viu no hospital.

Quem atende no entanto é J. D. que curiosamente é proprietário da boate e se nega a ceder informações sobre sua cliente.

Mais tarde, Joey tem um sonho estranho em um cenário análogo a uma guerra e acaba acordando com uma ligação de Terri que resolve falar tudo o que sabe e as duas marcam um encontro.

Terri se mostra interessada no sonho recente que Joey teve e que tem ligação com seu passado pois o pai da repórter morreu servindo ás forças armadas dos Estados Unidos em uma guerra quando ela era muito nova.

A garota ainda mostra um cubo da configuração do lamento e dá detalhes sobre as experiências revelando que as correntes negras vieram de alguma dimensão proveniente do artefato.

Paralelo a isso, J. D. observa fascinado sua escultura do Pinhead e ao ser mordido por um rato, seu sangue entra em contato com o artefato despertando a cabeça do líder dos cenobitas.

Terri amanhece no apartamento de Joey e menciona a estátua de Pinhead. Juntas, as garotas vão ao antiquário de onde J. D. adquiriu o artefato porém o local está fechado pois o proprietário está de férias.

A garota explica á Joey que o artefato foi adquirido por J. D que é seu namorado.

Neste momento, J. D. joga uma cantada barata de Don Juan em uma loira e imediatamente a leva para um quartinho adjacente á boate onde transa loucamente com ela.

Joey e Terri acabam discutindo, pois a garota acredita que a repórter já conseguiu dela tudo o que queria e a deixa falando sozinha.

Depois do coito, J. D. mostra seu caráter sujo e despreza a loira mandando-a ir embora depois de lhe dar algum dinheiro e de alegar que ele transa com quem ele quiser.

A sinistra estátua de Pinhead que estava desperta lança suas correntes ficando os ganchos sobre a pele da garota e esta é chupada ficando só em carne viva entrando em desespero. Na sequencia, o líder dos cenobitas abduz a garota para dentro da estátua e a cabeça dela aparece talhada junto ao artefato e isto faz com que Pinhead evolua um nível.

Perplexo, J. D. tenta eliminar a figura medonha a tiros que são inúteis e sem escolha ele aceita fazer um pacto com Pinhead para que este recupere seus poderes e seu corpo.

Paralelo a isso, Joey consegue uma fita de VHS contendo um depoimento de Kirsty Cotton que revela vários fatos sobre o cubo deixando a repórter ainda mais empenhada em descobrir o que está acontecendo.

Terri recebe uma ligação de J. D. que a convida para ir ao seu cafofo, porém sabendo dos antecedentes do cafajeste ela se recusa em prantos. A garota no entanto tem um fraco pelo playboy e vai vê-lo. J. D. aproveita para passar uma cantada barata no intuito de fazer da garota a próxima vítima de Pinhead.

Depois de ter outro sonho com a guerra, Joey acorda com a tevê ligada e sintonizada em uma imagem da versão humana do Pinhead implorando para ela ajudá-lo.

J. D. tenta levar Terri á desgraça mas acaba levando um soco. Pinhead então, impede a garota de fugir e a manipula convencendo-a de se vingar do namorado e esta faz com que ele seja abduzido pelos ganchos do líder dos cenobitas que finalmente emerge em sua forma original mais poderoso do que nunca.

Ainda em seu apartamento, Joey encontra um rádio antigo e uma vos advinda do objeto pede que ela vá até a janela. Lá, ela encontra a versão humana do Pinhead trajando a farda das forças armadas com a configuração do lamento em mãos e na sequencia, ela é transportada ao campo de guerra frente a uma pilha de corpos no maior silêncio.

A versão humana do Pinhead se apresenta como capitão Elliot Spencer e ele relata sua experiência com o cubo desde os primeiros momentos de prazer proporcionado pelo artefato até sua conversão em Pinhead. Ele ainda diz que Kirsty libertou sua alma, porém esta se dividiu em duas: sua essência benigna que lá está e sua parte maligna que foi aprisionada na estátua de J. D.

Elliot pede a Joey que use a configuração do lamento original para por fim ao Pinhead de uma vez.

Neste instante, Pinhead dá uma amostra de seus poderes amplificados proporcionando uma verdadeira chacina na boate que rapidamente é noticiada pela tevê.

Sabendo do ocorrido, Joey contata seu parceiro e cameraman Doc pedindo para ele a encontrar na boate para cobrir a chacina, porém na hora os dois se desencontram.

Chegando a boate, Joey encontra uma pilha de corpos barbarizados em meio a um silêncio ensurdecedor e para sua infelicidade, um dos cadáveres é o de Doc que havia chegado antes.

Finalmente Joey e Pinhead se encontram cara a cara e a repórter ameaça manda-lo para o inferno.

O líder dos cenobitas tenta tirar o cubo que Joey adquiriu com Terri, mas a repórter consegue correr sendo atingida por tudo a sua volta.

No meio do caminho, Joey encontra Doc que agora se converteu em um cenobita e este a culpa pelo que ele se tornou e a persegue junto dos novos cenobitas, entre eles Terri e J. D.

Joey chega á uma igreja onde Pinhead a encontra junto de um padre que o enfrenta.

Em tom de deboche, o líder dos cenobitas fura ambas as mãos e se coloca em posição de crucificação. Logo depois, ele retira um pedaço de estigma e dá para o padre comer sem se dar conta que Joey deu o pinote ao mesmo tempo que configura o cubo numa tentativa de resolver o enigma.

No caminho, Joey encontra Terri e J. D. convertidos que iniciam um ataque. Joey no entanto consegue ativar uma configuração do cubo que abre uma fenda que abduz a dupla para o Hellbound.

Logo depois, a repórter é teletransportada até uma clareira onde ela encontra emocionada o fantasma do pai que lhe pede a configuração do lamento. Este na verdade é Pinhead que desde o inicio a estava manipulando para que ela o leva-se para seu sonho até a outra metade de sua alma.

Neste momento, aparece Elliot que diz que vai levar o líder dos cenobitas com ele para o inferno.

Joey é presa e amordaçada enquanto Pinhead tenta persuadir Elliot que cede e se funde com o líder dos cenobitas se tornando supremo mais uma vez.

Aproveitando a oportunidade, Joey se solta, pega o cubo transfigurado numa lança e a enterra no peito de Pinhead que é abduzido para o Hellbound.

Em paz, Joey enterra o cubo no cimento fresco de uma obra  que num futuro muito distante se tornaria uma espécie de museu, ou um centro de adoração ao cubo...

Esta sequencia é rechaçada por muitos fãs da obra como sendo o principio da queda da franquia, mas eu considero este capítulo como sendo necessário, bem produzido e que fechou a saga da Kirsty com chave de ouro.

A violência gráfica, o gore dos efeitos práticos estão no talo. Os efeitos especiais também estão além do esperado para a época. Não tem como dizer que Inferno na terra não tem qualidade pois não é verdade. No quesito produção e direção o filme está muito bem servido, afinal esta obra é uma das poucas da franquia com a assinatura de Clive Barker.

O roteiro não é perfeito, eu concordo, mas também não é fraco, tem caráter e é palpável. Claro que no final deu uma perdida e tornou a contraparte do antagonista inútil e sem sentido. Mas isso é o de menos, o que veio a seguir é que não tem salvação...


Trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário