Bem-vindos!

Aqui no nosso point você encontra resenhas, curiosidades, trailers e críticas dos mais variados subgêneros de filmes de terror de todos os tempos. Tudo muito bem explicado para poder atender á vocês da melhor forma possível. Antes de mais nada, estejam cientes que todas as nossas resenhas CONTÉM SPOILER! Por isso, desfrute do nosso conteúdo em sua totalidade por conta e risco. Minhas críticas não são especializadas, eu sou apenas um cinéfilo entusiasta e tudo que eu relato nos parágrafos referentes as resenhas é puramente minha opinião pessoal, por isso sintam-se a vontade para concordar ou discordar mas mantendo a compostura no campo dos comentários ao final da postagem da semana. O cronograma deste blog segue as postagens de sábado sem hora definida e este ciclo só é quebrado tendo mais de uma postagem na semana em caso muito especial como por exemplo lançamentos. Preparados? então, apaguem as luzes, preparem um balde enorme de pipoca, garanta seu refrigerante e bom divertimento!

sábado, 27 de maio de 2023

A Hora do Pesadelo 3 - Os guerreiros dos sonhos / A Nightmare on Elm Street III - Dream Warriors (1987)




Depois da piada que a sequencia anterior foi, Wes Craven e (sua equipe) tratou de arregaçar as mangas para reverter o prejuízo deixado e desta vez trazer um capítulo menos vergonhoso, mais atrativo e com mais de um protagonista para mostrar diversidade, além de um enredo que focaria na origem de Freddy Krueger e sobretudo o investimento no retorno de Heather Langenkamp no papel da eterna final girl Nancy Thompson e de John Saxon novamente no papel do xerife Donald Thompson, pai de Nancy para poder reforçar a história e também para que os fãs mais curiosos pudessem descobrir qual foi o destino da protagonista após o primeiro longa, algo que ficou aberto a interpretações na época.

A parte técnica também foi bastante trabalhada para poder proporcionar os melhores efeitos práticos, uma maquiagem digna da franquia e efeitos especiais muito bons para a época, além de uma trilha sonora bastante impregnada de heavy metal o que era o padrão da época e que casou muito bem com o conteúdo apresentado.

O resultado foi simplesmente a sequencia mais amada pelos fãs da franquia, o filme não deveu em quase nada e ainda reascendeu a fagulha para que A hora do pesadelo não caísse no limbo e ainda seguisse firme e forte na missão de ser a rival mais ferrenha da franquia Sexta-feira 13 que era outra franquia do mesmo subgênero que estava muito em alta graças ao seu antagonista, o indestrutível assassino da máscara de hóquei, Jason Voorhees.

Deixando o baba ovismo de lado, vamos focar no roteiro, que começa com a jovem Kristen Parker tentando manter-se acordada com um gole de Coca cola aqui e uma colherada de pó de café puro ali enquanto mantem sua mente ocupada fazendo uma maquete de uma casa popular da rua Elm (com jornal, palitos de picolé e cola caseira) da qual ela anda tendo visões.

O motivo para toda essa preocupação em manter-se acordada é por que Kristen anda tendo sonhos com um homem deformado de chapel surrado e suéter listrado com uma luva de garra na mãe. Não preciso nem dizer quem é.

Sua tentativa no entanto é inútil pois ela adormece e é teleportada para a rua Elm, onde encontra um grupo de crianças batendo corda e cantarolando a cantiga clássica de Freddy Krueger, na qual uma delas, uma menina linda de triciclo e vós adocicada fala sobre o vilão deformado de forma vaga.

Nisso, começa uma correria logo depois de Kristen ser realocada para a sala da caldeira e encontrar lá vários corpos de jovens enforcados. Preocupada, Kristen toma a menina em seus braços para salvá-la e quando a loira se dá por si, percebe que a menina que carrega se tornou um cadáver apodrecido.

Quando acredita ter acordado, Kristen é atacada pelos objetos de seu banheiro até que aí sim ela acorda por intermédio da mãe que está de saída para o encontro da noite (como os muitos que a vadia tem), enquanto a filha reluta em ficar acordada e mais ainda por ficar sozinha.

Não suportando mais a sanha da filha em se negar a dormir, a senhora Parker interna Kristen em um instituto especializado na terapia do sono onde trabalha nada menos que Nancy Thompson, a única e conhecida sobrevivente de Freddy Krueger.

Kristen por outro lado não está contente com a internação compulsória, tanto que na primeira oportunidade ela surta ao se negar a dormir e ainda por cima ataca a equipe médica da doutora Elizabeth Simms e seu terapeuta hipnólogo o doutor Neil Gordon (que tem um rolo com Nancy).

Na mesma instituição estão internados outros jovens com o mesmo problema e que Nancy acredita estar atrelado aos ataques de Freddy Krueger. São eles: Jennifer Caulfield, uma amante de tevê que sonha em ser atriz, Phillip ''andarilho'' Anderson, que tem este apelido por ser sonâmbulo e ele nutre uma paixão por bonecos de marionete, Taryn White que simplesmente é uma jovem usuária drogas encontrada jogada pelo submundo agora em recuperação, Roland Kincaid que é um rapaz negro e de pavio curto, boca suja porém um bom companheiro, Will Stanton um jovem nerd e cadeirante que adora jogos de tabuleiro e finalmente Joey Crusel que após um trauma não fala nada, sendo o mais misterioso da turma.

Um tempo mais tarde, Nancy vai á casa de Kristen onde encontra a casinha de jornal que a garota fez no início do filme e que curiosamente neste mesmo momento ela está desenhando em seu leito para distrair sua mente mais uma vez.

E mais uma vez, Kristen adormece e tem outro sonho: desta vez ela está dentro de uma casa abandonada semelhante a maquete de jornal.

Lá, ela é atacada por Freddy no formato de uma minhoca asquerosa e no desespero ela pede socorro que é ouvido por Nancy que consegue misteriosamente entrar no pesadelo de Kristen salvando-a.

Depois de fugir do vilão, Nancy conta a Kristen que aquela casa com a qual ela vem tendo sonhos e que ela realizou no formato de uma maquete é a casa onde ela morou na adolescência na rua Elm e que as duas conseguiram se encontrar no mundo dos sonhos, pois a jovem tem o dom de compartilhar seus sonhos e que ela deve usar isso como uma arma.

Horas depois, Nancy reúne os jovens para uma terapia em grupo para compartilhar informações e Neil que está entre os jovens contra ataca com ceticismo sobre os ataques sofridos pelos jovens enquanto eles dormem... homem da ciência.

Mais tarde, Nancy e Neil saem para jantar e a terapeuta abre seu coração falando sobre a morte da mãe que ocorreu enquanto ela dormia e seu afastamento do pai. Ela ainda tenta fazer Neil realizar que os garotos estão correndo perigo se eles dormirem e o terapeuta se nega terminantemente a receitar uma droga para eles se manterem acordados.

Nesta mesma noite, Phill entra em estado de sonambulismo sendo manipulado em sonho por Freddy como se fosse uma marionete, porém no lugar das cordas, o rapaz é conduzido através de suas veias.

Joey que é o único acordado, tenta alertar Will que pede a ele para buscar ajuda. O mudinho vai até a enfermeira da recepção e por não conseguir ajuda imediata, pega uma bandeja de comida e começa a bater em todas as portas acordando os outros internos.

Geral se junta na janela do quarto de Will para tentar chamar a atenção de Phill que está sobre o telhado de uma ala psiquiátrica a ponto de se jogar e uma projeção gigante de Freddy no alto, corta as cordas de seu boneco que cai para a morte.

Depois do ocorrido, terapeutas e internos se reúnem para discutir e divergem em opinião: enquanto a doutora Simms classifica a morte de Phill como um acidente decorrente pelo sonambulismo (o que Neil rebate com uma hipótese de tentativa de suicídio por não estar mais aguentando tanta pressão) os jovens sabem que a fatalidade foi uma morte provocada pelo homem dos pesadelos.

Kincaid ainda dá um ataque precisando ser sedado e enclausurado na solitária onde tenta se manter acordado cantando uma música incessantemente.

Paralelo a isso, Nancy tenta convencer Neil a conseguir um medicamento inibidor de sono chamado Hipinocíl para evitar mais mortes.

Em seu leito, Jennifer suplica ao enfermeiro Max para deixa-la acordada vendo televisão por ela estar com medo após o acidente com Phill e o funcionário resolve dar colher de chá para a garota.

Jennifer tenta se manter acordada esfregando cigarro em sua mão, mas o sono a vence e ela começa a sonhar com uma interferência no sinal de tevê executada por Freddy Krueger que aparece fundido ao aparelho.

A garota se aproxima para ver o fenômeno e é agarrada sendo jogada de cabeça na tevê que explode matando-a.

Na manhã seguinte durante o sepultamento, Neil conhece uma freira chamada irmã Mary Helena que fala a ele sobre uma abominação fruto de um pecado desaparecendo em seguida.

Neil desaba sobre Nancy que diz que é hora dele saber toda a verdade e desta vez o terapeuta resolve ouvi-la e naquela mesma noite, ocorre uma nova terapia pelas costas da doutora Simms na qual Nancy fala abertamente sobre Freddy Krueger e que os jovens são as últimas crianças da rua Elm cujos pais lincharam até a morte o zelador pedófilo da escola primária de Springwood no passado, que ainda estão vivos e que o dom de Kristen é a chave para derrotar o maníaco dos sonhos, fora que os outros também tem algum tipo de poder enquanto eles sonham.

Por fim, os terapeutas tentam entrar no mundo dos sonhos através de uma hipnose em massa que aparentemente falha, já que ninguém consegue dormir mesmo focando-se ao máximo no pêndulo.

Com o fracasso, Joey se separa dos demais sendo atraído por uma enfermeira por quem ele tem uma queda até uma sala a sós onde ela se insinua.

Geral acaba se dando conta que eles estão em transe sim, porém ainda estão no consultório e geral revela seus dons: Will pode andar e ainda é um mago (o Mestre dos magos, na versão dublada, o que é uma puta sacada para a época, porém só funciona hoje em dia para quem manja da referência), Taryn é uma super punk com habilidades no canivete, Kristen tem habilidades acrobáticas e Kincaid tem a super força, o que é a cara dele.

Paralelo, Joey que acredita estar se dando bem com sua conquista, acaba se dando conta que também está dormindo e que aquela é na verdade Freddy que o atraiu para uma armadilha aprisionando sua alma em sua dimensão, enquanto o corpo do rapaz está em estado de coma.

Ao se darem conta de que Joey foi pego, geral é teleportado para a câmara da caldeira que começa a se comprimir apertando a todos que acabam acordando com a chegada da doutora Simms acompanhada do diretor do instituto, o senhor Calver que exonera Neil e proíbe Nancy de se aproximar do hospital.

Saindo do instituto, Neil tem um novo encontro com a irmã Mary Helena que adentra o cômodo de onde Phill se atirou para a morte revelando ao terapeuta que lá funcionava uma ala para pacientes de alta periculosidade.

Ela ainda diz que lá, uma jovem chamada Amanda Krueger foi vítima de estupro coletivo sofrido pelas mãos dos internos, o que acabou ocasionando em uma gravidez. Amanda deu a luz a abominação mencionada antes pela freira.

Para terminar, a religiosa pede a Neil que encontre os restos mortais daquela criatura e o sepulte de forma sagrada para que sua alma possa descansar em paz. Ela ainda diz que o terapeuta deve abandonar sua fé na ciência ou ele é quem descansará em paz.

Nancy resolve ir com Neil para Springwood pois lá há alguém que pode ajudá-los a resolver o mistério que se estendeu.

Chegando a um bar de baixa reputação, Nancy reencontra seu pai, o xerife e ciente da origem de Freddy, pede ao progenitor para dizer onde ele e os outros adultos esconderam os restos mortais de Freddy Krueger, pois o maníaco ainda vive nos sonhos e precisa ser detido.

Obviamente, o xerife se nega a ajudar (como sempre) alegando que Freddy está morto.

Taryn liga para Neil para relatar que Kristen foi sedada e trancada na solitária, alegando que ela corre perigo. Neil pede a Nancy que volte ao instituto do sono para salvar Kristen e volta para o bar onde arrasta o xerife á força consigo.

No caminho, o xerife revela que os restos de Krueger estão escondidos em um depósito de carros velhos no lixão. 

Momentos depois, Nancy chega ao instituto e depois de enrolar Max ela encontra seus pacientes e os junta para tentar salvar Kristen.

Paralelo, Neil para em uma igreja e pega água benta e um crucifixo emprestado para a realização do sepultamento.

Nancy conduz a hipnose conseguindo dormir instantaneamente até se encontrarem com o resto da turma no sonho onde também encontram Kristen e no mesmo momento são atacados por garras que cortam a cela acolchoada.

Kristen é transportada para o início do filme onde a mãe a coloca para dormir enquanto espera pelo seu macho da noite e neste instante, ela é decapitada por Freddy trajando smoking e logo depois ataca a garota que consegue soltar usando sua acrobacia.

Do outro lado, Taryn encontra Freddy e mostra suas habilidades com laminas entrando num embate com o vilão que contra ataca inserindo nas veias da garota várias seringas de heroína que a matam.

Logo depois, Will encontra Freddy que o ataca com uma cadeira de rodas cheia de pontas, e o garoto o confronta usando seus poderes de mago, porém o vilão se declara cético a contos de fadas e o mata.

Nancy, Kincaid e Kristen se encontram e cruzam uma porta que aparece do nada e os leva a câmara da caldeira onde Joey está aprisionado.

Chegando ao ferro velho, Neil e o xerife encontram o veículo onde os restos de Freddy repousam enrolados em um trapo no porta malas com outro carro por cima.

Nancy e os garotos encontram Joey no momento em que Freddy tenta matá-lo e geral senta o braço no vilão que mostra sua barriga repleta de almas de crianças que estão dando poder total a ele.

De volta ao ferro velho, Neil e o xerife são atacados pelos carros velhos e logo depois pelo esqueleto em stop motion de Freddy Krueger. O esqueleto consegue matar o xerife empalado e nocauteia Neil jogando-o em uma vala preparada previamente para seus restos.

Nancy e os outros, tentam procurar uma saída da dimensão dos sonhos e Freddy tenta suga-los para dentro de espelhos até que Joey revela seu poder especial: o grito supersônico, salvando geral e voltando a falar novamente.

Freddy desaparece e na sequencia aparece a alma do xerife Thompson buscando redenção com a filha que o abraça enquanto todos se emocionam.

Aquele no entanto é Freddy que crava suas garras em Nancy ao mesmo tempo que Neil acorda e se arrasta até os restos do vilão, jogando água benta sobre ele e jogando-o sobre a vala dando-lhe finalmente um sepultamento cristão.

Freddy começa a perder suas almas aprisionadas e desaparece enquanto Nancy morre nos braços de Kristen.

No dia seguinte, no sepultamento de Nancy, Neil encontra a irmã Mary Helena que caminha pelos túmulos até atravessar um em especial, o de Amanda Krueger cuja lápide revela que a jovem carregava em vida o nome religioso de... irmã Mary Helena... ela era a mãe de Freddy Krueger!

Neil finalmente tem uma boa e merecida noite de sono guardando como recordação a boneca do sonhos do Himalaia que pertencia a Nancy e a casinha de papelão que misteriosamente acende luzes em seu interior... Será que Freddy realmente morreu?

Esse questionamento teve sua resposta já no ano seguinte com a sequencia direta, mas é claro que isso fica para uma próxima vez.

O filme conseguiu realmente dar um banho na parte anterior consertando tudo o que estava errado e ainda trouxe uma conclusão para a história de Nancy ainda que de forma triste.

Outra coisa muito legal e muito necessária, foi a exploração da origem de Freddy Krueger no decorrer da trama como uma subtrama secundária, o que agregou muito ao enredo.

Tecnicamente falando o filme só coleciona elogios com seus efeitos práticos e especiais caprichados e ainda muito bons para os dias de hoje, como por exemplo o uso de stop motion em cenas como a morte de Phill e o cadáver de Freddy no ferro velho.

Na ala dos efeitos práticos nós temos cenas memoráveis como a morte de Phill (mais uma vez) com o capricho nos cordões das veias que ficaram muito interessantes e também a morte de Jennifer no momento em que a cabeça de Freddy se funde ao aparelho de tevê, simplesmente um capricho mais do que merecido.

Na parte artística nós temos os até então desconhecidos Lawrence Fishburne no papel do enfermeiro Max, anos antes do grande estrelato como o Morpheus da franquia Matrix e Patricia Arquete como a protagonista Kristen que depois de sua estréia conseguiu muitos papeis em filmes e séries como por exemplo Medium onde viveu a personagem Allisom DuBois e aparições especiais em Law & Orden Special Victims Unit e em duas séries da franquia CSI entre 2014 e 2016.

Agora falando de dublagem, o filme também foi muito bem tratado trazendo de volta a vos de Adriana Torres para Nancy, além de trazer grandes talentos da época (e alguns de hoje) como Luiz Feier Motta (xerife Thompson), Marisa Leal (Taryn), os saudosos Isaac Bardavid (que foi a vós de Freddy Krueger em várias sequencias dividindo com o também saudoso Mario Jorge Montini, a vos paulista do vilão), Cleonir dos Santos (Kincaid, que infelizmente não retornou na dublagem da sequência) e Nelly Amaral (Doutora Simms) para não citar muitos outros grandes nomes.


Trailer:



Nenhum comentário:

Postar um comentário