Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 8 de abril de 2023

A Fortaleza: Sequestrados / Fortress (1985)

 


Este é um clássico da Sessão da tarde que passava normalmente nos anos 90 na maior normalidade já que os sensores de classificação indicativa praticamente não existiam e tudo era permitido para o nosso deleite (bons tempos).

O filme foi inspirado em um caso real que ocorreu na comunidade rural australiana de Faraday em 1972 que ao contrário do filme, terminou com a prisão dos dois principais sequestradores, sendo que um deles depois de escapar da prisão repetiu o feito em outra escola.

E se engana quem pensa que o crime de Faraday foi um caso isolado pensado na aleatoriedade, ao contrário de muitos crimes semelhantes que inspiram outros posteriores. Os sequestradores de Faraday se inspiraram numa cena do filme Perseguidor implacável de 1971 onde um ônibus contendo crianças alunas do ensino fundamental é feito como refém pelo assassino lunático Scorpion.

O enredo de 1985 (ano que eu nasci inclusive) se inicia com a professora do ensino fundamental Sally Jones acompanhando alguns de seus alunos até a escola, onde ela dá aula para uma mesma turma de crianças de idades variadas.

A aula transcorre com a tranquilidade costumeira até que uma das crianças diz ter visto do lado de fora três figuras inusitadas, três homens usando máscaras: um de pato, um de gato e um de Papai Noel.

Esses homens são bandidos e estão armados e furiosos. Sem perda de tempo eles invadem a escola anunciando o sequestro e exigindo que Sally e as crianças os acompanhem como seus reféns.

Todos são mal acomodados em um furgão e rapidamente pegam estrada pela terra batida que dá em um bosque onde depois de um bom tempo rodando, as crianças imploram para fazerem uma parada para atender ao chamado da natureza.

Sally fiscaliza as crianças e pede aos cochichos ao menino Tommy que saia na surdina e busque ajuda.

Os bandidos logo dão por falta de uma das crianças e logo param o carro ameaçando matar geral se Tommy não voltar. Sally desesperadamente chama por Tommy e o leva de volta ao furgão que segue mais algum tempo até parar numa encosta íngreme onde todos seguem a pé.

Não demora muito e o grupo chega á uma gruta onde os bandidos ordenam á Sally e as crianças que entrem e quando todos estão dentro do local, os malfeitores cerram a entrada com uma pedra.

Agora abandonadas, Sally e as crianças racionam o lanche e improvisam uma fogueira graças a Derrick, o valentão da turma que trouxe uma caixa de fósforos.

Depois de um tempo, Sally leva Sid, um dos meninos mais velhos consigo para ajudar a encontrar uma saída alternativa usando latinhas como lamparinas.

Minutos depois de andarem pela gruta marcando as paredes para não se perderem do grupo, Sally e Sid encontram um lençol freático onde a professora segue a nado para verificar até onde leva e qual a profundidade.

Ao chegar do outro lado de uma coluna que só dá para cruzar submergindo, Sally encontra a saída e volta em questão de dois tempos para avisar ao aluno sobre as boas novas.

Fazendo o caminho de volta, a professora chega e avisa ás crianças rapidamente sobre a saída que ela encontrou e geral ruma até o lençol e lá todos começam a tirar as roupas para seguir a nado.

A professora inicia guiando os mais novos seguindo com aqueles que não sabem nadar, enquanto os mais velhos conduziam os coleguinhas para não perder tempo e a travessia vira uma questão de teste de fôlego.

Depois da exaustiva travessia, a turma chega ao lado de fora da gruta e aproveitam para comer mais um pouco enquanto se secam. Sally aproveita a parada, segue um pouco a frente e tenta fazer o reconhecimento do local até encontrar algumas cabanas logo ali perto.

Ao chegar em uma das casas, Sally tenta pedir ajuda a uma velhinha, mas para o infortúnio de geral os bandidos estão justamente lá fazendo a dona da casa e o marido como reféns.

Todos são obrigados a entrar e para mostrar que os mascarados não estão brincando, um deles executa o marido da senhorinha e o outro leva as crianças até o seleiro da casa onde são trancadas. Logo depois, os bandidos matam a velhinha.

Mais tarde, as crianças fazem uma fogueira e começam a cantar chamando a atenção do bandido da máscara de gato que é convidado a se sentar junto para se aquecer.

Enquanto Sally distrai o bandido, Sid e Derrick o acertam na cabeça, mas na confusão a arma do cara de pato dispara acertando Tommy.

Sem tempo a perder, Sally acolhe o menino ferido e todos seguem bosque a dentro com algum suprimento pego na casa além de uma arma.

No meio do caminho, geral para para usar a casinha e quase perdem a caçula Sue de vista.

Logo depois, as crianças seguem a fuga até que o menino Richard, um dos mais novos, cai num buraco e machuca a perna forçando geral a e esconder na gruta.

Como está tarde para seguir a estrada e o bosque fica perigoso tarde da noite, Sally resolve que é hora de dormir para recuperar as energias e seguir pela manhã.

Sally e Derrick ficam de vigia alterando de tempo em tempo até amanhecer. Sally que ficou de vigia por último vê a máscara de Papai Noel não muito longe e atira, porém aquilo era só uma armadilha do bandido que deixou seu disfarce preso a uma árvore. 

Ao longe, o bandido debocha da professora e as crianças se rebelam ameaçando pegar os sequestradores na porrada sincera.

As crianças, auxiladas por Sally, usam tudo o que a natureza oferece e improvisam lanças, fazem armadilhas e se cobrem de camuflagem no maior estilo Rambo (inspiração?).

Um tempo depois, Sally dá por falta de Narelle, a mais velha das meninas que está embrenhada no mato tentando se esconder de um dos bandidos que ameaça a professora e depois a persegue sabendo que ela já está por perto.

Astuta, Sally atrai o bandido até uma das armadilhas, mas o desgraçado escapa por muito pouco.

Percebendo o perigo, os meninos usam um bastão como alavanca e iniciam um deslizamento de pedras que salva Sally de ser pega pelo pé pelo malfeitor que termina empalado numa cama de estacas.

O outro bandido encontra o corpo sem vida do parceiro e corre feito louco para dentro da gruta onde é derrubado pelas crianças que o lincham até a morte.

Uma transição de dias se passa e Sally e as crianças estão de volta a civilização sob a companhia do  sargento Michell que interroga brevemente a professora que não dá detalhes muito óbvios sobre como os bandidos foram mortos apesar do oficial da polícia desconfiar que tem dedo da turminha no meio.

Logo depois, Tommy dá um breve susto na turma com a máscara de Papai Noel que ele guardou como troféu. Sally dispensa a turma da aula e fim de filme.

O longa soube ser carismático e emersivo passando a atmosfera perfeita de um sequestro. Cheio de suspense e de momentos frenéticos chega a surpreender tanta qualidade se tratando de um filme inspirado numa história real.

Claro que muita coisa deve ter sido alterada comparado ao que aconteceu de fato naquele fatídico 1971 para conseguir atrair o público e de fato conseguiram.

No mais, o filme é 8 de 10 não chegando a ser um sucesso absurdo de bilheteria, mas que também não desaponta entregando como resultado final um blockbuster satisfatório e memorável que por muito tempo foi obrigatório nas tardes da rede Globo e que hoje faz uma bela falta.

Não sei se o filme chegou a ganhar algum lançamento especial em mídia física com todos os mimos que ele merece, mas que merece, ah, merece. Também não consta em nenhum catálogo de nenhum serviço de streaming, pelo menos não dos grandes e oficiais, mas nos não oficiais e sobretudo no Youtube é facilmente encontrado e com dublagem clássica ainda por cima.


Trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário