Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 6 de maio de 2023

A Casa de Vidro / The Glass House (2001)

 


Esta semana eu resolvi viajar na nostalgia aproveitando uma vasta gama de filmes interessantes que ganharam as páginas dos melhores serviços de streaming e mesmo no Youtube. Longa metragens que embalaram minha infância e adolescência na época áurea da tevê aberta, quando tudo o que dava para assistir ou estavam nas telinhas ou nas locadoras.

Um deste clássicos é um suspense muito competente e bem montado, com um roteiro criativo e ótimas atuações que me fizeram elevar a adrenalina ao limite a medida que o plot foi se desenrolando e os segredos vieram a tona trazendo um clima de paranoia , perseguição e incertezas a cerca da protagonista.

A trama se desenrola a partir do momento que um casal de irmãos menores de idade perdem os pais num acidente de carro e se tornam parte da família Glass, um casal que a primeira vista parecem ser afáveis e de confiança, mas que no decorrer da história seus verdadeiros caráteres e suas intenções vem a tona trazendo um grande segredo consigo.

Tudo começa com Ruby Baker e suas amigas em uma típica fugidinha noturna no cinema onde assistem a um filme slasher clichezento que vira motivo para um debate no dia seguinte na escola, onde as meninas se gabam de não terem sido pegas pelos pais já que eles acreditavam que suas filhas estavam em outro lugar e em segurança.

A noite, enquanto David e Grace, pais de Ruby e seu irmão caçula Rhett saem para jantar fora, a garota sai outra vez para mais uma farra de jovens sendo deixada horas mais tarde na porta de sua casa onde vê algumas viaturas e policiais se comunicando pela rádio.

Ao entrar em casa, a policia se lamenta e informa a garota que seus pais sofreram um acidente fatal de carro e ela tem um mal estar desmaiando.

Na manhã seguinte, Ruby, Rhett e as amigas celebram o sepultamento do casal Baker sob uma forte comoção. Na saída, Ruby encontra Jack, seu tio afastado que mora em outro estado que oferece seu total apoio neste momento difícil, porém não seu amparo legal por conta da distância e de sua falta de contato, o que de fato a garota concorda não dando confiança ao familiar.

Chegando em casa, Ruby encontra com o doutor Begleiter, advogado de seus pais que se prontifica a cuidar dos assuntos legais e profissionais de David até a garota atingir a maioridade.

A custódia de Ruby e Rhett acaba recaindo ao casal Erin e Terrence Glass, amigos de David e Grace que levam as crianças para viver em Malibu em uma luxuosa mansão no alto de uma colina junto ao mar.

Chegando lá, os Baker são apresentado a um único quarto onde os dois ficarão provisoriamente e a empregada Vicky. A noite, como Ruby não tem privacidade, acaba tendo que trocar de roupa do lado de fora onde se sente vigiada.

Na manhã seguinte, as crianças são levadas para sua nova escola onde Ruby se sente um peixinho fora d'água como toda boa novata que se preze.

A noite, enquanto vê tevê, Ruby conversa ao celular com sua amiga Zoe e na sequência, Erin chama a garota para ajudar a desembalar as compras para o jantar e a tutora aproveita para debater sobre a conduta de sua protegida na escola.

Mais tarde, Ruby resolve nadar na piscina e leva um susto com Terrence que ainda não se habituou com a nova rotina e com seus protegidos andando pela casa. Terrence convida a menina a entrar e anuncia que a partir do dia seguinte irá acionar os alarmes nesta mesma hora.

No dia seguinte, enquanto vê um documentário sobre jovens morrendo em acidentes de carro por abusarem da bebida e das drogas, Ruby rapidamente se lembra do acidente que tirou a vida de seus pais.

Já em casa, tarde da noite, Ruby coloca Rhett na cama depois do menino ter apagado jogando vídeo game e em seguida, ela ouve uma discussão séria entre Terrence e Erin. Terrence percebe e fecha a cortina de seu quarto silenciando logo depois.

Na noite seguinte, Terrence convida Ruby para ver uma premier no cinema, mas acaba mudando de rota levando-a para um restaurante onde o tutor menciona o quanto sua protegida cresceu e ela por sua vez fala sobre a discussão da noite passada perguntando se ela e Rhett tem algo a ver e Terrence nega e ainda minimiza o ocorrido.

Na volta para casa, Terrence dirige muito rápido até parar perto de seu destino, onde desmonta no carro e vai até a porta de Ruby abrindo-a. A garota estranha a aproximação de seu tutor, mas ele apenas coloca o cinto nela alegando sua importância.

Chegando em casa, Terrence tenta uma nova aproximação á Ruby tocando-a no ombro.

Mais tarde, Ruby acaba flagrando Erin injetando alguma substância em sua veia.

No dia seguinte, Ruby conversa com o doutor Begleiter sobre sua convivência com os Glass relatando toda a dinâmica do dia a dia e o advogado diz a garota que ela e o irmão são menores de idade e não tem mais para onde ir caso a vida com Terrence e Erin não dê certo, porém resolve dar o beneficio da dúvida a Ruby pelas suas desconfianças.

Ainda em reunião com o advogado, Ruby descobre que seus pais deixaram Rhett e ela muito bem segurados com um montante de 4 milhões de dólares em um banco de Los Angeles.

Quando Ruby se despede, Begleiter telefona para alguém dizendo que a presença da garota foi inconveniente.

Chegando em casa, Ruby entra num assunto sério com os Glass que tentam convencer a garota que o que ela viu Erin inserir em si mesma da outra vez era insulina por que ela tem diabetes e ela se auto medica por que ela exerce a medicina em um hospital local. Terrence pede a protegida que ela confie na palavra dele e de sua mulher.

Depois de um péssimo início na auto escola, Ruby espera Terrence vir busca-la e depois de horas sem sinal do tutor, ela resolve seguir a pé e vai direto para a empresa onde ele trabalha tendo que esperar até ser anunciada.

Ruby acaba vendo Terrence em conferência através da fresta de uma porta e ao se aproximar ouve uma conversa estranha. Ao ser visto, Terrence fecha a porta e a discussão engrossa culminando com o tutor dos Baker sendo agredido e arremessado de cara na porta que é de vidro e Ruby vê tudo.

A noite, enquanto a família janta, Ruby observa e anota o código do painel do alarme de segurança.

Mais tarde Ruby investiga na internet uma matéria sobre o acidente dos pais e descobre que o carro onde eles estavam era uma BMW emprestada. A garota tenta contato para descobrir quem era o dono do veículo, mas acaba dormindo.

De manhã, Terrence encontra Ruby dormindo com o laptop ligado e uma lição de casa sobre Hamlet mal iniciada. Quando Ruby acorda, percebe que sua lição está completamente feita e deduz que tem dedo de Terrence nisso e o agradece pelo favor.

Mais tarde na escola, Ruby recebe a inspetora Nancy Ryan do departamento de serviço social mandada pelo doutor Begleiter que pede a garota que se abra com ela sobre sua convivência com o casal Glass. Nancy minimiza o relato de Ruby e pede a garota que a mantenha incógnita.

Na mesma tarde, Nancy visita a mansão dos Glass para uma inspeção e ao mencionar sobre o único quarto onde dormem Ruby e Rhett, a inspetora é levada para dois quartos mobiliados para cada protegido, montado premeditadamente pelo casal para desmanchar o argumento da protegida.

Depois de averiguar o armário de medicamentos de Erin, Nancy encontra insulina e remédios básicos desmanchando a denúncia da possível dependência da tutora em drogas pesadas.

Para terminar, Nancy faz algumas perguntas para Rhett que sem saber que ela é da assistência social acaba mentindo e Ruby fica definitivamente desacreditada.

Depois que o casal Glass acompanha a inspetora até a saída, Ruby encontra um panfleto de um instituto educacional de jovens de Chicago e um documento confirmando o anexo de um cheque no valor de trinta mil e quinhentos dólares em nome dos irmãos Baker além de um postal do tio Jack dizendo ter saudades dos sobrinhos onde ele deixa seu telefone.

Ruby tenta checar sua caixa de entrada de e-mails, porém descobre que sua conta foi deletada.

Mais tarde, Ruby acidentalmente ouve uma conversa pela extensão telefônica onde Terrence é ameaçado a pagar um dinheiro que ele deve e o tutor quase pega a garota se não fosse sua perspicácia.

Logo depois, Ruby usa a discagem automática para salvar o último número e no dia seguinte liga do orelhão da escola para Begleiter para falar sobre a misteriosa BMW, porém é interrompida pela secretária da diretora que a chama para discutir sobre sua lição de casa sobre Hamlet alegando que a garota plagiou a obra toda e ameaça sua permanência na escola.

Chegando em casa, Ruby leva uma bronca e na sequencia, resolve tentar ligar para o tio Jack, porém a ligação é redirecionada para a secretária eletrônica.

Mais tarde, Ruby se infiltra no quarto dos Glass e pega as chaves do carro de Terrence. Logo depois, tenta convencer Rhett a ir embora com ela debaixo de um toró.

Depois de persuadir Rhett com sucesso, Ruby dá a partida no carro e o barulho do portão da garagem se abrindo chama a atenção de Terrence que acorda.

Durante a fuga, Ruby se distrai com Rhett que liga o rádio no volume máximo e acaba ultrapassando o sinal vermelho e para piorar, quase bate em um caminhão.

Em segurança, Ruby diz ao irmão que os Glass estão planejando interná-la numa instituição para jovens rebeldes em outro estado, diz ainda sobre suas suspeitas e a visita de Nancy Ryan e que as mentiras do garoto (que alega não saber quem Nancy era de verdade) acabaram com suas chances de Terrence e Erin serem investigados. Rhett diz não ver nada de anormal no casal e a irmã rebate que a vida dele só é um mar de rosas por que os Glass o compraram com o vídeo game e outras mordomias.

Dirigindo mais um pouco, Ruby chega até uma estrada bloqueada para obras e a polícia pede os documentos do carro.

Terrence e Erin aparece na sequência e resolvem tudo levando os irmãos de volta.

No caminho, Ruby confronta Terrence falando sobre suas suspeitas de que BMW que matou seus pais pertence ao seu tutor e que ela já sabe que ele tem conhecimento sobre os quatro milhões do seguro que os pais deixaram e que essa grana é a salva guarda de Terrence para liquidar suas dívidas com os agiotas que ela viu na empresa agredindo-o outro dia.

Terrence manda a real dizendo que a palavra dela por cima da dele não vale nada e que portanto nunca vão acreditar nela.

Chegando em casa, Terrence e Ruby tem um corpo a corpo rápido até que o tutor agarra a garota e diz que não se importa com o que acontecer com ela por que eles ainda tem Rhett como garantia da recepção do dinheiro do seguro.

Erin chega com uma seringa enquanto Ruby suplica por ajuda, porém acaba descobrindo que a mulher é submissa aos caprichos do marido e acaba sedada.

Na cidade de Ruby, Zoe e as outras amigas se dão conta do sumiço da amiga, pois ela não deu mais notícias.

Paralelamente, Terrence recebe uma ligação de seu agiota exigindo seu dinheiro.

Ao tentar conseguir um crédito para a ampliação de sua mansão com Ted Ross, contador dos Glass, o mesmo saca uma cópia repassada para ele via fax do endosso de 30.500 dólares.

Na clínica onde Erin trabalha, ela recebe  uma denúncia de desvio de medicamento controlado que pode ameaçar sua permanência na instituição. Um tempo depois já em casa, Erin discute o assunto com Terrence que joga na cara dela que ela se tornou uma viciada em morfina e que agora ela que se responsabilize pelos roubos que ela efetuou, já que num passado não muito distante ele salvou sua reputação a acobertando mas agora ele está farto de se sacrificar por ela.

Terrence ainda diz que os dois precisam se livrar de Ruby de uma vez.

Sozinha a noite na sala de cinema, Erin começa a ver o conteúdo de umas fitas VHS com gravações caseiras da família de Ruby na praia de quando a garota era muito nova. Erin, que participa de uma das gravações, se emociona ao relembrar que ela era feliz ao lado do casal Baker e com Ruby sentindo-se como membro da família.

Em estado de transe pelo efeito dos medicamentos pesados que ingeriu, Erin se arrasta aos prantos até o quarto de Ruby que dorme numa cena de cortar o coração.

Quando acorda, Ruby encontra Erin sem vida de forma deplorável abraçada a ela.

Mais tarde, Terrence chega do trabalho e encontra o corpo de Erin e percorre a casa toda em busca de Ruby que neste instante conseguiu pegar Rhett e esconder-se com ele debaixo da cama.

Rhett sai do esconderijo e é pego por Terrence que leva uma pancada na testa. O tutor em fúria, agarra seus protegidos e os prendem no porão. Logo depois, Terrence faz um servicinho na garagem e se embriaga dormindo no sofá.

Depois de conseguir rasgar uma tela, Rhett foge pela fenda e vai na ponta dos dedos até a sala surrupiando as chaves de Terrence. No mesmo minuto, o garoto vai até o porão e tira Ruby de lá e os dois vão averiguar seu tutor.

Neste momento, aparece o doutor Begleiter que diz a Terrence que sua conta bancária foi bloqueada e que o tribunal irá intervir sobre a tutela das crianças Baker.

De repente, chegam os agiotas de Terrence alegando que Erin telefonou mais cedo dizendo que o marido já tem o montante que eles necessitam, o que é na verdade uma grande armadilha montada por ela para se vingar de Terrence antes de se matar assim como fez com a conta bancária e a denúncia ao tribunal.

Begleiter tenta evadir do local por não querer se envolver em negócios ilícitos, mas acaba sendo atacado mortalmente por um dos agiotas com um canivete enquanto as crianças observam.

Os agiotas levam Terrence até a garagem para escolherem os carros que irão levar como moeda de troca pelo quite da dívida e acabam percebendo que quase toda a frota dos Glass está com os pneus furados (cortesia de Ruby que aproveitou a confusão).

Terrence é levado como refém em um dos únicos dois carros que ainda estão funcionais, porém o tutor que está amordaçado percebe que os freios foram cortados e o tanque está furado expelindo gasolina (adivinhem quem foi).

O carro do agiota perde o controle por conta do freio e acaba colidindo com o veículo do outro agiota que bate de frente com um caminhão explodindo.

O veículo onde está Terrence quebra a cerca do acostamento e rola barranco a baixo.

Neste instante, Ruby e Rhett que estão em fuga pela mesma rodovia são resgatados por um policial que se dirige até o barranco e sai da viatura para investigar assim que recebe um chamado pelo rádio.

Ao chegar até o carro acidentado, o policial só encontra o agiota morto e pede reforço pelo rádio comunicador até que Terrence o ataca à traição e sobe o barranco.

Ruby, ao ver o tutor, assume o volante da viatura e engata a marcha ré. Na sequencia, a garota acelera e atropela seu tutor em memória dos pais matando-o de uma vez.

Outro policial aparece e pede aos irmãos para entrarem em sua viatura e esperarem enquanto ele procede para resolver toda a bagunça.

Tempos depois, de volta a cidade natal dos Baker, os irmãos juntos do tio Jack visitam o túmulo de David e Grace e o tio diz as crianças que tudo será mais fácil a partir de agora. Ruby rebate dizendo que as coisas já estão mais fáceis.

Como eu já disse, este filme embalou o finalzinho da minha adolescência e se mostrou um baita suspense com o melhor que o gênero tem a oferecer.

O filme nos brinda com sua excelente cenografia, montagem e fotografia.

As atuações são ótimas conseguindo nos fazer emergir e reagir de acordo com cada momento e a torcer pelos protagonistas, tal como acabamos criando um laço com eles e uma certa empatia com a personagem Erin na reta final, que apesar de não ter sido bem explorada no início, mostrou tudo no final fazendo com que de forma magistral nos convencesse-nos de que ela no fim das contas era só mais uma vítima de Terrence e que merecia uma redenção com seu arrependimento inesperado.

O argumento que serve de gatilho para os acontecimentos seguintes inicialmente é fraco , porém quanto mais peças são inseridas no quebra cabeças, percebemos o quão ardiloso e detalhado foi o plano de Terrence para ficar com o dinheiro do seguro dos Baker. O roteirismo caprichou para valer inserindo cada peça para fazer o estratagema do vilão funcionar.

Outro grande acerto como eu já disse, foi a cenografia que soube valorizar bastante o andamento da história com uma vasta gama de ambientes da mansão com seu revestimento de vidro, o que dá nome ao filme e que serve de trocadilho já que a palavra Glass serve tanto como sobrenome do casal antagonista tanto como que a palavra em português significa vidro, uma bela sacada que em nosso idioma se perde a menos que você entenda o básico de inglês.

O filme ganhou poucos anos depois um segundo filme, que apesar de carregar o mesmo nome e o número 2, não é uma sequencia e tão pouco conta com o elenco original. Trata-se de outra história sem qualquer envolvimento com os Baker e muito menos com os Glass e esta simplesmente é apenas uma cópia descarada do primeiro filme mudando apenas o desenvolvimento o que significa que A casa de vidro 2 não teve a mesma recepção do primeiro longa e muito menos o mesmo orçamento, o que de certa forma colaborou para o fracasso de crítica. 


Trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário