Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 22 de abril de 2023

Max: Fidelidade Assassina / Man's best friend (1993)

 


Os filmes de ataque animal me encantam com seus enredos cheios suspense e gore, mas este em especial além de ter tudo isso já citado ainda tem uma carga nostálgica (ainda que eu só o tenha assistido pela primeira vez recentemente) e uma cara escrachada de clássico da Sessão da tarde trazendo tudo que caracteriza uma atração do horário: um animal fora do comum, crianças se metendo em enrascadas de forma hilaria, reviravoltas e tudo mais.

O melhor amigo do homem nesta obra acabou não tendo tanto destaque no mundo do terror apesar do enredo criativo e deveras fluído que casa com a ficção científica de forma impecável trazendo uma história cheia de suspense e apreensão.

A concepção do antagonista começa com uma experiência genética ao qual ele foi exposto e que acaba vazando na mídia ocasionando uma corrida contra o tempo pela sobrevivência uma vez que o canino desperta seu lado assassino se tornando uma máquina de matar incontrolável.

A coisa toda acontece quando Lori Tanner, repórter da emissora KCGB consegue com Judy Sanders, funcionária do instituto de pesquisas genéticas Emax uma entrevista exclusiva relatando maus tratos aos animais que servem de cobaia.

Depois de acertar os termos para a entrevista, Judy vai até a sala das jaulas do laboratório onde os animais se agitam e um em especial que fica oculto aos nossos olhos a ataca destroçando-a ferozmente.

No cair da noite, Lori e sua assistente e operadora de câmera Annie entram escondidas na Emax onde captam imagens dos animais afetados e mutilados pelas experiências.

Indo ainda mais longe, Lori e Annie adentram uma antessala de experiências especiais onde encontram um cachorro de porte grande enjaulado com o nome de Max e que aparenta ser dócil.

Sem que as garotas se deem conta, o cientista responsável pelas experiências com animais, o doutor Jarret se aproxima das dependências do laboratório até que Max surta e Lori e sua parceira dão de cara com o segurança que é interceptado pelo cachorro que arremessa tambores sobre ele atrasando-o.

Enquanto Lori e Annie fogem, Max cerca Jarret e depois de intimida-lo, foge e se infiltra no carro da repórter enquanto o cientista aciona a polícia e exige que eles recuperem seu projeto especial que vale um milhão de dólares.

Depois da fuga, Lori e Anne resolvem o que vão fazer com Max entrando em um acordo para coloca-lo em adoção. Na sequencia, enquanto saem de um mercado as garotas são atacadas por um ladrão até que Max pula do carro e o persegue até um beco salvando o dia.

Chegando em casa, Lori alimenta Max e começa a se apegar a ele tentando convencer Perry, seu namorado insuportável a ficar com o mascote não bastasse o papagaio boca suja que eles já tem e que chateia Perry. Max acaba ficando com a condição de dormir no quintal.

Na hora de dormir, o casal resolve dar uma trepada mas os latidos incessantes de Max acabam com o clima e Lori resolve descer para ver o que está acontecendo e o cachorro aproveita para fazer papel de fofo para conseguir ficar dentro de casa.

Depois de deixar Max na cozinha, Lori volta para o quarto e tenta um novo coito com Perry, mas o cachorro volta a latir atrás da porta e logo depois invade o quarto e só não mata o namorado insuportável de Lori por que ela detém o animal.

De manhã, Jarret segue sem sucesso em sua busca por Max e revela ao detetive Kovacs e seus homens que o seu cachorro está sob efeito de uma droga neuro-prática e se não for controlado com outra dose o quanto antes acabará se tornando uma arma letal.

Na vizinhança, o menino que entrega jornais encana com Max que sem paciência crava as presas na bicicleta do entregador e só não o ataca por que Lori o chama para comer.

Na sequencia, chega o menino Rudy, vizinho folgado e cheio de liberdades de Tory que tem acesso liberado a geladeira e de quebra ainda ensina os palavrões ao papagaio da casa.

Rudy conhece e logo se apaixona por Max e aproveita para levá-lo para dar uma volta e no caminho até sua casa apresenta ao cachorro sua mascote canina Heide que é intimidada.

Paralelo a isso, Kovacs recebe uma informação sobre uma funcionária da Emax que foi dada como desaparecida, ninguém menos que Judy Sanders. Guiado por Jarret, Kovacs e seu parceiro Bendetti vão até o laboratório e ficam a par do projeto ao qual Max faz parte e que consiste em potencializar os cinco sentidos e os atributos de velocidade, força e inteligência do animal.

Rudy e seu amigo Chet resolvem jogar Max pra cima do gato de uma das vizinhas de nome Barclay e o cachorro persegue o bichano até uma árvore que ele escala com facilidade e simplesmente engole o coitado. Pasmos, os meninos fogem sem nenhuma intenção de se responsabilizar pelo ato.

Enquanto isso, Perry tenta um novo coito com Lori que não se concretiza pois ambos precisam ir trabalhar.

Um tempo depois, a caminho do trabalho, Perry é intimidado por um pastor alemão em outro veículo e quase bate seu carro.

Lori deixa Max cuidando da casa, mas o cachorro foge até a casa de Rudy onde espera o pai e o menino saírem e entra aproveitando para cortejar Heide que é tímida.

Procurando por seu gato, a senhora Barclay ouve um uivo bem alto de cachorro vindo da casa de Rudy (é Heidi coitando com Max).

Ao levar seu carro até a oficina, Perry descobre uma peça destruída e desconfia de Max ameaçando matá-lo.

Neste mesmo instante, Kovacs e Jarret recebem uma denúncia de um corpo encontrado atrás do mercado: é o ladrão que tentou roubar Lori e que Max intimidou. Ao examinar o cadáver, Jarret responsabiliza a polícia e diz que a droga está começando a perder efeito.

Ao voltar para casa, Max intimida o carteiro que borrifa spray de pimenta em seus olhos. Furioso, Max o persegue até faze-lo cair por trás de uma cerca. Logo depois, o animal crava suas presas no pescoço  do funcionário dos correios.

Jarret vai até a KCGB procurar Lori depois de receber uma mensagem sigilosa, porém a repórter se nega a recebe-lo e faz o segurança apresentar a saída ao cientista.

Max vê Perry chegar e esconde o corpo do carteiro enterrando-o em uma caixa de areia.

Perry oferece um pedaço de bife envenenado para Max, porém seu faro super apurado identifica a substância e ele solta um rosnado expulsando o desgraçado. Logo depois, Max despacha o papagaio e se livra do bife jogando-o na privada.

Covacs recebe um relatório revelando que antes de fundar a Emax, Jarret fazia experimentos ilegais com animais, porém seus financiadores pularam fora do barco ao saber de toda a verdade.

Paralelamente, Jarret coloca um segurança da KCGB para dormir com tranquilizante e usa sua credencial para ter acesso ao local.

Ao chegar a sala dos arquivos, Jarret encontra a reportagem em vídeo da denuncia de Lori á Emax.

Lori por sua vez, consegue um novo lar para Max em um ferro velho. Depois que Lori vai embora, Max tem uma crise de latidos e o dono do local o desmaia com um golpe de pá, porém o sono do animal é leve e ele volta a latir.

Perry liga para Lori acusando Max de tentar matá-lo e ela diz que já tirou o cachorro de casa.

O dono do ferro velho perde a paciência com Max enquanto fazia solda e ataca o animal queimando sua cara com o maçarico depois de ser derrubado e mesmo assim, Max o ataca mortalmente.

Kovacs vai até o Emax tentar conseguir informações sobre Jarret tomando-o como suspeito número um do desaparecimento de Judy Sanders que ele desconfia estar morta.

Jarret enquanto isso, faz Annie refém e exige Max de volta.

O agora deformado Max, foge do ferro velho ao mesmo tempo em que Lori recebe de Perry um novo cachorrinho com o nome de Spike que é um filhote curioso que adora brincar com tomadas. Esta é a forma de Perry pedir desculpas a namorada por desconfiar de Max.

Max chega ao seu antigo lar e o invade pela janela enquanto Rudy se encanta com Spike e fila uma bóia.

Aproveitando que Perry está só no quarto, Max invade e o ataca sendo abafado pelo barulho do liquidificador que impede Lori de ouvir os gritos do namorado. Max ainda urina sobre Perry expelindo ácido o que finalmente chama a atenção de Lori.

Max ataca Rudy, mas foge com a chegada da polícia que dispara sobre ele.

Covacs e seus homens perseguem Max e colocam dois funcionários da carrocinha sobre alerta.

As viaturas cercam Max, mas o animal pula sobre elas dando uma amostra de sua força e resistência e se esconde em uma garagem onde os rapazes da carrocinha o cercam e aparecendo camuflado com as bagunças do local, o cachorro intimida a dupla que foge.

A polícia encerra as buscas e Kovacs ameaça prender Lori se ela deixar sua casa para procurar Max.

Kovacs fica sozinho na casa até que ouve uma movimentação suspeita vinda do quintal. Ao sair para investigar, encontra o corpo do carteiro enterrado e no mesmo instante é atacado por Max.

Lori ouve os gritos e ao sair para averiguar, encontra Benneti sem vida na viatura e é abduzida por Jarret. Max não deixa barato e se lança na frente do carro do cientista e o morde fazendo o veículo perder o controle e capotar.

Felizmente, Lori não se fere e consegue sair do carro com Spike e Jarret tenta impedi-la sem sucesso perdendo-a de vista assim que ela invade a Emax com Max em seu encalço.

Lori tenta barrar a entrada de Max á sala das jaulas, mas o cachorro consegue se sobressair e inicia um pique-pega.

Armada com um bisturi, Lori tenta apelar para o lado dócil de Max e acaricia o animal.

Jarret invade a sala armado com uma espingarda sendo atacado por Max que leva um tiro certeiro. O cientista por outro lado, cai sobre uma jaula eletrificada e Spike aciona um interruptor liberando a carga da jaula que mata Jarret eletrificado.

Lori se arrasta até Max que agoniza, não resiste aos ferimentos e morre.

Meses depois, Rudy apresenta a Lori os filhotes que Heide teve a pouco e um deles é uma cópia exata de Max...

Este gancho no entanto não garantiu uma sequencia, o que é uma pena por que teria dado muito certo.

Apesar de todas as qualidades, o filme também não é perfeito já que em determinados momentos acabou sucumbindo a crescente dos efeitos especiais a la Steven Spielberg inserindo-os em momentos pontuais que podem até ter impressionado na época, mas que hoje envelheceu muito mal.

Tirando isso, o adestramento de Max foi muito eficaz, pois ele conseguiu passar toda a carga dramática e terrorífica ao longa metragem de forma impecável. Outro ponto positivo é a maquiagem do Max deformado que convenceu bastante.

A história conseguiu ser bem palpável não fugindo da realidade apesar de escrachar todo aquele absurdo tecnológico e entregou um resultado satisfatório. É uma pena não ter recebido todo o reconhecimento que merece, pois foi sim um filme notável, nada mais.


Trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário